Através do Espelho

Através do Espelho Jostein Gaarder

Resenhas - Através do Espelho

Livia.marrache 23/12/2022

Bem rapidinho de ler, com uma linguagem que não cansa e te faz refletir. Bom pra quem gosta de coisa rápida.

Catharina.Mattavel 02/03/2013

Através do Espelho
Eu adorei. Amei o livro, amei a simplicidade que é narrada e a simplicidade dos personagens.
A história nos faz refletir muuuuuito sobre o ser humano, sobre a terra e o céu. Responde perguntas que nos fazemos sempre, e o mais incrível é que tudo isso é mostrado numa simplicidade super intensa.
O livro é muito do contrário que eu esperava, é simplesmente adorável. Muito bom mesmo. Recomendo. Adorei.

Ana 27/03/2023

Que livro delicado, é uma história tão boa que essas 140 páginas passam em um piscar de olhos.
O mundo de Sofia sempre vai ter um lugar no meu coração, mas esse livro é tao bom quanto, mesmo com tantas poucas páginas, que eu honestamente leria mais.

Taaahhh 18/10/2012

Maravilhoso!
Um dos livros mais marcantes que li bem mais jovem e que tenho um carinho imenso. A história é narrada de maneira simples, mas é rica em reflexões!

Vivi 25/10/2012

Um livro realmente tocante que nos mostra um pouco mais do nosso tão bondoso Deus e que nos mostra que só podemos ver um lado do espelho, o outro lado mesmo com outra pessoa explicando, sempre será um enigma até que você possa ir para ele e deixar de ver o lado anterior.
"Todas as estrelas acabam caindo. Mas uma estrela é apenas uma pequenina centelha do grande facho de luz que há no céu"

Fabio 30/10/2022

Bem escrito e bem estruturado
Não é um livro ruim, longe disso. Mas acredito que tem um público alvo, ao qual eu não pertenço e portanto não me envolvi muito. Uma pessoa religiosa provavelmente vai conseguir aproveitar melhor esse livro. Apesar de ter uma forte pegada filosófica (que foi o que me fez pegar esse livro), a temática não me interessou.

De qualquer forma, tem muitos pontos positivos. O autor aborda temas complexos de uma forma muito palpável. Sua linguagem é boa, simples, o que faz com que o livro seja bastante inclusivo. Os capítulos curtos facilitam ainda mais essa questão inclusiva. Acho um talento valioso que poucos autores possuem, principalmente os que se propõe a abordar temas mais filosóficos e densos. O livro é eficaz no fazer refletir.

Vale ressaltar que é MUITO triste.

Gabriela Lemos 12/02/2012

Através de Através do Espelho
Um livro lindo. A Cecília Skotbu é uma garota apaixonante, como as outras personagens do Jostein Gaarden. O entendimento que ela tem das coisas é, simplesmente, ótimo. E o Gabriel cumpre bem a sua missão de prepará-la para a morte. A história sensibiliza um pouco, mas a forma como Cecília passa a encarar a sua doença e viver seus últimos dias, revela a a força que ela tem. Uma preparação para a morte fazendo um mergulho na vida.

"Nós enxergamos tudo num espelho, obscuramente. Às vezes conseguimos espiar através do espelho e ter uma visão de como são as coisas do outro lado. Se conseguíssemos polir mais esse espelho, veríamos muito mais as coisas. Porém, não enxergaríamos mais a nós mesmos."

Nessa Gagliardi 30/03/2010

Dos 3 livros do Gaarder que li ("A Garota das Laranjas", "O Dia do Curinga" e "Através do Espelho") esse sem dúvida é o mais infantil, mais arrastado e mais filosófico. Fiquei bastante entendiada durante a maior parte do livro.
Bem 'marromeno'...

Lara Tavares 19/12/2011

"Nós enxergamos tudo num espelho, obscuramente"
"Nós enxergamos tudo num espelho, obscuramente. Às vezes conseguimos espiar através do espelho e ter uma visão de como são as coisas do outro lado. Se conseguimos polir mais esse espelho, veríamos muito mais coisas. Porém não enxergaríamos mais a nós mesmos."

Eu comprei esse livro a alguns anos atrás numa feira que houva na minha cidade, e começei a ler mas nunca terminei. Até que eu resolvi ler novamente e me surpreendi, até porque esta é a primeira resenha que venho fazer.

