Tipo uma história de amor

Tipo uma história de amor Abdi Nazemian

Resenhas - Tipo Uma História de Amor

jailxon 05/07/2021

TIPO UMA HISTÓRIA DE AMOR
Foi difi?cil decidir o que expor nessa resenha, fiquei sem palavras apo?s finalizar a leitura e demorei horrores pra formular esse texto, mas vamos la?!

Com uma escrita pra la? de perfeita, Abdi sabe como conduzir uma histo?ria. Sem deixar pontas soltas, o autor entrelac?a os pontos de vista dos tre?s protagonistas principais sem tornar o livro moroso ou confuso. Isso e? um dom!

Entre reflexo?es extremamente necessa?rias, ativismo LGBTQ+, cultura QUEER e Madonna, ?Tipo Uma Histo?ria de Amor? surge como um lembrete de que AMAR e? VIVER.

Eu nunca havia lido nada que trouxesse a AIDS como tema de discussa?o e, minha gente, ler sobre um assunto desses com o contexto histo?rico no qual a doenc?a era considerada a ?doenc?a dos gays? e? algo que toca profundamente na alma.

Acompanhamos de perto a luta contra a homofobia (uma doenc?a que devora o ce?rebro humano e retira a percepc?a?o de amor), todo o ativismo LGBTQ+ com as manifestac?o?es em prol de um prec?o justo por reme?dios para tratamento da AIDS. E? doloroso e angustiante.

A respeito dos personagens, eles sa?o adolescentes REAIS. Reza e? maravilhoso, ti?mido e, ao se assumir, sentimos aquela sensac?a?o de acolhimento. Judy e? uma princesa desbocada. E o Art, SEM PALAVRAS, ele e? maravilhoso.

Existem outros personagens que agregam e muito na histo?ria, como o tio da Judy. Enfim, uma obra super necessa?ria.

zoni 10/08/2021

É uma história sobre aquilo que você ama e pelo que você luta
"A palavra de quatro letras mais importante da nossa história sempre será amor. E é por isso que lutamos. Amor é o nosso legado"

BrendaZulP 15/12/2021

INCRÍVEL!
Eu amei cada segundo dessa leitura é um livro que por mais que tenha a dor envolvida nele, por conta do período que a história se passa, ainda assim tem também muito amor.

tuxenb 02/08/2021

Um cristalzinho que merece ser lido!
"Eles basicamente escolheram me ignorar, e eu escolhi dificultar essa tarefa para eles."

Amei a leitura! Fácil, fluida e viciante. Acompanhar as narrativas do Reza, do Art e da Judy foi um prazer. O tio Stephen é um acontecimento!!! As citações de Hollywood, os filmes, as atrizes citadas, a Madonna, torna tudo muito mais real. É delicado, intenso, enfim, valeu cada minuto lendo.

"Ela não tem vergonha, e é aí que mora o seu interminável poder. Porque a vergonha era a arma deles. Pessoas envergonhadas permanecem escondidas, e é exatamente assim que eles querem que a gente fique."

Manu 11/04/2021

tipo uma história de amor ???/5
chorei um pouco, a história em si não me prendeu MUITO mas esse livro é muito muito lindo ?

sordeps 12/01/2021

?Precisamos estar com todas as pessoas que entendam que cada vida queer perdida é uma tragédia.(...) Nós precisamos estar com pessoas que conheçam nossa história. Você não está sozinho e nunca estará, porque tem uma história linda e em constante evolução(...) Conte sua história até que ela esteja costurada no tecido da nossa história. Conte sua história porque, se não contar, ela pode ser apagada. Ninguém pode contá-la por nós.?

Marcos LC! 03/02/2021

"Tipo uma história de amor" é um livro sobre amizade, descobertas, aceitação, e acima de tudo é sobre o amor, eu me emocionei muito acompanhado a jornada desses personagens os conflitos e as inseguranças de cada um, me falta palavras pra descrever o quão feliz e emocionado eu fiquei fazendo essa leitura. Eu amei muito conhece essa história e conhece cada personagem, leiam pq é só amor esse livro.

Rafa Durães 25/05/2023

Que livrooo!
Esse livro me tirou de uma ressaca literária. Comecei na preguiça, me empolgava, dava umas paradas, e do nada engatei.
Que perfeito! Personagens, enredo, locais. O quanto aprendemos sobre a importância dos movimentos gays, o quanto nos faz chorar com a triste realidade sobre o início da pandemia da AIDS, e principalmente, o quanto devemos sempre respeitar e agradecer aos que lutaram antes de nós. A luta hj ainda é grande? Sim! Mas com certeza é mais branda devido a eles. Pelo que fizeram para que estivemos hj aqui, e com direitos.
Indico de todo o coração. Leiam!

maria duda 18/07/2022

like a romance? like a love story.
eu enrolei tanto tempo pra ler esse aqui que eu tenho certeza que era meu cérebro preparando o armazenamento de lágrimas pra não esgotar.

a história do reza é linda, a amizade dele e da judy foi muito genuína apesar de todos os pesares, e a relação de descobrimento dele e do art é muito boa também, a trope de found family me pegou demais, a judy entendia tudo que o stephen significou pro art e vice-versa.

eu adorei esse livro pelas referências que não entendi a maioria, pela ambientação e pela forma muito responsável de tratar a causa do pavor que a juventude gay e queer dos anos 80/90 tinha de se reconhecer.

nunca vai deixar de ser uma luta, mas amor é o nosso legado.

