Chama Negra

Chama Negra Alyson Noël

Resenhas - Chama Negra

Sandra de Oliveira 30/06/2012

Definitivamente, a série desandou. Não há outra palavra para expressar os eventos que tem ocorrido desde Terra de Sombras para cá. Chama Negra só confirma o fato. Mas o bom gosto para as capas continua o mesmo. E essa não é menos que linda. Mas

Há pouco tempo disse isso e agora repito: a série Os Imortais ganhou meu carinho no primeiro livro, mas eu também tenho que admitir, nada evoluiu positivamente. O que é uma pena. A história em si é gostosa de se ler, tem muita coisa tosca e que a torna divertida, mas quando se trata de um livro que abrange vários volumes, a leitura e o enredo precisam crescer conforme o tempo. Amadurecer. Tornar-se mais e mais interessante ao leitor. Não é o caso.

Chama Negra agora traz Ever em conflito interno elevado à última potência. Não bastasse sua crise com Damen, o único que se mantém o mesmo desde o primeiro volume, e ainda interessante como personagem, a coisa se multiplica rumo à melhor amiga Haven, agora também imortal e total e absurdamente descontrolada. Não bastasse isso, Ever vive a questionar o que sente por Damen, Jude e Roman (acredite se quiser!).

Tudo isso soa artificial demais, e a única certeza é a de que Ever é volúvel e não sabe o que quer. O que irrita demais o leitor. Suas indecisões refletem que apesar do amor por Damen, há Jude e até Roman na parada. Fica complicado. A Chama Negra do título é uma ideia até bastante sacada, só não bem trabalhada, e surge para justificar sentimentos que não convencem como simples feitiços.

O final razoável entrega o que vem pela frente em Estrela da Noite e realmente, eu prefiro não arriscar qual será o caminho para finalizar a história em breve. Fica a esperança de que repetições do tipo calor, formigamento, olhos verde-água etc etc etc sumam do livro final dando espaço à originalidade e criatividade mais elaboradas (ou quase). Já seria um grande passo!
Pri Francisquet 08/03/2011minha estante
Realmente td q eu penso tbm...
O primeiro foi perfeito prometia mto...e foi caindo caindo, o terceiro até q foi melhorzinho q Lua Azul mas de novo veio uma confusão e uma Eve indecisa que não sabe o que quer da vida...

Ps: Concordo totalmente...as capas são perfeitas!!! Mais do q perfeitas

Camila Bendia 14/03/2011minha estante
Concordo !!!
O primeiro livro foi muuuito bom!
Mas as coisas foram piorando.Sinceramente se era para ela fazer isso com a série era melhor que fosse só um livro ao invés de 6.
Estou aguardando a continuação para ver se as coisas melhoram ou ver a Ever fazer M...como sempre.

Kassia_rp 17/04/2011minha estante
Terminei o segundo livro, Lua Azul, agora e pelos comentários dos outros livros estou ficando apreensiva, apesar da curiosidade de saber o que está por vir, estou achando esta saga ruim, mas fica a curiosidade para saber como será o desfecho...

Fran Belotto 19/05/2011minha estante
Realmente estou ficando cansada da série, o primeiro livro foi maravilhoso, mas a imaturidade da personagem já está me deixando cansada.
Só comprei Chama Negra pela curiosidade de como será o desfecho, estou no começo do livro e já começo a me arrepender.
Sem falar que se eu ler mais uma vez ''dou de ombros'' juro que queimo o livro.

Júlia CM 05/06/2011minha estante
ainda não li esse. como todas as resenhas que vi até agora, também acho que a série desandou. o primeiro foi ótimo, o segundo já encheu o saco e o terceiro me deixou extremamente irritada. a autora começou a encher linguiça e não parou mais, há séculos nada de importante acontece nos livros. eu AMO ler, principalmente séries, mas essa está me cansando. como sou teimosa, cabeça dura e não desisto fácil, vou continuar lendo. mas, secretamente (ou não), espero fervorosamente que essa série termine logo.

