Dez dias em um hospício

Dez dias em um hospício Nellie Bly
Nellie Bly
Nellie Bly
Nellie Bly




Resenhas - Dez Dias em Um Hospício


244 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Dhe 03/02/2023

O livro é muito bonito, tem uma excelente diagramação e projeto gráfico. Ele parece ser maior por conta do formato, mas a mancha gráfica é pequena e o espaçamento é ótimo, então pode-se dizer que é um livro curto.
No geral, achei o livro fraco, sem muita profundidade, apesar do tema ser bem interessante. Acho que talvez tenha tomado como base outro livro que li sobre hospitais psiquiatricos "O holocausto brasileiro", que é muito bem escrito e aprofundado nas histórias e tudo mais.
O que me deixou encantada com a Nellie Bly foram os paratextos, que foram muito bem inseridos no livro, o tornando uma edição especial. Com os paratextos nós podemos compreender bem mais a autora e ver como ela foi uma mulher corajosa.

Para a história do livro não dou muita nota, mas para a edição da Editora Wish dou nota 10.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mais um capítulo 30/01/2023

Gostei da leitura. Pesada na descrição das situações ocorridas no hospicio e isso deixa a gente, leitor(és), agoniados. Porém, fiquei perdido no final. Mas recomendo. ?
comentários(0)comente



Paulo 28/01/2023

Uma fábrica de loucos
?a obediência segue muitas vezes se colocando como critério de avaliação de sanidade até os dias de hoje?

Um livro reportagem escrito por uma mulher forte e corajosa.
A descrição é feita de forma simples e objetiva descrevendo as mazelas que atingem os pacientes, os ?loucos?, de um hospício.
Um dos primeiros marcos da luta antimanicomial é uma obra imprescindível para se entender a desumanização sofrida por essas pessoas.

Recomendo
comentários(0)comente



CLAUDIA 24/01/2023

Muito Bom
Uma leitura relativamente rápida acredito que pela época do acontecido muito do material deve ter sido perdido ou resumido, vale a pena a leitura
comentários(0)comente



mahyA.buzutti 24/01/2023

esperava muito mais
não achei que o livro passou profundidade e conexão para com o leitor, é uma história muito interessante, mas pareceu que quiseram fazer um resumo ao uma história detalhada e no meu caso comprei o livro querendo me aprofundar no assunto, mas me frustei ?

No mais, que tem apenas curiosidade na história, vale a pena ler, até pq é um livro com uma leitura muito dinâmica e de poucas páginas.
comentários(0)comente



Cacau 19/01/2023

A coragem da autora é algo a se admirar, assim como o resultado do trabalho dela, entretanto senti falta de mais detalhes durante a narrativa e em relação ao desfecho. Porém é compreensível essa falta se pensarmos que ela não possuía nenhuma forma de anotar o que se passava. Por ser um livro curto vale a leitura.
comentários(0)comente



brunaluc 18/01/2023

Muito triste a forma que um ser humano seja capaz de tratar o outro sem motivo algum! Livro muito bom!!
comentários(0)comente



Mandy 12/01/2023

Demorei um tempo para ler, mas é uma leitura que quem quer saber mais sobre o passado dos hospitais psiquiátricos.
É um relato, mas admito que esperava um pouco mais, mesmo sendo 10 dias. Claro, vemos que parecia que para ser medico ou enfermeira nesses hospitais era so você ser alguém que maltratava e negligenciava os outros.
comentários(0)comente



Lêticia Lopes 09/01/2023

Informativo e necessário
O livro é bem curtinho e rápido de ler. Li 86% em um só dia.

É uma leitura que expõe muitas crueldades infligidas a mulheres indefesas e nos deixa angustiadas por saber que tudo foi verdade.

Nellie fez um trabalho essencial para ajudar as pessoas a terem melhores condições de vida em locais para tratamento psiquiátrico, revelando as horríveis coisas que eram feitas nesses locais.

Nellie foi uma feminista, com certeza.
comentários(0)comente



Alba 09/01/2023

Verdades necessárias
Não conhecia Nellie Bly antes da editora Wish trazê-la e estou profundamente grata por terem feito isso. Nellie se tornou uma inspiração, uma mulher que se preocupava com as mulheres e as condições em que elas viviam, apesar de ter certo privilégio. Seu trabalho de investigação foi uma denúncia da situação que milheres de pessoas em hospitais psiquiatricos passaram na sua época. Além disso, Nellie também investigou a vida que as mulheres trabalhoras, mostrando as situações degradantes e os salários baixos. Obrigada Nellie por ter existido.
comentários(0)comente



Rafaela.vAlmeida 02/01/2023

Meio fraco
O livro é bem importante em certos pontos porém bem raso na explicação. Como uma jornalista que vivenciou a vida de quem vive em um hospício pensei que fosse ter muito mais aprofundamento e detalhes.
comentários(0)comente



Kethlyn 29/12/2022

⭐⭐⭐⭐
Eu gostei muito do livro. Esperava uma descrição mais profunda? Sim. No entanto, ao entender que o caderno da Nellie foi retirado dela no hospício, entendo que muito pode ter se perdido em meio aos acontecimentos e relatos diários e ela acabou fazendo um grande 'resumão'. Ainda assim, acho a leitura muito rica, pois relata um cenário assustadoramente triste. Dá para sentir um pouco do que era estar nesse lugar. A escrita é muito fluida, eu li o livro em poucas horas. E essa edição da Wish está perfeita, com uma diagramação espaçada, ilustrações, fotografias do hospício, um prefácio interessante da editora e uma curta biografia da autora, escrita pela Joici Rodrigues. Gostei muito. Para mim só não foi, realmente, cinco estrelas, porque senti falta de uma maior profundidade no relato e na história de quem eram aquelas pessoas, mas como eu disse, a situação em que ela ficou no local teria a impossibilitado. Em suma, é uma leitura que vale a pena, em minha opinião!
comentários(0)comente



Geovanna.Cookie 28/12/2022

A indescritível miséria humana
É uma leitura obrigatória para todos os estudantes de jornalismo.

Nelly Bly foi indescritível de tão corajosa ao fazer o que fez e os absurdos que revelou só pioram com o progresso do livro. Primeiro, a facilidade com que foi colocada dentro de Blackwell junto de diversas mulheres que pareciam sãs e que declaravam isso a todo o instante.

Segundo, a impossibilidade de sair. Ela mesma diz que o lugar é como uma ratoeira, não importa como elas se comportam ou o que falam, ninguém as ouve, não ligam se estão doente ou não.

E finalmente, a crueldade do ser humano. Esse livro talvez tenha sido o melhor exemplo da síndrome do pequeno poder. Mas não era tão pequeno o poder das enfermeiras sobre as paciente, era de vida e morte. E a vista grossa feita pelos médicos custou muitas vidas.
comentários(0)comente



Andre.Gbur 03/12/2022

Difícil imaginar como real
O relato de Nellie sobre o hospício, seu funcionamento, o preparo e descaso (da maioria) dos funcionários é absurdo de se imaginar que realmente ocorresse em um tempo que já havia pesquisas em cima do tema e pessoas e condições para levar dignidade às pessoas nessas instituições. Chega a ser difícil de imaginar tudo como real.
comentários(0)comente



244 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR