E O Vento Levou

E O Vento Levou Margaret Mitchell

Resenhas - E o Vento Levou

Jorlaíne 24/06/2023

A escrita é muito fluida. O livro é impecável na estrutura. Mas o enredo é morno. Foram poucos os pontos altos na narrativa.
Scarlett é aquela amiga que eu não gostaria de ter??
É uma leitura pra ser feita com muita calma. Não consegui devorar. E ainda não sei quando pegarei o vol. 2. Falta coragem?

Clara 15/05/2021

Indispensável!
A todos que admiram e gostam da escrita ficcional, não deixem essa obra prima de lado. A Scarlett se desenvolve durante a estória de uma forma única e cativante, que merece ser lida e avaliada. Todos temos um pouco da Scarlett dentro de nós (eu, pessoalmente, tenho muito), e essa obra ajuda a nos entendermos e evoluirmos, sem precisar passar pela Guerra da Secessão. Ansiosa para ler o segundo. Que livro maravilhoso!

Tami Silveira 07/06/2023

Maravilhoso
Particularmente não gosto muito da escrita da maioria dos livros clássicos. Porém, a Margareth escreve magnificamente. Foi um deleite viver essa experiência. Acompanhar a vida da Scarllet O'Hara. Nem sei como fazer uma resenha abordando tudo que é escrito nos dois livros, mas o que mais me marcou foi a questão que a protagonista focou tanto em dinheiro que acabou menosprezando as pessoas e desqualificando-as. Só que ao decorrer da vida ela vai se afastando de quem ela é se corrompendo por ganância. Ao se ver confrontada com a perda de pessoas muito estimadas (que ela não valorizava) percebe que ela não tem nada, apenas dinheiro.

Vanderlete 23/08/2022

Clássico
Uma verdadeira obra de Arte da ficção.
Fiz questão de a leitura desse primeiro volume de "E o Vento Levou", fosse bem lenta e demora. Queria realmente penetrar na história e na trama do livro. E que experiência incrível.
A personagem principal Scarlett O'Hara, não deixa brecha para meio termo, ou você a ama ou a odeia. Impossível não se envolver com os dramas vividos no livro.

Sandro A.B. 04/01/2022

Pensamentos Controvertidos.
Ler E o Vento Levou acima de ser uma experiência literária é uma experiência social, o livro é sim uma romantização da escravidão, sua Autora nasceu em seio racista e escravocrata e também nele morreu.

Mas, enquanto obra literária é fantástica, a escrita fluente e as personagens são o ponto alto da história. É um livro de formação, nesse primeiro livro vemos romper uma nova Scarllet O?Hara, e seu desabrochar vem forte e destemido, como ela.

Leia a obra, mas não se prenda a ela, pesquise sobre a Guerra Civil, tenha consciência do regime racial e escravocrático, o livro é um romance, a realidade não.

Kaiã 17/06/2021

Metade da obra já foi, já que essa versão é dividida em dois livros. Scarlett é surpreendente e imprevisível. No início da leitura, ao conhecer essa menina mimada de 16 anos não esperava que se tornasse, com apenas 19 anos, uma mulher totalmente forte e independente. Pena que as circunstâncias para esse amadurecimento se deu a partir da guerra civil.
Outro ponto importante dessa primeira metade é a guerra. Narrada pela visão dos sulistas que ficaram em suas casas é chocante ver o impacto não só na cidade/campo mas também nas relações entras as pessoas.
Creio que o próximo volume seja de sobre rescontrução, mal posso esperar.

Naty Alves 01/12/2021

O que o vento leva
Estou procurando palavras e não as encontro, mas saiba que nada, do que eu disser aqui se compara a jornada que foi ler este livro, é um misto de tudo, pois aqui há tudo que uma boa história pode ter, eu ganhei a obra juntinho de Jane eyre como presentes de aniversário, e se tornou uma das melhores leituras que fiz.

