Tosco Gilberto Mattje
3.32479 585

Resenhas - Tosco

Dani 10/03/2016

Tosco
Este livro eu li há uns dois anos, para um projeto da escola e, de fato, é bem interessante e serve para alertar os jovens dos perigos das drogas e álcool. Mas, apesar de ser uma estória bacana, penso que poderia ser mais aprofundada. Como se trata de um livro educativo, juvenil, o autor fez algo curto para o jovem não querer abandonar (dá para ler em um dia) mas isso não permitiu a aprofundação certa, para causar mais empatia e, de fato, chocar e comover o jovem.

site: http://cookiescreamandmint.blogspot.com.br/2015/11/especial-comentarios-sobre-leituras.html

Deh 13/05/2015

O tosco
ainda nem li mais deve ser bao

Diego 26/10/2014

Recomendo este livro para Ana Paula Da.S Naves,e Adriana Da.S Naves
vocês irão adorar,e até gostar!

Nota:3 bom!

Andrea 22/07/2014

TOSCO, de Gilberto Mattje, com 134 páginas, publicado pela Gráfica e Editora Alvorada (Campo Grande/MS), foi distribuído gratuitamente a todos os alunos da rede pública estadual do MS em 2012. É a história de um jovem que, quando pequeno, vivia em uma casa triste, onde pai e mãe viviam em pé de guerra, o pai bebia muito, ele apanhava da mãe sem entender o motivo e se lembra de ter sido deixado na escola com uma "tia" que nunca conhecera, até que um dia apareceu em sua casa duas meninas e um menino, que foi quando lhes foram apresentados pela mãe como seus irmãos do seu primeiro casamento. A mãe abandonou os três filhos e o marido para ficar com seu pai, ele nasceu, e essa é a sua história.
Este é um livro infanto-juvenil que deveria ser lido por pais, professores, além dos alunos.
O livro conta passagens da vida deste jovem desde sua infância até sua convivência com cigarro, bebidas, drogas, brigas, furtos, e o único amigo gente boa chamado Samuel...até que um dia ele conhece o Professor Jeferson, professor de Educação Física que lhe dá a chance de entrar para o time da escola, e se importa com ele e com tantos outros alunos. Um livro de superação, sem dúvida, que nos faz refletir a vida de tantos jovens, tantas crianças que estão por aí, na escola, só pro tempo passar, com histórias de vida desgraçadas mas com um forte potencial.
Tão importante para ser lido quanto o livro "O Estudante", de Adelaide Carraro.

site: http://caixinhadadea.blogspot.com.br/2014/07/tosco.html

May 20/01/2014

tosco á sua maneira :p
Super interessante... á sua maneira Tosco nos faz refletir, repensar e amadurecer nossos pensamentos... Nos mostra que se tivermos força de vontade podemos mudar nossa história, é como aquela velha frase "Não podemos mudar o passado, mas podemos escolher melhor nossos caminhos para um futuro melhor" *acho que a frase não é beem assim, mas é mais ou menos isso kk'
Enfim, infelizmente existem muitos Toscos por aí, que só precisam de um professor Jefferson, uma oportunidade para também ter Um Final Feliz.
#Recomendo c:

Nyck 15/10/2013

tosco
muito legal devia ter continuação
Pedro.Henrique 20/04/2015minha estante
Na verdade possui uma continuação o nome do livro é caco , que no caso o tosco é o professor dele

Rodrigo Soares 10/07/2013

Tosco
Livro interessante no qual me fez lembrar meus dias na escola. Quantos toscos existem por ai. Muitos!
Acho que esse é o tipo de livro que todos os alunos deveriam ler. Pois nos ensina e nos faz até amadurecer e ver que a vida não é só bagunça, mas que existe um futuro, que pode ser melhor ou não. A escolhe é nossa!!
Super indico!

Ederson 27/05/2013

tosco!!!
Ótimo livro para quem não gosta muito de ler como eu,pois é um livro que te da vontade de ler cada vez mais até o final.

Lorenna Duarte 06/04/2012

Tosquiando
O livro traz uma mensagem muito marcante do cotidiano de nossos jovens, quantos toscos conhecemos nas escolas afora?
quantos de nós saber o professor Jeferson na vida de um aluno?
Uma das leituras mais interessantes e reveladora que já li.