De Lukov, Com Amor

De Lukov, Com Amor Mariana Zapata

Resenhas - De Lukov, Com Amor

Lanay 04/12/2020

Apaixonada
Quarto livro da Mariana Zapata que leio e esse era provavelmente o mais esperado. Fazia um tempinho que não me dava essa vontade de não parar de ler... Eu li muito rápido e com certeza, bateu as expectativas.
Ivan no começo tinha todo aquele ar misterioso e tal, sempre com as implicâncias com a Jas, mas depois que ele e Jasmine se aproximam, fica claro o quão fofo ele é e quanto se importa com ela.
Eu queria ter metade do esforço e talento que a Jas tem e eu amei a personalidade dela, amei que mesmo com todas as dificuldades ela não desistiu. Amei que a relação dela com o Ivan foi se desenvolvendo aos poucos e que as birras entre eles não sumiram do nada. Outro ponto que não tem como não falar é a família da Jas. 0 defeitos (com ressalva para o pai), super orgulhosos da Jasmine e super engraçados, amei todos os momentos em que eles apareceram!
A ÚNICA ressalva que tenho sobre a história e que eu já falei sobre os outros livros da Mariana também, é que ela foca muito nas divagações, às vezes fica chato porque não tem tanto diálogo e cansa demais, inclusive já pulei alguns trechos porque não tenho muita paciência.
Mas devo dizer que esse, com certeza, entrou para os meus favoritos do ano e ganhou um lugarzinho especial no meu coração.
Libia.Carvalho 04/02/2021minha estante
A Mariana Zapata tem outros livros no Brasil?

Lanay 04/02/2021minha estante
Acho que não :/
Todos os outros li em inglês

Beca 01/04/2021minha estante
Vou tentar ler de novo entao ?? sua resenha me deu um ânimo de tão linda

Beca 01/04/2021minha estante
No telegram eu acho muito livros dela, mas físicos não faço ideia, não vejo por aqui ?

Lanay 02/04/2021minha estante
Leia sim, Beca! Já li quase todos dela e amo demais esse ????

Lanay 02/04/2021minha estante
No Brasil só tem Lukov lançado, mas esse ano vão lançar mais dois dela

Beca 06/04/2021minha estante
Eu li Lana????????????? lindooooooo MZ nunca erra, quase tao maravilhoso quanto a muralha???????

Lanay 06/04/2021minha estante
Demais né? ?? meu coração é todinho dela ???????? amooo muralha também!
Leia under locke se não leu ainda

@ceudeleitura 22/05/2021minha estante
SIM! A única ressalva que eu tenho com o livro são essas divagações, que torna a leitura um tanto cansativa. Mas de resto... AMO!

Paulinhafvboas 25/05/2021minha estante
Eu fiquei esperando por mais alguma coisa, q n sei dizer. A história é linda, mais n me envolveu mto.

Ananda 14/10/2021minha estante
O IVAN É MUITO PERFEITINHO.

Ananda 14/10/2021minha estante
Outra ressalva: a Karina não aparece ?

Bruna 01/01/2022minha estante
Faltou alguma coisa, achei meio sem graça

Bruna 01/01/2022minha estante
Faltou alguma coisa, achei meio sem graça

Helena 15/02/2022minha estante
Essa aurora realmente divaga demais, custei a me envolver na história, parecia que não saía do lugar de tanta divagação...

Helena 15/02/2022minha estante
*autora

Ingrid 20/09/2022minha estante
concordo mt

Lara.sophie 28/09/2022minha estante
MANE que livro bom senhor já vi melhores mais esse aqui é muito bom vejam

Juliana 12/10/2022minha estante
Não consigo superar esse Ivan. Perfeito demais ?

Ana 19/01/2023minha estante
Sim, achei completamente incrível.

May 12/02/2023minha estante
Nossa!! Tô achando com muita divagação também

Thefy_y 15/02/2023minha estante
Tô lendo agr, e amando muito. Concordo super com a parte das divagações, amo mt esse emines to lovers ???

keyla 27/03/2022

ruim
eu definitivamente não gosto de avaliar livros tão negativamente mas esse será preciso.
a autora nos apresenta o casal principal como adultos beirando os 30 anos mas é exposto adolescentes birrentos que parecem nem ter saído da puberdade. jasmine é realmente tão diferente que não se importa com ivan mas passa todos os capítulos (imensos, aliás) falando sobre ele!!!! insuportável aguentar 500 páginas lendo o pensamento dessa mulher. precisa mesmo lembrar em todos os parágrafos o quanto ela é cabeça quente e estressada? ok, eu entendi que você quer xingar alguém por qualquer motivo em qualquer hora do dia, não me encha com isso, apenas xingue. e sim eu comecei a imaginar a boca de ivan rosada após você descreve-lá pela centésima vez.
todo os personagens parecem ser tão escandalosos, a família tão evasiva e seus diálogos imensos? uma frase dita e meia página de pensamentos, mais uma frase dita e mais pensamento?
EU, particularmente, só me peguei envolvida na leitura nos 70% quando jasmine estava doente E durou pouco.
500 páginas e eu sinceramente achei o desenvolvimento do romance muito fraco.
somente minha opinião
larissa3433 27/03/2022minha estante
nossa sim

keyla 27/03/2022minha estante
amg o que foi aquilo quando ela ?descobriu? que amava ele? pra ser breve ela nunca tinha pensado neles daquele jeito antes!!! ?

