O Inimigo do Mundo

Resenhas - O Inimigo do Mundo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Andreza 10/06/2024

Tempos de tormenta
Pra quem joga RPG é muito fácil de visualizar os desafios, os testes, as rolagens de dados a cada batalha dos heróis. A leitura é um pouco arrastada, demorei bastante pra terminar esse livro devido ao excesso de descrições, mas pra quem gosta desse tipo de narrativa, é um texto bem rico em detalhes.

Larissa Tabosa 24/04/2024

Gostei bastante deste livro. Agora sei porque quem o indica o faz com tanto carinho. É realmente uma ótima porta de entrada para todo o universo de Tormenta20.

Porém, a despeito do meu gostar, preciso tecer alguns comentários pouco lisonjeiros: trata-se de um grande epílogo, onde o autor apresenta praticamente todos os lugares e situações existentes em Arton. Conhecemos piratas, exércitos, deuses, bardos, reis e tudo o mais que existe. Contudo, isso acaba por transformar boa parte do livro em um grande filler, onde a trama principal (a busca pelo Albino) torna-se secundária e em evidência fica apenas o grande azar dos aventureiros.

Olha, nunca vi grupo mais azarento que esse! Tudo o que pode dar errado simplesmente dá errado, para no minuto seguinte dar tudo certo. Isso me incomodou um pouco e tornou a história um pouco cansativa, porque era bem nítido que o autor fez isso apenas para que conhecêssemos todos os elementos e possibilidades do universo. Além disso, o terço final é bem corrido, toda a sequência de encontrar o Albino, a luta e tudo o mais que acontece depois disso é bem rápida, não que rapidez seja algo ruim, mas é que aqui ficou parecendo que o autor percebeu que estava enrolando demais e decidiu correr com a história para não se alongar ainda mais.

De toda forma, acho que esses problemas decorrem mais da paixão que Caldela tem pelo universo, o que, avaliando bem, nem é um problema, é mais uma questão de falta de adaptação minha, talvez. Enfim, como um grande epílogo e um livro introdutório do universo acho que é muito bom. E é por isso que continuarei lendo os outros livros da trilogia, pois quero muito saber o destinos de várias personagens.

Fabricio.SantAna 03/03/2024

Empolgante
Leonel escreve muito bem e a história dos personagens é interessante demais. Esse livro dele é mais antigo e percebo o quanto ele está melhor porque em alguns momentos a história se tornou arrastada e maçante pra mim (principalmente no meio do livro). Apesar de no geral eu gostar demais de tudo. O universo é interessante e os personagens também, mas em alguns momentos ficava tonto sem saber exatamente como determinados personagens chegaram ali e o que aconteceu entre os eventos. Também tive dificuldade pra gostar de alguns personagens principais, mas percebi que era intenção do autor que esses personagens fossem assim. Como já li 3 livros de Leonel antes deste, sei que ele não tem pena dos personagens e que eles podem morrer a qualquer momento e por isso já esperava algumas mortes durante a história. Ainda assim, em muitos momentos a história me surpreendeu.
Gostei também das representações dos deuses que me lembraram em muito as histórias gregas onde humanos lutam e deuses estão por trás manipulando as coisas.

Laryssa.Rabelo 18/02/2024minha estante
me tira uma dúvida, pra ler esse, precisa entender do rpg tbm?

JAlia372 19/02/2024minha estante
Oii, não precisa entender de RPG não. Eu nunca joguei e leio tranquilamente, é um livro normal.

Laryssa.Rabelo 19/02/2024minha estante
Tá bem obrigada, já coloquei na lista ?

