Através do Espelho Jostein Gaarder

Resenhas - Através do Espelho

Pandora 10/10/2010

Mais resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

Esqueça o que você viu em “O mundo de Sofia”. Aqui, Gaarder está muito mais acessível.

“Através do espelho” é lindo. Um livro curto e rápido, mas de uma profundidade incrível.

Narra a vida de Cecília, uma garota que está morrendo. Apesar de estar no fim de sua curta vida e presa a uma cama o tempo todo, Cecília vive mais intensamente do que muitas e muitas pessoas saudáveis.

Tudo para ela é aprendizado, e ela anota suas impressões (sobre a vida e a morte) em um caderninho.

O livro é uma viagem para a morte, ao mesmo tempo que reflete sobre a vida.
Cecília é madura, não teme morrer. Teme deixar de viver o seu presente.

Leiam, a leitura é leve, mas carregada de simbolismo e reflexão. Vale muito a pena.

letwcia 12/04/2024

Fofura e aconchego ?
Eu adorei esse livrinho, mesmo não sendo uma pessoa religiosa, trouxe um conforto imenso para meu coração pois sempre me fazia lembrar de minha vó, que era uma pessoa muito devota. esse olhar de criança sobre o mundo, a forma como o anjo a ajudou a se despedir da terra... uma coisa tão pura! lindo demais, é uma leitura que traz conforto para o coração.

Gabriela Lemos 12/02/2012

Através de Através do Espelho
Um livro lindo. A Cecília Skotbu é uma garota apaixonante, como as outras personagens do Jostein Gaarden. O entendimento que ela tem das coisas é, simplesmente, ótimo. E o Gabriel cumpre bem a sua missão de prepará-la para a morte. A história sensibiliza um pouco, mas a forma como Cecília passa a encarar a sua doença e viver seus últimos dias, revela a a força que ela tem. Uma preparação para a morte fazendo um mergulho na vida.

"Nós enxergamos tudo num espelho, obscuramente. Às vezes conseguimos espiar através do espelho e ter uma visão de como são as coisas do outro lado. Se conseguíssemos polir mais esse espelho, veríamos muito mais as coisas. Porém, não enxergaríamos mais a nós mesmos."

Sara Muniz 19/04/2020

RESENHA - ATRAVÉS DO ESPELHO
Através do Espelho foi publicado em 1993. Escrito por Jostein Gaarder, um autor norueguês a quem admiro muito. Esse livro é leve, mas com um teor filosófico indubitável.

É Natal e a família inteira está comemorando na sala, exceto Cecília, que fica no quarto por estar muito doente.

Na noite de Natal, Cecília acorda com alguém perguntando "você dormiu bem?". A voz pertencia a um ser pequeno, careca, de olhos azuis cintilantes e sem pálpebras. Seu nome era Ariel, ele era um anjo.

Jostein Gaarder nos apresenta uma história aparentemente infantil, mas com reflexões existenciais bastante profundas. Cecília explica para Ariel como é ser humana, sentir as coisas. Ariel, por sua vez, tenta esclarecer a ela como se deu a criação, sobre Deus, como os anjos vivem e sobre a morte.

O livro é basicamente composto por esses diálogos entre os dois e, cada vez que Ariel aparece, o leitor deve se preparar para um "tiro" diferente. Os assuntos são inteligentes, talvez você nunca tenha parado para pensar sobre boa parte deles. São duas criaturas puras que conversam sobre a ciência e sobre Deus, de um modo natural que somente Gaarder sabe como fazer.

Através do Espelho é uma obra incrível e engrandecedora. Assim como Cecília, nós também não podemos ver através do espelho, ou seja, através de nossa própria dimensão, mas nós sabemos que algo fantástico e misterioso nos aguarda do outro lado, e por isso não conseguimos parar de nos questionar sobre tudo que nos cerca.