Cecília Skotbu é uma menininha dos cabelos longos e loiros que está terrivelmente doente, morrendo. Até que um dia ela recebe a visita de um anjo, Ariel, e juntos eles começam a desvendar os mistérios da criação. Ariel compartilha com Cecília como é ser um anjo, mas tem uma curiosidade imensa de saber como é ser um ser humano de carne e osso. Cecília compatilha como é ser uma menina de carne e osso, e tem uma imensa curiosidade de saber como é ser um anjo.

Para aqueles que acham que a morte não é o "final feliz" de um livro, após esta leitura você verá isto com outros olhos.

De uma maneira muito sinjela e inocente eles descobrem como é o lado do outro, e Ariel ajuda Cecília a atravessar o espelho.
Estou com lágrimas nos olhos.
Super recomendo. =)

Pandora 10/10/2010

Mais resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

Esqueça o que você viu em “O mundo de Sofia”. Aqui, Gaarder está muito mais acessível.

“Através do espelho” é lindo. Um livro curto e rápido, mas de uma profundidade incrível.

Narra a vida de Cecília, uma garota que está morrendo. Apesar de estar no fim de sua curta vida e presa a uma cama o tempo todo, Cecília vive mais intensamente do que muitas e muitas pessoas saudáveis.

Tudo para ela é aprendizado, e ela anota suas impressões (sobre a vida e a morte) em um caderninho.

O livro é uma viagem para a morte, ao mesmo tempo que reflete sobre a vida.
Cecília é madura, não teme morrer. Teme deixar de viver o seu presente.

Leiam, a leitura é leve, mas carregada de simbolismo e reflexão. Vale muito a pena.

Fernanda 26/12/2022

Filosofia barata!
Cecilia é uma menina muito curiosa e inteligente que passa os dias em sua cama devido a uma doença muito grave.
Cheia de sonhos, Cecília começa a receber visitas de uma figura chamada Ariel, que diz ser um anjo que pretende ajudar a menina a descobrir a si-mesma (e ajuda-la a atravessar o espelho). Os dois trocam perguntas e respostas; Cecília querendo saber mais sobre os anjos e o mundo celestial, enquanto Ariel quer saber como é ser de carne e osso, e como é ter sentimentos.
Todavia, me decepcionei com o livro pois, apesar de tratar de temas religiosos e filosóficos, não há grande complexidade e não passa apenas de discussões rasas e de uma filosofia barata. Ao ler, você já sabe exatamente como o livro termina e a sensação que eu tive foi que o autor escreveu as pressas para ancorar o leitores de ?O mundo de Sophia?? sem sucesso.

Sílvia Mendes 16/01/2009

O que vem depois?
Jostein Gaarder aborda o tema da morte de uma maneira delicada e bela, transformando-a em uma viagem capaz de ser entendida – ou simplesmente aceita – por crianças ou adultos. O tipo de livro que pode ser lido em qualquer idade e que, mais do que uma mensagem, aborda uma discussão filosófica, sempre presente nos livros de Gaarder. O que vem depois?

Keila Gonçalves 08/10/2011

Uma historia belissima...

Débora 02/10/2010

O enigma divino
A preparação da morte e a compreensão da vida. Cecília uma menina que está morrendo, fica em seu quarto tentado desvendar os enigmas do universo, anotando seus pensamentos em um caderninho chinês. Está incontentada com as tradições costumes da sociedade. Porém sua vida é despertada, com a chegada do anjo Ariel. Assim, estes passam mais parte do tempo questionado os mistérios, eternidade e imensidão do universo. E, as diferenciações dos anjos e humanos.
A busca de atravessar o espelho e conseguir espiá-lo, e ter a visão libertadora de como é o outro lado do desconhecido e obscuro. Mas nós humanos só compreendemos em partes, por isso não temos essa façanha, por mais que conseguimos polir o espelho, só enxergaremos nós mesmos e um vasto incompreensivo. Mas, se não vemos não quer dizer, que não exista...

“Carne e osso não passam de terra e água, mas Deus soprou um pouco do seu espírito dentro de vocês. E por isso que há uma parte de você que é Deus”

“Você parece uma esplêndida borboleta que voou da mão de Deus”