O Diário de Zlata Zlata Filipovich

Resenhas - O Diário de Zlata

Alinson 06/09/2011

Resenha - "O Diário de Zlata"
"Segunda - feira, 29 de junho de 1992
Dear Mimmy

NÃO AGUENTO MAIS TIROS DE CANHÃO!NÃO AGUENTO MAIS GRANADAS CAINDO! NEM MORTOS! NEM DESESPERO! NEM FOME! NEM INFELICIDADE! NEM MEDO!

Minha vida é isso!

... Uma criança que não brinca mais,que ficou sem amigas, sem sol, sem pássaros, sem natureza, sem frutas, só com um pouquinho de leite em pó.
... Ouvi dizer que a infância é a época mais linda da vida. Eu estava feliz de viver a minha infância, mas essa guerra me tomou tudo. Por quê ?"

Para mim esse trecho foi um dos mais marcantes de todo o livro.
O livro nos faz ver o tanto de coisas boas que temos ao nosso redor e muitas vezes não damos valor, de tudo o mais importante é que temos a paz.
Este livro mostra também o que uma guerra provoca na vida de uma criança e que além de um mero diário é uma grande lição de vida e o melhor é que tudo o que é narrado é de fato verídico.
A única coisa, é que penso que o Diário de Zlata deveria ter uma continuação para mostrar um melhor desfecho, pois o mesmo acaba com a guerra ainda acontecendo no país de Zlata, mostrando assim o desfecho da mesma e também como ficou o país de Zlata.
Rafaberge 08/09/2011minha estante
Realmente, esse é um dos trechos mais marcantes do livro, e tbm concordo que o diario deveria ter continuação! adorei a resenha, esta otima, parabens!

Alinson 16/09/2011minha estante
valew rafaa!!

Guga 27/02/2012

O Diário de Zlata. Por:Gustavo de Oliveira.
Zlata é uma Garota que passa uma guerra em sua cidade :Sarajevo;enquanto a guerra acontece ela escreve um diario chamado:Mymmy.No Diário ela escreve os dias que passa sem água,luz,e sem alimentos para comer.
Ela tem que suportar ainda as mortes de seus amigos.

Opinião:Eu adorei este livro apesar de ser muito triste,mas valeu ter lido!!!.
Prof. Angélica Zanin 19/03/2012minha estante
Valeu, Gu!

Matheus 20/02/2022

A Zlata falando sobre a guerra,todos os amigos que foram embora ou morreram,sobre todos os problemas que eles enfrentaram passa a sensação de como se estivéssemos lá,o livro é parecido com o diário de Anne Frank

Maria 22/09/2012

É incrível como um diário escrito por uma menina de 11 anos, como modo de desabafar e registrar o que estava ocorrendo, pode se tornar tão importante como um documento de guerra e conflitos ocorridos, para a sociedade.
Eu li esse livro há uns 6 anos, na rotina de pegar livros na biblioteca da escola para ler. Esse me chamou a atenção de longe, eu sabia que iria gostar dele desde o início. E achei incrível.
Nath 19/03/2013minha estante
Também li na minha época de escola e é daqueles livros que ficam marcados pra sempre em nossa memória.

Lucas M 08/11/2018

Infância ou Pesadelo?
Uma menina chamada Zlata, mora em Sarajevo e próximo ao tempo que esperava chegar, tem uma radical mudança em sua vida. Do dia para a noite uma guerra se inicia e a partir disso suas coisas consideras boas sofre alterações como sua escola, amigos e família.
É um livro muito legal, que mostrou, pelo menos a mim, que devemos valorizar aquilo que temos, pois mesmo na guerra houve momentos felizes a eles e não tinham tudo que temos, nós vivemos a maioria do tempo infelizes e, ainda sim, não estamos não em uma guerra.
Recomendo a pessoas adultas (que reflitam) e crianças (entretenimento)!

Laurinha 28/08/2014

O Diário de Zlata
Zlata tem onze anos e vive em Sarajevo. Como a grande maioria das garotas da sua idade, ela mantém um diário, no qual vai registrando tudo o que acontece em seu cotidiano.
Ao contrário das outras meninas, principalmente as que vivem no mundo ocidental, que escrevem sobre paqueras, ídolos e moda, Zlata tem que deixar de lado os tópicos juvenis. A garota despeja passa a relatar todo o medo, a raiva e a perplexidade diante da guerra que eclodiu na ex-Iugoslávia.
"O Diário de Zlata" retrata a violência e o temor de uma geração por um ponto de vista ainda ingênuo, de uma menina que mal começou a viver.
Ao contrário de muitos amigos e familiares que deixaram Sarajevo com a chegada da guerra, em 1992, Zlata e os seus pais tomaram a decisão de ficar juntos. O modo de vida tornou-se primitivo, sem água, eletricidade nem gasolina, e os suprimentos de comida eram extremamente limitados. Na época, a UNICEF estava pedindo às crianças que tivessem mantidos diários durante a guerra para que mostrassem seu trabalho. Através da escola de Zlata, seu diário foi descoberto e selecionado para publicação em julho de 1993. Quase ineditamente, o diário recebeu enorme publicidade e Zlata foi proclamada a "Anne Frank de Sarajevo", um título que sempre a deixou desconfortável, porque, diferentemente de Anne, ela teve a sorte de sobreviver.