Helen Caroline 20/07/2011minha estante
É bom ver que não sou só eu que tive essa sensação. Nem parece que o 1º livro foi escrito pela mesma pessoa que os outros. A protagonista se torna estremamente irritante e infantil, não ouve ninguém. A quimica com o Damien desaparece devido a imaturidade da personagem.

A tentativa da autora de adicionar carga dramática à estória é patética. Como todas aqui, eu comprei o 4º livro na espera de uma melhora na narrativa e pra ver como tudo acaba, mas até agora nem terminei de ler, pois me estressei tanto a ponto de parar de ler. Acho difícil a autora voltar a linha de narrativa do 1º livro. É esperar pra ver...

Alessandra 20/09/2011minha estante
Concordo plenamente! Só estou tentando terminar o livro pois quero saber o final, mas a verdade é que a Ever se tornou uma chata!

luiza lima 10/07/2012minha estante
Concordo até certo ponto, já que não consegui terminar de ler o livro. Desde Janeiro de 2011. Nunca, nunca, eu abandonei um livro, mas esse, meu Deus, não dava.

A parte em que eu parei era só Damem isso, Damen aquilo, o que será de mim e Damem?, eu e Damem não podemos nos tocar, blábláblá Damem!

Não aguentei mais e fiquei enrolando uns dois meses até decidir desistir e por na minha estante. Achei meloso e chato demais, só falta escorre a tristeza e o amor de Ever pelo Damen na minha mão. Muito monótono. Mas ainda pretendo terminar de ler ao menos. Se eu não conseguir dessa vez, vou vender à algum sebo, porque não dá não... Alyson perdeu o fio da meada.

Emmx 07/09/2012minha estante
Concordo.
Eu terminei de ler recentemente e confesso que achei a leitura um pouco chata em alguns momentos. Muito de "calor e formigamento" etc.
E a Ever, bem, ela faz mais burradas do que eu esperava, mas pelo menos era reconhece que é péssima em discernir o certo do errado e o bom do mal. As vezes eu acho que ela não evoluiu desde o primeiro livro, é.
Sobre a Haven, eu sempre achei que ela tinha uma predisposição para maldade. Aí está o resultado.
Enfim, as capas são lindas e eu pretendo terminar a série, mas esperava mais desse livro. Torço para que os outros dois não me desapontem. '-'

flavioalmeida 25/12/2012minha estante
Confesso que estou perdendo um pouco o interesse pra ler esse livro, a história parece que continua a mesma não importa quantas páginas você leia. Ever faz uma burrada a cada livro e tenta concertar (sem sucesso) um milhão de vezes, isso já me cansou. Espero mesmo que o Estrela da Noite volte com a essencia do Para Sempre.

Gabi 23/01/2013minha estante
Sem contar que a Ever faz tanta burrada que da vontade de jogar o livro na parede!

Pedro 17/02/2013minha estante
Eu discordo um pouco. Não sei por que, mas pra mim esse é o melhor livro da saga. Ever é chatinha, mas o Roman faz a história. Acho que se você chegou até aqui, devia ler Estrela da Noite e Infinito.

Monique 17/10/2013minha estante
Fiquei com muita raiva des do livro Terra das Sombras, nossa estou quase desistindo de ler, mas vou ir até o final só por curiosidade, mas a minha paixão pelo livro acabou a partir do terra das sombras! EVER BURRA KKKK

Carol|@livroqueabre 10/01/2014minha estante
Terminei chama negra e to com muita raiva, a serie ta me decepcionando :/ a Ever principalmente!!!

Thayná 19/10/2014minha estante
Os personagens são tão superficiais e infantis que tenho vontade de jogar o livro na parede, de vez em quando. Só estou lendo porque não quero deixar ele e o resto da série encalhados no meu armário.