Fernanda1492 31/10/2020

Primeiro livro que leio nessa temática. Muito bem escrito! Meu coração se encheu de empatia.

freire 09/08/2021

que livro.
acho que nunca me identifiquei tanto com alguém quanto reza e o art. eles dois tem uma história tão complexa e tão profunda que me apavora a simples possibilidade de nunca viver alguma coisa assim.
todos os personagens testemunham muita coisa. sejam elas incríveis, absurdamente tristes ou magníficas. e todos crescem. e nossa é tão lindo mas tão lindo que quero que fique gravado na minha alma.

?sou mais paciente do que parece. vou esperar por você. e, enquanto isso, vou comer seu fígado.?

e meus parabéns por tudo que passou, abdi nazemiam. e muitíssimo obrigada por esse ?tipo amor? lindo.
ana 21/10/2021minha estante
ainda n o livro de hoje de hoje e o 66WB de setembro do nada o 6.alguma e a segunda etapa da prova foi realizada na minha caneca e na segunda feira fui ao quem no quer seguinte que o meu cartão foi bloqueado por causa de uma epidemia

Giulia.Delpomo 13/07/2021

Ler esse livro é aprender como amar
Ler "Tipo uma história de amor" é como abraçar alguém que você ama muito depois de um dia extremamente difícil. Todo o medo que as pessoas LGBTQ+ sentem de serem elas mesmas, de sofrerem preconceito é extremamente real e bem retratado (como mulher bissexual posso confirmar). Não sei como é temer a aids, mas esse livro me fez sentir como é isso também. Pelas páginas me senti dentro das manifestações, como se realmente eu estivesse lá e foi uma experiência muito incrível!

Os personagens são todos muito reais, com problemas e pensamentos verdadeiros, as vezes até problemáticos, mas é o que os torna mais próximos ainda da realidade.

Me apaixonei por Jude, Art, Reza e a amizade dos três. Me apaixonei ainda mais por Stephen, que para mim é uma enorme e perfeita representação do que é amor, do que é luto e principalmente do que é saber viver a própria vida sem temer a morte.

O livro tem sim seus defeitos, a escrita não é perfeita, mas também é extremamente fluida e mesmo com uma escrita imperfeita não pude deixar de dar 5 estrelas e também de favoritar.

Escrevo isso com um quentinho no coração, definitivamente um livro que todos deveriam ler e que vou guardar para a vida.

Pietro G. Primieri 12/03/2021

Tipo uma história de amor
Achei q o autor conseguiu amarrar o enredo, com as personagens e com o contexto histórico de forma brilhante. É um livro mto bom e uma história merecedora de ser contada.
Laiane 12/03/2021minha estante
Eu amei tbm

Pietro G. Primieri 12/03/2021minha estante
??

Joao.Almeida 22/09/2020

Tem um tempo que estava querendo ler um romance gay que me fizesse refletir e ansiar por um relacionamento igual ao do livro, assim, quando soube que o autor de Quinze Dias havia participado da tradução desse, não me contive e tive que ir atrás urgentemente. A trama é desenrolada pelo ponto de vista de três pessoas: Reza, Art e Judy. Todos sofrem problemas distintos, mas que derivam do mesmo motivo: querer ser aceito e amado por ser você mesmo.
A história ocorre em 1989 durante a epidemia de aids, onde os estudos ainda estavam caminhando e os medicamentos tinham um alto custo, foi interessante perceber como isso marcou por décadas como nós éramos e somos vistos até os dias atuais, visto que, somente em 2020 deixamos de ser considerados grupo de risco para conseguir doar sangue sem tanta burocracia. Desse modo, esse enredo me cativou da mesma forma que a série Pose conseguiu ao retratar esse período tão difícil e marcante para a comunidade LGBTQ+.
O importante dessa obra foi como as reflexões deles se encaixaram em muitos momentos da minha vida enquanto eu me descobria e me aceitava como homem gay, um exemplo é o instante que Art explica para Judy que mesmo desejando ser igual a ela não tinha equivalência entre ambos, pois ele cresceu sentindo-se diferente, envergonhado e com a sensação de ser algo errado e nojento.
Por fim, essa leitura foi realmente muito necessária para analisar quantos direitos nossa comunidade alcançou e quantos ainda precisamos alcançar para sermos vistos de igual para igual em nossa sociedade.