O Diário de Zlata Zlata Filipovich

Resenhas - O Diário de Zlata

João 31/08/2014

um livro muito legal o que mais gostei
achei o livro muito legal onde uma menina chamada zlata conta o seu dia a dia antes durante a guerra pois a guerra não acaba na historia do livro :
o livro começa com zlata narrando o seus dias ela era uma boa aluna e tirava notas maximas em suas avaliações entao ela conta de suas amigas de seus dias maravilhosos de estudante e de uma adoleçenteou menina
entao até que começa a parte mais dificil de sua vida narrada por ela onde sofria riscos de morte popr bombas ,bombardeios e franco atiradores ela corria riscos maiores em seu quarto que dava para o monte onde ficavam os franco atiradores entao se começa a dificuldade que seriam a falta de energia agua e comida ao longo dos dias voltando e faltando na sua cidade na guerra e assim ela vai sobrevivendo aos bombardeios e as bombas com seus pais que faziam de tudo
durante a guerra zlata lia livros louca mente seu aniversario durante a guerra foi meio triste e legal pois suas amigas aviam saido da cidade e legal pois sua tia promoveu um concurso de dança
ao passar dos dias e meses a icdade tem a diminuição de bombardeios tiroteios e os franco atiradores tinham parado de atirar ai zlata começou a ir em suas aulas de piano e a voltar a sua rotina antes da guerra

Gianne 31/08/2014

O Diário de Zlata
Esse livro conta a história de uma menina chamada Zlata que vive na guerra, com seus pais. Eles moram na cidade de Sarajevo . A vida dessa menina antes de começar a guerra era a de uma criança normal, que brinca, vai a escola, tem amigas...e ela escreve um diário do seu dia-a-dia. Até que chega um certo momento que "pessoas" começam a bombardear essa cidade, e o tema de seu diário muda totalmente! Só fala de guerra.
Zlata e sua família passava por várias dificuldades no momento que acontecia a guerra; eles ficavam sem energia, sem água, ou seja, sem a PAZ!
Eles tinham que ficar no porão dos vizinhos, porque era mais seguro contra as granadas.
Esse é um livro muito interessante.

Ju 31/08/2014

O Diário de Zlata
Eu achei o livro super legal !!
Este livro conta de uma menina que vive em Sarajevo , uma cidade que vivia em guerra e para passar seu tempo , Zlata lia livros e escrevia em seu diário tudo de seu cotidiano . Zlata perdia seus amigos uns iam embora e outros morriam . Quando havia guerra Zlata e sua familia se escondiam no porão ou as vezes no porão de seus vizinhos .

Mariana 31/08/2014

o Diário de Zlata
Zlata é uma menina de apenas 11 anos que vivia em meio a uma guerra.Mas com toda essas
bombas,granadas,tiroteios e medo ela ainda conseguia ter esperança que tudo ia ficar bem
Ela adorava escrever em seu diário e lia muitos livros. Reportes publicaram seu diário. É um livro muito bom, esperança é sempre necessário.

Mariana 30/08/2014

O diário de Zlata
Zlata Filipović, nas primeiras entradas de seu diário, são dedicados às brincadeiras com as amigas, as férias no interior, o mundo da moda e os programas.É também uma boa aluna e se preocupa em manter suas notas altas. Mas subitamente tudo isso é interrompido, e ela se vê transformada em uma das “crianças da guerra” a cidade onde Zlata vive com sua família, se torna um dos principais palcos na disputa pela criação da atual Bósnia e Herzegovina.

Jacqueline 30/08/2014

Diario de Zlata
Este livro me fez pensar muito sobre a vida, pois as vezes somos felizes mais continuamos reclamando. O diário conta uma história real sobre uma criança chamada Zlata Filipovi?, nas primeiras páginas seus dias eram dedicados as brincadeiras com as amigas, as ferias no interior, seus programas favoritos como MTV, se preocupava com manter suas notas altas. Mais isso é interrompido porque Zlata se transforma em uma criança da guerra... A partir daí o diário conta seu cotidiano de ataques, alivios, saudades de suas amigas que deixaram a cidade... Aos poucos passa a faltar de tudo (comida, água, eletricidade, gás, e etc) e ela fica feliz com simples coisas que acontecem, fazendo anotações como: O GÁS VOLTOU! YESSS!
Sem dúvidas o livro me encinou muita coisa, por exemplo a dar valor nas coisas que temos e agradecer todos os dias ao invés de reclamar! Recomendo este livro a todos!

