Memória de minhas putas tristes

Memória de minhas putas tristes Gabriel García Márquez

Resenhas - Memória de minhas putas tristes

Milly 29/07/2021

Um frescor do passado
A história narra a vida de um homem que, ainda velho, se apaixona perdidamente por uma jovem prostituta, seu relato sobre sua paixão é crua e sensível ao mesmo tempo, e a descrição do bordel clandestino onde se encontra com ela é tão vivido, que podemos imaginar cada parte como um filme, nada passa despercebido. Ainda, tem-se o relato de pequenos fleches, contados por ele mesmo, da sua infância abastada cheia de ignorância e afeição. Eu diria, que é um livro que todos, em algum momento da vida, deveriam ler, não é uma aventura, é uma descrição da vida como ela é, simples e brilhante ao mesmo tempo.

Marlon.Abel 07/11/2022

"Flutuava entre nuvens erráticas e falava sozinho diante do espelho com a vã ilusão de averiguar quem sou. Era tal meu desvario, que em uma manifestação estudantil com pedras e garrafas tive que buscar forças na fraqueza para não me colocar na frente de todos com um letreiro que consagrasse minha verdade: Estou louco de amor."

Mariana Abramo @metaficcaoeditorial 06/04/2011

Achei o livro horrível, de super mau gosto.
Ele tenta envolver você pra que ache bonito e romântico um homem velho e depravado, que é ainda por cima pedófilo.
Ele abusava sexualmente das mulheres e ainda conta no livro que nunca havia amado, era só sexo. Horrível. Decepcionante.
A gente acha que porque compra um livro de um autor renomado, vai ser bom. E não é bem assim. Este livro é a prova viva disso.

Andressa 09/04/2023

Memória de minhas putas tristes
Peguei esse livro pois nunca tinha lido nada de Gabriel García Marquez e vi que o livro era curtinho mas sinceramente não sabia nada sobre a história antes de começar.
É um livro bem machista que não me prendeu e por vezes li só para que terminasse logo. Duas estrelas pela escrita que é bem diferente e poética mas o personagem principal e sua relação com as mulheres, principalmente a menina, é bem problemática.
Luísa 14/04/2023minha estante
Meu primeiro contato com o autor tbm foi com esse livro. Só decepção...

Aline 30/04/2010

Cabeça de 13, corpinho de 90.
“Memórias de Minhas Putas Tristes” é o relato de um velho volúvel que apenas aos 90 anos se apaixona pela primeira vez, por uma adolescente de 14. A expressão desse amor se dá de forma bastante intensa (ah... o amor!), mas achei o texto muito sentimentalóide.

Fernanda 14/02/2023

Memórias de Minhas Putas Tristes
É incontestável a semelhança desta história com a obra do Kawabata (A Casa das Belas Adormecidas). Contudo, não me apeteceu. Tenho muita aversão a histórias de velhos que se encantam por jovens adolescentes, mas com a história do Kawabata não passei por tantas situações de asco - mas nesta história do Gabo não tive como evitar.

Tamiris Fornazari 07/08/2023

A idade não é a que a gente tem, mas a que a gente sente.

É impossível não acabar sendo do jeito que os outros acreditam que você é.

É que estou ficando velho, disse a ela. Já ficamos, suspirou ela, Acontece que a gente não sente por dentro, mas de fora todo mundo vê.

Samuel.Machado 05/05/2020

O primeiro amor aos 90 anos.
Uma história bem escrita, mas com um protagonista mimado e irritante.

O livro tem passagens interessantes e de fácil entendimento, que vão de devaneios a crises existenciais de um idoso que sucumbiu aos encantos de uma inocente criança de 14 anos.

É um bom livro, mas não chega nem aos pés do outro livro do Gabo que li (Crônica de uma morte anunciada). Um livro curtinho que dá pra ler em uma sentada.

luquinha 15/06/2011

Nunca é tarde para amar na vida!
O livro é sensacional. Muito bom. Confesso a tds que só entendi o contexto da história qdo terminei de ler, foi qdo cheguei a conclusão que nunca é tarde para amar e ser amado nesta vida. O personagem da obra tem 90 e encontra o seu grande amor num cabaré da vida, passa a viver com tamanha intensidade esta aventura que prende o leitor nas páginas e qdo vemos já terminou a escrita. Bem que ele podia continuar em outro livro as mesmas aventuras. O amor não escolhe qdo e como amar, ele simplesmente nos faz amar e se aventurar nos prazeres, alguns são deletérios, outros não. Mas afinal, o que vale é AMAR.
Aprendi que no amor nós não adaptamos as pessoas ao nosso jeito e sim passamos a gostar, viver, entender e compreender elas como elas são, não ficamos colocando impecilhos de se vai ou não dar certo, nós apenas amamos e se tudo der certo, valeu a pena, se não vier dar certo, valeu a pena também, afinal, fazemos e damos o nosso melhor, cada momento vivido são sentimentos que de nós nunca serão subtraídos.

