O menino do dedo verde Maurice Druon

Resenhas - O Menino do Dedo Verde

Rosana.Montenegro 30/10/2023

O menino do dedo verde
Leitura obrigatória do meu filho quando estava na 4° série.
Li para ajudá-lo no trabalho, mas achei um pouco chato.
Conta a história de um menino que tudo o que toca vira planta

mfcandressa 08/01/2022

Para encher o coração de magia
Essa é uma leitura de muitos grifos e frases icônicas. Como é possível uma criança ter tanta sabedoria? É pela figura do protagonista que podemos conhecer uma candura digna do protagonista de "O pequeno príncipe" Uma leitura rápida que rende suspiros e alguns olhos marejados às vezes.

Elis.Naiara 23/06/2020

Livro perfeito. Leitura de fácil compreensão. Ensina a bondade e inocência que nós adultos não deveríamos perder nunca, pensar no outro como irmão, e não apenas no próprio bolso, na ganância. Aborda ainda o tema da morte, do luto. Livro perfeito para trabalhar com as crianças.

trdll 03/06/2024

14º leitura de 2024
Achei uma leitura razoável, rápida, que traz boas reflexões, mas me pareceu bem infantil mesmo. Não me arrependo de ter lido porém não faria questão de recomendar à alguém também.

luiza 06/01/2021

É uma leitura muito rapidinha e ao mesmo tempo tocante. A gente vê a história de um menino conhecendo o mundo e seus problemas e com bondade e a natureza tenta melhorar tudo.

O final me deixou com o coração quentinho e eu acho que ele tem pequenas lições de moral se você estiver disposto a exergá-las.

Roberth 22/12/2023

Muita emoção ao ler este livro.
Este eu li sozinho primeiro. Aguardarei um pouco mais antes de ler com os meninos, ou então lerei apenas com o de 07 e depois com o mais novo...

Por ser mais longo, com uma linguagem um pouco mais exigente, requer uma atenção maior da criança. Contudo, vale muito o investimento de tempo e a desenvoltura ali na contação da história, pois o livro possui momentos belíssimos e singelos, que tocam mesmo o coração.
Toshiko.Pri 22/12/2023minha estante
Muito legal que você lê com seus filhos ????

Roberth 22/12/2023minha estante
Esse final de ano foi uma correria tamanha que eu reduzi muito as minhas leituras, mas as deles não dá pra parar não hehe É algo precioso demais!

Toshiko.Pri 22/12/2023minha estante
Parabéns pela prioridade ?

Helder 26/01/2021

Simples e Profundo
Nunca havia sequer ouvido falar desse livro.
Mas gostei bastante da forma como a mensagem tão profunda e tocante pode ser transmitida de maneira tão simples.

Lerei junto com meu filho daqui alguns anos.
Recomendo.

Simonne.Ferrer 03/06/2021

Simplesmente lindo
Que livro!
Cheio de ternura e com final tão tocante, se tivéssemos um pouco dessa sensibilidade das crianças o mundo seria diferente.

Plumalume89 28/02/2021

Adultos e ideias estabelecidas
Publicado em 1957, "O menino do dedo verde" tem um pouco da inocência infantil de "O pequeno príncipe", lançado quase uma década e meia antes, porém não é tão pegajoso e sentimentalista.
Embora tenha sido adotado como leitura da escola onde trabalho há pelo menos dez anos, só agora, aos 32 anos, dei uma chance ao livro. O título sempre me pareceu muito interessante, mas não imaginava o tipo de narrativa ou o rumo que a história tomaria.
Numa época em que a educação formal deixou um pouco o espaço físico da escola e ficou restrita ao lar, a experiência de Tistu é curiosa: ele não se adaptou à escola - ou a escola não se adaptou a ele - e passou a ter lições bastante específicas sobre assuntos que os pais acham úteis.
Ao mesmo tempo em que ele aprende sobre o mundo dos adultos, nós - adultos ou crianças - aprendemos que aquilo que temos como prioridade depois de crescidos e as nossas ideias estabelecidas - que não são nossas, mas são passadas a cada geração sem que contestemos muito - às vezes estão completamente errados.
A leitura foi bem positiva pra tempos tão sombrios. Única coisa que me fez torcer o nariz foi o último capítulo, que achei bem desnecessário.

naclaxvz 06/04/2023

Que livro lindo!! muita gente compara com o pequeno príncipe, eu achei tão bom quanto.

um obra feita pra crianças mas tem muito a ensinar aos adultos. história cheia de reflexões lindíssima e necessário, um livro para todos os públicos ??

Mah 12/01/2022

Simplesmente lindo
Essa é a segunda vez que leio o livro e pela segunda vez saí com o coração aquecido. É uma história infantil que conta sobre Tistu, um menino que ao não conseguir acompanhar q escola tradicional tem uma educação um pouco diferente e descobre uma qualidade única: tem dedo verde. Tudo aquilo que ele toca com seu polegar floresce, e através dos auxílios de seu professor Sr Bigode, transforma a cidade de Mirapólvora em um lugar mais colorido. O livro tem mensagens lindas representadas pelas ideias de uma criança que nos relembram essa sabedoria infantil que coloca em questionamento os pensamentos das ?pessoas grandes?. É uma história linda e tocante, leitura rápida e apesar de infantil, pode ser recomendada a qualquer um. Aqui deixo algumas frases de destaque:

? (...) a medicina não pode quase nada contra um coração muito triste. Aprendi que para a gente sarar é preciso ter vontade de viver(...)
- É que para cuidar direito dos homens é preciso amá-los bastante.?

?As pessoas grandes, como já disse, têm ideias preestabelecidas e nunca imaginam que possa existir outra coisa além daquilo que já sabem.?

?As pessoas grandes não querem chorar, e fazem mal, porque as lágrimas gelam dentro delas, e o coração fica duro.?

Virgínia 04/03/2021

Parece ser um livro para crianças, mas as mensagens são tão fortes, que todo adulto DEVERIA ler essa obra-prima

Daniela 01/04/2023

Razoável
Começou indo bem mas o final decepcionou.
A ideia do livro é boa. Mas acho que o autor não soube conduzir.

Aninha 02/02/2021

Um livro clássico, mas que me prendeu demais ??
Minha prima me deu esse livro de presente pois quando leu mais jovem gostou muito, mas eu não estava muito afim de ler.
Mas comecei a ler hoje, e terminei em uma hora de tão bom que é!!! Aborda vários temas e é uma escrita fácil com capítulos curtos.
E se eu fosse indicar um clássico para alguém, seria esse!
?????

Kassy 28/01/2022

O menino do dedo verde
Esse livro costumava ser um dos que meu pai lia pra mim quando eu era criança. Eu me lembro que gostava muito da história, mas lendo de novo depois de tanto anos e agora com maturidade suficiente pra entender do que o livro realmente se trata, foi incrível. O fato do livro poder ser tanto um livro infantil quando político e crítico, é incrível. Sem dúvida, na minha opinião, é um dos livros que todos precisam ler pelo menos uma vez na vida.