O Mundo de Sofia

4.30644 25734

Resenhas - O Mundo de Sofia

Paula 26/07/2009

Leitura obrigatória.
Eu achava as aulas de filosofia no ensino médio uma chatice...até ler esse livro.
A leitura é agradável. A história entre Sofia, Alberto e Hilde é desenvolvida de maneira interessante; além disso, as analogias usadas permitem a clara compreensão das ideias dos filósofos mostrados no livro.
Todo mundo deveria ler esse livro pelo menos uma vez na vida :D

Marcelo 25/05/2014

Meu livro predileto de Filosofia.
O Mundo de Sofia é um livro magnífico seja pela forma com o que o autor Jostein Gaarder brilhantemente conduziu a história, seja pela apresentação criativa do mundo, da história da filosofia e os personagens fictícios se intercalando com os autores reais da trama filosófica. Tudo neste livro funciona. E funciona muito bem. Agrada a todos mesmo aquele que não tem noção ou entenda sobre filosofia. Aliás para se amar o conteúdo deste livro não é preciso ser sábio, torna-se depois se deixar levar pelos inúmeros questionamentos que ele nos traz.

tatiakane 22/02/2010

O mundo de sofia é sobre a viagem de sofia pela filosofia e a verdade perante a sua existencia. Jostein Gaarden fez esse livro em virtude de seu filho que não possuia interesse por literatura e filosofia. Acabou virando um best-seller. O mundo de sofia mexe com questões muito interessantes sobre a existencia e o simulacro. Aconselho para todos.

Carolina 04/02/2011

Diferente, interessante e bem viajado huahauhau

felipe 01/02/2011

Este é um dos melhores livros que eu alguma vez já li, entretanto, por um questão de "trapaça" por parte do seu autor, esta obra não merece 5 estrelas.

O Mundo de Sofia é um livro rico, de cultura, filosofia, história e possui até um enredo muitíssimo interessante, em que a garota Sofia, que está prestes a fazer quinze anos, descobre através de um estranho, que se torna seu instrutor de filosofia, que pode estar a viver uma ilusão.

Apesar de todos os pontos positivos e de um final bastante interessante, apesar de um tanto quanto angústiante, o autor peca no fato de convergir todas as doutrinas filosóficas que apresenta ao longo do livro na doutrina cristã.

Ler um folheto retirado de uma igreja católica ou ler O Mundo de Sofia, pode, infelismente, ser bastante similar. Pois o livro e a sua mensagem perdem muito da sua credibilidade ao justificar cada filósofo que discordou e criticou a igreja católica de acordo com os preceitos católicos.

Não recomendaria este livro para uma criança, simplesmente, pois ele manipula bastante esta questão, mas, apesar disto, para aqueles mais esclarecidos e que podem fazer juízo do que leem, é uma leitura imperdível!

Nina 08/09/2011

Bons motivos para ler
Dois motivos se destacam para a leitura desse livro: a trama e a história da filosofia. A trama instiga a curiosidade e, por esse motivo, fica simples a evolução da leitura; já a história da filosofia, apesar de compreensivamente compactada, faz o leitor viajar no tempo e tentar compreender (ou pelo menos tomar conhecimento) certos aspectos nebulosos da nossa existência.
Um ótimo livro (simplista até certo ponto) pra quem, assim como eu (leiga), sente-se atraída pela filosofia, entretanto fica “incomodada” pela tamanha complexidade de suas teorias.

Paula 01/07/2010

" Para muitas pessoas, o mundo é tão incompreensível quanto o coelhinho que um mágico tira de uma cartola que, há poucos instantes, estava vazia(...)
No fundo, somos o coelhinho branco que é tirado da cartola. A única diferença entre nós e o coelhinho branco é que o coellhinho não sabe que está participando de um truque de mágica. Conosco é diferente. Sabemos que estamos fazendo parte de algo misterioso e gostaríamos de poder explicar como tudo funciona.(...)
Quanto ao coellhinho branco, talvez seja melhor compará-lo com todo universo. Nós,que vivemos aqui, somos os bichinhos microscópicos que vivem na base do coelho. Mas os filósofos tentam subir da base para a ponta dos finos pêlos, a fim de poder olhar bem dentro dos olhos do grande mágico."

Uma pequena amostra das variadas analogias que o livro proporciona ao leitor, envolvendo-o de uma maneira misteriosa e fascinante do começo ao fim do livro.

NanaEagle 20/03/2009

Muitos dizem que amam, outros que não gostaram ou nem ao menos terminaram de ler. Então será este um livro de extremos, ame ou odeie?
Bom, acho que para quem pensa em começar a ler-lo, é bom manter a mente bem aberta, antes, depois e durante a leitura. O Mundo de Sofia é um livro didático, em forma de romance, por isso, muitos que começam a ler-lo sem uma predisposição para "aprender" acabam abandonando o livro. A história de Sofia é envolvente, escrita para um público juvenil, com isso a leitura é bem simples e coesa. Um ótimo livro para quem quer saber um pouco sobre a história da filosofia, que deve ser lido com calma, saboreado.

