Ana Terra Erico Verissimo

Resenhas - Ana Terra

lukascione 19/06/2021

Não dava nada e fui pego de surpresa!
Comecei desconfiado com a história, parecia lenta, me lembrava romances comuns, de época, mas do nada engrenou, rolaram muitos plots e não consegui parar de ler. Um romance brasileiro que merece atenção, ajuda a retratar a história do país, assim como coloca atenção em alguns detalhes não tão bonitos da nossa história. Vale até para uma reflexão sobre alguns assuntos muito atuais. Além disso, Ana Terra surpreende pelos elementos poéticos, por sua crudeza, e pelos acontecimentos que seguem a vida de Ana e a família Terra.
Recomendo a leitura tanto para os sulistas que vão identificar elementos tradicionais, quando para aqueles do restante do país que podem aprender um pouco mais, e também pra aqueles que buscam boas histórias de autores nacionais.
Como primeira leitura da obra de Érico Veríssimo foi suficiente para me fazer ler outras obras, especialmente O Tempo e o Vento, para ver o restante da história da família Terra e dessa narrativa interessante.
Não recomendaria a leitura nesta edição, pois a diagramação não é das melhores (o texto está espremido nas páginas), e o livro é bem simples, mas se tratando de um trecho de O Continente, talvez seja suficiente.

Lele 10/06/2021

Uma mulher forte.
Eu realmente não esperava este final, eu achei o livro bem interessante, ele relata a força, coragem e perseverança da protagonista.
O jeito que ela reergueu quando sua vida foi destruída é algo incrível e inspirador.
O livro tem uma grande reviravolta que não esperávamos, e mesmo com seu mundo de ponta cabeça ela ajuda as pessoas.
Fiquei encantada com esse livro!

Pri 31/05/2021

Paixão de adolescente
?Sempre que me acontece alguma coisa importante, está ventando? Um dos primeiros livros que me fez ser apaixonada por leitura. Além de ser um clássico da literatura brasileira, é um livro que fala sobre aventura, romance , tragédia e que tem uma personagem marcante e encantadora!

Ãnimo Total 19/05/2021

Ana Terra
É um dos episódios de O Continente, primeira parte da trilogia O tempo e o vento.
Escrita deliciosa de Érico Verissimo.

omanoel 04/05/2021

PERFEITO!!
Um dos melhores livros que já li. Uma História emocionante e uma leitura indispensável.

Le 02/04/2021

Nossa eu estou impactada com esse livro. Não li o primeiro então talvez a minha experiência teria sido mais imersiva ainda.
Érico é muito cirúrgico na escrita, gostei bastante do desenvolvimento e mesmo sendo um livro curto ele conseguiu prender a minha atenção. Rico em detalhes e personagens tão reais que parecem de verdade.
Demorei pra engatar na leitura mas uma vez que vc se prende, não tem como parar.

Sofis 24/03/2021

Pense numa mulher que sofreu foi a Ana terra a coitada gosto muito dela, admiro sua força.
Vítor 24/03/2021minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK acho que a ana terra ficaria mt feliz em saber disso viu sofia

Valentina.Schittle 08/03/2021

É um livro muito bom, porém não é o tipo que eu costumo gostar. Ele retrata a vida cotidiana da família, então tem seus altos e baixos, partes interessantes e outras nem tanto. Mas mesmo assim eu gostei da leitura, ela me marcou muito e me deixou bem chocada em alguns pontos. Vale a pena ler!

Valscabral 07/03/2021

Ana Terra
Ana Terra é um dos episódios da trilogia de Érico Veríssimo ; O tempo e o vento que faz parte do primeiro livro O continente.
Ana vivia numa estância longe de tudo com seu pai Maneco Terra, sua mãe e irmãos.
Não tinham relógio e calendário. Eles guardavam os dias da semana na memória; viam as horas pela posição do sol, calculavam a passagem dos meses pelas fases da lua. E era o cheiro do ar,os aspectos fãs árvores e a temperatura que diziam as estações do ano.
Passou por muitas dificuldades, mas se mostrou forte e corajosa.
Este livro conta um pouco da história do Rio Grande do Sul, das guerras.
Ludmila 10/06/2021minha estante
Oi! eu lembro de ler os primeiros livros da série durante adolescencia e agora to procurando pra comprar e reler tudo. vc sabe me dizer se esse e o um certo capitão rodrigo são iguais aos capítulos dentro do continente? ou sao livros separados mesmo? to com medo de comprar repetido kkkkkkkk

freirecristiane 20/02/2021

Ana é uma mulher sofrida
Como sofreu Ana Terra. E como era chato Maneco Terra. A forma detalhada que o autor descreve o cenário e as pessoas transporta o leitor pra uma época tão distante, e faz refletir sobre a vida das pessoas que inspiraram essa história.

Bruna 17/02/2021

Ana Terra
Eu gostei do livro, no início achei chatinho, mas depois fica bem legal. Tem umas partes de "turbulência" que eu tive que dar uma respirada kkk mas é bem bom!

julia 31/12/2020

História muito boa e envolvente, bem curtinha e mostra bastante da história e costumes do Rio Grande do Sul.

Ãtudiant 27/09/2020

A trama é bem elaborada, Érico Veríssimo construiu muito bem a narrativa e a ambientação, que vão ao encontro das características históricas regionais da época.

Fer Paimel 19/09/2020

Muito bom livro
Gostei muito da história. Ana Terra é uma personagem feminina forte e impressionante.
A história é triste e bem realista. Muito bacana o cenário histórico por trás do enredo.
Algumas cenas fortes e impactantes, o que faz de um livro de poucas páginas, uma leitura intensa! Recomendo!
Ruan 19/09/2020minha estante
A história de Ana Terra faz parte do início da coletânea O Tempo e o Vento, essa é na minha opinião uma das obras literárias mais fantástica da literatura brasileira. Recomendadíssimo

Fer Paimel 20/09/2020minha estante
Ruan, gostei bastante também! Quero ler mais livros do Veríssimo! Tô com Incidente em Antares aqui para ler! Qual outro você recomenda??

Ruan 20/09/2020minha estante
Outra obra que li desse autor foi um livro infantojuvenil chamado As Aventuras de Tibicuera. Nesse tu não vai encontrar personagens com toda a carga dramatica que tu encontra nos personagens dos livros de O Tempo e o Vento, mas o autor segue essa mesma linha de narrar suas histórias ficcionais em contextos históricos reais do Brasil, ele descreve a epopéia de um indio deste o seu nascimento momentos antes da vinda dos portugueses até o momento que o autor se encontra nos anos 40. Foi o primeiro livro que li na vida e é uma leitura bem leve e divertida.

Fer Paimel 20/09/2020minha estante
Ah, que bacana! Obrigada pela dica!!