O Mundo de Sofia

...
4.27173 24532

Resenhas - O Mundo de Sofia

Paula 01/07/2010

" Para muitas pessoas, o mundo é tão incompreensível quanto o coelhinho que um mágico tira de uma cartola que, há poucos instantes, estava vazia(...)
No fundo, somos o coelhinho branco que é tirado da cartola. A única diferença entre nós e o coelhinho branco é que o coellhinho não sabe que está participando de um truque de mágica. Conosco é diferente. Sabemos que estamos fazendo parte de algo misterioso e gostaríamos de poder explicar como tudo funciona.(...)
Quanto ao coellhinho branco, talvez seja melhor compará-lo com todo universo. Nós,que vivemos aqui, somos os bichinhos microscópicos que vivem na base do coelho. Mas os filósofos tentam subir da base para a ponta dos finos pêlos, a fim de poder olhar bem dentro dos olhos do grande mágico."

Uma pequena amostra das variadas analogias que o livro proporciona ao leitor, envolvendo-o de uma maneira misteriosa e fascinante do começo ao fim do livro.

NanaEagle 20/03/2009

Muitos dizem que amam, outros que não gostaram ou nem ao menos terminaram de ler. Então será este um livro de extremos, ame ou odeie?
Bom, acho que para quem pensa em começar a ler-lo, é bom manter a mente bem aberta, antes, depois e durante a leitura. O Mundo de Sofia é um livro didático, em forma de romance, por isso, muitos que começam a ler-lo sem uma predisposição para "aprender" acabam abandonando o livro. A história de Sofia é envolvente, escrita para um público juvenil, com isso a leitura é bem simples e coesa. Um ótimo livro para quem quer saber um pouco sobre a história da filosofia, que deve ser lido com calma, saboreado.

Ana Carolina 24/02/2013

Os filósofos de plantão que me perdoem, mas que livro CHATO!!!!!!!!!!!!
Será que não tem um jeito menos pedante de escrever sobre filosofia?
bom, filosofia não é a minha praia, então, não levem essa resenha a sério se vc. gostar dessa matéria.

mila antares 24/05/2014

O mundo de Sofia é um mergulho na história da filosofia, para quem curte o assunto e deseja bastante referências para leitura. Recomendo.

jajael 22/05/2010

Um pouco massante...
A historia do livro eh muito foda, mas chega uma hora que parece muito um livro didatico de filosofia, o que nao eh ruim, mas acaba deixando a leitura um pouco "pesada".

Aprendi muito com esse livro, o cara conseguiu resumir e dividir com louvor a Filosofia, admiro muito.

Pra ser sincero, a trama em si, nao me prendeu muito. La pela metade do livro, uma ideia basica do desfecho ja estava meio "na cara", o que me fez perder um pouco de animo pra ler o livro.

Talvez eu tenha demorado muito tempo pra ler pois estava prestando vestibular e estava muito atarefado.

Mas serio, vc aprende muuuuuuuuito e isso eh uma das coisas que eu mais admiro nos livros: aprender.

Vale muito a pena... um "abridor" de cabeças, hehe... te faz PENSAR sobre a vida e perceber que tudo eh muito mais do que parece etc!

Michele Vieira 02/02/2014

Madrugadas debruçada num mundo diferente... valeu!
Surpreendentemente fantástico! Passei madrugadas, horas lendo cada página como se fosse a última deste romance filosófico; de natureza poética, lindo, bem escrito. Eis um livro que não precisa fazer caras e bocas pra lê-lo ao ver a quantidade de páginas (afinal, o volume único de As Crônicas de Nárnia e o Senhor dos Anéis há muito mais, ah, sem falar no primeiro volume de Guerra dos Tronos...enfim!), mas não são as quantidades de folhas que viramos que irá cristalizar a ideia central do livro, na verdade o conteúdo deste é muito mais do que a própria história pode contar, são tempos diferentes, seres diferentes e realidades (ou ficções) dispersas entre o mundo das fábulas e o mundo real. É assim que pude compreender e será desta forma que lembrarei de Sofia e Hilde, de Albert e Alberto, opostos, porém semelhantes... os leitores entenderão e os que já leram também!

