A Mão Esquerda da Escuridão

A Mão Esquerda da Escuridão Ursula K. Le Guin...

Resenhas - A Mão Esquerda da Escuridão

e-zamprogno 16/05/2024

Uma saga cinematográfica pra se ler devagar
Ao ler a introdução do livro escrita pela própria autora, já esperava algo profundo. Um pensamento que me chamou a atenção foi quando ela escreveu – não exatamente nestas palavras – que um artista expressa o que não pode ser dito em palavras; e um escritor é um artista que usa palavras para expressar o que não pode ser dito. E é, de fato, tão profundo que talvez eu não tenha sido capaz de atingir todos os níveis de sutileza. Eu não estava preparado para a saga de Genly Ai.

Genly Ai, o protagonista e terráqueo, é um enviado de uma federação planetária para fazer o primeiro contato pessoal com os habitantes de um planeta periférico e isolado, Gethen. A missão dele é apenas dar a conhecer a este planeta a existência de vida humana em outros mundos e abrir as portas da aliança planetária para mais um membro. Segundo ele mesmo explica, os primeiros enviados vão sempre sozinhos, pois um alienígena é uma curiosidade; dois ou mais podem ser vistos como uma invasão.

A autora é antropóloga e, como tal, explorou muito bem o primeiro contato entre duas raças humanas: o representante de uma raça analisando os da outra e vice-versa. Mas Gethen, como a Terra de hoje, é dividido em diferentes nações, com regimes políticos diversos, sem falar da cultura, etnia, línguas, tradições e religiões. Portanto, ele começa a jornada por uma nação que, por acaso, é uma monarquia, onde recebe o apoio de um alto funcionário do governo, Estraven, o segundo personagem mais importante do livro. Em meio às intrigas da corte e à disputa política por poder, Genly Ai sente que está perdendo o apoio de Estraven, até que este é banido do reino como traidor. Sem entender bem quem traiu quem, mas definitivamente sem apoio, Genly Ai se vê obrigado a buscar ajuda para sua missão na nação vizinha, onde mais tarde se reencontra com Estraven, desta vez como refugiado.

O que acontece a partir daí eu não poderia revelar sem estragar a melhor parte da história, mas posso dizer que o livro é como se fosse o diário de Genly Ai desses dias. Alguns capítulos são intercalados por “documentos” históricos, histórias e lendas do próprio planeta, e até mesmo citações do diário de Estraven, supostamente textos que Genly Ai anexou aos seus registros pessoais. O livro então aborda temas sob a ótica da antropologia, da política, da geopolítica, e ainda de maneira pessoal e íntima, pois o que há de mais íntimo do que o diário de uma pessoa?

Os temas mais íntimos que ela aborda são atemporais, mas os demais continuam tão atuais e relevantes que é difícil acreditar que o livro foi escrito em 1969! Certamente um clássico, uma bela obra para se ler devagar, absorvendo aos poucos o conteúdo denso e exposto numa saga cinematográfica.

denis.caldas 17/05/2024minha estante
Puxa, depois dessa resenha, e vindo de um confrade igual a você, me interessou! Abraços!

e-zamprogno 17/05/2024minha estante
Legal, Denis! Como tentei destacar na resenha, é um livro cheio de reflexões, talvez nem todo mundo aprecie o caráter reflexivo da história, por exemplo, quem estiver atrás apenas de uma "ficção científica" padrão. Ela está, a começar por tratar do contato entre duas raças alienígenas, mas acho que o valor do livro realmente está mais a fundo. Se se aventurar, espero que goste como eu gostei!

Patricia 16/05/2024

Embora eu tenha demorado um pouco para terminar a leitura, eu gostei muito do livro. Inclusive, foi o melhor que li nesse ano, até o momento. A escrita da autora, como sempre, é primorosa. A história é excelente e, apesar da minha lerdeza por causas externas, ela realmente me prendeu, era triste ter de abandonar a leitura por causa do mundo real.

Bia 16/05/2024

A mão esqueça da escuridão
Foi um livro difícil e cansativo nao porque é ruim ( é muito bom aliás) mas sim, porque não é um estilo que estou acostumada , li por causa que gosto de sempre está lendo livros diferentes.

É um universo incrível, pense como a autora conseguiu criar um universo assim. Gostei das questões abortadas que é muito atuais.
AliJu 16/05/2024minha estante
Admiro você por tentar coisas diferentes no nível de ficção científica, Bia. Estou devendo tentar uma faz um tempão kkkkkkk

Bia 16/05/2024minha estante
Kkkkkk eu sempre estou lendo estilos diferentes. Esse eu ouvir audiobook então foi mais "fácil" .

Simone1603 30/04/2024

Maravilhoso!
Se não houvesse o texto de abertura da autora, eu iria fica incomodada com algumas partes machistas, mas ela explica tudo e diz que se equivocou em certas colocações.
O livro é incrível! Muito bem escrito, prende, emociona, faz refletir.
Merece todos os prêmios ganhos.