Leo Lopes 20/01/2024

Introdução empolgante - e levemente datada - da Tormenta
"O Inimigo do Mundo" é a primeira parte da Trilogia da Tormenta, escrita por Leonel Caldela para, enfim, explicar a origem da maior ameaça do mundo medieval de Arton - e que dá nome ao maior sistema de RPG brasileiro, surgido nas revistas da Dragão Brasil nos anos 90.
Enquanto uma obra isolada, é uma fantasia bastante divertida, empolgante e bem didática na introdução do mundo - embora, talvez, possa ser cobsiderada "rasa" demais se descobsiderar o elemento RPG que sustenta a trama. Como um romance de um cenário de RPG, faz um excelente trabalho explicando as mecânicas e dinâmicas do mundo, seus povos, classes, raças e divindades.
Tem elementos descritivos e narrativos que pecam um pouco - talvez pela inexperiência do autor na época -, e alguns tratamentos um tanto complicados (especialmente na utilização do termo "raça" e descrições sobre características "bestiais"), mas que eram comuns no período, especialmente em publicações de fantasia e RPG.
Apesar disso, Leonel apresenta uma introdução didática, envolvente e empolgante do mundo de Arton, suas maravilhas e perigos, enquanto acompanhamos um grupo de aventureiros viajando pelo continente entre 1388-1390 (o cenário, atualmente, se encontra em 1420), na caçada de um misterioso assassino conhecido como "O Albino"; nesse trajeto, conhecemos mais sobre os aventureiros, suas falhas e motivações, aprendemos sobre alguns reinos e bastante sobre os deuses que regem esse mundo e, claro, descobrimos as origens de sua maior ameaça: a tempestade rubra, a terrível Tormenta!

Xicrinho 18/01/2024

Maneirinho. Um pouco arrastado, mas sem dúvidas interessante. Vale a leitura. Um dos aspectos mais interessantes do livro é o envolvimento direto dos deuses com os eventos do livro. E também, serve de um pontapé muito massa para a Tormenta.

Giovanni.Ostemberg 06/01/2024

Como os outros livros do Caldela que eu li, "Inimigo do mundo" tem um compasso bem característico, indo de momentos mais filosóficos à trechos onde uma infinidade de coisas se sucedem em poucas páginas. Acontecimentos estapafúrdios que são tratados como se fossem casuais, boas cenas de ação e uma narrativa em que tudo que é citado tem um efeito, como uma bola de neve, não só no plot do livro, mas em todo o universo de tormenta. Por fim, se vc não conhece tormenta, é uma boa porta de entrada pra se ambientar na mitologia e no mundo e se vc já conhece tormenta, mas ainda não leu este.... muitas dúvidas são respondidas ao longo do livro.

Junior574 28/10/2023

Bom, mas os fãs me atrapalharam.
É o quinto livro que eu leio do Leonel Caldela, depois da trilogia de Ruff Ghanor (que ainda está incompleta), Ozob, e A flecha de fogo, e esse junto com a trilogia de tormenta, é com certeza, é o livro que mais me incentivaram a ler.
Todos sempre disseram que a narrativa era absurdamente mais violenta, e que o mundo era terrível, e a escatologia do Leonel sangrava pelas páginas, mas eu sinceramente acho que essa é uma daquelas opiniões antigas, do fã que gosta de algo do seu autor, e qualquer coisa nova não supera, o livro Ozob é de qualquer forma e ótica que eu consiga enxergar, absolutamente mais violento que esse livro.
Essa expectativa foi o que estragou a minha experiência com o livro provavelmente, eu achava as coisas sim violentas, mas ficava sempre esperando o momento, onde as coisas iam realmente terminar terrivelmente erradas, onde o chão ia sumir, e isso não aconteceu.
É claro que a premissa do horror cósmico, do inominável, e tudo mais, também ajudou com essa minha expectativa falha, eu realmente não sou o maior fã disso, todo inominável acaba soando pra mim muito parecido.
Esse livro é pra mim, a clara prova do quanto um autor consegue evoluir narrativamente, e em todas as formas, os personagens aqui, ainda que tenham suas individualidades, histórias próprias e tudo mais, não conseguiram me apaixonar como o Prior, o Corin, Johrgrund, Marix, Thwor...
É um livro sim muito bom, por explicar como a tormenta toda aconteceu, ele faz muito bem, em expandir pra mim esse cenário de Arton, ele subverte vários estereótipos, como o do mago fodão, mas as vezes volta atrás com ele, mas ele não chegou lá, ele não conseguiu entrar dentro da minha pele pelos poros como o próprio A Flecha de Fogo conseguiu, mas ainda assim é uma excelente leitura, pra quem gosta de rpg, ou fantasia medieval com magias e tudo mais.