Reginaldo 20/11/2013

Leia e aprenda com o Mundo de Sofia.
O mundo de Sofia é um ótimo livro para todas as pessoas que desconhecem a história da filosofia, seu surgimento, sua grandiosa importancia, e seus principais pensadores como: Demócrito, Heráclito, Permenides e Pitágoras, Socrátes,Platão Aristóteles, Rene Descartes, Spinoza, Locke, Hume, Kant, Hegel, Kierkegaard, Karl Marx, Darwin, Freud, entre outros. Como também os períodos em que eles viverão: o período pre-socrático, o Clássico, o Helenismo, o Renascimento, o Barroco, o Iluminismo, o Romantismo, entre estes periodos Gaarder contempla as ideias dos pensadores.
O grande diferencial deste livro, é a sua fidelidade sobre o termo "Romance sobre a história da filosofia", que carrega na capa, pois Sofia, de 15 anos, é a protagonista do romance, em que ela aprende filosofia de início através de cartas enviadas por um misterioso professor de filosofia. Sua história se funde às ideias filosóficas, até se tornar praticamente uma ficção filósofica (ou uma reflexão metafísica, vocês entenderão lendo o livro) nos capítulos subsequentes. De fato, é uma história instigante e envolvente, que ao final dela, você, leitor, perceberá que aprendeu um pouco de filosofia de maneira divertida e dinâmica, além de obter após sua leitura, um novo olhar para o mundo em que vivemos... Este é o Mundo de Sofia. Leia, e a filosofia não terá mais a fama de inútil e teórica, mas, sim, de extremamente prática e essencial em sua vida.

Mariana 02/02/2013

O mundo de Sofia
Disponível em: http://mudandodetema.blogspot.com.br/2013/01/o-mundo-de-sofia.html

Um livro fantástico, com ele viajamos completamente no mundo da filosofia, conhecemos pouco a pouco vários pensadores e suas teorias, aprendemos várias coisas que não são exatamente filosofia mas que analisando são um todo filosofia, um final maravilhoso que me fez perder a noção do lugar onde eu estava levei um susto quando terminei e vi que ainda estava lá parada no sofá em minha sala... Todos os livros te fazem viajar mas nem todos fazem você flutuar nessa viagem, e o mundo de sofia é capaz de fazer-te flutuar...
O mundo de sofia nada mas é do que uma menina preste a fazer 15 anos e recebe bilhetes com perguntas que ajudarão para uma grande viagem filosófica, também recebe cartões postais destinado a Hilde, quem será essa grande e pequena Hilde? que também fará 15 aninhos? Esse grande mistério da filosofia que fará você partir numa grande viagem com Sofia...

Inlectus 19/04/2009

Magistral.
Maravilhosa obra, agradabilíssima leitura, ótimo aprendizado. Recomendo com louvor.

Clau 24/03/2012

Desvendando o mundo de Sofia
Às vésperas de completar 15 anos, Sofia Amundsen recebe mensagens anônimas com perguntas intrigantes, como “quem é você?” e “de onde vem o mundo?”.

A partir dessas mensagens, ela se torna aluna do misterioso Alberto Knox, que a acompanha em uma fascinante jornada pela história da Filosofia, de Sócrates até os dias de hoje, passando pela Idade Média, o Iluminismo, a Revolução Francesa e a Revolução Russa.

Braguinha 18/11/2013

Para conhecer a Filosofia de modo interessante
Ótimo livro de introdução à Filosofia, apoiado em uma deliciosa estória de uma garotinha que começa a receber cartas de um filósofo. Um primor de literatura, uma delicia de se ler. Conhecimentos novos à cada página e a torcida pelo desfecho final. Na capa, um azul que traz serenidade.

Tay 06/06/2009

Enorme
o único problema é que é enorme..mas isso é irrelevante...

Beatriz Santos 12/11/2009

.[?].
A melhor maneira de ler, conhecer e aprender filosofia..
Eu particularmente gostei muito desse romance...

É uma leitura tranquila, adorável e relaxante, além dar um "curso de filosofia" de maneira simples e prática...

Indico à todos que gostam e se interessem em saber mais sobre platão, socrátes e tantos outros filósofos!

Bruna 02/05/2014

Para quem gosta muito de filosofia é um ótimo livro mas quanto a história me decepcionou principalmente o desfecho que achei muito bobo e infantil.

sanre 25/02/2009

MARAVILHOSO
Este livro simplesmente me fez amar Filosofia, meu livro de cabeceira. amo amo amo

logo skoob
"O encontro dos livros com a web"

Ministério da Cultura