E o vento levou conta para nós a jornada de Scarlett O'Hara, uma adolescente, rica, e mimada que vive no sul dos EUA com sua família, e vê sua vida mudar radicalmente quando a guerra civil estoura, (conflito histórico entre o norte e o sul, onde o sul prosperava e enriquecia com mão de obra escrava, e o norte abolisionista acreditando na liberdade de todos os seus cidadãos e a remuneração dos mesmos, através do trabalho industrial, e igualdade dos direitos cíveis). E assim vemos essa mulher ir do céu ao inferno.

Scarlett não é uma personagem fácil, esse não é uma história sobre alguém autruista, ao contrário vemos uma mulher egoísta, manipuladora, e que não vai medir esforços para ter o que deseja é quase impossível ama - lá, ainda que seja ao mesmo passo determinada, e incansável. Vemos sua ascensão e queda, e resurgir das cinzas Scarlett é quase uma fênix da literatura porém menos nobre.

Assistimos a sua infantil e inconsequente paixonite por Ashley, e sua jornada ao lado de Melanie porque sim, este livro é sobre uma protagonista, e uma antagonista, tão diferentes como água e vinho. Melanie è doce gentil, e amável, aquela que parece frágil, mas se revela uma fortaleza quase como se uma se completasse na outra, e uma começasse a onde a outra termina.

E claro temos Rhett tão parecido com Scarlett como se ele fosse ela mesma, dois iguais, o único que a vê como realmente é um personagem igualmente difícil sarcástico, de caráter duvidoso, e que vai estar lá.

O livro em sua narrativa consegue ser dinâmica e instigante, mas que fique claro que não é uma leitura fácil, tenha em mente se quiser ler e o vento levou você precisa ter senso crítico não é um livro que carregue os mesmos valores sócias de hoje aqui temos alguns fatores a serem considerados como racismo, machismo, cenas de guerra e até estupro, não é uma leitura que será agradável todo tempo.
E há a conduta negligente de Scarlett como mãe, isso pesou muito pra mim.

Ainda que seja uma obra incrível e sem dúvidas, incontestávelmente valiosa, por seu valor histórico, e literário, é uma obra que fala sobre a vida em sua beleza e crueza, sobre a morte, e sobre o tempo, mas acima de tudo fala em recomeçar novamente.

E o que o vento leva para todo o sempre!

Januska 18/12/2021

a melhor leitura do ano
E o vento levou me deixou apaixonada por todos seus personagens em suas singularidades e problemas. O final me deixou triste e melancólica, especialmente por me despedir de uma jornada tão linda e poética.
Deixando claro que não passo pano a nenhuma das problemáticas óbvias dessa obra, mas o que há além disso é incrível.
Eu amei Scarlett, Rhett (depois peguei ranço mas ok), Melanie e Mammy de um jeito surreal.

cco.isabella 15/09/2022

Mais um para a lista de favoritos
É muito estranho como amo e ao mesmo tempo detesto alguns personagens (quase todos).
Essa leitura fez parte dos meus últimos meses e posso dizer que tornou esses dias muito melhores. É uma história realística mas que ao mesmo tempo me trouxe muito pertencimento.

Sabe quando você precisa de alguém para falar que a vida não é um mar de rosas?
O livro, no caso, foi essa pessoa para mim.

Me identifiquei com a Scarlett em diversos momentos e não sei se sinto orgulho disso, mas me trouxe muito reconhecimento e muita reflexão.

Recomendo infinitamente! Mais um para a lista de favoritos!

Scarllet 05/01/2022

" Em algum ponto da longa estrada que trilhara nesses quatro anos, a moça com seu sachê e seus sapatinhos desaparecera, deixando em seu lugar uma mulher de olhos verdes penetrantes, que contava tostões e não se esquivava de tarefas servis, uma mulher para quem nada sobrara dos destroços a não ser a terra vermelha indestrutível onde pisava."