Pedro Luca 29/08/2014

O Diário de Zlata
Zlata é uma menina que tem 11 anos e mor na cidade de Sarajevo. Zlata escreve tudo em seu diário, oque fez,oque vai fazer,etc. certo dia Zlata foi para a montanha que ela fala que é a mais linda do mundo Jahorina. ela,seus pais e a familia de suas amigas passam a noite la na montanha e qunado volta ouve pelo rádio que esta havendo uma guerra em uma cidade perto de Sarajevo e ela fica preocupada e todos da ciade também. Sua familia ja começa a preparar as coisas para a guerra. Dia seguinte seu pai é convocado para uma reunião da polícia. Zlata e sua mãe ficam preocupada com ele mas teve a notícia que ele iria voltar daqui 2 dias. Zlata ao longo da guerra perde amigos e parentes que fugiram para outro país ou que foram mortos por francos atiradores ou por granadas. Mesmo diante da guerra Zlata foi a escola nos dias que tiveram aulas e fez suas aulas de piano e de inglês. Zlata tambem foi em festas de seus amigos, mas no dia de seu aviversário ficou doente um dia antes entao teve que fazer a festa em outro dia, mas ela gostou do mesmo jeito, pois foi todo mundo que ela tinha convidado. No fim da história sua amiga maja que foi embora para outro pais escreveu uma carta dizendo se ela tinha um diário falando da guerra e ela respondeu que sim em uma carta escrita para maja. alguns dias depois ficou sabendo que alguns reportares iria falar com ela sobre seu diário, se eles poderiam fazer copias e vender. Zlata aceitou e depois seu diário foi públicado em inglês.

Bianca 28/08/2014

A vida de uma menina na guerra.
Zlata é uma menina de apenas onze anos que vive na guerra da ex-Iuguslávia, na cidade de Sarajevo.Vive em um porão frio, sem luz, que ela detesta.
Tinha um papagaio chamado Cicko que morreu e uma gatinha chamada Cici que teve o mesmo fim.
Zlata conta tudo em um diário chamado Mimmy, em homenagem ao seu falecido peixe.
Era muito inteligente e isso salvou a sua vida, pois ela conseguia se comunicar em inglês com os jornalistas.

Laurinha 28/08/2014

O Diário de Zlata
Zlata tem onze anos e vive em Sarajevo. Como a grande maioria das garotas da sua idade, ela mantém um diário, no qual vai registrando tudo o que acontece em seu cotidiano.
Ao contrário das outras meninas, principalmente as que vivem no mundo ocidental, que escrevem sobre paqueras, ídolos e moda, Zlata tem que deixar de lado os tópicos juvenis. A garota despeja passa a relatar todo o medo, a raiva e a perplexidade diante da guerra que eclodiu na ex-Iugoslávia.
"O Diário de Zlata" retrata a violência e o temor de uma geração por um ponto de vista ainda ingênuo, de uma menina que mal começou a viver.
Ao contrário de muitos amigos e familiares que deixaram Sarajevo com a chegada da guerra, em 1992, Zlata e os seus pais tomaram a decisão de ficar juntos. O modo de vida tornou-se primitivo, sem água, eletricidade nem gasolina, e os suprimentos de comida eram extremamente limitados. Na época, a UNICEF estava pedindo às crianças que tivessem mantidos diários durante a guerra para que mostrassem seu trabalho. Através da escola de Zlata, seu diário foi descoberto e selecionado para publicação em julho de 1993. Quase ineditamente, o diário recebeu enorme publicidade e Zlata foi proclamada a "Anne Frank de Sarajevo", um título que sempre a deixou desconfortável, porque, diferentemente de Anne, ela teve a sorte de sobreviver.

