Cem anos de solidão

Cem anos de solidão Gabriel García Márquez

Resenhas - Cem Anos de Solidão

Kacielli 14/05/2024

Um marco para as minhas leituras
Comecei a ler o livro e tive dificuldade de lidar com a quantidade de personagens e os nomes parecidos e/ou iguais ao longo da história. Dei uma pausa? comentei sobre com uma pessoa que me falou ?cada frase desse livro é uma poesia! É um livro que não deve-se ter pressa em terminar! Precisa ser apreciado? e isso mudou minha forma de ler e me permitiu entrar de fato na história!
Mas me valeu tb desenhar uma árvore genealógica para relembrar todos os parentescos!

A leitura é maravilhosa! Acho que é um livro que precisa ser lido e relido.

Liliane 14/05/2024

Com mais de 40 personagens este livro narra a saga da família Buendía que funda o povoado de Macondo.
Os patriarcas da família são Úrsula e José Arcadio, que apesar de primos, contrariam a crença de que sua prole seria de animais, mais especificamente, porcos.
Ao longo de mais de cem anos vemos a audiência e o declínio de uma família que passou guerras, lutas externas e internas, muitas lágrimas e momentos de felicidade.
No entanto é inegável que a maioria doa Buendía viveu na mais profunda solidão.
Apesar de longo, o livro tem um enredo que prende por seu realismo mágico e sua narrativa particular e espetacular.

Lucas1429 14/05/2024

Uma história cheia de personagens e desfechos!
A família Buendia é incrível e não tem como não revisitar a árvore genealógica da família para entender melhor a história, são vários Aurelianos e José(s) Arcadios, que deixam a história fascinante.
E não tem como não deixar de frisar que essa história nos traz a mensagem do risco que corremos de não guardar as memórias ...
Afinal, só ficaram as memórias da família Buendia

Kristal 14/05/2024

"O primeiro da estirpe está amarrado a uma árvore e o último está sendo comido pelas formigas".
"[...] Entretanto, antes de chegar ao verso final já tinha compreendido que não sairia nunca daquele quarto, pois estava previsto que a cidade dos espelhos (ou das miragens) seria arrasada pelo vento e desterrada da memória dos homens no instante em que Aureliano Babilônia acabasse de decifrar os pergaminhos e que tudo o que estava escrito neles era irrepetivel desde empre e por todo o sempre, porque as estirpes condenadas a cem anos de solidão não tinham uma segunda oportunidade sobre a terra".

amandafffdo 13/05/2024

Insondável solidão que ao mesmo tempo os separava e os unia
Meu primeiro contato com Gabriel foi como um encontro de duas pessoas que já se conhecem, só não sabem de onde ou desde quando.

Cem anos de solidão compreende a história da América Latina e da própria solidão vivida por essas terras. A personificação, de ambos, é construída de forma a envolver o leitor com certo distanciamento, como quem anuncia: "eu sou o autor e conheço essa história." Dessa forma, Gabriel demonstra total controle da escrita e da narrativa, sabe há que vem e aonde vai - um deleite.

Apesar dos capítulos longos, dos inúmeros acontecimentos em uma linha do tempo um tanto irregular, da repetição dos nomes e das peculiaridades de cada um dos Aurelianos e José Arcádios, a leitura não é cansativa e transporta muito facilmente o leitor até Macondo. Além disso, minhas percepções acompanharam sensações dos personagens, de modo que nos capítulos finais o que senti não foi cansaço do livro, foi cansaço de cem anos, cansaço do tempo, da solidão.

O realismo fantástico, característica evidenciada na maioria das obras do autor, pode causar certo estranhamento inicial, mas é organicamente dissipado à medida que nos entregamos a leitura. Uma chuva de flores amarelas não poderia de modo algum se tornar desagradável...

Em síntese, leitura absolutamente recomendável!

Fim da estirpe.
Alê | @alexandrejjr 13/05/2024minha estante
Que belo texto, Amanda! Parabéns!!

amandafffdo 13/05/2024minha estante
Muito obrigadaaa!!!!

skuser02844 14/05/2024minha estante
SUAS RESENHAS SÃO PERFEITAS!!!!!!

Jorge 14/05/2024minha estante
Em breve devo estar visitando essa obra. Vai ser o meu primeiro Garcia Marquez.

amandafffdo 14/05/2024minha estante
Que exageroooo, gata! Haha
Obrigadaaaa ??

amandafffdo 14/05/2024minha estante
Macondo te aguarda! =D

GuiBatelochio 12/05/2024

Cem anos de Maldições
Cem anos de Solidão é um livro sobre a família dos Buendía, uma das famílias fundadoras da fictícia cidade de Macondo, no litoral da Colômbia. O livro aborda a família desde os progenitores até as 6ª/7ª gerações de descendentes.