Escrito há 50 anos, A mão esquerda da escuridão é um marco na literatura de fantasia e ficção científica, vencedor do Hugo e do Nebula, mantendo-se até hoje como uma voz precursora e potente nas discussões da humanidade.
Enviado em uma missão intergaláctica, Genly Ai, um humano, tem como missão persuadir os governantes do planeta Gethen a se unirem a uma comunidade universal. Entretanto, Genly, mesmo depois de anos de estudo, percebe-se despreparado para a situação que lhe aguardava. Ao entrar em contato com uma cultura complexa, rica, quase medieval e com outra abordagem na relação entre os gêneros, Genly perde o controle da situação. É humano demais, e, se não conseguir repensar suas concepções de feminino e masculino, correrá o risco de destruir tanto a missão quanto a si mesmo.

Larissa3225 21/04/2024

A Mão Esquerda da Escuridão não é nada do que eu esperava e, ainda assim, eu simplesmente amei.

É uma estória maravilhosa sobre confiança, lealdade, amizade e amor, com intrigas políticas super complexas, várias reflexões sobre o ser humano e um pano de fundo extremamente rico.

É um livro mais complexo, que exige paciência e atenção do leitor, mas que retribui todo esse investimento com uma estória impecável.

huntzbergf 20/04/2024

Esse livro foi meu primeiro contato com o gênero ficção científica e para uma primeira experiência, até que foi muito boa.

No início tive muita dificuldade para acompanhar a narrativa por conta da linguagem característica do gênero, demorei bastante para me acostumar e quando peguei o esquema, não quis mais parar de ler.

A história me simplesmente me fascinou! Achei incrível como a Ursula aborda questões de gênero, raça e até classe no romance. Tive uma grande mescla de sentimentos no decorrer da leitura, inclusive, chorei bastante no penúltimo capítulo e é muito raro algum livro me fazer chorar.

Esse livro merece todos os prêmios e prestígio recebidos, sem dúvidas vou começar a me aventurar no gênero ficção científica e na literatura da Ursula!
Wash2 07/05/2024minha estante
Tb gostei muito!

Débora 19/04/2024

Inegavelmente é um livro bom e bem escrito, apesar de algumas """comodidades"""" em padrões usados para descrever gêneros, como "delicadeza" para se referir a figura feminina. Porém, meu problema foi o seguinte: foram poucos momentos em q consegui me cativar pela história de Genly Ai e seus objetivos. Além do que, por muitas vezes, eu me encontrava perdida na história sem conseguir acompanhar( talvez devido aos termos complicados). Enfim, planejo reler esse livro em outro momento.

Cristiane 14/04/2024

Diferente
Muito diferente do que costumo ler, porém muito bom, pois soube despertar em mim curiosidade e muitas perguntas, além de me deixar intrigada com a ideia geral, e completamente disposta a ir até o fim da história.
Os personagens te prendem e, apesar do objetivo do protagonista no livro não ser nada tão revolucionário ou 100% original, todo o caminho que a autora percorre para nos fazer entender esse ponto, é de grande valia e muito enriquecedor para o contexto geral.
Poder acompanhar o personagem por tudo o que ele passou é poder compreender melhor tal planeta e seus costumes foi muito instigante.
Sem dúvidas, quero ler mais títulos dessa autora.
Recomendo!

SocorroBaptista 10/04/2024

Não sei porque não li este livro antes, absolutamente magnífico, uma jornada de aprendizado e compreensão do mundo que coloca o protagonista diante de si e do outro de forma constante, numa luta permanente de autoafirmação, um medo de perder a si mesmo naquele universo andrógino sem descriminação de gênero. Entendo a lógica do final, mas devo confessar que fiquei arrasada.

Neto 08/04/2024

Complexo, grandioso, magnífico
Uma sociedade complexa e bem estranha ao meu ver. Diferentemente de tudo o que eu já li (ouvi), A Mão Esquerda da Escuridão me mostrou uma nova forma de ver o sfi-ci. Enxergar o que está atrás da cortina mágica das naves e aparelhos ultra tecnologicos.

Não consigo nem por em minhas palavras a experiência que tive. Porém, me utilizo do que Genly Ai disse ao fugir do planeta gelado.
Acho que consigo descrever um pouco o que se passa em minha mente: "era estranho ver homens e mulheres separados[...]. Eram seres siamescos em corpos distintos, com vozes variando entre o mais grave ao mais agudo[...]. Era estranho estar entre humanos novamente."

Alana_Gomes 07/04/2024

Facilmente colocado ao lado de Duna, Solaris e todas as melhores histórias de ficção científica.
Ursula Le Guin apresenta aos leitores não apenas as questões largamente discutidas nesse genêro literário, como as viagens espaciais e existência de outras civilizações. Em A mão esquerda da escuridão a autora busca discutir assuntos em voga nos anos 60, como questões de genêro e guerra.
A autora cria um mundo em que todos são andróginos e faz as seguintes perguntas: "como a sexualidade afeta nossa cultura?", "a sociedade seria diferente se todos fossem iguais?", "como essa sociedade se comportaria e pensaria o mundo?".
É importente salientar que essa história foi escrita por uma mulher branca, da classe média, nos anos 60 e, com certeza, algumas questões relacionadas a discussões de genêro vão soar, e realmente são, ultrapassadas. Mas muiltas outras ainda estão presentes nos dias atuais.

