Através do Espelho

Através do Espelho Jostein Gaarder

Resenhas - Através do Espelho

Maria Elisa 07/07/2012

Como sempre: filosofia! Dessa vez encontramos uma menina doente de cama na época do natal e a visita de um pequeno anjo que foi designado para cuidar dela, e aprender com ela...bem, vice versa.

Gabriel 23/03/2012

Um dos meus favoritos, foi um empréstimo de uma ex colega de trabalho e a porta de entrada que me levou a conhecer Jostein Gaarder e almejar que ele marque presença na minha mini biblioteca.
Uma história muito comovente e que nos remete a refletir sobre Deus, a vida e principalmente o que acontece depois dela.

Edna 24/11/2012

A leveza do mistério

Fascinante é a capacidade do autor em envolver-nos na leitura desta maravilhosa obra, eu diria que além de nos envolver em uma direta reflexão filosófica nos prende desde o inicio até o final. Muito bom.

João Ricardo 12/01/2013

Filosófico para "variar".
Este livro não é um dos que eu colocaria como "fascinante" do Jostein, mas a clareza filosófica neste livro é sensacional, o modo como pensar na existência na humanidade e tentar entender o que por quê que tudo funciona como funciona é realmente muito curioso.

O livro é mais umas da historinhas em que Jostein usufrui bastante da filosofia e o modo de pensar sobre o mundo.

Renata 25/07/2013

Bem escrito. Maravilhosamente interessante.
Jostein Gaarder é outro nível. Eu não precisei nem ver quem era o autor ou olhar a capa para saber que o livro era dele. Dá pra ver na maneira como ele escreve, na maneira perfeita como ele detalha as coisas sem ser nunca cansativo. Já li O mundo de Sofia e acho que através do espelho é razoavelmente melhor e mais compreensível, o que não diminui a grandeza do mundo de Sofia. O fato é que não deve-se julgar um livro pelo autor, mas nesse caso eu preciso admitir que se o autor é o Gaarder, eu já sei que o livro é bom. Recomendo para todos, principalmente pela nossa protagonista Cecília que é cativante ao extremo. Ótimo livro, perfeitamente bem escrito. Recomendo, somente.

Calebe 20/08/2013

Livro "Através do Espelho" de Jostein Gaarder
O livro retrata a história da menina Cecília Skotbu, a qual enfrenta um câncer, ela passa o tempo todo em seu quarto, deitada na cama. Ela está morrendo. Sua história é uma preparação para a morte e por isso é também um mergulho para a vida. O estado de Cecília choca e comove sua família porém ela tem certeza de que irá melhorar, porém a família vê que é o fim. Certa noite Cecília se depara com Ariel, um anjo de Deus. E a partir de então ela começa a vê-lo com muita frequência. Com Ariel, Cecília tem momentos mágicos, de aprendizado e até mesmo de alegrias, juntos fazem pequenas viagens imaginárias, ela conversa muito a respeito da vida, de nossa origens, de onde viemos, para onde vamos. Fazendo então Ariel conhecer a vida terrestre, mas também Cecília questiona Ariel sobre a vida celestial, descobrindo como é a vida dos anjos e ver o significado de ter uma natureza incorpórea. Chegando Dezembro, todos estão em clima de Natal, cai neve lá fora, Cecília adora o Natal, adora a neve, porém não poderá sair da sua cama. O livro realmente não conta quando ela morre, mas pode-se entender nitidamente que a doença era câncer pelos sintomas que aparenta ao longo da história como cabelo faltando, a pele pálida, a fragilidade de sua saúde. Ariel então, seu anjo querido aparece para ajudá-la, consolá-la, e fazer companhia para seu destino, na qual terminará com seu sofrimento, ela morre como quem viaja, prestando atenção em tudo. Através de seu olhar profundo, o outro lado do espelho se torna um pouco mais claro para nós. Acredito que vale muito a pena ler este livro, vai mudar seu modo de pensar e agir! Recomendo! A baixo seguem as melhores citações contidas no livro:

"Pode perfeitamente dizer que o Mundo vai ao encontro da criança. Nascer significa ganhar o Mundo como presente."

“Mas a lua não tem luz própria”, protestou Cecília. “Ela é como um espelho que reflete a luz do sol.”
“Sim”, concordou Ariel, “mas o sol também não tem luz própria. Ele é apenas um espelho que reflete a luz de Deus.”

“Assim como o céu se espelha no mar, também Deus pode se espelhar num par de olhos humanos. Pois os olhos são o espelho da alma, e Deus é capaz de se refletir numa alma humana.”

“Nem sempre a gente pensa no que está fazendo. Ás vezes a gente tropeça nas palavras.”

“Não é engraçado que a gente fique com lágrimas nos olhos porque gosta muito de alguém?”

“Talvez uma coisa bonita ás vezes nos deixe tristes porque sabemos que não vai durar para sempre.”