Camila 16/03/2011

Chama Negra
Apesar de ter lido esse livro em algumas horas, minha empolgação com essa série vem diminuindo a cada volume. Parece que a Autora está mais interessada em encher linguiça e aumentar o número de volumes dessa série do que realmente criar uma boa história.
Eu curto o tema central da história e quero muito saber como isso vai terminar, mas acho que a Autora poderia ser mais direta! Os personagens centrais da trama estão ficando insossos. Ever não pára de fazer bobagem! Será que ela precisa mesmo ser tãao burra?? E cadê aquele Damen misterioso e cor ar de bad boy do primeiro livro?? Sumiu!! Virou um baba-ovo!! rs...

www.leitoracompulsiva.com.br
ninde 23/03/2011minha estante
Garrei um ódio de Damen Auguste! =p

Maria 30/05/2011minha estante
Achei bem cansativo. Além da proposta do livro ter mudado e ficado parecido com livro de auto-ajuda. E também tô achando o Damen beeem parecido como Edward de crepúsculo. Além de toda a história ter se concentrado na primeira vez do casal, nada mais interessa a Ever chega a ficar chato. Quem já leu esse tem uma idéia de como será o próximo... mais do mesmo.

Mônica 24/01/2019minha estante
Sou só eu que nao gosto do Damen e quer que a Ever fique com jude.

Louise 08/04/2013

O que eu achei
Gostei muito desse, muito melhor do que o enchimento de linguiça que foi Terra de Sombras, esse teve mais emoção, mais do que esperar e torcer, um enredo mais elaborado do que o segundo e o terceiro, não que tenha sido 100% ótimo, mas sim, foi melhor que os outros e me entreteu mais. Podemos ver o quanto a Ever tem atitudes estúpidas e tudo que acontece na maioria é culpa dela, e ver as consequências de seus atos, nos faz refletir isso em nossa própria vida, isso de ficarmos tão obcecados com um problema que só pensamos nele e deixamos ele tomar conta de gente, isso acontece com todo mundo e neste livro pudemos ver como a Ever sofreu até aprender a reconhecer isso e lidar com isso no final.
Louise 15/06/2013minha estante
é Lua Azul rsrsrsrs tá confundindo as séries. Mas pode saber que os outros são melhores que Lua Azul e Terra de Sombras, o último então é o mais perfeito da série, fecha com chave de ouro, por causa da resolução de tudo.

chernobya3 26/01/2023minha estante
nossa eu li esses faz muuuito tempo e deu uma nostalgia agora kkkkk

Mari 26/01/2023minha estante
Eu comecei pela primeira vez tem uns 10 anos mas sempre parei no terceiro kkkkkkk só consegui ler agora

Yuki 20/03/2022

Continua igual
Apesar de toda a roda sem fim de erro, pagar por eles e recomeçar sem um final exato, esse conseguiu ser quase bom como o primeiro.
Cibella 20/03/2022minha estante
Esse livro é uma verdadeira incógnita pra mim, pq eu não sei definir se eu gostei ou não

Yuki 21/03/2022minha estante
Bem isso kkk

Ripper 19/11/2011

Chama Negra - Os Imortais #4
Chama Negra é o livro número quatro da série os Imortais de Alyson Nöel, que conta com seis volumes, todos já lançados no Brasil (Para Sempre, Lua Azul, Terra de Sombras, Chama Negra, Estrela da Noite e Infinito).

Chama Negra foi amplamente criticado, muita gente teve certeza de que a autora se perdeu na história, mas não é o que eu vejo.
Mesmo que ninguém concorde comigo, a história se desenvolve de forma admirável. A autora sabe sim o que está fazendo, não só nos dando um mundo completamente diferente, mas explicando ele, fazendo com que faça sentido e se adapte a nossa realidade. Talvez, o fato de o livro ser mais focado na heroína em si, do que no próprio romance dela com o mocinho, faça com que muitas pessoas não gostem. Não sou parte desse grupo.

