O tempo entre costuras

O tempo entre costuras María Dueñas

Resenhas - O tempo entre costuras

Rosana Miyata 30/07/2020

A história é muito boa, mas pela quantidade de detalhes e dados históricos a leitura para mim se tornou lenta, eu demorei bastante para ler. Mas pode ser porque eu não estou acostumada a ler livros desse gênero.

Júlia 17/07/2020

Lindo!
Este livro é, primeiramente, a história de várias mulheres. Em especial Sira, mas, junto dela, Candelaria, Dolores e Rosalinda. Mulheres fortes e decididas que cresceram muito nas adversidades que enfrentaram. Com certeza um livro marcante que merece seu lugar nos favoritos. Ansiosa para ler o próximo de Maria Duenas!

Guizalberth 17/07/2020

Uma versão espanhola sobre a Segunda Grande guerra
Um livro surpreendente, não em seu enredo, mas sim na escrita; a forma como a autora retrata a época e os acontecimentos não requer do leitor um conhecimento prévio, é um livro de fácil compreensão, extremamente conteudista e fluido, algo raro de se encontrar em livros assim.

Katharina 15/07/2020

Leitura muito fluida, um enredo ótimo e muitas informações sobre a situação da Europa na segunda guerra.

MellNavarro 12/07/2020

Eu vi a série sem saber que era baseada em um livro e depois que soube fiquei louca para ler e não me decepcionei em nada. Eu amo essa mistura entre ficção e história, misturado com espionagem então... Esse livro é recheado de personagens fortes e acontecimentos complexos, muito bom!!

Tatisr 11/07/2020

Espetacular!!
Sou meio assim com livros longos, esse foi o primeiro livro longo que me prendeu, não foi o tipo de leitura que fica enrolando para acontecer tudo no final, me prendi horrores na trama e vivi os suspenses enfrentados pela personagem, além disso nos insere numa guerra, que aliás não tinha a menor idéia de como tinha sido a segunda guerra na Espanha, e a autora soube incluir isso de maneira pontual e leve misturando realidade com ficção. Eu gostei muito!! Super indico.
Socorro.Amaral 11/07/2020minha estante
Gostei da série, mas nunca li o livro vale a pena comprar?

Tatisr 12/07/2020minha estante
Eu nem sabia que tinha série kkkk.. eu gostei muito do livro .. vai de cada um, já me indicaram livros q não gostei, mas se está curtindo a série pode ser que goste. Eu particularmente prefiro fazer a ordem inversa.. sempre ler primeiro e depois ver série ou filme.

Socorro.Amaral 24/07/2020minha estante
Ok, obrigada pela dica!?

Boneca sem manual 24/06/2020

Poderia ser só mais um romance adolescente, mas mostra que é possível mulheres tomarem as rédeas de suas próprias vidas.

Gabs 22/06/2020

Um dos meus favoritos
Que livro maravilhoso, a História me prendeu do começo ao fim. Não consegui parar de ler. Indico muito a série também.

Gabi 19/06/2020

Quando decidi ler esse livro, não sabia que tinha acabado de entrar em uma ressaca literária. A mais ou menos um mês tenho tentado evitá-la me obrigando a terminar os livros, já tinha notado que nenhuma sinopse me chamava atenção, então já sabia que viria uma ressaca, mas depois do livro que tinha lido antes desse, ela foi inevitável. Então quando quis começar o livro, me dei conta que não conseguia querer ler nada, e fiquei assim uns três dias. Ontem me forcei a tentar ler, e como vi que os capítulos eram pequenos, decidi ler até o quinto capítulo, e graças a isso, a ressaca foi bem mais curta. A reviravolta que aconteceu me prendeu ao livro e simplesmente não conseguia parar. A história é incrível, a protagonista inspiradora e o final espetacular. Simplesmente perfeito.

Cris609 16/06/2020

O tempo entre costuras
A série foi muito fiel ao livro..assisti antes de ler. Me arrependi. Devia ter feito o oposto. O final foi extremamente delicado e lindo.

Pri | @biblio.faga 01/06/2020

Em “O tempo entre as costuras”, a escritora espanhola María Duenãs, por meio da incrível protagonista e narradora Sira Quiroga, nos presenteia com uma riquíssima aula de história sobre a Guerra Civil Espanhola (1936-1939) e a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), só que desta vez pela perspectiva de um país que oficialmente se manteve neutro, porém, não ileso aos algures e as disputas de poder da guerra.

O livro tem inicio no ano de 1930, e a vida de Sira será “costurada” por viagens entre as cidades de Madri (Espanha), Tânger/Tetun (Marrocos – à época protetorado espanhol) e o litoral de Portugal. Misturando ficção com dados históricos, acontecimentos e personalidades reais, em conjunto com uma narrativa em primeira pessoa, o livro assume ares verdadeiramente biográficos e extremamente convincentes.

Além do evidente valor histórico, um dos maiores destaques do romance é a construção e a evolução primorosa da protagonista, que passa de uma jovem ingênua e tolamente apaixonada, para uma mulher forte, segura, cheias de ideias e capaz de se reinventar quantas vezes forem necessárias. Ao longo do livro, evoluímos de meros ouvintes, para amigos íntimos e cumplices da habilidosa espiã Arish Agoriuq. Ademais, somos presenteados com outros personagens tão complexos e cativantes quanto Sira, como, por exemplo, a inusitada Rosalinda Fox e a maravilhosa Candelária Ballesteros.