“O tempo é como um rio que corre sem parar, levando todo o mundo embora, gerações e gerações.”

"A cada segundo, Deus sacode a manga do paletó e solta algumas crianças novinhas em folha, que caem no mundo. Abracadabra! E a cada segundo algumas pessoas também desaparecem. É uma longa fila, Cecília, longuíssima. E quando chega a hora, chega a hora, e você tem que ir embora…"

"Nós enxergamos tudo num espelho, obscuramente. Às vezes conseguimos espiar através do espelho e ter uma visão de como as coisas são do outro lado. Se conseguimos polir mais esse espelho, veríamos muito mais coisas. Porém não enxergaríamos mais a nós mesmos."

“Nós choramos quando alguma coisa é triste. E às vezes também derramamos uma lágrima quando alguma coisa é muito bela. Quando algo é engraçado ou feio, nós rimos. Talvez algo muito bonito também nos deixe triste porque sabemos que não vai durar para sempre. E rimos do que é feio porque compreendemos que é só uma brincadeira.”

SOBRE O AUTOR: Jostein Gaarder é Norueguês, e foi professor de Filosofia durante muitos anos, o seu livro de maior sucesso e reconhecimento foi O mundo de sofia, que fala exatamente sobre filosofia. Mas escreveu diversos outros romances que lidam com questões da vida. Pessoalmente, ele é uma graça, divertido e só posso sonhar como seria ter um professor de filosofia como ele. hehe ;)

site: http://calebejuchem.blogspot.com.br/2013/05/livro-atraves-do-espelho-de-jostein.html

Lalá 07/01/2019

Amorzinho
É um livro muito amorzinho e gostoso de ler, a descrição e detalhamento é de se apaixonar pelo enredo, é com certeza um dos meus favoritos.

Tiago 04/05/2019

Mesmo autor de O mundo de Sofia, Gaarder traz, em Através do espelho, a pequena Cecília, menina muito doente que passa o tempo todo numa cama, até que recebe a visita de um anjo, Ariel, com quem troca experiências e informações de humano para anjo e de anjo para humano. Ariel, do outro lado do espelho, o lado celestial, eterno, aos poucos conta para Cecília como as coisas são do outro lado, mergulhando-a num conhecimento que é a preparação para a morte. Ou seria vida ainda do outro lado? Mistério...
"Isto aqui é o céu?
Claro. Onde mais poderíamos estar? A Terra é apenas um cisquinho de poeira neste imenso firmamento."

Tercio.Neto 02/06/2019

Sobre Cecília e Ariel; sobre nós.
“Se conseguíssemos polir mais esse espelho, veríamos muito mais coisas. Porém não enxergaríamos mais a nós mesmos”

O livro é um grito de vida de quem olha para a morte. O tempo consome o fôlego. Leitura leve e sensível, com “cores” tristes e reflexivas. Texto doce, aconchegante e poético sobre a pequena Cecília Skotbu. Tece ideias sobre solidão, desejos e tempo de vida; Cecília é inquieta, questionadora e está morrendo. O talento de Jostein Gaardner em descrever em linguagem juvenil o drama maior da existência humana nos conduz paternalmente pela mão, e nos deixamos levar. A empatia e cumplicidade entre o anjo Ariel e Cecília é estranha e irresistível. Ele entende as “feridas” dela, a revolta de Cecília em fase terminal “gritando” o porquê de tudo e colocando alguma luz sobre a própria finitude. Romance com pitadas filosóficas. A mensagem deles é universal. Qual o sentido de tudo isso? Nada é eterno, mas o caminho pode ser feito da melhor forma que pudermos. Ela tenta. Cecilia é a bonança após a tempestade.

O livro não é autoajuda. É narração de uma despedida. Recomendo ler sem pretensões. Deixe-se levar por Cecília com todos seus defeitos e anseios. Para ler e reler.

site: https://www.instagram.com/tercio_neto/

Anna 30/06/2019

Cansativo
A história é boa, porém a escrita do autor torna o livro um batalha. A leitura foi muito cansativa e arrastada, a repetição de "carne e osso" me deu nos nervos.

Leonardo 07/12/2019

Expansão de consciência
Uma leitura que nos leva às mais profundas reflexões filosóficas e que nos põe diretamente em confronto com a efemeridade da vida. Jostein Gaarder escrevendo brilhantemente, em um estilo já conhecido por "amantes da sabedoria" nos exorta a testemunhar um diálogo que deveria ser nosso, tão profundo quanto possível, nos leva às profundezes de nosso ser.

anes 12/01/2020

Uma verdadeira viagem entre dois mundos em um só
Confesso que o meu estilo de livro é muito mais puxado para o lado clichê e aventureiro do que um de reflexões/ensinamentos mas isso não me impediu de apreciar Através do Espelho e a mensagem forte que ele passa principalmente sobre a nossa primeira fase inicial: a infância e toda a sua magia.