Não Espere Pelo Epitáfio...

Não Espere Pelo Epitáfio... Mario Sergio Cortella

Resenhas - NÃO ESPERE PELO EPITÁFIO...

1 | 2 | 3 | 4

Dalila 26/12/2014

Mais uma vez Cortella nos provoca com suas crônicas. Assim como em Não nascemos prontos, este livro aborda diversas questões que fazem parte de nossa existência e que são motivos de inquietação. Entre as que eu destaco como as que mais gostei estão: O amor e suas razões e A verdade, uma conquista inevitável?.
Marcio 26/12/2014minha estante
Tô com medo de você!!! My Good! São quantos livros poe dia? rs

Dalila 29/12/2014minha estante
Rsss, estou de férias(inclusive do serviço doméstico)rssss

Luhhh ^___^ 28/03/2018

hummmmmm............
O filósofo lembra que todo dia é um novo começo para fazer um novo fim, repensar os planos de sua vida, acreditar e trabalhar para realizar os seus sonhos. Nesse sentido, ele faz referências à mitologia grega aos poemas de Álvaro Campos, demonstrando que a felicidade plena, é a epicurista que se baseia no prazer equilibrado para ser feliz. O caminho para se tornar uma pessoa realizada e satisfeita é pelo caminho do equilíbrio e sentir prazer nas coisas simples, de acordo com o filósofo Epicuro. Este grego que Cortella consegue tão magistralmente passar os seus conhecimentos e aprendizagens , por meio de suas crônicas. Afinal, ler uma boa crônica acompanhado com um café preto e pães de queijo, é saborear a verdadeira felicidade epicurista!
Paulo.Eduardo 08/04/2018minha estante
, é um livro razoável em questão de conteúdo, tem algumas partes interessantes e outras duvidosas, para adolecentes seria uma boa sugestão de leitura .

RafaBomfim07 27/07/2018minha estante
Olha me convenceu a ler.

André Goeldner 07/02/2012

Conheci o autor pelas palestras dele disponíveis no Youtube. Comprei duas obras com grande expectativa, mas parece, pelo menos lendo apenas o primeiro livro, que ele fala melhor do que escreve. Ainda assim vale a leitura.
Lawrence 02/04/2013minha estante
O conheci da mesma maneira, e penso o mesmo sobre a falaa e escrita do autor;

Betinha 26/04/2013

Não espere nada
Sou apaixonada pelos escritos do Cortella. Desde que li "Qual é a tua obra" que tenho acompanhado suas publicações e lido tudo o que desse autor me cai em mãos. Mas esse livro foi uma decepção!

Ao contrário de outras obras, este livro parecia um recorta e cola de autores e citações sem a usual costura fina, delicada, bem-humorada e perspicaz do autor. Alguns capítulos pareciam acabados sem o fechamento da ideia que, em tese, constituiria uma provocação filosófica. Aliás, a provocação filosófica foi rara nessa obra!

Será que o autor perdeu a mão?
DayanePrincipessa 01/11/2023minha estante
achei a mesma coisa, quem deu 5 estrelas tá puxando o saco do autor, só pode

Danilothe36 12/08/2010

As provocações filosóficas propostas por Cortella tem o incrível poder de me atrair e me deixar pensando nelas por horas, dias, semanas, meses e até anos a respeito. Traduz muito bem algumas inquietudes em analogias incrivelmente compreensíveis. Para mim, é sedutor alguém que trata da filosofia de forma acessível e sem maiores rebuscamentos, sejam eles necessários ou não.

mumuriarte 13/03/2012

Leitura fácil e delicosa
O livro, como diz no prefácio, é uma coletânea de crônicas do autor, publicadas entre 94 e 2004 na Folha de São Paulo. Falam de coisas do dia a dia. Fala das humanidades, no sentido das nossas peripécias na convivência em sociedade. É um livro para a vida moderna, pois as crônicas tem o tamanho ideal para que sua leitura caiba nos curtos intervalos diários de sossego. Leia e aprove.

