O Inverno da Bruxa

O Inverno da Bruxa Katherine Arden

Resenhas - O INVERNO DA BRUXA

Lais Souza 28/07/2021

Amei demais esse livro, o final foi pouco agridoce mas foi perfeito para a história, amei acompanhar a jornada da Vasya, errando, acertando, sofrendo, amando e crescendo à cima de tudo, não se deixando curvar ou abater, não se dobrando a vontade de ninguém, fazia tempo que procurava uma história assim, que bom que encontrei e dei uma chance a pesar de o primeiro livro ter sido um pouco arrastado demais, no final compensou e agora já estou com saudades, queria muito um epílogo ou quem sabe até outro livro kkk. Enfim amei muito essa história, vale muito a pena a leitura.

gi 13/10/2021

Não tenho nem palavras para agradecer Katherine por todas as emoções que ela me fez sentir com essa triologia. Comecei a ler o urso e o rouxinol ao acaso em 2020, e eu não podia imaginar o quanto ia me apaixonar pela história de uma bruxa com boca de sapo e olhos verdes, pelo rei do Inverno e por esse incrível universo. Espero algum dia encontrar outra saga como essa! ??

Janaina.CrisAstomo 08/02/2021

Conto de fadas
O último livro da trilogia vem cheio de mistérios, emoções e aventuras. Vasya é uma menina cheia de coragem e determinação. Simplesmente apaixonada por ela.

Mariana 15/11/2021

Ganhou um cantinho no meu coração
Que viagem intensa, linda e cheia de surpresas eu tive ao lado de Vasya e seus demônios, percorrendo uma Rússia medieval pouco explorada na literatura.

“There are no monsters in the world, and no saints. Only infinite shades woven into the same tapestry, light and dark. One man’s monster is another man’s beloved. The wise know that.”

Karenina 29/11/2021

O inverno da Bruxa
PERFEITO. Não escreverei resenha neste, já escrevi sobre os dois livros anteriores, mas deixo aqui registrado que isso aqui não é um livro, é uma poesia, mágico.

plutarco0 06/01/2024

Uma bruxa, um demônio do gelo e um espírito do caos
Esse ultimo livro foi perfeito. A palavra certa pra descrever ele é essa. Foi perfeito como toda a ideia e possíveis finais que eu imaginei e opniões que eu formei foram quebradas com aquele entendimento de ?ah!?. O que realmente é o sentido da história é tão real e melhor do que se imaginava. Perfeito, trilogia perfeita e último livro incrível.

GugaBandeira 24/04/2024

Uma Conclusão Perfeita
Quando comecei a ler a trilogia "O Urso e o Rouxinol", não imaginava que fosse encontrar uma obra tão bem desenvolvida, um universo tão rico e uma narrativa tão surpreendente. A história foi evoluindo ao longo de cada volume, e esta conclusão foi se desenrolando de uma forma tão frenética, tão envolvente, que é impossível parar de ler. Desde as primeiras páginas, é só tiro, porrada e bomba, você pensa que vai acontecer uma coisa e a autora vai lá e faz outra completamente diferente. Fazia tempo que não lia uma obra tão gostosa e empolgante.
Estou muito feliz em ter uma conclusão tão satisfatória assim, apesar de ficar com o coração partido por não ter mais. Os personagens são muito carismáticos e bem construídos, e é impossível não se apegar a eles. Solovey, Morosko, Vaysa, Masya, Deb Crab, Sasha... Até os vilões da narrativa são muito bem desenvolvidos (até agora, tenho ódio do Padre, e ainda guardo um pouquinho do Urso que, apesar de ter se unido a Vaysa no final, é um grande aproveitador).
Infelizmente, ao longo do livro sofremos com algumas grandes perdas, mas, acho muito bonito ver a mensagem de esperança e persistência que a história deixa.
Vaysa é uma heroína única, que tinha tudo para desistir, mas resolveu lutar por aquilo que acreditava, por aquelas que amava e por sua própria felicidade. Fico feliz que ela tenha enfim encontrado a sua paz ao lado de Morosko e de seus irmãos. Minha única crítica à obra, é que eu gostaria muito ter lido mais um capítulo de Vaysa com Olya e Marya, ainda mais depois do retorno de Solovey...
Ao final da minha leitura, fiquei extremamente surpreso ao descobrir que alguns acontecimentos e personagens da obra foram inspirados em fatos reais. Até agora, estou fascinado pela sagacidade e genialidade da autora ao unir realidade com fantasia. De certa forma, pode-se conhecer muita coisa da história russa a partir da construção ficcional da narrativa. Isso é incrível!!!
"O Urso e o Rouxinol" é uma trilogia leve, muito gostosa de ler, extremamente flúida, bem desenvolvida e que deixa mensagens muito valiosas, como o amor, a esperança e o respeito ao próximo. Além disso, achei delicioso conhecer um pouco mais da cultura russa, tão distante da gente que mora nas Américas, e tão rica quanto a grega ou romana, as quais somos mais familiarizados. Sempre que puder, estarei indicando esses livros, é uma história que realmente ganhou um espaço muito grande no meu coração.
Assim como o segundo, não tem como não dar 5 estrelas para a conclusão dessa narrativa épica! LEIAM!!!

