Tipo uma história de amor

Tipo uma história de amor Abdi Nazemian

Resenhas - Tipo Uma História de Amor

swifthing 17/01/2024

Eu adorei esse livro, ele tem muita representatividade, fala sobre a luta contra o aids no ano de 1989, a homofobia e outras coisas super importantes , ao decorrer do livro você chora, fica com raiva, chora de novo e tem vários surtos também, o autor foi incrível escrevendo sobre três personagens e mostrando como cada um lidava com sentimentos e mudanças e eu lendo o livro sentia a mudança deles e quão maduro eles ficavam ao decorrer dos capítulos, o livro é lindo de muitas formas e triste também, eu gostei demais de toda a história e da escrita super fluida do autor e prendendo ler outros livros dele, esse livro mudou muitas coisas em mim e a forma que eu via o amor de certa forma, eu não fiquei muito feliz com o final, esperava mais dele (não posso falar o motivo por que é spoiler) mas independente o livro entregou tudo e me fez refletir sobre muitas coisas, recomendo a leitura para todos

ps: só não dei 5 estrelas por causa do final mas o livro é incrível ??

maria duda 18/07/2022

like a romance? like a love story.
eu enrolei tanto tempo pra ler esse aqui que eu tenho certeza que era meu cérebro preparando o armazenamento de lágrimas pra não esgotar.

a história do reza é linda, a amizade dele e da judy foi muito genuína apesar de todos os pesares, e a relação de descobrimento dele e do art é muito boa também, a trope de found family me pegou demais, a judy entendia tudo que o stephen significou pro art e vice-versa.

eu adorei esse livro pelas referências que não entendi a maioria, pela ambientação e pela forma muito responsável de tratar a causa do pavor que a juventude gay e queer dos anos 80/90 tinha de se reconhecer.

nunca vai deixar de ser uma luta, mas amor é o nosso legado.

Wendel 20/03/2021

Adorei!
Jurava que ia gostar menos do que gostei no final das contas. Algumas (praticamente todas) atitudes dos personagens me irritavam ao longo da história. No final chorei praticamente em todos os capítulos e é realmente um livro muito bonito, com uma mensagem de luta, amor e esperança e reflexões sobre aceitação e relacionamento familiar para pessoas LGBTQIA+. Será que agora tenho que escutar Madonna pra entender todas as referências musicais? Entretanto, Abdi Nazemian, nunca mais faça isso comigo! Como você pôde fazer aquela troca de capítulos tão seca, em um momento, se acabe de chorar e na outra página transcenda felicidade. (Quem leu vai entender!)

Hemilly | @pastelescritor_ 04/08/2021

Sabe quando você começa uma leitura sem criar muitas expectativas? E ganhei "Tipo uma história de amor" e já queria faz um tempinho por ser um livro com protagonismo LGBTQIA+. Preciso dizer aqui que fiquei muito surpresa pela forma como essa leitura me arrebatou.

Vou listas aqui 5 motivos para vocês darem uma chance pra esse livro:

1 - Personagens marcantes e com relações pessoais que vão muito além dos estereótipos, ainda mais pela época em que a história se passa.
2 - Situado nos anos 80/90, uma das principais discussões do livro é a questão da AIDS e como a falta de informação e de tratamentos prejudica a vida das pessoas em risco.
3 - Um dos protagonistas é Iraniano, a história fica muito rica apresentando uma cultura diferente das que estamos habituados.
4 - O autor (Abdi Nazemian) viveu nessa época e soube trazer de uma forma íntima e tocante como os acontecimento influenciavam a vida das pessoas. É um relato que pode até mesmo arrancar lágrimas em alguns momentos.
5 - O pote de jujubas!

Classificação indicativa: +16
Gatilhos: Violência, autoaceitação, bullying, AIDS, alcoolismo, gordofobia, doença terminal, xenofobia, racismo, iealização suicida.

Ana 26/03/2021

Livro lindo que narra a descoberta do amor e da sexualidade em uma época onde a comunidade LGBT apenas começava a adquirir liberdade. A história passa por diversos temas importantes durante a adolescência: bullying, etnia, orientação sexual, padrões de corpos, e tantos outros, com muita leveza e sensibilidade..

bruno 12/07/2021

gostei muito desse livro, tem uma leitura bem fluída, divertida e jovial, mesmo tratando de um tema importante, o único ponto que não gostei foi o final.
valentinabrito 12/07/2021minha estante
é o próximo que vou lerrrr!! mal posso esperar

sacerda :) 12/04/2021

leiam!
?? gatilho: gordofobia e homofobia

esse é livro que ao mesmo tempo tem uma escrita gostosa de ler, fala de assuntos seríssimos, e que são NECESSÁRIOS.

fala sobre os preconceitos que pessoas Queer passam, principalmente durante a pandemia da AIDS.

além de ser um livro sobre aceitação, é um livro sobre pessoas lgbtq+ pedindo por respeito, por direitos, um livro sobre juventude, e sobre amor (e madonna).
eu_sou_fake 12/04/2021minha estante
amei a resenha sacerdinh

eu_sou_fake 14/04/2021minha estante
ameeeeeeeeeeeei a resenha amiga

sarah 07/01/2022

#75 AMOR
Comprei esse livro aleatoriamente por estar em promoção, li a sinopse por cima e não esperava nada do que ele realmente é. De início pensei que seria um clichezinho com final feliz, assim como "Vermelho, branco e sangue azul", mas ele vai totalmente além disso. Por mais que os personagens não sejam tão bem desenvolvidos, a história é completamente envolvente e você consegue sentir empatia por todos eles. Já aviso de antemão que logo no começo eu me acabei de chorar, e isso se seguiu durante toda a leitura, fico feliz por ter sido o meu primeiro livro do ano, por mais que o final não seja o que todos esperam. É uma obra sobre amor, luta e conquista, meu coração está aquecido.