Uó!!!

mary 27/03/2022minha estante
os diálogos foram a pior parte p mimkkkk horríveis demais

eles são tão cansativos
sempre que o marido do jonathan abria a boca era lembrado que era marido do jonathan

CPF1964 27/03/2022minha estante
Parabéns para o seu time. Ganhou do Asilo dos Inválidos.

keyla 27/03/2022minha estante
Kkkkkkkkkkk Jandrei até tentou dar uma ajudinha

CPF1964 27/03/2022minha estante
Jandrei foi o melhor jogador do Corinthians...??

keyla 27/03/2022minha estante
talvez ele estivesse achando fácil e quis dar uma equilibrada kkkkkkk sem emoção não tem graça

CPF1964 27/03/2022minha estante
Verdade. Sub 20 do SP contra o Time de Masters do Corinthians. Ele deve ter pensado nos avós dele....

Vitória 27/03/2022minha estante
Cara, eu tava esperando alguém falar isso aqui, pq olha... E a quantidade de vezes que ela fala "pq diabos"???? Eu não cheguei nem na metade e tô tentando entender esse hype

keyla 27/03/2022minha estante
Cassius, eu te entendo kkkkkkkkk ano passado o são paulo era formado por aposentados também.

keyla 27/03/2022minha estante
Vitória, acho que a autora tentou passar uma vibe de descolada mas não rolou, tem muita coisa errada com esse livro. eu ainda esqueci de mencionar o quanto achei ele controlador e a autora tenta convencer que isso é normal.

Michela Wakami 28/03/2022minha estante
Olha ele aqui.????

keyla 28/03/2022minha estante
tive que por pra fora kkkkkkk

Michela Wakami 28/03/2022minha estante
?????

h2l 28/03/2022minha estante
Dps dessa vou até tirar da minha lista

keyla 28/03/2022minha estante
sabe a sua avaliação de ?jogos de amor e ódio?? serve a mesma coisa pra esse (até a parte da gordofobia). mas a maioria das leituras são positivas então talvez você goste

h2l 28/03/2022minha estante
Entendi, acho que vou passar mesmo assim

lilian 07/09/2022minha estante
depois dessa vou até tirar da lista vlw

Beatriz862 07/05/2023

De Lukov, com amor
Eu daria 3,8/5 mas arredondei pra 4 porque o Skoob não deixa dar 3,8 kkkkk
Mas enfim, o livro é muito bom e os personagens são incríveis, a Jasmine é uma personagem muito real e que da para se identificar em vários momentos. A família dela e o Ivan são muito maravilhosos. Além do ambiente de patinação do gelo que eu amei
Mas achei que a autora se estende demais algumas vezes que não precisava, o que as vezes da a impressão de ser repetitivo, mas equilibra com o fato da escrita ser fluida. Mesmo assim no final do livro tem uma mudança, é tudo muito rápido e ai as cenas que poderiam aprofundar mais como a competição, se perdem e não da tempo pra sentir o nervosismo, por exemplo
Carol1742 30/05/2023minha estante
agr ler ou não ler, eis a questão

Marina 10/07/2023minha estante
simmm, eu achei isso também, a história é muito boa mas é bastante enrolada em momentos desnecessários

WalterGoncalves 18/07/2023minha estante
Mesmo com essas adversidades a respeito das últimas paginas, o livro tem personalidade. Diversos canais de resenhas do YouTube recomendam com veemência.

Jhenifer.Novais 24/07/2023minha estante
Também pensei o mesmo. Principalmente sobre o epílogo. Aconteceu tudo muito rápido!

Beatriz862 24/07/2023minha estante
Psee

Caroline731 26/08/2023minha estante
Nossa, verdade, eu amei demais o livro, uma pena a autora não ter descrito o final e principalmente A TÃO ESPERADA COMPETIÇÃO, fiquei bem chateada com essa parte que faltou

Beatriz862 27/08/2023minha estante
Entt, qnd chega a competição q eles tanto falam foi como "aconteceu, fim"

Caroline731 27/08/2023minha estante
Simmm, me deu uma raiva disso, ficou pra imaginação mesmo

Beatriz3345 20/09/2023minha estante
achei o mesmo. o livro quase todo gira em torno das competições e dos treinos para as competições e no final só correm com tudo kkkkkk

Thaysh 27/01/2024minha estante
Eu senti a mesma coisa, a gente passa o livro todo lendo sobre os treinos, que fica aquela tensão de torcer por eles nas competições e do nada o livro acaba. Também acho que o romance deles poderia ter sido desenvolvido um pouco antes do final.

Alice2489 20/05/2024minha estante
concordo com você

Alice2489 20/05/2024minha estante
concordo com você

Deise 11/03/2022minha estante
Também não gostei

Anne 12/03/2022minha estante
estou há vários minutos lendo as avaliações desse livro procurando alguém que também não gostasse. ainda não terminei mas tô odiando e vim ver se eu que tava ficando doida já que todo mundo ama ele, mas agora percebi que não sou só eu, obrigada por isso! kkkkkkk

readsiza 12/03/2022minha estante
Kkkkkkkk não é doida!!! Ele tinha tudo pra ser bom, mas acho que a autora tava com preguiça de desenvolver o casal, sei lá!! Cansativo demais

keyla 26/03/2022minha estante
vou ver se tenho coragem em terminar pra falar mal kkkkkkkkk

keyla 27/03/2022minha estante
amiga, terminei, e o que é isso? kkkkkkkkkk
desenvolvimento da amizade eu achei bem ok e do nada rola beijo e ela admitindo que ama ele? wtf

dei 1,5 tb

Kkkkkkkkkkkk SIM! TIPO??????

