O naufrágio das civilizações

Fabio.Nunes 11/05/2023

Raso mas interessante
O naufrágio das civilizações ? Amin Maalouf
Editora: Vestígio, 2019

A primeira coisa a se dizer aqui é que a capa do livro é sensacionalista ao afirmar que a obra contém um olhar profundo sobre conflitos identitários, islamismo radical e ultraliberalismo. Eu logo pensei ?será possível falar disso tudo com profundidade em apenas 253 páginas??. Não.
Nessa obra o autor fala sobre essas três feridas do mundo moderno, mas o tal ?olhar profundo? deixou a desejar.
Por conta da ausência de dados, as colocações do autor flertam perigosamente com uma simples opinião, ainda que eu concorde com uma parte delas.
Ele apresenta sua visão ? pessimista por sinal - acerca do histórico dos países do levante, do que ele chama as revoluções conservadoras de 1979 e sua consequência como o ultraliberalismo. Entretanto aborda inúmeros temas relacionados, fazendo o livro se tornar uma grande feijoada de conceitos, o que faz o leitor se perder um pouco ao longo do processo de leitura.
Algumas das soluções que ele apresenta como mitigadoras dessa crise da civilização são, na minha humilde opinião de bosta, puro idealismo sem base real.
Mas apesar das críticas que apresentei, acho que este é um livro interessante de ser lido. Pelo menos não nos emburrece.

?Se as estradas do futuro parecem cheias de emboscadas, a pior conduta seria avançar com os olhos fechados murmurando que tudo vai dar certo.?

?Como convencer nossos contemporâneos de que, ao continuarem prisioneiros de concepções tribais de identidade, de nação e de religião, e ao seguir glorificando o egoísmo sagrado, eles engendram seus próprios filhos num futuro apocalíptico??

Christiane 26/03/2022

Este livro merece ser lido. Inicialmente desmonta uma ideia atual sobre o Oriente Médio mostrando que ali havia uma civilização totalmente diferente do que vemos hoje infelizmente, e também explica o que aconteceu. Por outro lado também nos fala sobre o que afetou o Ocidente, principalmente com o neoliberalismo, com o individualismo, a meritocracia que segundo o autor tem seu início político na era Reagan e Thatcher, e que muda o mundo.
Vale a leitura para podermos compreender como o mundo chegou onde está hoje.

Anna 26/01/2023

Para quem gosta de livro sobre atualidade e política
O Naufrágio das civilizações traz uma série de narração de fatos históricos com comentários pessoais do autor que dão vida a alguns momentos sob a ótica de alguém que os estava vivendo e sofrendo suas consequências diretamente e indiretamente. O mais interessante para mim que cresci e aprendi sobre o Ocidente na maioria esmagadora de minhas aulas de história, foi ter um vislumbre sobre os conflitos, os erros e os acertos de uma sociedade que não nos é retratada com frequência (o Oriente) e, quando o é, fazem de forma discriminatória e ignorando o tanto de história e riqueza que esse povo cultiva. É, sem dúvidas, uma leitura que vale muito a pena, principalmente para entender como que o mundo foi influenciado pela sucessão de conflitos que ocorreram no Oriente juntamente com a ascensão de grandes líderes mundiais conservadores, direcionando a nossa sociedade para o momento político que se encontra hoje. No fim, o autor faz um apanhado daquilo que ele acha que acontecerá no futuro e, mesmo que pensemos que o livro tem um tom pessimista, há no entanto, o objetivo de aconselhar e, como ele mesmo fala, abrir o olho para os rumos que nossa sociedade toma a medida que avança.

Drica.Barros 11/10/2022

Esclarecedor
Que leitura fascinante.
O autor consegue habilmente navegar entre fatos históricos comprovados e sua própria história sem se perder na nostalgia das emoções de sua vivência e de sua família.
Você já se perguntou: Mas como esses conflitos começaram?
Pois ele responde com maestria.
É uma escrita extremamente fácil de compreender e com certeza é um livro pra ler mais de uma vez e, principalmente, pra discutir com seus parentes e conhecidos.

Jéssica 26/10/2022

Foi interessante conhecer mais a fundo a história da cultura árabe.
Foi mostrado um outro lado da história que eu ainda não conhecia.
Foi muito bacana refletir os acontecimentos junto com o autor.