Nesse livro, Ever está com problemas para controlar a Fera que habita em si, um estranho desejo por seu inimigo - Roman - causado pela magia negra que ela fez num esforço de conseguir o antídoto para o fato de não poder tocar em Damen. Também ha o problema de que ela acabou de transformar Haven, sua suposta amiga, em uma imortal. E teimosa como somente uma adolescente problemática pode ser, Haven não da a mínima para os avisos de Ever e os cuidados que deve ter.
Ever esta definhando pouco a pouco, e na luta para sobreviver, livrar-se da amarração com Ramon e conseguir o antídoto para Damen, ela acaba se enrolando cada vez mais e mais.

Como a própria Alyson disse na tarde de autógrafos, Ever é uma personagem muito solitária. Em todos os livros podemos ver isso com clareza, mas nesse, o fato fica ainda mais claro. Mesmo em apuros ela escolhe não pedir ajuda, não porque não confia em Damen, mas pelo simples fato de que morre de medo de que ele a culpe e a abandone. Depois de perder toda a família, ela não pode de jeito nenhum se afastar do seu amor eterno, e tenta de todas as formas fazer tudo sozinha.
Por esse mesmo motivo, o livro não foca em si no seu romance com Damen, mas na própria Ever lutando contra seus demônios, evoluindo, amadurecendo e buscando seu próprio final feliz.
Minha professora de psicologia diz que todo adolescente sofre da chamada "síndrome do super herói" achando que pode fazer tudo sozinho, e salvar a todos. E é justamente o que vemos em Ever, desesperada por arrumar tudo, salvar a todos, colocando-se na linha de frente mais uma vez.

Chama Negra foi um livro que eu apreciei muito a leitura, e mesmo que muitos não tenham gostado, que as críticas caiam como adagas na pobre da autora, o considero o melhor até agora.

tRipper.
Camila 27/11/2011minha estante
Concordo com tudo o que você disse, eu já estava desesperançada com a série, mas eu realmente adorei Chama Negra, o melhor livro da série até agora, na minha opinião.

Thais Lima 07/03/2013minha estante
Eu concordo totalmente. Vi tantas criticas em relação a esse livro, que ainda estou procurando os defeitos que todos viram. Estou lendo e, até agora, estou adorando e realmente surpresa com o trabalho de Alyson nesse livro. Eu não acho que ela perdeu, muito pelo contrário; eu acho que ela fez um excelente trabalho em Chama Negra. Foca em Ever lutando contra os demônios em si, e não fica no lenga-lenga com o Damen. Estamos vendo Ever fazer alguma coisa, e não ficar dependendo do Damen. Realmente, estou achando muito bom. Espero não me decepcionar até o fim do livro, mas até agora eu estou achando melhor que os três anteriores.

Murphy'sLibrary 19/01/2011

Ever está em apuros. Ela sabe que as coisas vão ficar pior no momento em que percebe que sua melhor amiga, Haven, nunca acreditará se ela contar a verdade sobre tudo o que Roman tem feito contra ela e Damen. Além disso, ela precisa se certificar que Haven não vai expor os imortais para o resto do mundo—que parece ser o menor de seus problemas, se você pensar em todo o contexto—depois de enfrentar a mágoa de Haven por ter escondido tudo dela.

Ever ainda está tentando descobrir uma maneira de fazer Roman se render e lhe entregar o antídoto—e ela decide recorrer à magick para conseguir isso, apesar do fato de todos já terem alertado-a para não utilizar ao menos que ela tivesse certeza do que estaria fazendo. Mas ela está desesperada e, bem, você já pode imaginar o que vem depois, certo? É claro, ela se mete em encrenca.

