Ana Terra

Ana Terra Erico Verissimo

Resenhas - Ana Terra

Laura 22/07/2010

´"Sempre que me acontece alguma coisa importante, está ventando"
A primeira frase do livro, que esta a cima, me chamou muita atenção. Por que eu não diria sempre, mas isso já aconteceu comigo algumas vezes. O livro é bom, deu até vontade de ler os outros dois da trilogia, imaginem só. Gostei de todos os personagens, no sentido de que todos são bem feitos e construídos. Gostei das descrições, dos locais, de tudo... Ah, eu gostei mesmo. ^^

Márcio Tigre 15/05/2010

Gostei
Gosto da forma como o Erico Verissimo descreve as coisas em seus livros.
Talvez imaginasse um final diferente, ou até algumas situações de outro modo, mas no geral gostei bastante desse pequeno livro.

MÁRSON ALQUATI 24/04/2010

Marcante!
Um dos poucos livros da literatura clássica gaúcha que realmente gostei e senti prazer em ler. Vale a pena!
Lucia Sousa 30/11/2010minha estante
Érico Veríssimo é o que há de melhor na literatura gaúcha!Que maravilha,eu nem lembrava de como já tinha lido toda a coleção dele!Você me ajudou muito em organizar minha estante!Valeu!

Ma_ah 12/04/2010

Simplicidade
Não sou muito fã de literatura brasileira, mas esse pequeno romance me prendeu pela simplicidade, pelos acontecimentos e por narrar uma época dura do campo com cultivo da terra de sol a sol, criação de gado, guerras e a esperança de uma vida melhor para uma moça que vive os pesadelos de ser mulher. Apesar da desigualdade, da violência e da vida escrava que ela (Ana Terra) levava, conseguiu forças para mudar e ter uma vida mais digna. Gostei :D

Lucas 31/03/2010

Li obrigado por um prfessor, e hoje agradeço demais!!!
Entendi Érico Veríssimo, entendi Ana Terra e mais que isso, entendi ainda mais a minha terra.
Voltei a ler quando peguei o Continente!
Clássico!!!

Melina 15/12/2009

Sobre "Ana Terra"
Terra. Não foi uma escolha inconsciente o sobrenome de Ana Terra. Principalmente se observarmos que é uma mulher que o carrega. Embora tenha herdado o nome do pai, Maneco Terra, é a partir de Ana que ele ganha força. Ana é mãe, assim como a terra. Gera um filho em suas entranhas como a terra fecunda o trigo. Ela é a matriarca da família que tem seus duzentos anos de história contados em O tempo e o vento, de Erico Veríssimo, trilogia em que se insere o livro "Ana Terra".
Terra é um sobrenome forte que podemos associar ao campo, palco de alguns momentos da vida da personagem. Podemos também associá-lo ao trabalho pesado, à resistência. A terra é o maior exemplo de vida, de perpetuação das espécies, é ela que sustenta tudo e se mantém forte mesmo com o passar do tempo. Ana Terra tem apenas um filho, Pedro Terra, e através dele transmite sua força por várias gerações. Para ela, cuidar da terra é cuidar da sobrevivência, da manutenção da família.
Ana nasceu em Sorocaba, mas no início do romance ela vive em uma estância localizada próxima à cidade de Rio Pardo, no Continente de São Pedro do Rio Grande, atual Rio Grande do Sul. Os continentinos preocupavam-se muito em "ser machos", participar de guerras, defender a honra. O pai e os irmãos de Ana Terra, ao contrário de muitos gaúchos, não se importavam com as guerras, sonhavam mesmo em plantar trigo, que estava em alta na década de 80 do século XVIII. Talvez, por serem descendentes de portugueses, preferiam lidar com a terra a tomar parte nas batalhas travadas para defender o Continente. o velho Maneco sabia que os generais estavam mais interessados em defender suas propriedades e ganhar mais sesmarias.
O vento também tem uma grande importância nesse romance.

"Sempre que me acontece alguma coisa importante, está ventando" - costumava dizer Ana Terra. (VERISSIMO, 1976, 73)

Ele é o destino, é também o passado, ele traz a lembrança do tempo que passa, traz a desgraça, a morte e a esperança. O vento é o homem que aparece subitamente na vida de Ana Terra e passa, deixando saudades e um filho em seu ventre. A terra é o tempo, que também passa, mas quase sempre da mesma maneira, renovando-se lentamente.

Valscabral 03/03/2021minha estante
Ótima resenha .

Camila 02/10/2009

Muito chato u.u perda de tempo lê-lo (y)
Giulia.Arcanjo 16/03/2017minha estante
Concordo, achei bem entediante

tatialooca 19/07/2009

eu só li por que tinha que fazer um trabalho de literatura, mas no fim acabei gostando, Ana Terra é uma mulher de coragem, bem como as mulheres daqueles tempos de guerra no Rio Grande

Zéh 22/06/2009

Na minha opinião a obra O Tempo e o Vemto é a obra-prima da literatura brasileira, e com certeza este é o melhor episódio desta série. Neste livro conhecemos na minha opinião a principal personagem da série, a mais explorada e a mais cativante, que é Ana Terra. Foi ótima a inciativa de se produzir este e o outro volume ( Um Certo Capitão Rodrigo), separados e acho que também seria ótimo se isso acontecesse co todos os outros episódios da série, pois os livros que reúnem mais de um episódio são realmente caros, ainda estou me preparando para comprar a série completa ( são 7 volumes)

Aribra 15/04/2009

O Tempo E O Vento - O Continente 1

Mais um extrato da Obra O Tempo E O Vento de Érico Verissimo, fez sucesso como série de TV da Globo com Glória Pires no papel de Ana Terra.

Dani [Gremio] 23/03/2009

Ana Terra é o capítulo definitivo de O tempo e o vento. Além da representatividade histórica da personagem (símbolo da mulher rio-grandense),eu destacaria Seu erotismo, ampliado pela solidão e pela sensação de infelicidade de viver naquele mundo perdido que é a fazenda do pai.

A sua garra, obstinação e capacidade de resistência.A relação que Ana estabelece entre o vento e as coisas importantes de sua vida, a associação entre as "noites de vento, noite dos mortos" e, por fim, a própria ligação do vento com a memória feminina. Esta memória - açulada pela natureza - é ao mesmo tempo o tormento, o consolo e a arma de defesa das mulheres contra a falta de sentido da existência.

um dos primeiros livros q li(acho que umas 4 vezes só)recomendadissimo!!!

Graça 06/02/2009

Força
Ana Terra conta a história de uma mulher forte, endurecida por sua criação ao lado de homens rígidos e duros. Sua tragetória de vida tambem contada em O Tempo e o Vento, nos envolve de ternura e admiração. Um livro inesquecível de lutas, amores, tradições, a força da terra, a sensibilidade do amor. Vale a pena ler.

Vulcanis 01/12/2008

Esforço
Em poucas linhas, Ana Terra nos tras a história de uma jovem, Ana, que enfrenta difíceis obstáculos para se manter viva. Filha de um pai rígido e irmã de homens sérios, a menina contará em vários momentos (presente, passado e futuro), seus esforços e pensamentos diante do sacrificio que as mulheres daquela época passavam, devido a restrições e machismo, predominante entre os senhores feudais.Onde, para garantir seus direitos, é necessario antes, abrir mão de seus gozos da vida.