readsiza 27/03/2022minha estante
É mt sem sentido, acho que a marina zapata ficou com preguiça de terminar a história dps de ter enrolado tanto com os pensamentos da personagem principal kkkkk gastou todas as palavras

keyla 27/03/2022minha estante
JURO kkkkkkkkkk parece os trabalhos de faculdade com limite de palavras que eu costumo exagerar na introdução e desenvolvimento ficando sem espaço pra conclusão

fiquei mais de 80% esperando o romance do casal e não recebi porcaria nenhuma

Lauraa Machado 25/03/2021

Decepcionante - e ainda tem um romance problemático
Nota verdadeira: 2,5

Estou um pouco surpresa pelo quanto eu detestei ler esse livro, mas não deveria estar. É o quarto de New Adult que eu leio e o quarto que eu detesto. Acho que o gênero não combina em nada comigo! Não teria dado menos de 3 estrelas, já que é um livro independente, mas achei necessário pelo livro ter algo problemático que me incomodou bastante.

Mas antes quero falar das coisas boas! Acho que a ideia da autora de fazer a Jasmine não ser "fácil" foi legal e o Ivan teve, na maior parte do tempo, uma personalidade interessante. Também acho que a relação da Jas com sua família foi bacana (ainda que imatura) e que teve várias cenas bem feitas e instigantes.

Só isso de bom que eu tenho a dizer mesmo. O livro precisava ter passado por uma edição pesada. Muita coisa nele é inútil e enrolação pura. Não tiro nota por causa disso, já que é algo comum vindo de um livro que foi publicado sem editora, mas não posso evitar mencionar. Tem cenas que poderiam ter sido resolvidas em uma ou três páginas e que levam umas vinte. Vinte! Páginas inúteis para uma conversa que leva menos de cinco minutos. Isso foi irritante no começo, mas se tornou insuportável depois. Poderia ser um livro com menos de 300 páginas fácil na mão de um editor competente.

Teoricamente, era para a Jasmine ser uma mulher adulta de 26 anos, mas ela é extremamente infantil. Que tipo de pessoa de 26 anos guarda tanto ódio a troco de nada por um cara com quem ela nem conversa, a ponto de não conseguir nem pensar no nome dele normalmente sem ter que xingá-lo constantemente? Esse ódio dela pelo Ivan foi uma das coisas mais forçadas que eu já vi na minha vida. Aliás, a narrativa em primeira pessoa também se tornou insuportável depois de um tempo, porque a Jasmine fala palavrão em praticamente todas as frases. Não sei se era uma tentativa da autora de fazer ela soar descolada, só ficou tosco.

O mais triste é que a personalidade dela e a história de tudo que tinha acontecido com ela até então tinha muito potencial, mas a autora não aproveita nada. Mesma coisa com toda a questão por trás do que aconteceu com o Ivan e sua parceira. Parece que, depois de um tempo, a autora largou qualquer ideia de enredo que não tivesse como único propósito avançar o romance.

Por falar em romance, essa foi a parte que mais me decepcionou. Primeiro, porque eu detesto livro em que o interesse romântico é perfeito, não tem um defeito e, se tiver, é porque entendemos errado. Pelo amor de Deus, é tão difícil assim fazer um interesse romântico que seja imperfeito e que não apareça sempre na hora certa com exatamente aquilo de que a protagonista precisa em todos os momentos? Um cara que tenha algum "defeito" físico ou dias ruins e que precise tanto do apoio dela quanto ela dele?

Não é só isso o problema do romance. O que mais me incomodou, para falar a verdade, foram algumas cenas aleatórias (por exemplo aquela depois da Jas tomar vodka) soltas à toa e sem grandes consequências ou impacto, quando era para ter. Ou seja, os personagens fingirem que nada estava acontecendo foi forçado, principalmente quando já estavam em um ponto em que, para transformar em romance, não faltava nada. Então acabou se tornando uma enrolação que não convenceu.

Mas se só tivesse isso de ruim no livro, eu nem teria me incomodado tanto. O que me fez abaixar a nota foi algo verdadeiramente problemático: o Ivan é muito controlador. É, aliás, perigosamente controlador. Mais de uma vez no livro ele fala que "vai contar até três para a Jas fazer o que ele quer e, se ela não fizer, ele vai forçá-la depois do três." Quero muito saber por que alguém acha que isso é aceitável. Como é possível achar que é romântico um cara que tira o poder de decisão de uma mulher, principalmente sobre coisas básicas, como para onde ela vai e onde ela vai dormir?

Tem algo pior ainda, mas pode ser spoiler, então pula para o próximo parágrafo se quiser evitar. Jasmine sofria assédios pelo correio e por mensagens em redes sociais e, quando Ivan descobre sobre o assédio, ele diz "eu vou te matar" para a Jas. Várias vezes. Ele a culpa pelo assédio, briga com ela por ela não ter contado, como se não fosse completamente direito da vítima decidir ou não quando e como vai denunciar ou contar sobre o assédio, e depois ainda a força a ir dormir na casa dele, mesmo ela, uma mulher adulta de 26 anos, dizendo que não quer.

Isso é inaceitável para mim e é bem pior quando romantizam. Outro problema que eu tive com a relação de Ivan com Jasmine foi que todo desenvolvimento dela, todo crescimento e toda evolução que ela teve na história foram forçados pelo Ivan. Ela mesma não tomou nenhuma atitude porque decidiu, não aprendeu nenhuma lição e nem mudou de ideia sobre nada sem que ele estivesse lá, empurrando ela na direção que queria. Nada nesse relacionamento é saudável, mas foi escrito para parecer que é.

O resto do livro não é muito bom, achei que a patinação no gelo foi bem superficial e que nem deu vontade de estar no lugar dela (como achei que daria). O enredo é simples, meio sem graça, e a enrolação absurda nas cenas mais inúteis me fez cansar de ler super rápido. Acho que a partir da página 150, eu passei o resto do livro querendo abandonar. Nem a única cena de sexo dele me animou. Pelo contrário, várias descrições foram esquisitas, com metáforas bizarras e mais forçação de barra.

Mas vamos ao que eu aprendi com esse livro? Aprendi a me manter o mais longe possível de todos os livros de New Adult ou da autora daqui para a frente. Aprendi também que a minha vontade de ler um livro sobre patinação ainda não passou e que quero assistir Spin Out na Netflix de novo para me esquecer do enredo desse livro com uma história bem melhor.
Chris 25/03/2021minha estante
Nem entrei no segundo capítulo e já to com preguiça sem tamanho pra continuar

Carous 25/03/2021minha estante
AAAAAAAAAAAAH, por que os autores insistem em criar caras assim? Isso me irrita demais nos livros.

Lauraa Machado 25/03/2021minha estante
Não sei, Carous! É muito assustador que achem que é algo atraente ou minimamente saudável! E Chris, larga o quanto antes haha

Thaís 25/03/2021minha estante
Não li o livro, mas ultimamente venho observando que os romances que eu custamava ler são bem problemáticos. Acho que crescer tem isso, começar a enxergar a problemática desse tipo de história.

LuaTeresa 25/03/2021minha estante
Tem muita cena+18? Não gosto de hot

Lauraa Machado 26/03/2021minha estante
Não, só tem uma mesmo

LuaTeresa 26/03/2021minha estante
Obrigada

bookbymadu 01/04/2021minha estante
nossa, ultimamente eu tenho visto muitas pessoas lendo e recomendando esse livro e fiquei doida pra ler pela temática, mas agora depois da sua resenha fiquei com um pé atrás, parece bem problemático.

Lauraa Machado 06/05/2021minha estante
Não, acho que não!

Thamires236 09/01/2022minha estante
nossa você foi muito precisa na análise, assino embaixo com tudinho! acabei agora e tô me sentindo exatamente dessa forma

isadora. 07/08/2022

gostaria de voltar no tempo e não ler isso
essa foi provavelmente a minha pior leitura do ano. me pergunto se eu peguei um ?de lukov, com amor? pirateado ou se eu sou muito amargurada, porque o que eu li simplesmente não corresponde com as resenhas positivas que o livro tem.

o meu maior problema com o livro é a escrita extremamente xôxa. esse livro não é slow burn, ele só é mal escrito mesmo. é enrolado e repetitivo, não leva a lugar algum.
os diálogos são horríveis e isso eu incluo a interação entre a jasmine e o ivan. eles não sabem conversar. sim, eu sei que eles se odeiam, mas sabe quando a coisa não avança? é isso o livro todo. eu me peguei em inúmeros capítulos lendo a mesma conversa. é sempre assim:
?jasmine, vamo lá?
?ain não vou?
?por favor, jasmine?
?não vou, pare de me obrigar?
?ai mas vamo lá?
ai tem todo capítulo a piadinha de envenenar também: o ivan oferece uma comida, ai a jasmine
?ain eu acho que ele quer me matar?
quem me dera!kkk
tem tbm ?ain eu vou chutar seu pau!! haha eu vou chutar viu eu sou bem nervosinha haha?
não sei explicar. eu só sei que é assim. simplesmente não evoluiu, é a mesma parada TODO capítulo.

ainda falando sobre a escrita, eu não posso deixar de lado os mil palavrões. eu não sei qual a intenção da autora em fazer a jasmine ser tão ?boca suja?. não sei se é pra rir, se é pra encher linha, se é pra deixar mais coloquial, mais galerinha...eu não sei. eu só sei que ficou feio. ler repetidamente os palavrões deixa a leitura tão maçante. tipo, ?de novo? serio??.
ja puxando um pouco pro personagem da jasmine...gente, ela sai xingando todo mundo. primeiro capítulo, ela diz as seguintes frases: ?Tinha idade suficiente para não me ofender por uma bocetinha adolescente? e ?Mini filhas da puta?. oi?KKKKKKKK ai pra que??? e isso ela fala das adolescente viu. e tem muito mais, já adianto que ela sai xingando qualquer um de puta, ? #$%!& ou ? #$%!& (muitas vezes).

agora a melhor parte!!!!! jasmine!!!!!!
uau que personagem horrível
eu só queria que ela calasse a boca.
insuportável, infantil, intragável mesmo.
ela facilitou muito eu odiar esse livro. se os capítulos fossem divididos pelo ponto de vista dela e do ivan eu acho que ainda dava pra salvar. mas caramba, estar dentro da cabeça dela estava ME MATANDO. DAVA VONTADE DE MORRER.
olha, personagens com defeitos e imperfeitos são bacanas, mas desde que você saiba escrever um ne. eu não consegui ter empatia nenhuma com essa menina. ai você fala ?não, mas a jasmine tem os problemas dela, da pra ver?. DA SIM, DA MESMO. ela tem os problemas com a família (que eu inclusive odiei, mas também não vou me estender), de autoestima e tudo mais, SÓ QUE EU TAVA CAGANDO. eu não me importei com os problemas dela de tão esgotada que eu tava dessa garota.
e ai a autora apresenta os problemas com o pai só que aí dá um desfecho tão ???? se você não vai desenvolver uma coisa direito, ENTÃO NÃO ESCREVA. inferno.