Carminha 07/02/2013

Como é que a vida é ...
Não espere pelo Epitáfio

Conheci o autor porque participei de um evento onde ele foi um dos palestrantes(Congresso Conhecer-2006),aqui no RJ. Então comprei o livro que é uma seleção de crônicas e ou , como coloca o autor , são pensatas filosóficas, que foram sendo preparadas durante uma década. Algumas dessas crônicas foram publicadas por ele, (autor), no jornal Folha de São Paulo (entre 1994 e 2004).
No livro Mario Sergio coloca questionamentos comuns à todos nós , como também , faz provocações filosóficas , levando-nos (leitores)à refletir sobre questões que permeiam nossas vidas.Como por exemplo: Cada um deve viver suas próprias experiências , por ser impossível transferir de uns para outros , porque ninguém é dono de verdades absolutas e indiscutíveis e portanto devemos duvidar das generalizações . Viver a vida intensamente e não se arrepender do que não fez.
Trechos que destaco do livro:
"Não é necessário ir até os extremos, mas é essncial não ficar restrito ao confortável e letárgico centro ,muitas vezes o meio pode ficar anódino , inodoro,insípido e incolor. Alguns desses desejos de romper fronteiras mornas , só aparecem nos epitáfios, sempre em forma nostálgica e lamentadora de um "eu devia ter"...
(página 16)
"...É preciso ir colocando incômodos pontos de interrogação ao final de muitas máximas. De fato , quem espera sempre alcança...Vaso ruim nunca quebra...Quem parte e reparte fica com a melhor parte...etc. Duvidemos um pouco".
(página 22)

Epitáfio-Substantivo masculino.inscrição tumular

Keise Berbert 20/07/2013

As provocações do Cortella
Este livro é uma coletânea de pensatas filosóficas do professor e filósofo, Mario Sérgio Cortella. Um livro leve, de fácil leitura, que aborda temas cotidianos e nos remete a fatos da nossa história e da filosofia de uma forma agradável e sutil.

Algumas pensatas chamam atenção, como por exemplo, as que descrevem palavras, dos calendários e suas origens (grega/latina). “A lógica do tubarão”!!! Muito interessante!

Importante perceber que os temas, sejam eles filosóficos ou não, se intercalam e se complementam.

Carina 10/09/2013

Filosofia em pílulas
"Não espere pelo epitáfio" é um livro de textos curtos e simples, como aquelas mensagens de reflexão que recebemos por e-mail, com a diferença de ser mais profundo e recheado de intertextualidades. Não é um livro que se proponha a nenhuma filosofia que não seja a do cotidiano. Voltado a um público mais leigo, o que a obra oferece são alguns questionamentos sobre a vida, a morte, a esperança, a democracia, a beleza, etc.

Cortella é melhor como palestrante, mas seus textos são igualmente agradáveis, ainda que suas palavras sejam menos apaixonantes quando presas ao papel. Entretanto, ainda assim tanto suas lições de vida quanto sua capacidade de selecionar trechos interessantes de outros autores nos cativam. Uma leitura leve, porém provocante.

Yohan 18/05/2014

Morte
"Não espere pelo epitáfio!" remete ao fim da humanidade, ou seja, quando passaremos a dormir eternamente. Porém em suas crônicas, Cortella não torna sua narração nem mórbida, nem cansativa; fazendo provocações com nossos pensamentos, permitindo assim a reflexão de seus pensamentos por dias, semanas, meses.
E em todo texto que há morte, haverá amor. Sim, Mario Sergio Cortella nos retrata algumas forma de expressar e descrever como é o amor utilizando de frases e passagens que poetas, e filósofos, um dia já proferiram.

Laíza Macedo 08/01/2015

Livro 100% reflexivo
Em relação a "Qual a tua obra?", o outro livro do autor, esse livro foi decepcionante. Apenas provocações soltas, algumas vezes me senti meio perdida na leitura pois não encontrava relação entre um assunto e outro que era abordado em cada crônica. O livro não é nada conclusivo e é 100% reflexivo - afinal, são provocações filosóficas. Espero ler outro livro do Cortella tão bom quanto "Qual é a tua obra?".

joaoaranha 22/08/2016

Vale pela reflexão
Não se consegue achar um livro do Cortella que seja ruim. Porém, o diferencial de "Não espere pelo epitáfio" que o diferencia dos outros de sua coleção, é que são reflexões bem mais curtas que o normal. Pra quem se acostumou com reflexões maiores do autor, sente estranheza. Mas isso não tira o brilho da leitura, que é recomendada.

Ana Vitória 10/04/2017

É um livro que desperta muitos questionamentos, contém citações de autores geniais, eis algumas:
"Minha filosofia é simples. Encha o que estiver vazio. Esvazie o que estiver cheio. E coce quando estiver coceira." - Alice R, Langsworth
"O homem razoável adapta-se ao mundo; o homem que não é razoável obstina-se a tentar que o mundo se lhe adapte. Qualquer progresso, portanto, depende o homem que não é razoável." - G. B. Shaw
"Nada é mais opressivo do que a maioria: é que ela é composta de um pequeno número de chefetes energéticos, de patifes que se acomodam, de fracos que se assimilam e da massa que lá vai nem bem nem mal, sem saber de modo algum aquilo que quer." - Goethe

Thais.Pereira 01/08/2017

Magnifico
Mario Sérgio Cortela é magnifico, uma leitura prazerosa, simples e rentável.

1 | 2 | 3 | 4