Chama Negra fala sobre o lado negro que todo mundo tem dentro de si—bem, em algumas pessoas não tão dentro assim. Ever luta contra o que ela chama de "o monstro", uma poderosa vontade de correr para os braços de Roman cada vez que ela o vê, tudo porque um feitiço deu errado.
Nay 03/02/2011minha estante
A Ever anda me irritando muito e com certeza não será diferente em Chama Negra. Mas mesmo assim a minha curiosidade é muito grande pra deixa-la de lado hahaha! Gosto bastante de seu blog ;) Beijos

Patricia 30/03/2011

Considero difícil fazer uma resenha sobre essa série, pelo menos para mim é difícl. Eu vivo uma relação de amor e ódio com a série.

A protagonista, Ever, sempre consegue me surpreender e não é de uma forma boa. Eu realmente não consigo imaginar que uma pessoa seja tão burra, a cada livro ela se supera. Eu acho que a Alyson escreve maravilhosamente bem, mas também acho que ela tá perdendo a linha com a Ever.

Existem livros em que os protagonista nunca têm descanço, é um problema atrás do outro. Mas ao meu ver, esse tipo de abordagem não caiu bem na série. Talvez porque os problemas são sempre causados pela a imensa burrice de Ever ao invés de um vilão engenhoso.

A série me conquistou no primeiro livro, eu via tantas possibilidades e esperava uma evolução da série, mas nesses três últimos livros eu não encontrei nada nem remotamente perto disso. Eles basicamente se resumem a Ever tentando resolver os problemas que ela mesma cria e acaba criando outros no processo, é lógico. Sinto como fosse algo do gênero: "A mesma ladainha de sempre".

Mas apesar de todo o meu desgosto pela protagonista eu não consigo deixar de acompanhar a série. E isso por si só prova que, apesar da personagem que Alyson criou, ela é uma grande escritora. Porque mesmo querendo jogar o livro pela janela eu não consigo parar de ler e aguardo ansiosamente pelo final, embora talvez seja porque não aguento mais ler as burradas da Ever.
Andreza 01/01/2012minha estante
Concordo plenamente. Por céus! Não sei porque eu ainda estou lendo esse livro, talvez pela esperança de que o livro melhore - Essa esperança está se acabando em cada volume. No primeiro volume a série parecia ser legal, ideia interessante, escrita legal. O problema é que nunca muda muita coisa, as expressões usadas são SEMPRE as mesmas e os problemas são sempre causados pela idiotice da protagonista, ela não consegue confiar, sabe que não deve confiar na pessoa, e mesmo que ela já tenha presenciado o Ramon enganá-la, ela insiste em confia nele. Ela é muito burra, ela só faz besteira! E por alguma razão, ela é sempre perdoada.
Quando terminei de ler o livro Terra das sombras, quis dar uns bons socos naquela garota. Ainda me pergunto o porquê do Damon gostar dela. Ela é tão compulsiva, nunca pensa em nada, fez sua amiga virar uma imortal. Ao contrario de Ever, Haven não tem alguém um Damon, ou seja, ela não tem um namorado imortal pra lhe fazer companhia. Eu só penso nela (Haven) nessa história toda. Ao passar dos anos seus amigos, pais, parentes, todos vão embora, e ela não terá ninguém pra segurar ela.
A Ever não consegue deixar as coisas seguirem seu curso natural, ela não conseguiu deixar sua amiga morrer, transformou-a em imortal pensando na felicidade momentânea, que irá acabar mais cedo ou mais tarde. Quem quer uma vida imortal sozinha?

Fernanda.Cozetino 16/02/2020

Deixou a desejar
Não gostei muito, enredo fraco... foi o livro mais chato que eu li da série.
Muito rodeio e não acontece nada que me fez ficar presa no livro.
Terminarei a série, porque quero saber como será o final de Damen e Ever
Alê 16/02/2020minha estante
Eu desisti no segundo livro da série porque já estava fraca

Nathália 01/05/2011

Eu já falei nas resenhas anteriores que Ever só faz burrada né?! Pois é! O pior é ver todas as burradas que ela fez nos outros livros se acumulando, sem nada se resolver, nunca.