eu poderia falar muito mais sobre o porre que a jasmine é, mas já tá ficando grande essa resenha. antes de finalizar, também quero dizer que o ivan é outro chato pra caceta e imaturo (e já tá na casa dos 30 mas age como um mlk de 15 anos). gostoso? sim. mas é aquilo, a escrita desse livro é tão fraca que os personagens ficam no mesmo nível.

último tópico que eu quero comentar é o desperdiço de plot. tinha tudo pra ser um livro gostoso, mas olha no que deu.
me irrita MUITO que a patinação não é foco aqui. estranho, ne? mas é isso mesmo.
você pensa que tá lendo um livro que aborda o esporte, e tem ali algumas PEQUENAS cenas de treino, mas é completamente descartado. gente??? a cena de competição, da apresentação deles, TEM DOIS PARÁGRAFOS. o livro todo é planejado pra chegar nesse momento e simplesmente durar algumas linhas. isso É preguiça de escrever. caramba.
tinha tanta coisa legal que a autora poderia ter escrito como entrevista(teve uma, mas foi terrível), desenvolvido uma rivalidade com os oponentes, TENSÃO (o que faltou muito aqui tbm) na pista de gelo. e tudo gasto com cenas de jantar em família, dela se revoltando com tudo e todos, com parada de perseguição (bacana! mas não teve desfecho).

tem muito mais que eu gostaria de falar, mas vou ficar por aqui. esse livro foi tenebroso de ruim. MAS MINHA OPINIÃO MEUS AMORES

ah mais uma coisa
quando eu leio ?de lukov, com amor?, eu não sei vcs, mas eu imagino que em algum momento do livro vai ter alguma carta impactante
não tem
tchaukkkkk que horror
vivi 07/08/2022minha estante
O FINAL KKJJJJKKKKKKKKKK

vivi 07/08/2022minha estante
isadore me recomendaram mas a começar pela capa ja acho tenebrosa dá 0 vontade de ler mais ainda agora com sua resenha

isadora. 07/08/2022minha estante
ai vivi tudo nesse livro é um cu recomendo jamais

gabi 08/08/2022minha estante
resenha mais sincera do site eu amei KKKKKKKKK

stef 11/08/2022minha estante
Até que enfim uma resenha que expresse o que eu também achei kkkk pensei que eu tinha lido errado, porque não é possível um hype tão grande num negócio ruim desse

Giovanna.Calabrese 14/08/2022minha estante
Jesus, você escreveu meus pensamentos todos! Achei que estava lendo o livro errado até ler seu comentário com essa dúvida kkkk não entendi o hype, pior escrita e enredo possível!

isadora. 15/08/2022minha estante
KKKKKKKKKK ai gente esse livro foi péssimo como que pode

marcee 20/01/2023minha estante
GENTE DO CÉU!! kakakakakakakakakakka

de verdade, nunca nem ouvi falar desse livro, mas apareceu aqui no meu feed uma menina lendo aí fui ver do que se tratava. aí achei simplesmente essa sua resenha kkkkkkkkkk

muito bom!! um trem grande desses e eu li cada pedacinho só para saborear as suas palavras kkkkkkkk parabéns

isadora. 20/01/2023minha estante
KKKKKKKKKKK amoooo

isabelli 02/12/2022

Alguém sabe onde eu posso encontrar um Ivan Lukov pra mim?
Eu amei esse livro! Sério, perfeito. Casal perfeito, enimes to lovers do jeitinho que a gente gosta e um final pra deixar o coração quentinho.

É o primeiro livro que eu leio da Mariana Zapata e gostei muito, achei a escrita dela bem engraçada e fluída. Dei boas risadas. O único problema que eu encontrei é a questão dos capítulos serem um pouco longos, isso, as vezes, me deixava cansada. Fora isso, o livro é incrível.

Eu amei os personagens, Jasmine é uma mulher simplesmente perfeita. Ela é forte, determinada, luta pelo que ela quer, doidinha, fala o que pensa mesmo. Achei ela perfeita. E o Ivan? Gente, esse homem tem o meu coração todinho só pra ele. Ele é perfeito aaaaaaaa. Gostei muito do casal, amei a química deles.

'Eu e o Ivan? Parceiros? Não havia como. Sem chance? não é mesmo?'

Jasmine Santos é apaixonada pelo gelo desde pequena e sabe que o seu tempo com a patinação artística está acabando. Depois que foi abandonada pelo antigo parceiro, ela nunca mais ganhou nenhuma competição. Sua carreira está simplesmente chegando ao fim. Mas em um belo dia, ela recebe a oferta mais importante de sua vida toda: um novo parceiro. O único problema é que esse parceiro é cara mais arrogante e babaca que ela conhece, que se pudesse, empurraria debaixo de um trem em movimento. Ivan Lukov. (e foi a partir desse momento que meus surtos começaram)

'Porque eu não me importo que você tenha dez outras pessoas como suas favoritas. Você sempre será a minha pessoa favorita. Sempre. Não importa como.'