Um romance filosófico bem curto, mas que tem muito a dizer. Já recomendei muito a leitura de Gaarder quando resenhei O Mundo de Sofia (resenha aqui) e, agora que finalmente tive a oportunidade de ler mais uma obra do autor, posso garantir que quero ler todas. Ele é simplesmente genial e sutil em suas obras, não deixe de conhecê-las.

PARA A RESENHA COMPLETA COM TRECHOS E IMAGENS DO LIVRO, ACESSE MEU BLOG:

site: http://interesses-sutis.blogspot.com/2018/07/resenha-atraves-do-espelho.html

Lavínia!! 05/10/2023

Através do Espelho
AAAAAAA...Eu chorei muito!!! Não sabia que esse livro poderia deixar meu psicológico abalado. É muito lindo e perfeito,não tem como não gostar,por mim esse livro deveria ser mais reconhecido!!! Amei essa leitura ?.

Vivi 25/10/2012

Um livro realmente tocante que nos mostra um pouco mais do nosso tão bondoso Deus e que nos mostra que só podemos ver um lado do espelho, o outro lado mesmo com outra pessoa explicando, sempre será um enigma até que você possa ir para ele e deixar de ver o lado anterior.
"Todas as estrelas acabam caindo. Mas uma estrela é apenas uma pequenina centelha do grande facho de luz que há no céu"

Taaahhh 18/10/2012

Maravilhoso!
Um dos livros mais marcantes que li bem mais jovem e que tenho um carinho imenso. A história é narrada de maneira simples, mas é rica em reflexões!

Line 18/03/2022

Através do Espelho
"Você parece uma esplêndida borboleta que voou da mão de Deus" ??

Sabe aqueles livros que você não dá nada por ele mas se tornam seu xodó porque simplesmente mudaram sua visão de enxergar o mundo?? Através do espelho é esse livro. Ele não é nem um pouco popular, mas meu pai é apaixonado nesse escritor e já tentou me fazer ler o mundo de Sofia (que um dia eu termino) mas não rolou, afinal o livro é complexo mas através do espelho me cativou. Ele é curtinho e super fácil de ler acho que foi por isso que cedi aos pedidos do meu pai e li, mas não né arrependo nem um pouco. Tô com o rosto inchado agora de tanto chorar com esse final e que final meus amigos (SUPER reflexivo). É uma leitura que exige que sua mente seja aberta ?? pessoas com mente fechada, nem adianta tocar nesse livro?? mas como já viram o livro é perfeito, 5 estrelas sem dúvida!!!

Catharina.Mattavel 02/03/2013

Através do Espelho
Eu adorei. Amei o livro, amei a simplicidade que é narrada e a simplicidade dos personagens.
A história nos faz refletir muuuuuito sobre o ser humano, sobre a terra e o céu. Responde perguntas que nos fazemos sempre, e o mais incrível é que tudo isso é mostrado numa simplicidade super intensa.
O livro é muito do contrário que eu esperava, é simplesmente adorável. Muito bom mesmo. Recomendo. Adorei.

Flá 01/07/2009

Delicado e emocionante. Vale a pena.

Maria Elisa 07/07/2012

Como sempre: filosofia! Dessa vez encontramos uma menina doente de cama na época do natal e a visita de um pequeno anjo que foi designado para cuidar dela, e aprender com ela...bem, vice versa.

Edna 24/11/2012

A leveza do mistério

Fascinante é a capacidade do autor em envolver-nos na leitura desta maravilhosa obra, eu diria que além de nos envolver em uma direta reflexão filosófica nos prende desde o inicio até o final. Muito bom.

João Ricardo 12/01/2013

Filosófico para "variar".
Este livro não é um dos que eu colocaria como "fascinante" do Jostein, mas a clareza filosófica neste livro é sensacional, o modo como pensar na existência na humanidade e tentar entender o que por quê que tudo funciona como funciona é realmente muito curioso.

O livro é mais umas da historinhas em que Jostein usufrui bastante da filosofia e o modo de pensar sobre o mundo.