Amar ou Depender?

Amar ou Depender? Walter Riso

Resenhas - Amar ou Depender ?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

marcelo.garib 22/08/2010

Excelente
Realmente muito bom. O autor consegue falar de um tema complexo, profundo e há tantos séculos cristalizado pela sociedade, o amor romântico desesperado e vicioso, sem ser chato e técnico nem pessimista.
Ao contrário do que muitos podem pensar a liberdade afetiva não significa libertinagem. Um relacionamento onde os parceiros parecem viver mais 'soltos ou distantes' sempre incomoda a todos, já que a idéia do casal inseperável e amantes até a morte (se você morrer, morro junto) sempre nos é vendida a todo momento na novela, no cinema e em alguns tipos de música. Somos ensinados a 'amar' de forma errada e nociva há muitos anos.
Este livro com certeza mostra o outro lado da coisa. Amar e manter um relacionamento que nos engrandece pode ser uma coisa rara hoje em dia num mundo cheio de modelos ruins, vazios e carências, mas está longe de ser impossível.
Jennyfer.Goncalves 01/01/2022minha estante
Muito bom mesmo este livro, aprendendo muito com ele ??

marcelo.garib 16/06/2023minha estante
Aprendi algumas coisas também, me tirou de um círculo vicioso.

Belido 14/02/2023

Livro essencial para qualquer um que tenha interesse em se relacionar, imagino que para quem sofre com dependente emocional seja uma leitura difícil, mas para quem sente que tem tendências e quer evitar é uma leitura muito enriquecedora

Natacha.Bischoff 04/06/2023

Sempre válido
É sempre válido esse tipo de leitura, com certeza aprendi algo, mas o autor me pareceu bastante ressentido, como se tivesse raiva daquelas pessoas que me ele dizia exemplificava que sofriam de algum tipo de apego.

Maria18076 13/02/2024

Transformador
Esse livro é um convite para que possamos refletir sobre como nos relacionamos, e se o fazemos de forma saudável.
O autor destaca sobre a importância da liberdade dos relacionamentos, mas que não deve ser confundida da com libertinagem.
Nós, em quanto seres humanos necessitamos ter nossa individualidade preservada. Uma existência acompanhada de autonomia, sentido que nos impulsionem a sermos pessoas melhores e transcendentes. Exploração, na perspectiva de explorar o mundo e a si mesmo, amar não é esquecer de si, mas crescer junto com o outro; de forma que as subjetividades sejam respeitadas.
O autoconhecimento é indispensável, precisamos saber nossas limitações e potencialidades , de maneira que não projetemos nossas inseguranças nas nossas relações.
Se existe níveis altos de ansiedade e baixa autoestima, terá bastante insegurança na forma como nos relacionamos, respigando no outro.
A vida nos proporciona convites diários para que possamos desvendar nosso próprio universo, que possamos aproveitar essas oportunidades antes de querermos nos infiltramos em universos alheios.

Flores Raras 13/01/2022

Muito útil!
Tipo de leitura diferente do que costumo fazer , porém,muito valida uma vez que me vi nela em varias páginas.
Momento de refletir sobre conteúdo e repensar ações...
Super indico!!!

Lavínia 08/04/2021

Supera as expectativas
Iniciei a leitura para ajudar uma amiga que está com problema de dependência, porém acabei me apaixonando pelos ensinamentos. O livro traz uma visão clara e diferente sobre alguns acontecimentos que a sociedade julga como "normal".
Acredito que todas as pessoas deveriam ler este livro em algum momento da vida. Sempre escutamos histórias sobre como o amor é lindo, perfeito, mas não havia visto descreverem tão bem como o falso amor pode ser tão feio ou doentio.
Os ensinamentos são voltado para os relacionamentos amorosos, porém, conseguimos leva-los para os relacionamentos familiares e amigáveis, que também podem sofrer com a dependência.
"O amor é um processo em ebulição permanente, vivo e ativo, no qual traçamos a cada instante nosso ecossistema afetivo, nosso lugar no mundo".

Ana Caroline 05/07/2022

Sensacional!!
Esse livro é sensacional. Com uma linguagem fácil e explicativa pontua claramente as características de um codependente e as maneiras que lidam nas relações. Abriu minha mente e coração. Merecemos sempre mais, não de forma egóica, mas por merecimento! Um dos meus preferidos ??

Myy 05/05/2022

Gostei.
A importância de entender a diferença das duas coisas. E a maturidade que se tem que ter pra que não acabe transformando na segunda. Maior lição é que todo casal nao só tem como deve ter sua individualidade.

sembarizon 28/05/2023

Amar
Demorei um tempo maior pra ler porque não é o tipo de livro que costumo pegar, mas de qualquer forma valeu bastante a pena.
?Amar ou depender?? é uma obra que, realmente, precisamos estar abertos e sem nenhum bloqueio para começar a leitura e deixar com que ela nos envolva, porque é, sem dúvidas, um tapa na cara. Ela aborda com muito clareza, juntamente com exemplos reais de pacientes, e verdade cada uma das dependências afetivas que estão mais presentes do que imaginamos no nosso dia a dia.
Acredito que seja um livro que temos que estar sempre lendo e relendo porque pode, de fato, nos auxiliar nessa jornada de relacionamentos (claro, se estivermos dispostos).

Julianna 20/02/2022

Ótimo livro, dialoga bastante sobre a liberdade dentro de um relacionamento, o quanto isso é importante, fala sobre como fomos ensinados a amar e o que é um relacionamento saudável.

Sophia.Ferraz 04/09/2021

só casais héteros novamente, fora isso, achei muito interessante a forma que o autor explica várias maneiras da dependência estar presente nos nossos relacionamentos e o quão prejudicial ela pode ser

Paulinha 14/07/2010

Um dos melhores livros que já li. Deveria ser obrigatória a sua leitura, para todas as pessoas que pretendem se relacionar um dia. De fácil leitura, agradável escrita, Walter Riso explica, sem dó, todas as dependências amorosas em que nós podemos entrar em algum momento da vida.

Todo mundo já deve ter conhecido, passado por alguma situação parecida, ou possuir alguma dependencia. Objetivamente, ensina como passar por essas situações e pensar com clareza o seu relacionamento.

Diferente de propagar o desamor, Walter Riso promove o amor próprio!

Muito bom! Recomendo a leitura.

Rafaela.Garcia 31/01/2023

?Dependência afetiva é o pior dos vícios?. Livro excelente para você compreende o tipo de relação que você possível e caso identifique uma relação de dependência busque ajuda profissional

Simone.Santaroni 12/08/2021

A melhor do ano
A obra do psicólogo Walter Riso tem por o objetivo identificar e salientar quando uma relação torna-se doentia, explicitando sobre a dinâmica de uma dependência afetiva e expondo o limite entre o amor e o vício.
Uma das melhores ou se bobear, A melhor de 2021. Escrita facílima de ser lida e compreendida. O autor tem um potencial de transformar um assunto tão complexo em algo tranquilo de ser interpretado.
Não há como não se apaixonar e se deliciar. Cada capítulo lido é como se o autor estivesse me interpretando por dentro. Ao terminar, me senti super abandonada, pois o mesmo me entendia como ninguém.
Perfeito ! Muito perfeito!

Jéssica 08/06/2022

Todo ser que se relaciona deve ler esse livro. Amei super. A linguagem a simples. Faz você refletir em coisas realmente importante sobre seu relacionamento...

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6