O final me deixou com o coração quentinho e sim! Eu chorei. Eu sei que eu sempre choro no final, porém fazia um tempinho que eu não derramava tanta lágrima. Não sei se mais alguém chorou, porém eu chorei, e não foi pouco. E simplesmente não sei por qual motivo. Suponho que seja porque eu caí de cara na realidade e percebi que nunca vou encontrar um homem que chegue aos pés de Ivan Lukov. Eu acho que foi isso :) Sempre fico com essa sensação quando eu termino algum romance.

Simplesmente amei. 5 estrelas e favorito.

'Eu te amo tanto, que se não puder patinar com você, não quero patinar com mais ninguém.'

POSSÍVEIS SPOILERS

EU AMEI O IVAN PAI DE PET KAKAAKAK. Quem iria imaginar que Ivan Lukov tinha um porquinho kakaka. Nossa eu amei tanto esse livro e o final dele. Eles todos juntos. A Jas e o Ivan casados e com filhinhos
aaaaa tudo que eu pedi. Eles são simplesmente perfeitos e o meu coração doeu quando eu percebi que o livro tinha acabado
Wil 02/12/2022minha estante
Amo esse livro ??

Mt perfeito ?

Carol 02/12/2022minha estante
Mariana zapata diva? se gostou, leia a muralha de winnipeg e eu e kulti.. ótimos tbm ?

isabelli 02/12/2022minha estante
Sim!! Ela é maravilhosa e eu quero muito ler esses ?

Swt_Tears 02/12/2022minha estante
Eu adorei a parte do Ivan pai de Pet ?

Ele é maravilhoso ?

Sol_ph 08/01/2023minha estante
Eu nunca iria conseguir prever Ivan pai de pet. Nunquinha

isabelli 08/01/2023minha estante
SIMMM kkkk quem diria né

Alice808 09/01/2023

pode chorar né? eu juro por tudo na minha vida que nunca vou superar esse casal. esse livro vai ficar pra sempre no meu coração e com toda a certeza é favoritado. espero poder reler ele futuramente e me apaixonar um pouco mais por Jasmine Santos e Ivan Lukov, vulgo Vanya (nunca vou superar o Vanya) ???
Laysa83 09/01/2023minha estante
eu amo TANTO esse livro ? esse casal é tão precioso

@estantecalore 09/01/2023minha estante
Nossa eu li ele pela primeira vez há 3 anos atrás e já é tradição reler todo ano kkkkkk só ano passado eu reli duas vezes fora os trechos fav q eu ficava lendo td hora

@estantecalore 09/01/2023minha estante
Ele é tão livro de conforto ?

Lary. 09/01/2023minha estante
Tbm foi um livro favorito, nossa, que conforto, casal perfeito, a química mds, tudo é perfeitooo (eu tbm não supero o Vanya, é muito lindoo)

Alice808 09/01/2023minha estante
eu já amava esse livro antes de ler, depois que li eu percebi que com certeza vai ser o meu livro de conforto. nunca fui tão feliz lendo um livro como fui nesse. tô feliz demais que ele tenha sido o segundo livro que li esse ano

sotellao 17/01/2023minha estante
vale a pena ler? tô com ele empacado na estante na página 110 desde setembro?

Lary. 17/01/2023minha estante
Pra mim, valeu muito a pena, foi um dos meus favoritos ano passado. É muito bom, mas como faz tempo que você leu, recomendo tentar do início.

Alice808 19/01/2023minha estante
pra mim valeu mto a pena ler. mas confesso que eu demorei um pouco pra me acostumar com a escrita no início, talvez seja isso. mas tenta de novo! as vezes era a vibe do momento também

Mariimagno 17/04/2022

não recomendo
De Lukov, com amor.
Nota: dó (da gente)

Vou dar uma estrela pela coragem e capacidade de escrever mais de 500 páginas desses dois chatos. Putz nada salva esse livro. Sério nada.
Podia ser um clichê bom, rivais e em uma área interessante pra escrever, mas nada agrega nesse livro.
Ela não nos deu um universo da patinação pra viver, não teve nada pra acrescentar na minha vida.
Jasmine é chata, os devaneios dela são bizarramente longos e tediosos. Ela repete a mesma coisa quinhentas mil vezes.
Vc pode ler o início do livro até ela aceitar a proposta e pular pros 75% do livro. Pq simplesmente nada de interessante acontece. NADA.
A autora simplesmente empurra tudo depois dos 80% do livro e nem química eles tem.
Parecem duas crianças brigando o tempo inteiro.
O tanto que Jasmine é chata só não supera o tanto que Ivan é abusivo e assustador.
O cara é obsessivo, sério tive medo dele.
Como que conseguiram romantizar o surto dele?
Ele simplesmente afirmou que iria matar ela e não foi de zoeira, foi um surto bizarro de assustador e algumas páginas depois eles estavam rindo? Estavam fingindo que nada aconteceu?
Nem vou me aprofundar na problemática da distorção de imagem desse livro. Uma mulher de 26 anos 1,60 de altura que pesa 45 kg e tá o tempo todo se colocando como gorda, sendo lembrada por Ivan que é pesada.
E fico preocupada com o tipo de mensagem que esse livro passa para as adolescentes.
Normalizando comportamentos de abuso que não deveria ser romantizados.
O romance não desenrola, não tem time.
Enfim ele é extremamente problemático e não recomendo pra ninguém.
Deise 17/04/2022minha estante
Bem ruim msm kkk

Mariimagno 17/04/2022minha estante
@Deise socorroo que livro péssimo

dalencarbabi 17/04/2022minha estante
Me abraça, lenda! ? concordo com tudo, não consegui terminar de tão ruim que esse livro é. E talvez eu não entenda nunca como existe gente que consegue ler até o final e gostar?

