O Mundo de Sofia

4.28784 25149

Resenhas - O Mundo de Sofia

Simone Marques 01/04/2012

os mistérios da vida
esse livro é incrivel e imprecionante. um dos melhores livros que já tive o prazer de ler na minha vida. ele te envolve e te faz viver ele intensamente. você começa a fazer uma reflexão da sua vida, desde o minuto que vc descobre-se como ser existente que habita este mundo. recomendadissimo!

Isadora Souza 09/05/2013

O Mundo de Sofia- Jostein Gaarder
Cartas anônimas chegam ao correio de Sofia, sobre a nossa existência, história da filosofia, pré-socráticos e outros temas.
Aborda a filosofia (que em minha opinião, é uma matéria complexa), e através desse livro, você consegue entender de forma mais singela e simples, a filosofia.

Gi 31/03/2009

Pensamentos
Enquanto que muitos livros despertam o interesse pela leitura em si, este convida a pensar. É ótimo para quem nunca teve um contato com a filosofia. Altamente recomendado para o público mais jovem.

Paula 26/07/2009

Leitura obrigatória.
Eu achava as aulas de filosofia no ensino médio uma chatice...até ler esse livro.
A leitura é agradável. A história entre Sofia, Alberto e Hilde é desenvolvida de maneira interessante; além disso, as analogias usadas permitem a clara compreensão das ideias dos filósofos mostrados no livro.
Todo mundo deveria ler esse livro pelo menos uma vez na vida :D

Marcelo 25/05/2014

Meu livro predileto de Filosofia.
O Mundo de Sofia é um livro magnífico seja pela forma com o que o autor Jostein Gaarder brilhantemente conduziu a história, seja pela apresentação criativa do mundo, da história da filosofia e os personagens fictícios se intercalando com os autores reais da trama filosófica. Tudo neste livro funciona. E funciona muito bem. Agrada a todos mesmo aquele que não tem noção ou entenda sobre filosofia. Aliás para se amar o conteúdo deste livro não é preciso ser sábio, torna-se depois se deixar levar pelos inúmeros questionamentos que ele nos traz.

tatiakane 22/02/2010

O mundo de sofia é sobre a viagem de sofia pela filosofia e a verdade perante a sua existencia. Jostein Gaarden fez esse livro em virtude de seu filho que não possuia interesse por literatura e filosofia. Acabou virando um best-seller. O mundo de sofia mexe com questões muito interessantes sobre a existencia e o simulacro. Aconselho para todos.

Carolina 04/02/2011

Diferente, interessante e bem viajado huahauhau

felipe 01/02/2011

Este é um dos melhores livros que eu alguma vez já li, entretanto, por um questão de "trapaça" por parte do seu autor, esta obra não merece 5 estrelas.

O Mundo de Sofia é um livro rico, de cultura, filosofia, história e possui até um enredo muitíssimo interessante, em que a garota Sofia, que está prestes a fazer quinze anos, descobre através de um estranho, que se torna seu instrutor de filosofia, que pode estar a viver uma ilusão.

Apesar de todos os pontos positivos e de um final bastante interessante, apesar de um tanto quanto angústiante, o autor peca no fato de convergir todas as doutrinas filosóficas que apresenta ao longo do livro na doutrina cristã.

Ler um folheto retirado de uma igreja católica ou ler O Mundo de Sofia, pode, infelismente, ser bastante similar. Pois o livro e a sua mensagem perdem muito da sua credibilidade ao justificar cada filósofo que discordou e criticou a igreja católica de acordo com os preceitos católicos.

Não recomendaria este livro para uma criança, simplesmente, pois ele manipula bastante esta questão, mas, apesar disto, para aqueles mais esclarecidos e que podem fazer juízo do que leem, é uma leitura imperdível!

Nina 08/09/2011

Bons motivos para ler
Dois motivos se destacam para a leitura desse livro: a trama e a história da filosofia. A trama instiga a curiosidade e, por esse motivo, fica simples a evolução da leitura; já a história da filosofia, apesar de compreensivamente compactada, faz o leitor viajar no tempo e tentar compreender (ou pelo menos tomar conhecimento) certos aspectos nebulosos da nossa existência.
Um ótimo livro (simplista até certo ponto) pra quem, assim como eu (leiga), sente-se atraída pela filosofia, entretanto fica “incomodada” pela tamanha complexidade de suas teorias.