Lune 11/01/2014

Minha resenha
Esse livro ensina muita coisa, pelo menos para mim.O diário de uma garota que ver sua infância ser totalmente destruída pela guerra.Suas experiências e dificuldades enfrentadas durante esse período.
A história contada pela própria guerrazinha.Mostrando a guerra de uma visão diferente que não vemos nos livros de história.O lado que mostra o terror dos sobreviventes,da incerteza de que irá continuar vivo ou se vai perder seus amigos ou parentes com quem você ela vivia feliz antes da guerra começar.Mostra que a guerra não foi só números, e sim pessoas como nós que sofrem de uma forma muito cruel vendo pessoas morrer sem poder fazer nada além de se esconder e rezar para que esse terror que viveram passasse.
Zlata, antes da guerra tinha uma infância normal, fazia aulas de piano,e participava do coral.Quando a guerra começou seus pais resolveram que não iriam fugir de Saravejo(onde ela morava).

Tania Capel 27/12/2013

uma menina na guerra
Um dia, Yuri, 11 anos, meu aluno chegou com um livro e disse: "Lê isso e depois a gente conversa..." Bom, achei a atitude engraçada e petulante... rs! Adoro... perguntei do que tratava e descobri que era o livro indicado para a turma na aula de português, na semana seguinte eles fariam prova do livro. Tive o cuidado de adiar a leitura para depois da prova... adoraria discutir o livro com ele, mas não deveria interferir...

O Diário de Zlata, a vida de uma menina na guerra registra os dias de Zlata Filipovic, de onze anos, em Saravejo quando a cidade está sendo atacada pelos sérvios e bósnios. Zlata relata suas impressões e desabafa as dificuldades em viver uma nova realidade: a guerra.

Para um garoto de 11 anos, talvez o contexto histórico seja de difícil compreensão... necessitava de uma orientação sobre o conflito, seus motivos... Neste ponto, sinto falta da interdisciplinaridade realmente funcionar... pena a teoria ser linda e o cotidiano escolar não corresponder...

Para quem tem mais de 11 anos... a leitura é agradável e poética... registra a esperança de dias melhores e um olhar suave, mas não menos críticos, sobre o conflito. Uma lição sobre a vida... que persiste em sonhos, mesmo que alguém tente a todo custo roubá-la...

Lary 25/10/2013

Eu retirei esse livro na biblioteca logo após devolver O diário de Anne Frankie (que eu desisti de ler). A história relata a vida de Zlata, com ela mesmo contando tudo em seu diário. A guerra se inicia em Sarajevo e Zlata ve sua vida mudar de forma brusca, mas tentando sempre continuar com sua antiga vida normal que ela tanto amava. Eu gostei da história por ser um relato bem pessoal e do ponto de vista de uma garota bem nova. É emocionante, triste e, as vezes, bem divertido ler as anotações dela. O que atrapalhou a minha leitura, foi o fato de ter várias palavras desconhecidas para mim e por eu ainda estar decepcionada por não ter conseguido ler O diário de Anne Frankie. É uma leitura que recomendo bastante, sim. Principalmente para quem esta iniciando a vida de leitor agora ou gosta desse tipo de literatura. As palavras que não conheço, são palavras da língua mãe de Zlata, que eu não faço ideia a qual idioma pertence. Na minha opinião, é um livro que vale muito a pena ser lido. Você irá se apaixonar por Zlata, sua família e seus amigos.

site: http://vidasempretoebranco.blogspot.com.br/2013/10/resenha-o-diario-de-zlata.html

Maria 22/09/2012

É incrível como um diário escrito por uma menina de 11 anos, como modo de desabafar e registrar o que estava ocorrendo, pode se tornar tão importante como um documento de guerra e conflitos ocorridos, para a sociedade.
Eu li esse livro há uns 6 anos, na rotina de pegar livros na biblioteca da escola para ler. Esse me chamou a atenção de longe, eu sabia que iria gostar dele desde o início. E achei incrível.
Nath 19/03/2013minha estante
Também li na minha época de escola e é daqueles livros que ficam marcados pra sempre em nossa memória.