A história dos Buendía está diretamente ligada à de Macondo. As ascensões e quedas de ambas caminham praticamente juntas no decorrer do livro. É interessante ver o pacato assentamento de Macondo ir se desenvolvendo ao longo de mais de 100 anos de história e se tornando palco de alguns eventos importantes para o país, assim como acontece com os Buendía irem ganhando certa notoriedade, em especial o Coronel Aureliano.

O livro apresenta e retira diversos personagens, não dá tempo para se apegar muito à eles. O curioso é que não somente os nomes vão se repetindo, mas parte de suas histórias, personalidades, a perda de foco e comportamentos destrutivos que precedem as quedas também. É realmente um sentimento de que é uma família amaldiçoada.

Cem anos de solidão possui um tom realista e ao mesmo tempo místico, é até um pouco difícil de explicar mas funcionou muito bem. Senti esta leitura densa, cansativa em um primeiro momento e depois fui me acostumando com o ritmo dela. Confesso que foi um pouco assustador ver parágrafos de 2 a 3 páginas, por exemplo. A escrita de Gabriel Garcia Marquez é muito rica e cheia de detalhes. Ao mesmo tempo, ele sabe ser simples quando necessário. É o tipo de livro que em uma releitura deve se pegar detalhes que passaram despercebidos anteriormente.

O final desse livro foi bastante chocante para mim, me surpreendeu positivamente. Valeu a pena esta leitura para mim.
amandafffdo 12/05/2024minha estante
A gente sente os cem anos passando junto com todos os Aurelianos e os José arcádios...

GuiBatelochio 12/05/2024minha estante
É verdade Amanda!

Neto62 12/05/2024

Absolute cinema
Meu deus, isso é muito bom! Como não tem adaptação? O roteiro tá pronto, a leitura é maravilhosa e eu sou literalmente o coronel Aureliano Buendia!

Thaise Fonseca 11/05/2024

Amei a leitura e acompanhar essa família gigante. não tem como não revisitar algumas vezes a famosa árvore genealógica dos Buendías, com tantos Aurelianos e Josés Arcadios. mas de fato, achei um livro GENIAL e com um final muito bom que eu não esperava, não esperava o fim da estirpe dessa forma.

VictAria109 08/05/2024

Cem anos de solidão estava na minha lista de livros desejados há um bom tempo.
Ano passado resolvi atender esse desejo e me dei o livro de aniversário. Não poderia ter escolhido outro presente.

Acho que, nesses mais de dez anos de leitora, nunca demorei tanto para finalizar um livro.

Cem anos de solidão é uma história completamente diferente da que eu imaginava. É um livro denso e demorado.

Cada membro da família Buendía é tão bem construído que, apesar de serem muitos, é impossível confundi-los.

Impossível também não associar a história de Macondo, uma personagem a parte, com a história da própria América Latina e suas explorações, abusos e revoltas.

Cem anos de solidão foi uma supresa maravilhosa.

PedroFB 07/05/2024

“A solidão é a minha companheira mais fiel. Ela nunca me abandonou, mesmo nos momentos mais difíceis.”

Ao terminar a leitura, torna-se fácil compreender porque a obra de Gabriel Garcia Márquez é considerada como um marco da literatura latino-americana e da literatura mundial.

A solidão é um dos temas centrais do livro e através das gerações da família Buendía, Marquez retrata a solidão como uma condição humana inevitável. Com uma narrativa envolvente e personagens marcantes, o universo mágico de Macondo nos faz refletir sobre temas universais como amor, solidão e memória. É uma leitura indispensável para todos os amantes da literatura.

Afinal: “A vida não é a que a gente viveu, e sim a que a gente recorda, e como recorda para contá-la”.

WillVerd 07/05/2024

Surpreendente
Esse surpreendeu demais. O estilo do autor, a riqueza, o fantástico no rotineiro, tudo encanta. Foi um prazer desfrutar

Pdrmcd 06/05/2024

Uma fascinante aventura sobre a existência humana
Eu nem sei por onde começar! Que livro, meus amigos.

?Cem anos de solidão? é um romance espetacular, que traz através de suas páginas uma fascinante aventura sobre a existência humana, entre a mais pura das existências em comunidade até as mais pautadas na avareza, no egoísmo e no extremo de onde o ser humano pode chegar para atender as suas próprias necessidades.

É uma linda história, que precisa ter paciência para ser apreciada e, especialmente, precisa deixar a sua imaginação fluir para entender o que há por trás das figuras de linguagem.

Extremamente feliz em ter lido esse livro. Gabriel Garcia Marquez é eterno!

Dam 06/05/2024

Obra Prima
Uma das narrativas mais incríveis que já li na vida, estou sem palavras ao terminar o livro. Leitura obrigatória para qualquer ser humano.