Viagens na Minha Terra

Resenhas - Viagens na Minha Terra

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Garcez 27/08/2010

Monótono e confuso
Viagens na minha terra é um grande enrolar do desenrolo. Sem nexo, sem tesão, sem vida. Garrett, em hipótese alguma, deveria ter se aventurado em tal obra. É inacreditável que um autor de belas poesias portuguesas tenha parido tão desinteressante escrito.

Entre farpas e espinhos, não se pode negar que, por trás de toda a monotonia, reina uma genialidade. O paralelo de histórias e a cronologia vacilante elevam Garrett à categoria de escritor nato. Naturalmente telentoso.
Thaynara 20/03/2014minha estante
Respeito tua opinião, mas se você disse isso tudo, é porque ignora a história do autor do livro. Almeida Garrett vivia um período de grande desilusão com o destino tomado por Portugal no período de 1832 para frente, porque os ''barões'' se apossaram de tudo. Ora, se uma obra é o espelho daquilo que se é o escritor, o que você esperava do livro? Primeiramente, deve-se estudar o contexto histórico pois LITERATURA é isso!!! O espelho de uma sociedade. Ao contrário do que disse, esse livro é encantador e o Garrett fez seu jus com esse romance (ou crônica de viagem). Ele conseguiu mesclar a história de Portugal, com a história de Carlos e Joaninha e ao mesmo tempo faz um paralelo com a própria história de vida dele. Ele morreu sozinho sem grandes avanços na vida, então... E costuma-se dizer que existia uma escrita Antes de Garrett e depois passou-se a escrever de uma forma diferente DEPOIS de Garrett. Então não diga que este livro é monótono. Monótono é você não ter a capacidade de mudar sua forma de pensar! Esse livro é de tal singularidade que está até na lista de um dos Vestibulares mais concorridos do Brasil, e não é à toa.

Bel 10/04/2014minha estante
Desculpa, mas até o próprio autor concorda que o livro é monótono e que ele divaga demais, e sempre pede paciência ao "benévolo leitor".
Se não fosse um clássico muito pedido em vestibulares, a maior parte das pessoas desistiria nas primeiras páginas. Sim, esse livro precisa ter uma base muito boa, mas admita que até pra quem tem base, ele é complicado pra ler. E aliás, cada um com seus gostos, preconceito literário acaba criando esse tipo de discussão.

Hanna.Oliveira 06/07/2022minha estante
O livro tem várias histórias dentro dele.. é como vários livros dentro de um único livro. É nessa dialética que Garrett se baseia e é uma leitura que serve para vários tipos de leitores, pois cada leitor "escolhe" a que chama mais atenção.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6