Lil Angel 31/12/2022

RAIVA
EU SÓ PASSEI RAIVA ATRÁS DE ÓDIO NESSE LIVRO QUE DESGRAÇAAAAAAAAA.

Tudo que dava certo, dava errado depois, e tudo que dava errado, CONTINUAVA DANDO AINDA MAIS ERRADO.

Não sou cardíaca, mas juro que quase infartei de ódio com esse livro.

Enfim, é o mais razoável da trilogia, mas ainda assim gostei um pouco.

Cahcareco 13/01/2023

Lindo
A leitura foi tensa, apesar de fluida. A autora conseguiu concluir lindamente a trilogia. A cada linha torcemos mais e mais para que Vasya se fortaleça! Terminei com vontade de mais e triste por este ponto final!

BiblioMahnia 20/05/2024

Emocionante
Lindo lindo lindo. Ler essa trilogia foi um presente. Desde Príncipe Cruel eu não me encatava tanto por uma série de fantasia. Chorei por um cavalo, ri com o vilão, me irritei com a heroína e me apaixonei pelo karachun. Pra que melhor??

Marena 05/02/2021

Muito bom mas enrola demais em alguns pontos e demorou pra me prender na história. Vasya e Morozko contém comigo para tudo.

cessie 02/04/2021

Mágico
Embora eu tenha sido lenta no primeiro livro e o embalo de não conseguir largar a história só tenha me pego a partir da metade, desde então o sentimento não me largou, e eu só soltei o livro agora que terminei - inclusive abandonei os outros, coitados. Isso porque a história vale a pena: embora seja recheada de clichês, a jornada da protagonista é cheia de contrapontos interessantes, te fazendo refletir sobre bem e mal, fé e cegueira, amor e ódio, desejo e ambição. O contexto histórico e o enredo da "neta da bruxa" são trabalhados de um modo que te faz igualmente torcer e temer pela protagonista e seu futuro e paixão improváveis.
Apesar de recheado de clichês, a escrita da autora transporta você para um mundo mágico, distante e antigo de contos de fadas, enquanto seu viés político e núcleo familiar mantém um pé na realidade, impedindo tanto o esquecimento do leitor quanto dos personagens. Daria apenas duas observações negativas: personagens do primeiro livro que não retornaram e, portanto, não tenho obtiveram um fechamento, bem como vários outros ali, porque possui um final aberto. Além disso, muitas "furadas". A jornada vai correndo sempre, e continuamente com diversos problemas de modo que ninguém tem um segundo de paz. Pelo menos, no entanto, ninguém poderá dizer que é um livro cheio de conversas em que não acontece nada. Enfim, o que importa é que eu ri e me emocionei, senti com eles, é um desfecho digno para um conto peculiar permeado de sacrifícios, traições e rendenções.
Recomendo demais! ??

Beatriz3418 17/01/2021

Eu simplesmente amei essa trilogia, cheia de magia, elementos do folclore eslavo, elementos históricos... foi muito bem escrita e desenvolvida, a autora fez um trabalho incrível. Vou sentir saudades da Vasya!