Peter Pan

Peter Pan J. M. Barrie...

Resenhas - Peter Pan

rafaaraujomesq 07/04/2023

Amei o livro! Enquanto lia me senti dentro do filme clássico da Disney, um dos meus favoritos, e fui completamente conquistada pela escrita fluída e sensível e pelas aventuras vividas pelos personagens.
Fui pega de surpresa pela quantidade de violência, mas acho que foi um ponto interessante e que deixou a história menos infantil.
Nunca enxerguei o Peter Pan como um herói e curti o fato do livro enfatizar isso, mostrando o quanto Peter é arrogante e egoísta.
Meu carinho por essa história mágica só aumentou, deixando aquela saudade da Terra do Nunca e me fazendo ir ver todas as adaptações

livi123 30/03/2023

Achei a história de certa forma sombria para um publico infantil, ao mesmo tempo que alguns trechos seriam facilmente encantadores para uma criança.
O autor escreve de uma forma bem intimista para que nós possamos nos sentir dentro da história. Fiquei muito feliz que os meninos perdidos encontraram um lar e ao mesmo tempo que o Peter me dava um pouco de raiva por ser tão mesquinho, fiquei com pena de ele preferir viver na terra do nunca e não crescer/amadurecer.

Caio Medeiros 22/03/2023

Peter Pan
É encantador, é uma das minhas histórias favoritas de quando era criança mas nunca tinha lido o livro.... mas é maravilhoso vale a pena ler esse livro

14/03/2023

Excelente
Muito bem escrito e com muitas reflexões.
Exige imaginação do leitor na medida certa. Amo esse tipo de abordagem e terminei desidratada. Sempre amei a história e agora mais ainda.

Nick.Quarizimi 27/02/2023

Fofo e maduro
A história de Peter Pan nos mostra diversos e importantes valores, como por exemplo a amizade e a lealdade. O autor descreve muito bem a importância de brincar e de sonhar, mas também aborda temas como a descoberta da criança sobre o crescimento, as mudanças e também sobre o amadurecimento e suas responsabilidades.

Eloiza Castro 25/02/2023

Encantador e sombrio, um tanto agridoce? entre tantas nuances, Peter Pan fala muito com as crianças, mas se prestar atenção, tem muito a dizer aos adultos. Termino esse livro com melancolia e muita nostalgia, mas também com aquele quentinho no coração.

Alice1425 15/02/2023

Fraco
Fraco, ruim, capengo e borococho. Não gostei mesmo, nunca tinha lido ou assistido nada em relação ao Peter Pan ou seja foi minha primeira experiência com a história, e sinceramente me entediou e me fez pensar em quantos baseados o autor teve que acender para criar isso. Eu costumo ler e interpretar, mas a menos que eu esteja MUITO cega não tem o que interpretar aqui.
Não recomendo.

Cami Sanches 15/02/2023

Magia
"Esse problema o torturava. Era como se Gancho tivesse dentro de si uma garra ainda mais afiada que a garra de ferro que usava como mão. E, enquanto ele se preocupava com isso, o suor pingava de seu rosto ensebado e molhava seu gibão. Muitas vezes, Gancho passava a manga do gibão na testam, mas não havia como fazer o suor parar de brotar" (p. 175)

Compra uma grande briga comigo quem diz que os "livros de crianças" não atendem aos adultos.
Acredito fielmente que, quem realmente acredita nisso, teve sua alma apagada há muito.
Muito mais que honrar e alimentar as crianças que temos dentro de nós, precisamos olhar para o mundo deixando de lado esse "olhar de cima", sabe?
Assim aprenderíamos muito mais,.
Foi um processo que senti acontecer durante esse livro. Cheguei a pensar em dar uma nota mais baixa do que as 5 estrelas (mais que merecidas, se é que podemos falar de mérito) escolhidas. É que a cronologia e a forma que a história foi contada me enrolou um pouco, parecia... Falta de técnica?
Definitivamente não.
E por que a falta de técnica seria pretexto para tirar nota se literatura é afeto?
Sejamos sinceros, isso é a gente querer puxa de volta aquele "olhar de cima"...
Barrie me pegou de jeito.
Seu narrador, diferente e com uma malícia única, se me permitem a ousadia, me pegou de jeito.
A empatia pelo Capitão Gancho me pegou de jeito.
O questionamento sobre o que é ser adulto me pegou de jeito.
Recomendadíssimo (se é que isso conta em algo)

