O Mundo de Sofia

Jostein Gaarder...

Resenhas - O Mundo de Sofia

Reginaldo 20/11/2013

Leia e aprenda com o Mundo de Sofia.
O mundo de Sofia é um ótimo livro para todas as pessoas que desconhecem a história da filosofia, seu surgimento, sua grandiosa importancia, e seus principais pensadores como: Demócrito, Heráclito, Permenides e Pitágoras, Socrátes,Platão Aristóteles, Rene Descartes, Spinoza, Locke, Hume, Kant, Hegel, Kierkegaard, Karl Marx, Darwin, Freud, entre outros. Como também os períodos em que eles viverão: o período pre-socrático, o Clássico, o Helenismo, o Renascimento, o Barroco, o Iluminismo, o Romantismo, entre estes periodos Gaarder contempla as ideias dos pensadores.
O grande diferencial deste livro, é a sua fidelidade sobre o termo "Romance sobre a história da filosofia", que carrega na capa, pois Sofia, de 15 anos, é a protagonista do romance, em que ela aprende filosofia de início através de cartas enviadas por um misterioso professor de filosofia. Sua história se funde às ideias filosóficas, até se tornar praticamente uma ficção filósofica (ou uma reflexão metafísica, vocês entenderão lendo o livro) nos capítulos subsequentes. De fato, é uma história instigante e envolvente, que ao final dela, você, leitor, perceberá que aprendeu um pouco de filosofia de maneira divertida e dinâmica, além de obter após sua leitura, um novo olhar para o mundo em que vivemos... Este é o Mundo de Sofia. Leia, e a filosofia não terá mais a fama de inútil e teórica, mas, sim, de extremamente prática e essencial em sua vida.

Mariana 02/02/2013

O mundo de Sofia
Disponível em: http://mudandodetema.blogspot.com.br/2013/01/o-mundo-de-sofia.html

Um livro fantástico, com ele viajamos completamente no mundo da filosofia, conhecemos pouco a pouco vários pensadores e suas teorias, aprendemos várias coisas que não são exatamente filosofia mas que analisando são um todo filosofia, um final maravilhoso que me fez perder a noção do lugar onde eu estava levei um susto quando terminei e vi que ainda estava lá parada no sofá em minha sala... Todos os livros te fazem viajar mas nem todos fazem você flutuar nessa viagem, e o mundo de sofia é capaz de fazer-te flutuar...
O mundo de sofia nada mas é do que uma menina preste a fazer 15 anos e recebe bilhetes com perguntas que ajudarão para uma grande viagem filosófica, também recebe cartões postais destinado a Hilde, quem será essa grande e pequena Hilde? que também fará 15 aninhos? Esse grande mistério da filosofia que fará você partir numa grande viagem com Sofia...

Inlectus 19/04/2009

Magistral.
Maravilhosa obra, agradabilíssima leitura, ótimo aprendizado. Recomendo com louvor.

Clau 24/03/2012

Desvendando o mundo de Sofia
Às vésperas de completar 15 anos, Sofia Amundsen recebe mensagens anônimas com perguntas intrigantes, como “quem é você?” e “de onde vem o mundo?”.

A partir dessas mensagens, ela se torna aluna do misterioso Alberto Knox, que a acompanha em uma fascinante jornada pela história da Filosofia, de Sócrates até os dias de hoje, passando pela Idade Média, o Iluminismo, a Revolução Francesa e a Revolução Russa.

Braguinha 18/11/2013

Para conhecer a Filosofia de modo interessante
Ótimo livro de introdução à Filosofia, apoiado em uma deliciosa estória de uma garotinha que começa a receber cartas de um filósofo. Um primor de literatura, uma delicia de se ler. Conhecimentos novos à cada página e a torcida pelo desfecho final. Na capa, um azul que traz serenidade.

Tay 06/06/2009

Enorme
o único problema é que é enorme..mas isso é irrelevante...

Beatriz Santos 12/11/2009

.[?].
A melhor maneira de ler, conhecer e aprender filosofia..
Eu particularmente gostei muito desse romance...

É uma leitura tranquila, adorável e relaxante, além dar um "curso de filosofia" de maneira simples e prática...

Indico à todos que gostam e se interessem em saber mais sobre platão, socrátes e tantos outros filósofos!

Bruna 02/05/2014

Para quem gosta muito de filosofia é um ótimo livro mas quanto a história me decepcionou principalmente o desfecho que achei muito bobo e infantil.

sanre 25/02/2009

MARAVILHOSO
Este livro simplesmente me fez amar Filosofia, meu livro de cabeceira. amo amo amo

Bruna 07/07/2011

O Mundo de Sofia, tem momentos que a história faz com que nós nos imaginemos naquela situação, que compatilhemos do drama de de Sofia, Alberto e Hilde.
Outros porém, temos vontade de pular as páginas e ir direto ao momento do desenrolar da trama ! . . . Mais um livro tão fascinante tem suas peculiaridades !