Mariimagno 17/04/2022minha estante
@delancarbabi eu fico me perguntando como alguém consegue amar esse livro ?? só terminei pq leio com uma amiga, ou já teria largado ele nos primeiros 10% kkk e não ia perder nada

Beto 17/04/2022minha estante
Eu tb tive uma decepção com um certo livro recentemente, provavelmente tive o mesmo pensamento a respeito do tal livro kkkk o que mais intriga é que o livro pra mim foi péssimo e mesmo assim além da nota alta aqui no skoob tem leitores que falam que é o livro da vida deles. Eu fico tipo: ham?? Como?? Kkkkk o nome do livro que detestei foi " Os dois morrem no final" vago e ruim o pior desse ano etc.

Mariimagno 17/04/2022minha estante
@Beto socorro, esse livro tá na minha lista kkkk super entendo. Vamos ver qual vai ser a minha reação ???

Beto 17/04/2022minha estante
???

Fe 26/08/2021

??
De Lukov com amor tem tudo para ser um livro super hypado , mas infelizmente nunca vi ninguém falando muito dele
Esse mundo da patinação artística é mágico e eu senti que a autora conseguiu passar não só as coisas nos , mas também a cobrança e os desafios que vem junto com o desejo de seguir esse sonho
Temos uma protagonista fortíssima, cheia de determinação , força e um desempenho maravilhoso. Infelizmente o parceiro de patinação dela a abandonou depois de uma temporada não muito boa. E é a partir desse ponto que a história começa a se desenvolver.
É um romance super leve que mostra que vc deve sim ser valorizada e escolher quem te trata bem . Super recomendo pra quem gosta desse mundo artístico e quem não gosta , tenho certeza que com esse livro vai passar a amar .

Ivan Lukov é perfeito n da
Beatriz 26/08/2021minha estante
ai eu li esse ano e tb adorei! falam bastante dele no tiktok até, mas só por lá msm

Tiele.Iglesias 26/08/2021minha estante
Ivan virou meu crush kkkk ele é muito fofo

vee 26/08/2021minha estante
amiga é super hypado no twitter

Ana Mendes 26/08/2021minha estante
Mulheer eu ia comprar esse livro na prime day acredita? Poreem, nao consegui pegar a tempo hahaahahh

Ana Mendes 26/08/2021minha estante
Mas ainda tenho planos de lerr

Lua Figueiredo 26/08/2021minha estante
Ivan é tudoooo

João 26/08/2021minha estante
Amei a resenha! Sou fã!! ????

Anabel 05/10/2021minha estante
Amiga, esse livro é simplesmente tudo. Eu amo a forma como ele é atento a todos os detalhes.

Geo 05/10/2021minha estante
Amiga, simmmmmmmmm eu amei tanto esse livro ? sem condições

Anabel 05/10/2021minha estante
Eu amo a escrita dela, é um slow burn muito gostoso de acompanhar

Geo 05/10/2021minha estante
Simmmm foi dboa demaissss a gente não fica naquela ? e aí vai ficar juntos nunca? ? pq ela desenvolve muito bem

Anabel 06/10/2021minha estante
O único erro desse livro é que ele não tem continuação

Geo 06/10/2021minha estante
Simmmm

rafaela1791 25/07/2022

acaba pelo amor de deeuuus
ai gente me irritou mt infelizmente. queria mt gostar mas simplesmente nao suportei a jasmine, achei ela uma chata, e o ivan tbm. forçaram uma personalidade de maluquinho nele (ai ele tem um porco e sei la oq pelo amooooorr?????).
tem umas cenas que eu nem sei pq existem. tipo a cena de tirar foto pra sessão de anatomia. achei que ia ter uma tensão sexual, umas olhadas mas nao teve nadaaaaaaa. eu entendo que foi pra construir uma confiança entre os dois mas achei péssimo. nada a ver.
a autora cria uma amizade forte e só vai construir um romance nos últimos caps.
e nao tem motivo pra ser tao grande. eu li rapido só pq queria acabar logo.
nao vem me falar que isso é um slow burn bem desenvolvido pq eu sou CRAQUE quando o assunto é slow burn e nao senti uma tensao lendo isso aqui. ???
Bru 25/07/2022minha estante
Finalmente alguém com a mesma opinião

rafaela1791 25/07/2022minha estante
amg eu tava achando que eu vim com defeito pq so vi gente elogiando e eu odiei ??

Bru 25/07/2022minha estante
Cara fiquei pê da vida, eles só ficaram juntos no ÚLTIMO capítulo

Bruna 27/07/2022minha estante
!!!!!!!!!!!!!
mariana zapata NA CADEIA

Anna3304 30/07/2022minha estante
a galera jura que é um slow burn, NÃO SEI AONDE

isadora. 06/08/2022minha estante
AI SIM que livro horrível meu deus

Nanna 17/04/2023minha estante
Essa autora só tem capa feia, mds

NathAlia.Schneider 17/04/2023minha estante
Ahahahajaja então eu realmente n tava errada, tava com medo do cancelamento

Nanna 17/04/2023minha estante
Essa é até a menos pior kkk

helenaslodk 17/04/2023minha estante
Amém o bom gosto amiga ????

helenaslodk 17/04/2023minha estante
amizade renovada por mais 6 meses

NathAlia.Schneider 17/04/2023minha estante
Uhuuuu

Luaa_ 10/09/2022

Favoritado! ?
Eu amei tanto esse livro, que fui obrigada a escrever a resenha assim que terminei!

