O Inverno da Bruxa

O Inverno da Bruxa Katherine Arden

Resenhas - O INVERNO DA BRUXA

Maristela 18/11/2020

O inverno da bruxa
-Não é dado a homens e mulheres presumiram o que o Senhor deseja. Este é o caminho do mal, quando os homens dão-se demasiada importância dizendo saber o que Deus quer porque também o querem. Página 192

Amanda.Sousa 28/06/2021

Vai ser favoritado sim
Simplesmente apaixonada por essa trilogia, não tenho nem palavras pra descrever os pontos que mais gostei.

Só devo elogios a autora, fez um mundo real virar fantasia, um mundo que ela criou, um mundo de possibilidades.

Vasya minha protegida, vi essa personagem crescer, sofrer, sorrir e encontrar o amor.

Me vi completamente apaixonada por Morozko e esse personagem.

Estou apaixonada, quero saber mais sobre a Rússia, quero saber mais sobre tudo. Caramba que livro espetacular.

Greyce 14/09/2023

Acabou com gostinho de quero mais
Que trilogia incrível, entrou para a minha lista de favoritos. Foi maravilhoso viver essa história de uma cultura bem distante, e conhecer um pouco da história e dos contos de fadas.
Se você gosta de magia, aventura, emoção, empoderamento e uma pitada de amor, simplesmente leia!

Fabiana191 01/06/2022

Gostei muito
Se esse livro fosse maior eu teria gostado mais haha
O enredo amadurece junto com a personagem sem perder o brilho da fantasia e dos contos e lendas da Rússia. Gostei bastante do desfecho (emoções até o final). Só acredito que poderia ter um pouco mais de páginas para melhor desenvolvimento de alguns personagens, principalmente aqueles secundários que durante um momento ganham bastante destaque, mas depois perde um pouquinho do brilho. Tirando isso, nota 10. Gostaria de ter lido esse livro sendo mais nova, com certeza teria me apaixonado mais pela leitura.

Evambertson 15/06/2021

"Os homens temem o que não compreendem."
Toda a série do Urso e o Rouxinol me encantou mas nunca que iria esperar nada parecido com esse O Inverno da Bruxa, que foi de longe o melhor dos três, apesar de começar a série com uma certa dificuldade até me acertar com a cultura, os nomes e até mesmo conseguir ter uma imagem clara do cenário e dos chyerti, mas depois de superada essa barreira a história flui maravilhosamente.

Os livros apresentam descrições impecáveis, que tornam mais fácil a visualização de tudo, a narrativa é sensacional, amei a escrita de Katherine Arden e amei acima de tudo ver a evolução nessa obra.

O Inverno da Bruxa foi o final perfeito para a trilogia, desde sua primeira página até a última, cada acontecimento é magnífico e completamente inesperado. O desenvolvimento da Vasya desde sua fase como criança até o presente momento do livro é incrível, suas dores, suas feridas a fazem cada vez mais forte, sem deixar de trilhar o caminhão que considera certo.

Esse universo baseado na mitologia russa foi um dos melhores que já embarquei, me impressionei muito com cada momento desses três livros e não podia estar mais satisfeito com uma série como estou com essa.

Jessie 19/02/2021

Perfeito.
Então...
O último livro da trilogia, e o que dizer deste livro, simplesmente maravilhoso, perfeito, lindo, incrível emocionante, eu realmente simplesmente amei.

Nesse livro a evolução da Vasya é enorme, a força dessa mulher, é fenomenal, ela quebrou todos os estigmas da suciedade, realmente uma rainha mais que merecida, forte, incrível, uma mulher que não tem medo de nada, de ninguém, fez seus inimigos se tornarem seus "escravos", e conseguiu fazer o diabo do gelo que teoricamente não sentia nada, se apaixonar por ela e começar a sentir.

E fiquei muitíssimo feliz que o meu personagem preferido o Solovey teve seu merecido fim...

My | @pagesandseasons 28/02/2022

Excelente trilogia!
Eu adorei esse terceiro livro e como a história se encaminhou. Com livros curtos, a autora conseguiu desenvolver muito bem a história e seus personagens.

Saber que a trama foi baseada em fatos reais e que alguns dos personagens realmente existiram torna tudo ainda mais interessante.

gi 13/10/2021

Não tenho nem palavras para agradecer Katherine por todas as emoções que ela me fez sentir com essa triologia. Comecei a ler o urso e o rouxinol ao acaso em 2020, e eu não podia imaginar o quanto ia me apaixonar pela história de uma bruxa com boca de sapo e olhos verdes, pelo rei do Inverno e por esse incrível universo. Espero algum dia encontrar outra saga como essa! ??

Paty 09/07/2021

Um dos melhores finais de trilogia que eu já li
Dos 3 livros da trilogia, esse com certeza foi o que mais me prendeu, do começo ao fim. Tem romance, tem traição, tem ação, tem hora que dá raiva, mas também tem quentinho no coração... enfim, tem de tudo um pouco, mas muito bem dosado, sem ficar monótono e nem frenético demais.

Gostei muito da trilogia como um todo, mas o final, sendo O Final da série toda, na minha opinião, ficou excelente! Dos 3, foi o livro que mais me fez mergulhar na história, que mais me deixou encantada pela mitologia e pelos personagens e ainda terminou com aquela vontadezinha boa (e levemente angustiante) de querer continuar do lado de Vasya e Morosko para saber o que poderia esperar por eles no futuro..
Amei!

Dani 27/03/2021

Com certeza uma das melhores leituras do ano.

Não sei como esse livro ainda não é muito conhecido, pq pra mim ele é tudo. É o primeiro livro de fantasia histórica que leio, e foi ainda mais interessante porque nunca conheci muito a cultura russa (até porque se tratando de idade média, na escola só se estuda a Europa). Desde o folclore, aos personagens e as críticas tecidas nessa estória, eu gostei de tudo.

Os três livros da trilogia foram impecáveis, não poderia ter sido melhor.

Rita 12/04/2021

Um final muito bom parava trilogia.

Amo o fato de partes do livro serem baseadas na história real da Rússia, eu não fazia ideia de nada da idade média russa e nem vou dizer que agora sei por causa do livro, mas eu me interessei o que é o primeiro passo pra aprender.

Amo todas as fábulas russas que conheci aqui. Eu gosto muito de saber coisas assim dos países porque é basicamente como o povo daquele país dava respostas para as coisas que acontecem antes de uma religião única ser imposta ou da ciência ter evoluído. Essas lendas eram as respostas, os ensinamentos, os sonhos, os medos e as esperanças, tudo junto. Como não amar?

Enfim, foi um final digno e muito bom. Senti falta de algumas finalizações e não gostei de uma coisa ou outra (não quero dar spoiler), mas em geral amei.

Karenina 29/11/2021

O inverno da Bruxa
PERFEITO. Não escreverei resenha neste, já escrevi sobre os dois livros anteriores, mas deixo aqui registrado que isso aqui não é um livro, é uma poesia, mágico.

Murilo.Justino 08/05/2021

Concluindo a saga de Vasochka de forma incrível
Essa é uma daquelas histórias que te inspiram. A saga só fica melhor desde o primeiro livro e a conclusão foi, na minha opinião, excepcional. Realista, com um final agridoce frente a tantos sofrimentos, mas com uma conclusão compatível à história. Amei acompanhar os chyerti do folclore russo, que até então não tinha conhecimento algum. Recomendo a todos que amam mitologia e uma história de superação frente aos dogmas de época.