Paula 01/07/2010

" Para muitas pessoas, o mundo é tão incompreensível quanto o coelhinho que um mágico tira de uma cartola que, há poucos instantes, estava vazia(...)
No fundo, somos o coelhinho branco que é tirado da cartola. A única diferença entre nós e o coelhinho branco é que o coellhinho não sabe que está participando de um truque de mágica. Conosco é diferente. Sabemos que estamos fazendo parte de algo misterioso e gostaríamos de poder explicar como tudo funciona.(...)
Quanto ao coellhinho branco, talvez seja melhor compará-lo com todo universo. Nós,que vivemos aqui, somos os bichinhos microscópicos que vivem na base do coelho. Mas os filósofos tentam subir da base para a ponta dos finos pêlos, a fim de poder olhar bem dentro dos olhos do grande mágico."

Uma pequena amostra das variadas analogias que o livro proporciona ao leitor, envolvendo-o de uma maneira misteriosa e fascinante do começo ao fim do livro.

NanaEagle 20/03/2009

Muitos dizem que amam, outros que não gostaram ou nem ao menos terminaram de ler. Então será este um livro de extremos, ame ou odeie?
Bom, acho que para quem pensa em começar a ler-lo, é bom manter a mente bem aberta, antes, depois e durante a leitura. O Mundo de Sofia é um livro didático, em forma de romance, por isso, muitos que começam a ler-lo sem uma predisposição para "aprender" acabam abandonando o livro. A história de Sofia é envolvente, escrita para um público juvenil, com isso a leitura é bem simples e coesa. Um ótimo livro para quem quer saber um pouco sobre a história da filosofia, que deve ser lido com calma, saboreado.

Ana Carolina 24/02/2013

Os filósofos de plantão que me perdoem, mas que livro CHATO!!!!!!!!!!!!
Será que não tem um jeito menos pedante de escrever sobre filosofia?
bom, filosofia não é a minha praia, então, não levem essa resenha a sério se vc. gostar dessa matéria.

mila antares 24/05/2014

O mundo de Sofia é um mergulho na história da filosofia, para quem curte o assunto e deseja bastante referências para leitura. Recomendo.

jajael 22/05/2010

Um pouco massante...
A historia do livro eh muito foda, mas chega uma hora que parece muito um livro didatico de filosofia, o que nao eh ruim, mas acaba deixando a leitura um pouco "pesada".

Aprendi muito com esse livro, o cara conseguiu resumir e dividir com louvor a Filosofia, admiro muito.

Pra ser sincero, a trama em si, nao me prendeu muito. La pela metade do livro, uma ideia basica do desfecho ja estava meio "na cara", o que me fez perder um pouco de animo pra ler o livro.

Talvez eu tenha demorado muito tempo pra ler pois estava prestando vestibular e estava muito atarefado.

Mas serio, vc aprende muuuuuuuuito e isso eh uma das coisas que eu mais admiro nos livros: aprender.

Vale muito a pena... um "abridor" de cabeças, hehe... te faz PENSAR sobre a vida e perceber que tudo eh muito mais do que parece etc!

Michele Vieira 02/02/2014

Madrugadas debruçada num mundo diferente... valeu!
Surpreendentemente fantástico! Passei madrugadas, horas lendo cada página como se fosse a última deste romance filosófico; de natureza poética, lindo, bem escrito. Eis um livro que não precisa fazer caras e bocas pra lê-lo ao ver a quantidade de páginas (afinal, o volume único de As Crônicas de Nárnia e o Senhor dos Anéis há muito mais, ah, sem falar no primeiro volume de Guerra dos Tronos...enfim!), mas não são as quantidades de folhas que viramos que irá cristalizar a ideia central do livro, na verdade o conteúdo deste é muito mais do que a própria história pode contar, são tempos diferentes, seres diferentes e realidades (ou ficções) dispersas entre o mundo das fábulas e o mundo real. É assim que pude compreender e será desta forma que lembrarei de Sofia e Hilde, de Albert e Alberto, opostos, porém semelhantes... os leitores entenderão e os que já leram também!

logo skoob
"Faltava uma rede social voltada apenas para os amantes de livros... Bem, não mais."

IG Tecnologia