Tornar-se Negro

Tornar-se Negro Neusa Santos Souza

Resenhas - Tornar-se Negro

Manu 30/12/2023

A leitura do livro nos traz uma pesquisa feita pela autora. Trata-se, portanto, de um livro de não ficção e por isso, é essencial sua leitura. Importante ela pontuar como a questão racial atinge às pessoas negra dentro da sociedade, principalmente àquelas em ascenção. É um livro que merece ser revisitado sempre que necessário.

[k] 26/12/2023

Aos poucos
é um daqueles livros que você precisa de pausas para terminar a leitura, sempre volto a ele quando vou escrever alguma coisa.

Janaína 20/12/2023

Identidade da cor.
Livro ótimo que nos apresenta como as pessoas negras se percebem dentro dessa nossa sociedade racista e como as relações (racistas e antirracistas) vão construindo a identidade das pessoas negras.

Thiaguinho 18/12/2023

Esclarecedor
Esse livro é maravilhoso, eu me vi em diversas situações apresentadas aqui. Por meio de choros e entendimentos, este livro é o favorito do ano. Provavelmente o da minha vida.

Melissa 12/12/2023

Me revoltei muito por não ter encontrado esse livro antes em alguma das minhas aulas. Extremamente necessário. Forte

Marina 28/11/2023

"A descoberta de ser negra é mais do que a constatação do óbvio. [...] Ser negra não é uma condição dada, a priori. É um vir a ser. Ser negro é tornar-se negro."

Cristiana 24/11/2023

Para negros ricos e de classe média
Esse livro deveria ser obrigatório a todo negro jogador de futebol ou músico
Todo aquele que ou nasceu com dinheiro ou melhorou de vida.
Todos aqueles que não se vêem como o negro que sofre racismo
Todos aquele que não enxerga em si, a própria negritude

Sarah 20/11/2023

"Uma das formas de exercer autonomia é possuir um discurso sobre si mesmo"
Estudo sobre a emocionalidade do negro e a imagem que o negro constrói de si a partir dos padrões racistas que o definem.

Neusa Santos Souza foi uma psiquiatra e psicanalista especialista em tratamentos de pessoas psicóticas e pioneira no estudo e abordagem sobre o impacto psicológico do racismo nas pessoas negras no Brasil, que até então se detinha muito na abordagem política.

Como herança da sociedade escravocrata, formou-se o mito negro, estereótipos acerca da identidade negra. O racismo tira a subjetividade das pessoas negras. Ao ser construído sob a óptica de uma visão racista, o negro é colocado de uma maneira hegemônica, massificada. Padrões que vivem no inconsciente coletivo da sociedade brasileira.

Partindo de sua própria experiência como uma mulher negra Brasil e dos relatos de seus pacientes e entrevistados para sua pesquisa, ela elabora este livro, que é na verdade uma pesquisa acadêmica, em que demonstra, a partir de seus conhecimentos em psicanálise, a maneira como o negro "introjeta, assimila e reproduz, como sendo seu, o discurso branco."

Tornar-se negro, portanto, é desconstruir-se do ideal branco racista.

Ainda é difícil e tabu falar sobre racismo no Brasil, sendo um tema que sempre causa desconforto e resistência por parte das pessoas, mas a resistência confirma a importância da insistência no debate.

A obra de Neusa conseguiu traduzir em palavras e atribuir significados a sentimentos que muitas vezes me eram indefiníveis, por isso a leitura ressoou em mim, a experiência que tive foi intuitiva e sensorial, calcada no reconhecimento de sentimentos e de discursos que já ouvi e vivi.

Recomendo fortemente a leitura.

Leila267 28/09/2023

"Ser negro é tornar-se negro."
Aborda e analisa as dificuldades, preconceitos, dificuldade de aceitação, do negro em ascenção social, a partir de entrevistas e relatos de negros e negras que ascenderam socialmente.

Acredito que um é um dos primeiros livros, se não o primeiro com essa temática racial no Brasil.

Esse livro é um marco!
Como um livro tão antigo pode continuar tão atual?! É um livro muito atual! A dinâmica da nossa sociedade em relação ao racismo ainda continua a mesma, apesar de muitas vitórias na luta antiracista dos movimentos sociais.
O impacto do racismo no psicológico e na vida do indivíduo, ainda é muito impactante e substancial.

É um livro com poucas páginas, com ótimas análises, terminei e fiquei com vontade de ler mais obras da Neusa S. Souza, pena a autora não ter trazido mais obras com a temática racial.
Mas, essa obra é uma enorme contribuição para a história, estudo e entendimento do tema.

Patty Lima 19/09/2023

Entendi esse livro como um tratado sociológico e analítico das angústias da pessoa negra, especialmente as que ascendem socialmente no Brasil. Percebi que a construção do negro perpassa várias facetas que o leva a fugir de sua identidade, a negar sua negritude por vergonha ou medo de como será visto no meio em que está inserido. É uma estrutura íngreme a do sujeito negro na sociedade brasileira, na qual o racismo têm raízes profundas e bem fincadas. Muito há que se fazer para contornar ,ou eliminar essa chaga social.

Maria Bia 08/09/2023

Neusa sempre perfeita, incrível o jeito que ela escreve, incrível como toca em muitos lugares que ainda não sei bem como descrever, sentirei por muito tempo tudo que li aqui.

Iolanda 29/07/2023

Livro muito interessante para compreender a visão de homens e mulheres negros, dentro do entendimento sobre ser negro, na nossa sociedade.
A autora, psicanalista, analisa, através de entrevistas, como um grupo de pessoas lidam com a descoberta da negritude, seus relacionamentos e aceitação.
Um livro para expandir conhecimentos.

agostiniaziul 18/07/2023

Essencial
Esse livro me foi recomendado pela minha supervisora, e fico muito grata por ela tê-lo colocado em meus estudos.

A leitura foi muito fluida e me trouxe muitas reflexões, que me possibilitaram compreender algumas questões e me atentar e questionar sobre várias outras.

É um livro essencial para quem se interessa em discutir negritude e branquitude, e principalmente para quem é espaço de escuta para pessoas pretas.