O naufrágio das civilizações

O naufrágio das civilizações Amin Maalouf

Resenhas - O naufrágio das civilizações

Christiane 26/03/2022

Este livro merece ser lido. Inicialmente desmonta uma ideia atual sobre o Oriente Médio mostrando que ali havia uma civilização totalmente diferente do que vemos hoje infelizmente, e também explica o que aconteceu. Por outro lado também nos fala sobre o que afetou o Ocidente, principalmente com o neoliberalismo, com o individualismo, a meritocracia que segundo o autor tem seu início político na era Reagan e Thatcher, e que muda o mundo.
Vale a leitura para podermos compreender como o mundo chegou onde está hoje.

Sergio 16/06/2022

Uma reflexão excelente sobre o mundo atual
Na minha visão, livro trata, em resumo, da crise e divisão pelo qual o mundo atual passa, com um foco na tensão entre ocidente x oriente.

Já tinha lido outra obra desse autor e realmente impressiona a habilidade em tratar temas complexos de maneira equilibrada e lucida, permitindo ao leitor um entendimento muito bom do tema, além de ter um estilo de escrita que é muito fluido e agradável de ler.

Poucas vezes li reflexões tão equilibradas e honestas, sobre política e sociedade, como nesse livro. Em especial sobre os eventos que culminaram com a revolução no Egito.
Sem a menor dúvida, uma análise lúcida sobre eventos históricos importantes.

Vale muito a leitura.

Drica.Barros 11/10/2022

Esclarecedor
Que leitura fascinante.
O autor consegue habilmente navegar entre fatos históricos comprovados e sua própria história sem se perder na nostalgia das emoções de sua vivência e de sua família.
Você já se perguntou: Mas como esses conflitos começaram?
Pois ele responde com maestria.
É uma escrita extremamente fácil de compreender e com certeza é um livro pra ler mais de uma vez e, principalmente, pra discutir com seus parentes e conhecidos.

Cris.Aguiar 20/10/2022

Um ótimo livro
Um excelente exercídio de reflexões sobre a história da humanidade vista pelo ponto de vista do Oriente Médio, por alguém da região, e mais importante, que viveu essa história.

O relato é em primeira pessoa, e por melhor que tenha sido feito o trabalho de imparcialidade do Amin, ainda assim, deve ficar latente esse detalhe. Aqui ele relata seus anos entre Egito e Libano e sua saída do Oriente para a França e todos os acontecimentos históricos que isso envolveu, juntamente com uma reflexão mais afastada do espírito do tempo que envolveu essa fase pós 1967 (que englobaria 65 a 84) e que ele crê ter sido um divisor de águas para o espírito do tempo que estamos vivendo hoje.
Achei super interessante, e algumas coisas até culminaram com um acontecimento de hoje - a renúncia da primeira-ministra da Grâ Bretanha.
RECOMENDO!

Livro lido pelo Clube do Livro Gabriela Prioli e Leandro Karnal - outubro 2022

Jéssica 26/10/2022

Foi interessante conhecer mais a fundo a história da cultura árabe.
Foi mostrado um outro lado da história que eu ainda não conhecia.
Foi muito bacana refletir os acontecimentos junto com o autor.

Wander 26/10/2022

Estamos a deriva?
?O Naufrágio das Civilizações?, escrito por Amin Maalouf, é sobretudo uma reflexão sobre a deriva do mundo em que vivemos sob os aspectos sociais e políticos.

Maalouf, um homem de origem libanesa, nascido em 1949 e radicado a mais de 4 décadas na França. Presenciou e observou muitas mudanças no oriente médio, estas que foram palco para o nacionalismo, o anticolonialismo, o estatismo, o identitarismo e o radicalismo religioso. Atores que pouco a pouco transformaram este oriente médio que conhecemos hoje, em um espaço de intolerâncias permanentemente em chamas.

No mundo, conceitos de direita e esquerda, respectivamente, visões de "conservadorismo" e "progressita", mudaram de maneira abrupta, principalmente apartir de 1979, com a acensão de Margaret Thatcher, João Paulo II e Ronal Regan. Mudanças que proporcionaram inversões mediáticas de conceitos nas gerações mais jovens.

Embora os governos totalitários e extremistas religiosos sejam uma marca registrada do oriente médio, o autor observa como é latente a erosão da democracia nos paises do ocidente, ditos como democracias estáveis, onde muitos deles são governados por populistas e nacionalisas de direita que formentam o individualismo extremo - onde cada pessoa age com os seus prórprios interesses; ondas de racismo e a xenofobia, além de ter o negacionismo como um tempero a mais para tonar ainda mais grave.

Este é um ótimo livro para aprender com a histórica política e social de países e culturas que trilharam por este caminho para talvez conseguirmos evitar ter o mesmo destino, ter a possibilidade de ter um futuro diferente e quem sabe melhor.