Nesse quarto volume da série ela precisa ajudar Haven em sua nova vida, de imortal. Fazer com que a amiga entenda tudo e não coloque a vida de todos eles em risco. Mas é claro que Ever mete os pés pelas mãos...

Diferente do que eu pensava, Haven não me irritou tanto nesse livro. A personagem está mudando e parece que será mais interessante no próximo! Veremos...

Ainda atrás do antídoto do antídoto e mexendo com magia negra, Ever se vê cada vez mais metida em encrenca já que o feitiço virou contra a feitiçeira. Ela ficou amarrada a Roman e por mais que tente resistir, tudo dentro dela grita por ele.

Sentindo vergonha de suas burradas, ela não conta nada a Damen e acaba recorrendo a Jude pra tentar se livrar da magia... No final das contas, ela sofre o livro inteiro com "o monstro" que está dentro dela e faz algumas escolhas erradas, mais uma vez.

Damen – ele mudou bastante desde o primeiro livro não é? Cadê aquele cara misterioso e perigoso de Para Sempre? -, parece um santo!

"Meus sentimentos por você são incondicionais. Eu não faço julgamentos. Não perco a paciência com você. Não castigo. Apenas amo. Só isso. Pura e simplesmente. – ... – Não há motivo para esconder nada de mim, nunca. Entendeu? Não vou a lugar algum. Sempre estarei aqui. E, se precisar de algo, estiver em alguma situação complicada ou sentir alguma dificuldade, tudo o que tem a fazer é me chamar, e eu apareço para resgatar você." Pág 74

Tudo isso por Ever! Ai ai ai...

Algumas coisas não colaram... Por exemplo, depois de uma simples conversa com Ava, Ever ficou super segura de si.

Sem contar aquele papo com Roman no final... Quanta baboseira! Pra mim, nada convincente, mas pelo menos estava dando certo! Pena que era o final só do livro e não da série. Conclusão, tudo dá errado mais uma vez. Então, que venha Estrela da Noite!

Ah, ele ganhou 3 estrelinhas por um grande motivo. Quem fez a besteira final dessa vez não foi Ever!

nessacardoso 13/05/2011minha estante
Exatamente! Ganhou três estrelinhas porque desta vez a Ever conseguiu não ferrar com o fim :B Ficou ferrado do mesmo jeito, mas não foi ela.

Mica 08/08/2011minha estante
Nessa eu discondo de vc eu acho que foi culpa da boca grande dela, pode nao ter sido culpa totalmente mais ela teve culpa tbm

Nathália 09/08/2011minha estante
Verdade, Mica! Ela teve a parcela dela de culpa mesmo...
Mas dei um desconto por não ter sido ela a principal culpada! =)

Marcos.Souza 19/03/2017

Chama Negra!
Gente, cada vez menos eu tenho empolgação para continuar essa história!
Mas isso agora e questão de honra! Sério o protagonista e praticamente uma planta, as vezes eu acho que estou lendo um script de Malhação com tanta infantilidade dos personagens! A autora se perdeu e agora só enche linguiça para prencher páginas! Um bom livro não precisa ter 500 páginas, precisa conter boa história! Tá bem ruinzinho viu...
Milla 02/01/2018minha estante
Concordo plenamente, como você dissw, vou terminar de ler a saga por uma questão de honra. Todos os livros, são basicamente a repetição do anterior, mas com um vilão diferente. O pior é que eu pedi de aniversário o primeiro livro e a pessoa me deu os SEIS, então mesmo que eu não queira, tenho que ler, não posso ter livro não lidos na estante kkk Agora só falta o último, mas vai demorar bastante para eu ler, porque a leitura perdeu todo o sentido.