Ana Carolina 24/02/2013

Os filósofos de plantão que me perdoem, mas que livro CHATO!!!!!!!!!!!!
Será que não tem um jeito menos pedante de escrever sobre filosofia?
bom, filosofia não é a minha praia, então, não levem essa resenha a sério se vc. gostar dessa matéria.

mila antares 24/05/2014

O mundo de Sofia é um mergulho na história da filosofia, para quem curte o assunto e deseja bastante referências para leitura. Recomendo.

jajael 22/05/2010

Um pouco massante...
A historia do livro eh muito foda, mas chega uma hora que parece muito um livro didatico de filosofia, o que nao eh ruim, mas acaba deixando a leitura um pouco "pesada".

Aprendi muito com esse livro, o cara conseguiu resumir e dividir com louvor a Filosofia, admiro muito.

Pra ser sincero, a trama em si, nao me prendeu muito. La pela metade do livro, uma ideia basica do desfecho ja estava meio "na cara", o que me fez perder um pouco de animo pra ler o livro.

Talvez eu tenha demorado muito tempo pra ler pois estava prestando vestibular e estava muito atarefado.

Mas serio, vc aprende muuuuuuuuito e isso eh uma das coisas que eu mais admiro nos livros: aprender.

Vale muito a pena... um "abridor" de cabeças, hehe... te faz PENSAR sobre a vida e perceber que tudo eh muito mais do que parece etc!

Michele Vieira 02/02/2014

Madrugadas debruçada num mundo diferente... valeu!
Surpreendentemente fantástico! Passei madrugadas, horas lendo cada página como se fosse a última deste romance filosófico; de natureza poética, lindo, bem escrito. Eis um livro que não precisa fazer caras e bocas pra lê-lo ao ver a quantidade de páginas (afinal, o volume único de As Crônicas de Nárnia e o Senhor dos Anéis há muito mais, ah, sem falar no primeiro volume de Guerra dos Tronos...enfim!), mas não são as quantidades de folhas que viramos que irá cristalizar a ideia central do livro, na verdade o conteúdo deste é muito mais do que a própria história pode contar, são tempos diferentes, seres diferentes e realidades (ou ficções) dispersas entre o mundo das fábulas e o mundo real. É assim que pude compreender e será desta forma que lembrarei de Sofia e Hilde, de Albert e Alberto, opostos, porém semelhantes... os leitores entenderão e os que já leram também!

Reginaldo 20/11/2013

Leia e aprenda com o Mundo de Sofia.
O mundo de Sofia é um ótimo livro para todas as pessoas que desconhecem a história da filosofia, seu surgimento, sua grandiosa importancia, e seus principais pensadores como: Demócrito, Heráclito, Permenides e Pitágoras, Socrátes,Platão Aristóteles, Rene Descartes, Spinoza, Locke, Hume, Kant, Hegel, Kierkegaard, Karl Marx, Darwin, Freud, entre outros. Como também os períodos em que eles viverão: o período pre-socrático, o Clássico, o Helenismo, o Renascimento, o Barroco, o Iluminismo, o Romantismo, entre estes periodos Gaarder contempla as ideias dos pensadores.
O grande diferencial deste livro, é a sua fidelidade sobre o termo "Romance sobre a história da filosofia", que carrega na capa, pois Sofia, de 15 anos, é a protagonista do romance, em que ela aprende filosofia de início através de cartas enviadas por um misterioso professor de filosofia. Sua história se funde às ideias filosóficas, até se tornar praticamente uma ficção filósofica (ou uma reflexão metafísica, vocês entenderão lendo o livro) nos capítulos subsequentes. De fato, é uma história instigante e envolvente, que ao final dela, você, leitor, perceberá que aprendeu um pouco de filosofia de maneira divertida e dinâmica, além de obter após sua leitura, um novo olhar para o mundo em que vivemos... Este é o Mundo de Sofia. Leia, e a filosofia não terá mais a fama de inútil e teórica, mas, sim, de extremamente prática e essencial em sua vida.

Mariana 02/02/2013

O mundo de Sofia
Disponível em: http://mudandodetema.blogspot.com.br/2013/01/o-mundo-de-sofia.html

Um livro fantástico, com ele viajamos completamente no mundo da filosofia, conhecemos pouco a pouco vários pensadores e suas teorias, aprendemos várias coisas que não são exatamente filosofia mas que analisando são um todo filosofia, um final maravilhoso que me fez perder a noção do lugar onde eu estava levei um susto quando terminei e vi que ainda estava lá parada no sofá em minha sala... Todos os livros te fazem viajar mas nem todos fazem você flutuar nessa viagem, e o mundo de sofia é capaz de fazer-te flutuar...
O mundo de sofia nada mas é do que uma menina preste a fazer 15 anos e recebe bilhetes com perguntas que ajudarão para uma grande viagem filosófica, também recebe cartões postais destinado a Hilde, quem será essa grande e pequena Hilde? que também fará 15 aninhos? Esse grande mistério da filosofia que fará você partir numa grande viagem com Sofia...

Inlectus 19/04/2009

Magistral.
Maravilhosa obra, agradabilíssima leitura, ótimo aprendizado. Recomendo com louvor.

logo skoob
"Skoob faz sucesso e dobra em número de usuários e obras cadastradas todos os dias"

IG Tecnologia