Que livro meus amigos, o crescimento e amadurecimento de Scarlett ao decorrer das páginas, apesar de adquirir uma postura não muito simpática. É surreal a força que ela adquiriu ao assumir frente de sua família, e a doce e meiga Melly se apresenta como uma rocha logo atrás, que personagem cativante. Essa primeira parte não foca muito no romance e sim no reerguer de todos após a guerra, que devastou tantas famílias.
E oq dizer desse último personagem, will... promete muito aí.

Paula 19/08/2023

Bom demais
Amei demais o livro, você se surpreende o tempo todo, nunca sabe realmente o que vai acontecer a seguir!

O final eu entendi a proposta, o que a autora quis transparecer com ele, mas pessoalmente fiquei um pouco decepcionada, mas não fez com que eu amasse o livro menos.

Januska 08/12/2021

amor e ódio
Eu amei esse primeiro volume, apesar das problemáticas óbvias que ele traz e de uma autora declaradamente racista. Comecei a ler já com esses problemas em mente e tentando não gostar da obra, mas isso não aconteceu. Adorei a personagem da Scarlett, por mais egoísta e arrogante que ela seja. Aí, não tem o que fazer, eu amei esse livro. Vejamos como será o segundo volume.
Bruna Peixoto 08/12/2021minha estante
A segunda parte achei bem melhor que a primeira.

Januska 08/12/2021minha estante
Aiiiii eu comecei e tô amando

Andrea.Garcia 24/12/2021

Surpreendente
Amei conhecer essa história, são mais de 1000 páginas e eu gostaria que ainda houvesse mais alguns capítulos.
Sempre imaginei que se tratava de uma grande história de amor, mas que agradável engano. O livro entrega muito mais ao leitor, apesar de retratar a visão apenas da elite branca do Sul dos Estados Unidos no período da Guerra Civil e Reconstrução.
Repleta de personagens imperfeitos que amadurecem com o passar dos anos e com as dificuldades que enfrentam, mas que continuam errando e se arrependendo.
Recomendo fortemente essa leitura.

Kaiã 23/06/2021

Por ser um clássico já comecei a leitura com as expectativas altíssimas, tinha tudo para eu amar, e eu amei. Essa segunda parte do livro fluiu muito melhor que a primeira. Tava impossível parar de ler. Amei ver Scarlett reconstruindo tudo que perdeu com a guerra (o plano de fundo histórico muito bem feito, aprendi muito sobre a a guerra civil ameeicana), ela realmente não mede esforços. O final foi na medida do esperando mas não menos surpreendente. Com certeza um favorito da vida. Já estou com saudades de Melly, Mammy, as fofocas das matronas, intrigas com Rhett, dos bailes, menos do Ashley.

Bruno 28/04/2024

O vento leva, mas os clássicos ficam
Esse é o tipo de livro que não tinha outro destino possível a não ser tornar-se um clássico.

O primeiro volume de "E O Vento Levou" é ambientado nos tumultuosos anos da Guerra de Secessão Americana, apresentando uma visão multifacetada da vida no Sul dos Estados Unidos naquele período.

Ao narrar a história a partir da perspectiva do Sul, o lado perdedor da guerra, a prosa rica e detalhada de Mitchell transporta os leitores para um mundo de plantações de algodão, bailes aristocráticos e batalhas sangrentas, enquanto explora temas universais como amor, perda e redenção.

A protagonista, Scarlett O'Hara, é uma personagem complexa e cativante, cujas lutas e ambições refletem as tensões sociais e políticas da época. Enquanto o Sul luta para manter uma estrutura social retrógrada e ultrapassada pautada na escravidão, Scarlett percebe a duras penas que a guerra é uma estupidez, o ponto alto da irracionalidade humana.

Em um mundo que se repete em guerras e batalhas despropositadas, "E O Vento Levou" proporciona um bom paralelo sobre a volta da radicalização política e social em nossos tempos.