Mima 25/06/2020

Memórias de solidão
Um velho quase centenário e suas lembranças e relações superficiais com mulheres, na maioria das vezes, muito jovens, onde ele preza apenas por sexo e nada mais. Descobre o amor já no fim da vida com uma menina muito jovem (uma relação praticamente de pedofilia, enfim).. Um velho e seus quase 100 anos de solidão..

Polly 13/04/2024

Memória de minhas putas tristes: Gabo sem o mágico, só com o realismo (#202)
Quando iniciei Memória de minhas putas tristes, achei que seria mais um livro do Gabo para colocar na minha estante de ranço confuso, tal qual Do amor e outros demônios. Mas, a experiência foi bem diferente do que eu imaginava. Embora o protagonista da história continue sendo um velho pedófilo, acredito que este livro definitivamente não é sobre isso. A mediocridade de caráter do protagonista é só um "plus" no efeito que o autor quer nos causar: ter asco da velhice.

A narrativa se inicia no aniversário de 90 anos do protagonista, de quem nem mesmo sabemos o nome. Ele, que não foi ninguém que prestasse durante toda a sua vida, decide que precisa, como presente de aniversário, de uma noite com uma bela jovem virgem. Ele, que não amou durante toda a sua vida e até se orgulha de nunca ter ido para cama com uma mulher sem que tivesse pagado por isso, nos conta que essa é a sua mais verdadeira e pura história de amor. Diante de encontros platônicos com uma menina de 14 anos, onde ele só a observa dormir nua, vamos conhecendo a rotina monótona do velho e o seu passado vazio de sentido.

A deterioração do corpo e a solidão parecem angustiar o protagonista, mas o que aparentemente acaba com ele é a consciência de que a morte está próxima. O medo de não mais existir é o que o joga num abismo, o que faz com que um crápula sem caráter queira amar, para ter algo em que se segurar, ainda que esse "amor" seja imoral. Em resumo, Memória das minhas putas tristes é a história de alguém que tem pena de morrer.

Não que a morte seja certa apenas para pessoas idosas, mas acho que esse deva ser um pensamento mais presente em nossas mentes ao chegarmos nessa idade. Ou, ao menos, é isso o que o Gabo parece querer passar. Ter limitações físicas parece também exercer uma angústia no autor. O contraste existente entre a figura do gato idoso e a jovem bela adormecida Delgadina nos mostra essa relação entre juventude e decrepitude da velhice, na qual o autor acredita. Definitivamente, Gabo nos mostra que ele não conseguia ver pontos positivos de envelhecer. Pelo menos, não com nesse livro.

E isso fica extremamente claro quando percebemos que o realismo mágico, tão característico do autor, não está presente na narrativa. Este é um livro cru, sem o elemento mágico. É só realismo, ainda que presente o ritmo compassado e envolvente de nos contar histórias. É o Gabo, mas não é o mesmo.

Enfim, gostei. A despeito do protagonista, o livro é bom.

Richard O. Silva 17/04/2021

"Desde então comecei a medir a vida não pelos anos, mas pelas décadas, A dos cinquenta havia sido decisiva porque tomei consciência de que quase todo mundo era mais moço que eu. A dos setenta foi temível por uma certa possibilidade de que fosse a última. Ainda assim, quando despertei vivo na primeira manhã de meus noventa anos.....me atravessou a ideia complacente de que a vida não fosse algo que transcorre como o rio revolto de Heráclito, mas uma ocasião única de dar a volta na grelha e continuar assando-se do outro lado por noventa anos a mais."

Renata 16/07/2020

Não tem como não amar
Eu leio vários livros mas morro de amores pelo Gabo. Mais uma obra fantástica do escritor mais genial que já existiu.

Bruna.Chiappetta 12/05/2021

Amei a narrativa(como em todos os livros de GGM) e me prendi na história sem ver o tempo passar.