Elis 21/04/2009

O Mundo de Sofia - Jostein Gaarder
Tenho de admitir as vezes esse livro é meio cansativo. Porém quem resistir a esse cansaço será bem recompensado, pois esse autor foi magnífico em sua obra. Ele faz nós pensarmos sobre a vida e todas as duvidas que temos. Nos confunde e nos esclarece. Ler ele é como ler uma história sua. É poder pensar o impensável, acreditar no inacreditável. Esse livro me fez lembrar de matérias e coisas já guardadas a muito tempo no meu incosciente. Me fez lembrar do quanto é importante se perguntar sobre tudo e correr atras das respostas. Me fez ver o quanto é bom filosofar e conhecer a história dos filósofos. Hoje sinto admiração por todos os filósofos e por esse autor que soube criar uma história nesse estilo, jamais pensei que leria algo assim. Agradeço ao autor por essa honra. Nota 10. Beijokas Elis!!!

Carmem 07/10/2012

É um dos melhores livros que já li, aliás li mais de uma vez. Até acho que ele não deve ser lido apenas uma vez.
A maioria dos meus alunos gostaram muito.
"O mundo de Sofia" é uma forma de você introduzir o pensar filosófico nos adolescentes, principalmente, de uma forma bastante interessante, uma vez que a protagonista é uma jovem que está às vésperas de completar 15 anos. Este detalhe faz com que os adolescentes se identifiquem com Sofia.
Afinal de contas, quem nunca se perguntou sobre de onde viemos ou para onde vamos??
É uma leitura envolvente com final surpreendente.
Eu recomendo.

Peter Menegat 23/02/2014

Fantástico!
Gostei muito das reflexões e do enredo.
Nos leva a perguntar e indagar sobre
tudo. Me fez eu gostar ainda mais da
Filosofia. Muito bem pesquisado e
escrito, aprendi muito com esse
livro. Pretendo relê-lo.

Livreiro Bruno 17/10/2013

Uma viagem ao pensamento humano
Para não dizer que filosofia é coisa de quem não tem mais nada pra fazer.

Com certeza eu não serei a primeira pessoa em sua vida a recomendar este livro mas, possivelmente, serei a primeira destas que realmente TERMINOU de ler o livro!
Muitas pessoas tiveram acesso à obra através de recomendação de leitura durante o Ensino Médio e/ou Superior, como uma introdução à história e pensamento filosóficos. A obra é bem intimidadora para os leitores menos assíduos com suas 560 páginas, e nem todos os leitores apreciam a narrativa em três tempos que a obra apresenta.

Neste título, somos apresentados a quatro personagens principais, a curiosa Sofia, seu professor filosófico Alberto, a surpreendida Hilde e o todo-poderoso Major Albert Knag. Estranhamente, acompanhamos três sagas interrelacionadas dentro do mesmo livro, a de Sofia Amundsen e seu professor Alberto, a da própria filosofia, narrada e comentada pelo próprio Alberto e, observando tudo isso, a jovem Hilde, filha do Major Albert Knag que a presenteia em seu aniversário de 15 anos com um livro sobre a filosofia.
Com um ar de literatura infanto-juvenil, o autor (Jostein Gaarder, o autor do mundo real!) nos apresenta a história do pensamento filosófico de forma leve, descompromissada e, ao mesmo tempo, didática e cronológica alcançando com maestria o objetivo de sua criação, apresentar e explicar filosofia para jovens leitores e leigos no assunto.
Não a toa, é um título obrigatório para estudantes de filosofia de qualquer nível e idade.

É um ótimo livro para presentear sua namorada que se pergunta porque pensamos e agimos da forma que pensamos e agimos ou para você mesmo que matou todas as aulas de filosofia porque achava isso coisa de velho chato.
O pensamento filosófico é, talvez, a mais poderosa ferramenta para agirmos de forma consciente em relação à nossa vida e ao mundo e assim trazer prosperidade à nossa sociedade que, cada vez mais, perde seus valores e princípios.

AVISO DO LIVREIRO: O livro apresenta, à partir de sua segunda metade, uma narrativa dividida em três tempos (ou ambientes) que pode não satisfazer todos os gostos, mas é fundamental para explicar alguns porquês da primeira metade do livro.
E caso ache o Major Albert um sacana de marca maior, saiba que você não está sozinho nessa! Existem listas e mais listas de discussão sobre o livro em que muitas pessoas xingam o Major até não poder mais.

CURIOSIDADE DO LIVREIRO: Existe uma mini-série disponível no Brasil em DVD baseada no livro com bastante fidelidade, é bem difícil de encontrar, mas vale a pena assistir para "enxergar" o livro ou se você não estiver a fim de encarar o calhamaço só para entender as diferenças entre Sócrates e Platão.

PARTICULARIDADE DO LIVREIRO: Eu achei desnecessária a divisão em três estórias desta obra. Fiquei muito infeliz com a explicação dos por quês da saga de Hilde e do Major. Para mim, só a Sofia e Alberto já resolveriam muito bem a missão de introduzir o leitor à história da filosofia.

Para ler e fritar o cérebro.

"...também somos poeira estelar..."

site: http://livreirobruno.blogspot.com.br/2011/05/o-mundo-de-sofia.html

Maiane 12/06/2009

Marcou a minha vida. É excelente pra quem não sabe nada de filosofia e quer saber... Li nos meus 13 anos, reli com 16, e pretendo ler novamente quantas vezes for. É um livro mágico e delicioso de ler. Não recomendo pra quem já é acostumado a ler filosofia, mas pra quem não tem paciência de pra "beber da fonte" é uma boa leitura.

logo skoob
"o site é uma ótima ferramenta para estimular a leitura nas escolas e universidades."

Conexão Professor