"De Lukov, com amor" com certeza está entre uma das melhores leituras do ano e entre os melhores livros de romance que já li na vida!
A história é como um todo extremamente cativante, os personagens são incríveis e com personalidades bem definidas. O enredo, a trama, as falas! Tudo se encaixa muito bem em um romance saudável e extremamente bem estruturado, acionando a vontade de continuar lendo a todo momento.
Eu não queria parar de ler e terminar o livro trouxe a sensação incrivelmente curiosa de desamparo. Se eu pudesse apagar a história da minha mente só para ler como se fosse a primeira vez de novo, eu faria!
Diferente de outros livros do gênero, "De Lukov, com amor" não é bobo! O enemies to lovers é muito bem construído, o casal principal se completa e em nenhum momento se envolve em situações desnecessárias, a história é deles e a autora mostra isso o tempo todo. Apesar disso, ela não fecha os olhos para coisas importantes ao ponto transforma a história em um conto de fadas exagerado e tendencioso. O livro trata sobre se apaixonar da mesma forma que trata sobre assédio, relacionamento família e saúde mental.
Mas é claro, ele fala, principalmente, sobre AMOR!
Bia 10/09/2022minha estante
Que resenha perfeita!!!!!! Agora ei preciso ler esse livro para ontem!!!!

Luaa_ 10/09/2022minha estante
Obrigadaaa!! Eu aposto que você vai amar!!!

bruna3810 11/09/2022minha estante
a resenha linda falando sobre um livro maravilhoso!!!!

Luaa_ 11/09/2022minha estante
@bruna, obrigadaaaa!!!

heydavii 11/09/2022minha estante
essa resenha ??, vou até remanejar esse livro na minha lista

Luaa_ 11/09/2022minha estante
Simmmmmm, @ heydavii

Anne 13/03/2022

pior enemies to lovers que já li
nem deveria chamar enemies to lovers, e sim enemies to friends, pq não tem nada de lovers, isso não é um romance.
slow burn com muito slow e nada de burn.
eu não vou nem começar a falar tudo que eu não gostei pq ia ficar enorme, mas em resumo eu não gostei de nada exceto uma ou duas cenas, e olha que sempre gostei/acompanhei patinação artística, mas esse livro quase estragou isso pra mim.
tem tanta problemática que eu não saberia por onde começar, ninguém tem o mínimo desenvolvimento, absolutamente nada é explicado, os diálogos são ruins e os personagens parecem dois adolescentes insuportáveis.
ainda não entendi muita coisa do livro pq fica sem explicação. creio que se tivesse capítulos com pov do ivan teria melhorado muito o livro.
sem falar que a escrita é como uma fanfic (e não das boas) e parece que foi tradução automática pq tem coisa que não faz o menor sentido.
senti muita falta de falar de forma correta sobre a dificuldade de aprendizagem da jasmine, se vc conhece o problema da pra saber que ela tem dislexia talvez até tdah mas isso é ignorado e não é tratado sobre esse assunto de forma madura e consciente.
passei muita raiva e não valeu nem a experiência e muito menos o preço que paguei nele, se não tivesse comprado teria abandonado nas primeiras 100 páginas.
Anne 13/03/2022minha estante
ah e eu ainda esqueci de mencionar sobre a gordofobia que tem o livro todo. eu não sei na verdade se esse é o termo correto pq a personagem definitivamente não é gorda, aliás é magra, e mesmo assim tanto ela mesma quanto outras pessoas fazem críticas constantes e a humilham por ter coxas mais grossas e bunda maior do que o comumente visto no esporte que ela pratica. inclusive o termo que a família utiliza pra zombar dela quando é criança é ?robusta?. então não sei se é gordofobia mas com certeza é ofensivo para pessoas não magras.

keyla 28/03/2022minha estante
e a parte em que ele descobre que ela sofre ameaças e começa a gritar ?porra, eu vou mandar você?. ????? mariana zapata, você está tentando me dizer que esse cara é perfeito e apaixonante?

Anne 28/03/2022minha estante
siimm e sabe uma coisa boba que me deixou com muita raiva também [SPOILER] foi quando ela tá lá super doente custando a levantar da cama e ele obriga ela a levantar, tomar banho e arrumar as coisas pra ir sem querer pra casa dele enquanto ele tá sentado fuçando nas coisas dela e quando ela tá indo pro carro, (ainda muito doente) ela fala claramente que a mala tá pesada e ele simplesmente entra no carro e fica gritando pra ela andar depressa e nem ajuda ela a descer com a mala e colocar no carro nossa me subiu um ódio

keyla 28/03/2022minha estante
JURO. a primeira vez que ele começou a gritar obrigando-a fazer alguma coisa eu não acreditei que ela permitiria algo assim

keyla 28/03/2022minha estante
foram tantas propagandas desse livro dizendo ?quando ele cuida dela quando está doente?, não imaginei que fosse assim?..

Anne 29/03/2022minha estante
eu também não, foi só decepção e risquei o nome dele da listinha de crush kkkkkk assisti spin out de novo quando terminei de ler pra poder relembrar do que realmente é um patinador artístico perfeitinho