Pedro 10/09/2023

O início da tormenta.
É impressionantes como cada personagem tem seu papel e, conhecendo a trajetória de construção, nota-se a preocupação nisso. Muitos personagens é sinônimo de muitas páginas, mas não só isso; muitas páginas com muitas variáveis. Cada cena, cada Deus, cada pirata, cada soldado, cada mago, cada velha com trapos cor de rato, tem sua importância individual e seu desenvolvimento completo. A profundidade que Leonel Caldela dá ao sofrimento sem medo de interrompe-lo, nos preparando para os pouquíssimo e falsos momentos de vitória, é encantador. O universo Tormenta já tinha me convidado com a Flecha de Fogo. Agora, sinto-me parte do todo, equilibrado, par, como se possuísse a graça de Khalmyr.

Pavani 20/08/2023

Monstros, medo, chuva. Morte, nuvens, vermelho. Tormenta.
Que livro espetacular!

Personagens são todos relevantes e cativantes para trama, o universo é repleto de fantasia, algumas coisas pesadas e muita aventura.

Nunca joguei Tormenta, mas depois de começar por este livro, me deu uma baita vontade de começar alguma campanha de RPG neste universo.

Acredito que é levemente superior a Dragonlance.

SauloBtista 08/08/2023

Escatologia e sadismo por Leonel caldela
O primeiro livro da trilogia de tormenta trás um início impactante explorando a origem da maior ameaça do cenário: a própria tormenta.
O livro acompanha a história de um grupo, consideravelmente grande, de aventureiros em busca de um assassino misterioso e acabam se metendo em uma confusão de proporções cósmicas com poderes muito acima do que podem ou deveriam estar lidando.
A quantidade grande de personagens embora seja características de grupos de aventureiros torna a identificação de todos eles um pouco complicada no começo do livro, problema amenizado pelo guia da trilogia.
A história tem um tom sombrio constante, como se estivesse o tempo todo a beira de um desastre, que chega da forma mais brutal possível.
Obs: não é um livro family friendly com temas e violência um pouco pesada.
Por fim, o desenrolar dos fatos é interessante e passa por diversos pontos legais, desde a carnavalização agoniante de alhen até o militarismo de yuden, o que mostra um conhecimento e domínio muito bons do universo.
Algumas situações tem um pouco de coincidência excessiva, embora possa ser justificada pela influência do panteão, o que leva a um dos pontos que mais gostei: os capítulos dos deuses, a personalidade de cada reino e cada deus do panteão trás um ar muito único pra essas situações e passam bem a imponência e peso de cada um e de suas ações (ou omissões).
Spoilers: tudo que tange os lefeus tbm é bem legal (principalmente pra quem, como eu, gosta de uma vibe de horror cósmico)

Aline 26/06/2023

Uma leitura literalmente fantástica
Extremamente empolgante, envolvente e impactante. O final só não me fez chorar porque eu estava completamente chocada.

Você consegue se envolver com os personagens de uma forma profunda, a ponto de sentir o sofrimento deles.

Também fiquei encantada por conhecer mais profundamente Arton e suas diferenças culturais.

Pra quem está jogando dentro do Tormenta 20, tem spoilers, mas é um aprofundamento que vale muito, muito a pena ler.

Heitor113 11/05/2023

Só tem vacilão no panteão
Personagens deliciosamente detestáveis, história terrivelmente trágica.
Tá sendo muito interessante pra mim ler os livros de Tormenta em ordem completamente ablublublé [esse que deveria ter sido o primeiro está sendo o quarto].
Esse livro me fez perceber um tema recorrente do Leonel: SPOILER MODERADO A FRENTE homens anormalmente fortes com uma origem misteriosa que quando você descobrir, vai ficar chocado. FIM DO SPOILER MODERADO

Enfim, bom livro, A Flecha de Fogo é bem melhor :D.

SOTRATI 22/03/2023

Fantasia, horror e aventura
A inventividade de Leonel Caldela apresenta a chegada de um mal lovecraftiano ao mundo de Arton. E como num acidente de avião, não é apenas uma a causa da chegada desse mal. A trama mostra o Albino em sua missão sinistra e um grupo de aventureiros que é arrastado para os fatos quando só queriam viver as suas vidas. Tantos os aventureiros quanto o mundo de Arton serão tremendamente transformados, sem chances de retorno... Ou de misericórdia.

1 | 2 | 3 | 4 | 5