Ana Terra

Ana Terra Erico Verissimo

Resenhas - Ana Terra

Yasmin.Moraes 29/07/2022

Noite de vento, noite de mortos
Esses livro não é impactante. Mostra a realidade de pessoas pobres que vivem no interior do país. Ana Terra é uma mulher que sofre muito na vida, mas que continua em pé e lutando, pois não tem outra alternativa.
O vento está muito ligado aos momentos mais marcantes desse livro.

jjulia25 02/09/2022

Delicado, triste e fiel
Érico Veríssimo consegue descrever sentimentos muito fortes em poucas palavras, e com isso da pra sentir a solidão de Ana Terra e a triste realidade de muitas mulheres, uma descrição dos primeiros povoados do Brasil. Mas a representação é muito fiel da força que mulheres sempre precisaram ter, em qualquer circunstância. A personagem enfrentou um vazio enorme no coração, e ela descreve ansiedade sem ter nem conhecimento dessa palavra, mas é assim que era. Enfrentando muitas dificuldades ela nunca deixou de sonhar com dias melhores, mesmo quem o dia seguinte fosse exatamente como o anterior.

Camyli Augustin 09/09/2022

Caramba
Que livro triste, fiquei realmente impactada, no começo não gostei muito dos personagens, tirando Pedro que me encantou desde o começo, porém quando começo a gostar deles eles começam a morrer, é um livro incrível, cheio de críticas e nos mostra uma outra realidade, adorei saber de alguns fatos históricos exclusivos do meu estado!

Ana Bellot 13/09/2022

O vento da semeadura
Um livro poderoso! Clássico que tem uma carga muito forte de parte da formação do Brasil. Ana Terra como filha, como mulher, mãe, avó. Que personagem impressionante. Amei. Uma das leituras do ano, sem dúvidas.

Sofi.JR 25/10/2022

Crítica- Ana Terra
O livro é bom, envolve o leitor, cenas fáceis de idealizar, história com fatos reais, bom desenvolvimento da história e razoável dos personagens, mas infelizmente o final não é tão bom quanto a história, acaba deixando algumas questões que poderiam ser respondidas em aberto, e não fez tanto sentido, mas creio que deve ser pelo fato de eu não ter lido o livro citado no resumo da última capa, além disso é um livro bom eu diria.

Gabi.Trarbach 05/11/2022

Ana terra
Uma narrativa rio grandense, a leitura é um pouco cansativa , porém a história é realmente muito boa

Leitora_amadora 19/11/2022

Que livro incrível!!
Eu adoro as personagens femininas criadas por Veríssimo, são personagens fortes e com muita personalidade.
Me emocionei mto com Ana Terra :')
Vale a pena ler!!!!!

Karen 06/12/2022

Cheiro de Brasil
Bastou esse primeiro contato com a obra O TEMPO E O VENTO de Erico Veríssimo para cair de amor pelo universo de um Brasil recém povoado, com cheiro da terra, o som do vento, o sabor do charque.
É literatura de imersão! Maravilhoso!
"Gente moça - achava ele - gostava muito de festa, de barulho e de bobagens...".

Dan 03/01/2023

Simplesmente Érico Veríssimo
É a segunda obra desde autor que leio. Sua assinatura é evidente. Mas se estivéssemos falando de um escritor ruim, isso não seria uma boa afirmação. Mas ao se tratar de Érico Veríssimo, eu fico muito empolgado em saber que mais uma vez lerei uma história fantástica, trágica, cheio de uma carga histórico e muito envolvente!

sapobufo 04/01/2023

Sofreu mais que Jesus
Ou que Juliette? Você decide.
E olha que muitas vezes é assim até hoje - principalmente no interior do RS (falo com conhecimento de causa).

Gabi 08/01/2023

Ana Terra, a bixinha
Amei amei amei. Só espero que Ana Terra seja realmente fictícia viu, porque a bisha sofreu, comeu não só o pão mas a pizza inteira que o diabo amassou.

gabi1692 08/01/2023

? "ao ver-lhe o sexo a avó resmungou: 'mais uma escrava'."

? "mas uma pessoa pode lutar contra a sorte que tem. pode e deve"

? "... bibiana ouvia a avó dizer quando ventava: 'noite de vento, noite dos mortos' ".

confesso que de primeira eu julguei mesmo, geralmente eu não gosto mto de livros que se passam nessa época do brasil e além disso, tinha um certo receio com érico veríssimo. mas eu gostei, acho que não é qualquer um que vai gostar do enredo, porém o livro é bom. é daqueles livros que a gente realmente entra na história e quando chega no clímax não consegue parar de ler. além disso ele nos aproxima da cultura dessa época (que por sinal eu morro de raiva) e mostra a dor daquelas pessoas. tem várias frases marcantes. eu ainda acho que a ana terra devia ter mais atitude, eu queria que ela falasse com o pai dela: "se vc quiser comida no prato e roupa limpa vai ter que pelo menos olhar na minha cara"; mas dá pra entender o pq dela não fazer isso. esse ano eu queria ler a trilogia toda desse livro, confesso que estou com um pouco de medo de não gostar, não sei o motivo.

maryelli0 31/01/2023

Magnífico
Uma escrita impecável, um livro histórico muito bom, super imersivo e chocante!!Amei ler e recomendo.

Cris 14/02/2023

14.02.2023
Iniciei esse livro que conta a história de Ana Terra, a principal personagem do livro O Continente, que quero iniciar na sequencia. Narra a saga de sua família que sai de São Paulo para fundar o Rio Grande do Sul. Entre a vida sofrida, pois o sustento depende da lavoura e dos animais que criam, como vaca e galinha, precisavam enfrentar a guerra. A época é o século XVIII, quando a Espanha estava em guerra com Portugal e acabaram invadindo o Brasil. Além da guerra, as pessoas que só queriam viver em paz, precisavam se defender dos castelhanos que saqueavam as casas e maltratavam as mulheres. Gostei muito!

Tina 15/02/2023

Inesquecível e único
Quando penso em Ana Terra penso em fundação, em força, em garra. Penso na luta de uma mulher, que, em meio a dois irmãos homens, um pai carrancudo e uma mãe submissa, engravida de um missioneiro e perpetua a linhagem da família Terra por séculos. Acompanhamos os Terra até o final da saga "O Tempo e o Vento", trilogia aclamada de Erico; e mesmo depois de séculos de sua morte, ela é sempre lembrada. Vivendo no campo, na lida, tudo o que Ana quer é mudar de vida. E ela consegue quando segue para um novo povoado que estava sendo fundado por um rico estancieiro, no final dos anos 1700. É aí que temos a fundação de Santa Fé e o pontapé inicial para todas as aventuras que seguem dali. "Ana Terra" não é uma obra inédita, e sim um excerto de parte da trilogia anteriormente mencionada, mas que vale a leitura. Porque Erico é Erico! Inesquecível e único!