Corquiola 03/04/2024

Comecei a história me interessando bastante, pois a premissa de uma sociedade "hermafrodita" e o teor político me cativaram, mas com o tempo, senti o enredo se arrastar e muitas coisas que achei que a autora iria se aprofundar (principalmente gênero) ela não fez...
Ao mesmo tempo percebi que a história tem um foco muito maior nas questões políticas, questões essas que podemos identificar tanto na época em que o livro foi escrito, marcada por imposições políticas e sociais e respostas da sociedade a elas, como hoje em dia em que os temas ainda são atuais.
Mas entre essas escolhas da autora, a que mais gostei foi nos transportar para uma sociedade, em que todos os papéis podem ser repensados tanto na questão de gênero, pois como não há, também não há o mais forte e o mais fraco, não há o papel que culturalmente você precisa cumprir e a anomalia, o alienígena, o diferente é você. Isso nos coloca na posição do mais fraco, do não aceito e essa posição é propícia para reformular conceitos e entender o outro! Mesmo não tendo gostado tanto quanto pensava, valeu a pena ter conhecido.

Carla.Floores 29/03/2024

Diplomacia e progresso
O encontro de etnias, raças, espécies e culturas gera estranheza a princípio e até aversão, mas com um pouco de paciência, resiliência e óbvio, oportunidade, é possível observar as diferenças e tirar o melhor proveito delas. Exceto para aqueles que são conservadores até os átomos ou para aqueles que pouco se importam com o passado de seus ancestrais.
E qual o papel da tradição nisso tudo?
Para saber pra onde ir é preciso saber de onde veio. Aprender com os erros, não só os seus, mas aqueles que outros cometeram, e que deixaram como legado histórias, sejam elas faladas ou escritas.
O final ficou em aberto, com a pergunta: o que acontece a um planeta onde o legado de seus ancestrais é deixado de lado?
A missão do terráqueo Genly Ai é inicialmente convencer os governantes do planeta Gethen (Inverno) a aderirem ao Conselho Ecumênico. Para os trekers é fácil, é como se o Conselho fosse a Federação dos Planetas Unidos e Genly Ai fosse o capitão Picard, Archer ou qualquer outro enviado a missões diplomáticas de exploração.
Todo o desenrolar dessa missão, seus percalços e conquistas, vai ser transcorrido numa narrativa muito parecida com O Senhor dos Anéis. Descrição de paisagem, temperaturas, árvores, trejeitos, fisiologia dos habitantes etc. Há partes que não precisariam estar ali, mas que no fundo servem para dar profundidade à trama ou completar o universo criado por Ursula.
E o ponto alto desse livro, a coisa mais marcante dele é que, apesar de ter sido publicado em 1969, Ursula abordou questões que ainda hoje são difíceis de entender pra grande maioria das pessoas. Como, por exemplo, a não-binareidade, a assexualidade, a transsexualidade, questões de gênero em geral.
“Suponho que a coisa mais importante, o fator único de
maior peso na vida do indivíduo, é se ele nasceu macho
ou fêmea. Na maior parte das sociedades, isto determina
suas expectativas, atividades, pontos de vista, ética,
maneiras, quase tudo. Vocabulário, vestuário, até mesmo
alimentação. As mulheres, em geral, comem menos.”
Fiquei durante toda a leitura me perguntando de onde raios ela tirou esse nome ‘A Mão Esquerda da Escuridão’, como boa canhota que sou. E o conceito é bem legal. Tem tudo a ver com a diplomacia necessária para o progresso.
Vania.Cristina 30/03/2024minha estante
Ah que legal, Carla!!! Muito bom, fiquei com mais vontade ainda de ler

TrizDosAnjos 28/03/2024

Não binarie
Eu acho a proposta desse livro excelente e o livro em si toca em temas super atuais. Amo quando a autora para pra discutir essas coisas ou quando podemos ver claros exemplos entre as diferenças entre a nossa sociedade e as do povo desse planeta.
Ainda assim acho que tem muitas narrações e eventos desnecessários e que não trazem nada pro enredo. Talvez seja o próprio estilo da autora ou da época, mas na minha opinião o livro podia ser bem menor.

Wilson 25/03/2024

A viagem futurista
Que livro incrível. Apesar de ser um pouco cansativo por apresentar muitos nomes e palavras desconhecidas desse "universo" diferenciado, a história é muito reflexiva. É sempre bom podermos imaginar a possibilidade de uma evolução da raça humana e a imaginação de podermos encontrar outris seres vivos fora do planeta Terra.