Memória de minhas putas tristes

Memória de minhas putas tristes Gabriel García Márquez

Resenhas - Memória de minhas putas tristes

Marcela Mosqueti 14/07/2020

Incômodo
Para mim essa não é uma história de amor, mas sim sobre a dominação dos corpos femininos. O narrador separa as mulheres entre santas ou putas e daí vai desenrolando sua narração fantasiosa, distante da realidade. Apesar do incômodo proposital, gabo continua me encantando com sua escrita que é maravilhosa, mas que coloca tantas reflexões angustiantes em pauta.

Inspirações Literárias 30/04/2022

Possui gatilhos. Estilo Lolita
Essa é uma história perturbadora, pois apresenta a exploração sexual infantil e a pedofilia.

Todavia, apresenta uma escrita belíssima no estilo Gabo.

As reflexões apresentadas sobre o envelhecimento nos conduz a revisitar os modos e estilos de vida cônscios ou não do envelhecer.

Um livro que deve ser lido com consciência crítica, social e humana.

Amandinha 03/08/2020

Tudo que for escrito por Gabriel García vale a pena ser lido.

Carol Poupette 16/06/2022

Estranheza com Admiração pela escrita
Estranheza advém no enredo, é um pouco complicado ler sobre o envolvimento de um idoso de 90 anos com uma adolescente de 14, embora esse envolvimento venha do dormir, tal qual "a casa das belas adormecidas".
Mas, a maneira como Gabo descreve o amor e como ele vai aos poucos envolvendo (tanto o leitor quanto o protagonista) é surreal.

Wilderlane Oliveira 28/06/2021

Leitura muito fluida, embora inquietante pela relação do personagem idoso com uma garota de 14 anos. Devemos ficar atentos para não naturalizar exemplos de pedofilia, mesmo que em obras fictícias. Retrata os processos que envolvem o envelhecimento e escolhas no decorrer de uma vida.

Daniella Benevi 21/01/2010

Adorei a narrativa, estava adorando a estória ate em entrar um puta de MENOR!!!!

Fala serio ela não podia ter pelo menos 18 !!!Fiquei enojada!
Se tivesse a oportunidade de ler novamente ....bem eu me recusaria a ler !!

Bruno 07/10/2009

Caça-níqueis
O único livro que havia lido de García Marquez tinha sido "Cem Anos de Solidão". Não dá pra acreditar que o autor é o mesmo. A impressão que dá é que um autor de quinta categoria tentou plagiar o seu estilo fazendo esse livrinho bem chinfrim. O que não falta são lugares-comuns e clichês de última... Talvez García Marquez estivesse passando por necessidade financeira e resolveu escrever qualquer coisa q não desse muito trabalho, tivesse um título apelativo e fosse acessível para a maioria. Ou então sou eu q tenho algum problema, porque achei muito fraco esse livrinho...

déia mack 19/10/2009minha estante
Bom, o que dizer de uma pessoa tão audaciosa que fala mal de um livro de Marquez?

Odiei o comentário, mas gostei da firmeza em expor sua idéia, pois é muito fácil chutar cachorro morto e atirar pedra em grandes charlatões, agora por em prova o talento de um grande mestre... repito: odiei o comentário, mas a atitude me impressionou. Ah, bela estante!

Ana 17/02/2010minha estante
realmente García Marquez fez coisas bem melhores, e nem precisamos lembrar do Cem anos de solidão. Pra perder o trauma, leia o Crônica de uma morte anunciada. Pequeno e perfeito! Se gostar de ler em espanhol, vá no original ...

Pedro.Henrique 02/06/2022

Memórias de Minhas Putas Tristes
Perturbador, definitivamente não pra mim, porém escrito com maestria por um dos melhores escritores contemporâneos.