Thaiana.VilasBoas 26/10/2022

Muito bom!
Primeira vez que leio sobre o Oriente Médio e me fez querer buscar mais informações e entender os conflitos existentes naquela região. Um banho de história.

MiPaterno 02/11/2022

O livro é uma aula de história profunda e nos leva a entender mais da construção da sociedade que vemos e vivemos hoje. A leitura flue e o livro é mto bem escrito e com reflexões essenciais para a nossa vida e realidade atual. Recomendo muito a leitura.

Heloísa 06/11/2022

?O escritor é um vigia; quando a casa está pegando fogo, sua missão não é a de deixar os moradores dormirem e desejar-lhes bons sonhos: é a de acorda-los!? Esse é um trecho das últimas palavras do autor no seu posfácio e resume bem o que é essa obra: Cirúrgica e necessária!
O conhecimento é a melhor arma que podemos utilizar para nos preparar para o futuro, ou o que pensamos que ele poderá nos trazer. A reflexão sobre os conflitos das últimas décadas trazida pelo autor nos causa uma pequena angústia, mas nos tira do obscurantismo. O conhecimento liberta!

Silvana.Freitas 07/11/2022

"O Naufrágio das Civilizações", de Amin Maalouf, é uma obra que eu definiria, principalmente como encantadora, por vários motivos. Pra começar o autor, nascido no Líbano da década de 1950, nos apresenta um Oriente Médio bem diferente do que estamos habituados: países modernos e de grande efervescência cultural, nos quais os cidadãos, bem como jornalistas e artistas, eram livres pra se expressarem e fruírem obras e pensamentos. Uma visão absolutamente inesperada para quem só carrega na memória imagens de conflitos armados, repressão e violência.
Outro aspecto muito interessante é ouvir do autor a narrativa de vários importantíssimos eventos históricos, como conflitos, guerras, surgimento e dissolução de Estados dos quais ele foi testemunha ocular.
Mas além disso, encanta a maneira poética como ele narra todas essas histórias, imprimindo seu olhar não-partidário e Livre-curioso, extraindo importantes reflexões de cada um deles e, a partir daí, alinhavando todas elas no que tem de comum.
Amin Maalouf, ao longo de todo o livro, fala sobre o que levou cada civilização a se perder, a tomar o caminho do Auto-aniquilamento, a naufragar, enfim. E como ele mesmo diz, seu intuito não é provocar apatia, desalento ou desespero, mas sim alertar-nos, com base no passado, para o perigo que nos espreita à frente, e o qual ele acredita que todos nós podemos transpor, buscando o bem comum.

Maria.Neves 12/11/2022

Interessante ler sobre essa região que está sempre no noticiário, mas que está tão distante de nós.
Muitos fatos foram esclarecidos e muitos aguçaram minha curiosidade fazendo com que fizesse pesquisas paralelas em outros livros, seriados, documentários e filmes.
O autor é um literato
O que torna a leitura bem agradável.

Gois 13/11/2022

Interessante mas pessimista
Esse é um ensaio no qual o autor tenta fazer conexões entre partes da história do mundo nos últimos 70 anos: do Egito na década de 40/50, os problemas e guerras no oriente médio, as eleições conservadoras nos EUA e UK (como a de Margareth Thatcher em 79), até o nacionalismo extremo, crise dos ideias universalistas e crises de democracias atuais. E mostra como tudo isso está conectado, que a história não é uma sucessão de eventos desconectados e relaciona tudo isso a sua própria história de vida, sua profissão e sua migração. É interessante? Bastante. Tive que consultar muitas coisas sobre a história do oriente médio, árabes, islâmico, persa, países levantinos. Aprendi bastante. Mas achei o livro bastante tedioso e pessimista, me arrastei para terminar de ler. Ao fim, achei que foi um leitura que valeu a pena mas não vou sair recomendando não.

BCasf 23/11/2022

O livro, muito bem escrito, nos faz refletir muito no caminho que nosso mundo vem trilhando, nos faz lembrar que a responsabilidade é de todos nós.

DeCardoso 23/11/2022

Uma aula
Eu simplesmente estou encantada com o livro, digo pela escrita. A leitura é conduzida de uma forma muito gostosa. Não conhecia o escritor e gostei muito do estilo de escrita dele, como ele conduz a história.
O conteúdo do livro é bem denso, tanto pelo sofrimento relatado, quanto pelos termos utilizados. Percebi que não sabia muito sobre a história árabe, tanto a questão política quanto religiosa. Mas é sempre bom aprender para ter um entendimento do que acontece nos dias atuais. Infelizmente o ocidente deixa a desejar sobre a falta de conhecimento e interesse na história do oriente. E mesmo lendo o livro e pesquisando em outras alternativas complementares, ainda falta muito pra eu entender e aprender.
Espero ter outras oportunidades de ler e conhecer outras culturas distintas das que conheço.
Recomendo demais esse livro.