MiPaterno 02/11/2022

O livro é uma aula de história profunda e nos leva a entender mais da construção da sociedade que vemos e vivemos hoje. A leitura flue e o livro é mto bem escrito e com reflexões essenciais para a nossa vida e realidade atual. Recomendo muito a leitura.

Alyne 05/03/2023

Leitura reveladora
O livro se tornou uma porta de entrada para eu perceber minha ignorância e preconceito em aprender sobre o oriente e sua história.
Foi um despertar sincero dentro de mim.
O autor sabe narrar de forma leve fatos pesados e nos últimos capítulos traz reflexões válidas sobre a atualidade.
Vale a pena a leitura! Daqueles livros que quando terminamos pensamos: aprendi coisas novas!

BCasf 23/11/2022

O livro, muito bem escrito, nos faz refletir muito no caminho que nosso mundo vem trilhando, nos faz lembrar que a responsabilidade é de todos nós.

Thaiana.VilasBoas 26/10/2022

Muito bom!
Primeira vez que leio sobre o Oriente Médio e me fez querer buscar mais informações e entender os conflitos existentes naquela região. Um banho de história.

Gois 13/11/2022

Interessante mas pessimista
Esse é um ensaio no qual o autor tenta fazer conexões entre partes da história do mundo nos últimos 70 anos: do Egito na década de 40/50, os problemas e guerras no oriente médio, as eleições conservadoras nos EUA e UK (como a de Margareth Thatcher em 79), até o nacionalismo extremo, crise dos ideias universalistas e crises de democracias atuais. E mostra como tudo isso está conectado, que a história não é uma sucessão de eventos desconectados e relaciona tudo isso a sua própria história de vida, sua profissão e sua migração. É interessante? Bastante. Tive que consultar muitas coisas sobre a história do oriente médio, árabes, islâmico, persa, países levantinos. Aprendi bastante. Mas achei o livro bastante tedioso e pessimista, me arrastei para terminar de ler. Ao fim, achei que foi um leitura que valeu a pena mas não vou sair recomendando não.

Paula 30/11/2022

Leitura atual e necessária. Recomendo.
"....O que caracteriza a humanidade de nossos dias não é uma tendência a se reagrupar no seio de vastíssimas coletividades,mas uma propensão à fragmentação, à divisão, com frequência, entre violência e amargura."

Sergio 16/06/2022

Uma reflexão excelente sobre o mundo atual
Na minha visão, livro trata, em resumo, da crise e divisão pelo qual o mundo atual passa, com um foco na tensão entre ocidente x oriente.

Já tinha lido outra obra desse autor e realmente impressiona a habilidade em tratar temas complexos de maneira equilibrada e lucida, permitindo ao leitor um entendimento muito bom do tema, além de ter um estilo de escrita que é muito fluido e agradável de ler.

Poucas vezes li reflexões tão equilibradas e honestas, sobre política e sociedade, como nesse livro. Em especial sobre os eventos que culminaram com a revolução no Egito.
Sem a menor dúvida, uma análise lúcida sobre eventos históricos importantes.

Vale muito a leitura.

Cris.Aguiar 20/10/2022

Um ótimo livro
Um excelente exercídio de reflexões sobre a história da humanidade vista pelo ponto de vista do Oriente Médio, por alguém da região, e mais importante, que viveu essa história.

O relato é em primeira pessoa, e por melhor que tenha sido feito o trabalho de imparcialidade do Amin, ainda assim, deve ficar latente esse detalhe. Aqui ele relata seus anos entre Egito e Libano e sua saída do Oriente para a França e todos os acontecimentos históricos que isso envolveu, juntamente com uma reflexão mais afastada do espírito do tempo que envolveu essa fase pós 1967 (que englobaria 65 a 84) e que ele crê ter sido um divisor de águas para o espírito do tempo que estamos vivendo hoje.
Achei super interessante, e algumas coisas até culminaram com um acontecimento de hoje - a renúncia da primeira-ministra da Grâ Bretanha.
RECOMENDO!

Livro lido pelo Clube do Livro Gabriela Prioli e Leandro Karnal - outubro 2022

Maria.Neves 12/11/2022

Interessante ler sobre essa região que está sempre no noticiário, mas que está tão distante de nós.
Muitos fatos foram esclarecidos e muitos aguçaram minha curiosidade fazendo com que fizesse pesquisas paralelas em outros livros, seriados, documentários e filmes.
O autor é um literato
O que torna a leitura bem agradável.