Mayara 03/07/2021

Perturbador e revoltante
O livro trata da história de um jornalista que aos seus 90 anos que decide passar uma última noite com uma jovem virgem, contudo acaba descobrindo o "amor" ao observar a menina dormindo.
É difícil de simpatizar com o personagem principal, não só pelo fato do seu último desejo de vida, mas por sua história de vida não trazer nenhuma simpatia ao leitor. Apesar disso traz algumas ideias interessantes sobre a velhice e sobre a vida.
É um livro curto e possível de se ler em uma sentada.
Juliana 05/07/2021minha estante
Que nostalgia ver sobre esse livro, lembro que li nos nossos tempos de cotil, baixei ele num formato que desse pra ler no celular de tecladinho hahaha na época tbm tive esse sentimento de não simpatizar muito com ele.

nat 29/07/2021minha estante
eu confesso q nunca tinha lido nada do autor e "memórias de minhas putas tristes" foi o meu primeiro contato, e eu n sei se gostei kkkk e minha notinha foi 3/5 também.

Caroliny Guimar 10/07/2020

A leitura foi um tanto perturbadora, mas apesar da pedofilia e de uns detalhes nojentos o livro até que é bom, só porque o Gabi é fantástico!!!

"O sexo é o consolo que a gente tem quando o amor não nos alcança."

"porque o amor me mostrou tarde demais que a gente se arruma para alguém, se veste e se perfuma para alguém, e eu nunca tinha tido para quem."

Reccanello 13/08/2020

Ame enquanto ainda há tempo...
Já idoso, e conquanto a temática escolhida possa ser indigesta para humores mais puritanos, o autor nos relembra a importância de não deixar as coisas para mais tarde.

Marina 19/07/2011

Descobri que minha obsessão por cada coisa em seu lugar, cada assunto em seu tempo, cada palavra em seu estilo, não era o prêmio merecido de uma mente em ordem, mas, pelo contrário, todo um sistema de simulação inventado por mim para ocultar a desordem de minha natureza.

Descobri que não sou disciplinado por virtude, e sim como reação contra a minha negligência; que pareço generoso para encobrir minha mesquinhez, que me faço passar por prudente quando na verdade sou desconfiado e sempre penso o pior, que sou conciliador para não sucumbir às minhas cóleras reprimidas, que só sou pontual para que ninguém saiba como pouco me importa o tempo alheio.

Descobri, enfim, que o amor não é um estado da alma e sim um signo do Zodíaco.

(Memórias de Minhas Putas Tristes - Gabriel - Pg. 74)

Roberta.Chamberlain 15/06/2022

Ensaio sobre a velhice
Essa foi mais uma daquelas leituras que eu escolhi ao acaso e me surpreendi. A escrita do Gabo impressionou-me de tal forma que só me instigou a começar logo seus outros livros.

O livro sim, tratará sobre as amantes de uma noite do protagonista, mas mais que isso, irá falar sobre a velhice, dando uma visão nova dessa idade. Gostei bastante, mas não dei 5 estrelas pois queria que o final fosse diferente hehe.

?Me pergunto como pude sucumbir nesta vertigem perpétua que eu mesmo provocava e temia. Flutuava entre nuvens erráticas e falava sozinho diante do espelho com a vã ilusão de averiguar quem sou. Era tal meu desvario, que [?] tive que buscar forças na fraqueza para não me colocar na frente de todo com um letreiro que consagrasse minha verdade: estou louco de amor.? (Página 75)

Bricio 06/07/2020

Gabriel Garcia escreve sobre amor como ninguém...
Nunca li um autor que escreve tão real , e ao mesmo tempo , poético o amor. No romance Memória de minhas lutas tristes, o autor nos faz viajar em devaneios sobre um tema tão humano , inevitável e misterioso: o envelhecer . O personagem principal nos narra suas aventuras durante sua vida, até o reconhecimento verdadeiro do significado do que é o amor, mesmo que descoberto aos 90 anos de idade. Toda esta "crônica do amor" nos é idealizado da forma mais humana possível, com seus medos, aflições , descobertas e entrega. Um ensaio poético e verossímil deste tema universal : o homem e sua busca do significado do que é amar de verdade.