Me sinto órfã ao terminar esse livro...
Curioso, não?
Acho que já tenho mais um tópico pra terapia da semana.

wikibibs 12/02/2023

Um dos meus favoritos da infância que quis revisitar, não apenas por ser um clássico, mas para enxerga-lo com outros olhos. Claro que é um livro muito antigo e muitas coisas precisam ser relevadas, mas é lindo e cheio de magia, aquece muito o coração, principalmente das crianças e de quem cresceu com essa história.
Eu amo o Peter e todas as suas adaptações, sempre vai morar no meu coração.

Emily.Rusayhz 07/02/2023

Peter Pan
Um clássico. A narrativa de J.M Barrie sempre me encanta, meu favorito! Uma leitura delicada, cheia de metáforas deliciosas. Uma leitura linda e agradável. Claro, o livro é de 100 anos atrás, então tem várias problemáticas e opiniões que hoje em dia já se perceberam a problemática, mas que na época do livro, eram pensamentos atuais. Tem que ter a mente relaxada nesse sentido, pois o homem é fruto de seu tempo, e naquele tempo, alguns frutos eram podres. Suspeito que os livros infantis da época eram meio macabros, pois este livro tem vários momentos bem "sangrento", apesar de não explícito.
Só pela narrativa estonteante, já daria 5 estrelas.

Manuella54 05/02/2023

Peter Pan
Eu conheci Peter Pan pelo filme de 2003 da Disney, e sou obcecada pela história desde que me conheço por gente, agora mais velha me vi com a vontade de ler e estou simplesmente apaixonada pelo livro, hoje vejo que o filme foi muito bem produzido e muito parecido com o livro, por mais que sempre haja algumas mudanças, mas no geral bem parecido.
No entanto, somente lendo o livro que você vê a real gravidade dos acontecimentos, em alguns aspectos o livro acaba sendo um pouco macabro, mesmo com todas as ocorrências familiares por conhecer a história a muitos anos, você passa a ver com outros olhos.
E mesmo após ler, meu amor pela história e personagens continua.
Recomendo muito a leitura.

jbswiftela 02/02/2023

Peter pan
Um clássico infantil, maravilhoso, muito gostoso ler, fofo e surpreendente. Recomendo para sair da ressaca literária :)

Jennifer.Ernesto 27/01/2023

Eu sou a juventude e a felicidade
Peter Pan é um livro de J. M. Barrie que antes de ser livro foi peça de teatro, e foi baseado nas crianças que o autor teve contato, e que após a perda dos pais, ele foi responsável por sua educação.

A literatura fantástica mescla elementos de realidade com faz de conta. A família Darling, composta por mãe, pai e os filhos Wendy, Miguel e João muda completamente a dinâmica quando a Terra do Nunca (mundo do faz de conta) começa a se tornar real com a presença de Peter Pan na vida das crianças.

Uma parábola do crescer e tantas outras alegorias são tratadas nessa história. Para além de cometer anacronismos, Sininho é de um caráter questionável tal como todos os personagens que vivem diversas aventuras. Temos que lembrar, no mundo do faz de conta tudo é violentamente possível.

A sensação de ler um conto tão conhecido e popular no seu texto integral é mista, há elementos que não sabemos que existem, bem como outros que são reforçados. Peter Pan é uma criança chata e mandona, uma das suas principais características é a arrogância, por bem ou por mal, e ele exala uma violência ímpar.

Wendy transita entre ser mãe das crianças e sentir falta de sua própria mãe, o que nos dá o gosto do conflito entre crescer ou não crescer.

Uma história que ainda vou refletir muito sobre e talvez mereça uma resumo maior, após um tempo de reflexão.