Também se deve salientar o cuidado que a escritora teve com a profissão de Sira, uma vez que a história se desenvolve entre moldes, alinhavos, agulhas, alfinetes, botões, tecidos e, especialmente, entre a idealização e confecção de trajes de alta costura. A autora fez um excelente trabalho descritivo, nos permitindo viajar geograficamente com a protagonista. María Duenãs, definitivamente, é cuidadosa com os detalhes, sem, contudo, sem exaustiva ou enfadonha, proporcionado uma leitura agradabilíssima.

Obs.: o livro foi adaptado para uma série de dezessete episódios e está disponível no Netflix – o que me deixou bem curiosa.

Leitura recomendadíssima.
Venha conhecer um pouco mais da história e personagens femininas inspiradoras.

Quotes:
“Cada uma, a sua maneira e em seu mundo, pertencia a uma estirpe de mulheres corajosas e lutadoras, capazes de abrir caminho na vida com o pouco que a sorte lhes oferecesse. Por mim e por elas, por todas nós, eu tinha de lutar para que aquele negócio desse certo.”

“A normalidade não estava nos dias que ficaram para trás: encontrava-se apenas naquilo que a sorte punha a nossa frente a cada manhã.”

site: https://www.instagram.com/biblio.faga/

Sheila.Balesteros 26/05/2020

O tempo entre costuras, primeiro livro que leio da autora espanhola Maria Duenas.
Livro narrado pela protagonista, Sira Quiroga, e a história flutua ora em Madri, ora em Tânger/Tetun- pretetorado espanhol em Marrocos, ora na Espanha arrasada pela Guerra Civil, e também durante o período da Segunda Guerra mundial (uma bela aula de história).
Sira Quiroga que desde pequena fora criada, somente por sua mãe, que era uma costureira, e de tanto acompanhar sua mãe no atelier em que esta trabalhava, aprendeu a costurar.
Sira, menina humilde, e com certa ingenuidade se apaixona por um rapaz, e se encanta com a nova vida de restaurantes, bares, hotéis, no entanto aquele que seria seu grande amor, se torna seu algoz, cravando na alma de Sirá machucados que levaram anos para cicatrizar. Foi dolorido.
??
Sira que abandonou tudo, para viver um grande amor, e acabou sozinha e grávida, sem eira nem beira, num país desconhecido, esbarrou com pessoas que a ajudaram. Podemos ver na história como às vezes o destino vai nos levando, como um tornado, tirando tudo do lugar, e quando pensamos que não vamos dar conta, tudo se ajeita. Ao longo da narrativa, por diversas vezes me questionei - e agora o quê será de Sira?- autora me surpreendia com desfecho maravilhoso.
???
??
Nessa maravilhosa história, você verá como Sira, uma costureira, consegue dar a volta por cima, montar seu ateliê de alta costura e torna-se uma peça importante para os Aliados durante 2GM, para lutar contra o fascismo europeu.
??
Temos como plano de fundo também, resgates, redenções, e por que não uma nova oportunidade para o coração?! Magnífico!

Lady of Swords 22/05/2020

O tempo entre a ingenuidade e a força
"O tempo entre costuras" foi a primeira obra da autora com a qual tive contato, mas me deixou tentada a procurar mais sobre o seu trabalho.
Maria Dueñas mistura eventos e personalidades reais com as suas personagens, o que, em conjunto com a narrativa sempre no passado, nos dá uma certa impressão de ler uma biografia.
Essa ferramenta mantêm a tensão em um nível interessante, pois ela nos dá certas dicas de quando alguma coisa vai dar errado, já que Sira nos conta sua história como alguém que já teve a chance de analisar suas memórias com a frieza necessária para entender o que se passou realmente, além do que suas emoções permitiram-na perceber no momento.
Mas, talvez, a melhor parte deste trabalho impecável de Dueñas seja a evolução da Sira, que passa de uma menina assustada, que mal sabe sobre o mundo e sobre as pessoas, para uma mulher forte que consegue dissimular situações pra lá de complicadas.
Na minha opinião, o estilo da narrativa tira um pouco da surpresa quanto a certos fatos, já que algumas pistas já te deixam esperando por certos acontecimentos, e eu sou mais fã da surpresa e da sensação de "ser tapeado", mas aí já é um ponto mais pessoal.
O livro vale super a pena e tem umas reviravoltas maravilhosas, por mais que algumas pontas soltas no final tenham me incomodado um pouco. Não posso falar mais sem dar spoiler sobre o enredo, mas apesar de o final ter me deixado ligeiramente "P" na hora, já entendi qual foi a proposta da autora, a qual mesmo não sendo a minha favorita, é super válida.
Por favor, tenham paciência com a Sira no começo. Ela vai recompensar vocês.

Elisa.Lorena 20/05/2020

Tempo entre as costuras
Apesar da ideia do livro ser interessante, ter algumas passagens excelentes, acho a construção dos personagens superficial, clichê. Os diálogos são inverossímeis e as condutas dos personagens artificiais. Não é um livro que eu recomende, entretanto, tem um fundo histórico bem feito. Diria até demais, ao ponto de ser cansativo.