Chrys Bessa 24/07/2012

Ever é louca
Estou realmente muito triste pelo o que esta acontecendo com o livro, que está perdendo toda a graça, lua azul ate que ainda deu para ler, agora terra de sombras e chama negra são os piores, está cada vez mais chato, eu estou curiosa e já comprei todos os livros, mas devo admitir, as coisas estão sem rumo, não dá para entender como Ever consegue ser tão burra e infantil, porque ela não houve o pobre do Damen que vive avisando a ela que não deve usar magia negra, nem aquele livro? ah além disso ela esta desesperada sendo que tem TODO O SEMPRE para conseguir o antídoto. Porque não aproveita para colocar em ordem todos os seus sentimentos (confusão dela com Jude e Damen) ok. Logo depois ela faz mais uma merda, volta a mexer na magia sem consultar Damen e piora as coisas, agora ela gosta de Roman, essa menina é muito fútil, estou torcendo para Roman ganhar algo, pois algumas coisas realmente ele esta certo: como por exemplo ela ser muito fútil em pensar nesse amor e ficar louca para achar o antídoto ao ponto de colocar sua vida em risco indo a casa de Roman sem Damen saber, a ponto de colocar as pessoas que ela ama em risco como sua amiga Haven. Olha, estou quase desistindo de ler, será que só eu tenho essa sensação de cansaço?

LidosdaCris 11/01/2023

São 6 livros sobre a Ever que ganha poderes depois de um acidente. Ela lê pensamentos, auras e através do toque sabe a vida inteira de alguém (me lembrou muito uma série de tv antiga chamada O Vidente que passou no SBT).

Damien é a única exceção, Ever não consegue ler os pensamentos dele e não sabe o porquê (igual a Bella e o Edward de Crepúsculo)

O primeiro livro é muito bom, mas os outros livros da série é uma enrolação sem fim. A autora poderia poderia resumir a história em 3 livros no máximo.
Mateus108 14/03/2023minha estante
Simmmmmmm!

priscila.wenzel 27/01/2023

Segue na mesma vibe do anterior!

CUIDADO ALERTA DE SPOILER DO LIVRO 3.
Bom nesse livro basicamente vemos Ever continuar a fazer besteira, a enfiar os pés pelas mãos, enquanto tenta conseguir o antídoto que vai poder fazer com que ela e Damen finalmente fiquem juntos.

E agora que a Haven também é uma imortal, Ever tem mais uma dor de cabeça pra lidar, já que sua amiga totalmente influenciável está contra Ever, achando que ela quer ser mau, sendo que tudo que a garota quer é ajuda-la e manter a história dos imortais em segredos.
Roman continua o mesmo babaca, provocador de sempre.

Jude e Ever se tornam ainda mais amigos, apesar da relação ancestral deles.

E Damen... Bom, achei que o Damen ficou meio de lado nesse livro, já que uma das besteiras que a Ever fez foi não contar pra ele seus planos mirabolantes.

Se eu não conhecesse o final, talvez eu não seguiria com a série, nem lembro como pude ter paciente pra ler esses livros 13 anos atrás, talvez porque não li eles em sequência.

Mas por enquanto eu ainda acho que vale a pena chegar até o fim da história pra saber como ela acaba ^^
Mateus108 14/03/2023minha estante
Sim, ler depois de tanto tempo me fez repensar diversos aspectos desta série. Hoje eu vejo muitas coisas e torço o nariz pelo relacionamento tóxico entre os dois, para mim o Jude é quem realmente merece o amor da Ever.
Estou relando para finalmente dar adeus aos livros físicos, para abrir espaço para novas histórias e poder concluir a série da Riley.

Thais Lima 07/03/2013minha estante
Gostei da sua resenha. Ainda estou lendo, mas eu sinceramente não entendo como tem gente que critica tanto esse livro. Pra mim é o melhor até agora. Eu não dava nada por Chama Negra, até porque eu odiei Terra de Sombras! Mas Chama Negra me surpreendeu e eu estou gostando muito!