Bianca 28/08/2014

A vida de uma menina na guerra.
Zlata é uma menina de apenas onze anos que vive na guerra da ex-Iuguslávia, na cidade de Sarajevo.Vive em um porão frio, sem luz, que ela detesta.
Tinha um papagaio chamado Cicko que morreu e uma gatinha chamada Cici que teve o mesmo fim.
Zlata conta tudo em um diário chamado Mimmy, em homenagem ao seu falecido peixe.
Era muito inteligente e isso salvou a sua vida, pois ela conseguia se comunicar em inglês com os jornalistas.

Jacqueline 30/08/2014

Diario de Zlata
Este livro me fez pensar muito sobre a vida, pois as vezes somos felizes mais continuamos reclamando. O diário conta uma história real sobre uma criança chamada Zlata Filipovi?, nas primeiras páginas seus dias eram dedicados as brincadeiras com as amigas, as ferias no interior, seus programas favoritos como MTV, se preocupava com manter suas notas altas. Mais isso é interrompido porque Zlata se transforma em uma criança da guerra... A partir daí o diário conta seu cotidiano de ataques, alivios, saudades de suas amigas que deixaram a cidade... Aos poucos passa a faltar de tudo (comida, água, eletricidade, gás, e etc) e ela fica feliz com simples coisas que acontecem, fazendo anotações como: O GÁS VOLTOU! YESSS!
Sem dúvidas o livro me encinou muita coisa, por exemplo a dar valor nas coisas que temos e agradecer todos os dias ao invés de reclamar! Recomendo este livro a todos!

Mariana 30/08/2014

O diário de Zlata
Zlata Filipović, nas primeiras entradas de seu diário, são dedicados às brincadeiras com as amigas, as férias no interior, o mundo da moda e os programas.É também uma boa aluna e se preocupa em manter suas notas altas. Mas subitamente tudo isso é interrompido, e ela se vê transformada em uma das “crianças da guerra” a cidade onde Zlata vive com sua família, se torna um dos principais palcos na disputa pela criação da atual Bósnia e Herzegovina.

Mariana 31/08/2014

o Diário de Zlata
Zlata é uma menina de apenas 11 anos que vivia em meio a uma guerra.Mas com toda essas
bombas,granadas,tiroteios e medo ela ainda conseguia ter esperança que tudo ia ficar bem
Ela adorava escrever em seu diário e lia muitos livros. Reportes publicaram seu diário. É um livro muito bom, esperança é sempre necessário.

Ju 31/08/2014

O Diário de Zlata
Eu achei o livro super legal !!
Este livro conta de uma menina que vive em Sarajevo , uma cidade que vivia em guerra e para passar seu tempo , Zlata lia livros e escrevia em seu diário tudo de seu cotidiano . Zlata perdia seus amigos uns iam embora e outros morriam . Quando havia guerra Zlata e sua familia se escondiam no porão ou as vezes no porão de seus vizinhos .

Belisa 24/03/2015

A comparação de Zlata com Anne Frank é inevitável: ambas são jovens, têm sua infância/adolescência abalada pela guerra e relatam suas experiências em diários. Zlata, inclusive, nomeia seu diário de Mimmy, em alusão a Kitty - nome do diário de Anne Frank.

A guerra, entretanto, é outra e bem menos lembrada. Enquanto Anne Frank (sobre)viveu nos tempos da tão conhecida 2ª Guerra Mundial (1939-1945), Zlata (sobre)viveu durante a guerra civil na Bósnia, nos anos 90. A menina não viveu em campos de concentração, mas nem por isso seu relato é menos importante ou menos triste para quem o lê. Zlata teve seus estudos interrompidos, vivenciou a morte de amigos, viu o sofrimento de seus pais, viveu 2 anos com luz, água, gás e comida faltando constantemente. Em alguns dias tudo parecia andar normalmente, mas logo os bombardeios recomeçavam, acabando com as esperanças de uma vida normal.

Também diferentemente de Anne Frank, o diário de Zlata é "descoberto" e publicado no meio da guerra (a guerra terminou em 95 e o diário foi publicado em 93), por isso o diário termina abruptamente, não espere por uma conclusão.

Como toda leitura que trata de qualquer guerra, é uma leitura que dói na gente. Porém, ao mesmo tempo, Zlata nos enche de esperança por mostrar que há pessoas mais fortes e mais sensatas do que aquelas que vivem em guerra por motivos tão mesquinhos.

Durante a leitura, prepare o Google: para entender todo o contexto da guerra, é bom fazer uma certa pesquisa sobre aquela região e sobre as motivações que levaram ao conflito.