Gustavo 16/10/2022

Nossa, nossa, nossa!
Que soco no estômago.

Esse livro tinha sido recomendado por mim pela queridíssima Ana Júlia. Que em uma conversa despretensiosa acabou contando que a história de uma amiga minha parecia com a Judy desse livro.

E por curiosidade, acabei indo ler.

Só que eu não esperava a magnitude desse livro. Porque, a priori, ele parece e é um pouco arrastado. Eu demorei alguns longos meses antes de vir ler o livro por completo, então, quando eu terminei de ler Matilda, eu achei que talvez fosse o momento certo para voltar a ler Tipo Uma História de Amor.

E esse livro me fez sofrer a níveis absurdos, a morte de um dos personagens foi quase como perder uma pessoa muito querida por mim. Na verdade, eu acredito que esse personagem movimentou muito mais a história do que qualquer um dos três protagonistas.

Esse é aquele livro que te faz refletir sobre como o medo e sobre como a aceitação podem ser ferramentas super interessantes para moldar o nosso caráter, os nossos anseios e até o nosso futuro. O medo de arriscar foi o que impediu Reza de ser quem ele era durante algum tempo do livro.
O texto também é contemplado com uma gama absurda de referência da cultura queer da década de 80 e 90 que eu conheço muito bem. É um livro que ao mesmo tempo é um espelho de uma época, ainda assim é bastante atual.

Esse livro é só uma parte da história daqueles que morreram para que a comunidade conquistasse o que conquistou. Apesar da ficção, como o próprio autor fala, várias das coisas contadas realmente aconteceram de verdade.

Uma história linda. Eu tenho minhas ressalvas mas, a narrativa, a escrita, os personagens são tão cativantes e arrebatadores que eu me oponho a criticar aqui.

Paloma 31/01/2024

O livro fala sobre amor, amizade, aceitação e luta.
Gostei do livro principalmente por mostrar a luta da Act UP para acabar com a pandemia da AIDS.
O desenvolvimento dos personagens deixou um pouco a desejar.

Bea 21/01/2021

Um favorito
Este foi um livro que me emocionou bastante e que só tenho coisas boas para falar: os personagens foram bem construídos e se mostraram bem interessantes; a história me surpreendeu positivamente, com as referências à cultura LGBT+ e a ambientação em Nova York dos anos 90.

gioantonella 03/02/2021

Livro extremamente necessário, amei e vou recomendar pra todo mundo! Ao mesmo tempo que aborda assuntos importantes, é uma leitura leve e fluida ;))

mary 09/10/2022

?O amor não deveria sempre vencer??
Não sei nem o que dizer sobre esse livro?
Sempre fui fascinada pela temática da aids (um dos motivos pelos quais quero trabalhar com pesquisa clínica), e quando vi esse livro pela primeira vez me encantei de cara. Demorei mais de 1 ano pra começar a leitura, e me arrependo de ter esperado tanto. Uma história linda, cheia de história!

Nah 18/07/2021

Leiam, por favor!!!
Estamos no fim dos anos 80 e o jovem iraniano Reza se muda com sua família para Nova Iorque, onde é apresentado a uma vida completamente diferente da qual estava acostumado: uma nova família, com um padastro e um irmão mais velho, uma nova situação financeira, uma nova realidade, e o momento crítico da Aids nos Estados Unidos.
Na escola ele conhece Judy e Art e se descobre completamente apaixonado pelo garoto. Porém, ele não quer magoar a família se assumindo, então engata um relacionamento de fachada com Judy.
O medo de magoar aqueles que ama e o medo do HIV fazem com que ele reprima esse amor e todos os seus desejos.
Um livro sobre amor, libertação, preconceito, Aids e Madonna.
Esse livro me tocou de uma forma tão grande que eu não sei nem explicar. Enquanto lia foi impossível não comparar a forma com que a Aids foi tratada nos EUA com o que vem acontecendo com a questão da covid aqui no Brasil. Foi impossível não traçar esse paralelo.
É um livro cuja leitura vale muito a pena. Leiam, por favor!

Clara.Cardoso 11/04/2021

Realmente não sei por onde começar a falar desse livro, eu adiei ler ele por muito tempo e se arrependimento matasse kk. Li ele em uns 4 dias, o que foi uma surpresa pq eu tava sentindo que a ressaca literaria tava vindo.

Os personagens desse livro são PERFEITOS, extremamente reais, então vc vai sim se irritar com eles as vezes, o Reza é com certeza meu preferido, só quero proteger ele de todo mal.

É muito importante ler e entender o que foi a epidemia da AIDS nos anos 90\2000, e como isso afetou toda a comunidade LGBTQIA+, e o autor trata disso maravilhosamente bem nessa história.

Não tenho reclamações sobre esse livro, os últimos 80% foram só sofrimento, chorei horrores mas amei muito o final. Resumidamente, todo mundo deveria ler esse livro, e eu vou panfletar ele SIM