Watchmen Alan Moore...

Resenhas - Watchmen

Rafael.Garrote 18/01/2024

Alan Morre - genialmente hipócrita
Alan Moore decidiu usar dos super heróis para arrancar a carapuça e mostrar a verdadeira identidade, reaça, mesquinha, sádica e feita para conservar as ordens socias que estão por trás.
O único erro é tentar acabar com os super heróis usando eles, dá para perceber que não funcionou muito bem ...

Julhadograu 15/01/2024

Atemporal
Uma das melhores escritas que eu já tive a oportunidade de ler, até em momentos mais lentos eu continuava com vontade de ler, de saber oque aconteceria no próximo capítulo. O desenvolvimento dos personagens é surreal, todos tem suas personalidades muito bem construídas. Acompanhar a trajetória de todos os personagens foi ótimo, porém gostaria de dar um destaque ao Dr. Manhattan, na minha opinião o melhor personagem. O livro tem muitas narrativas dentro na história principal, o que ajuda a dar dimensão para o livro e nos conecta ainda mais com o mundo onde fomos inseridos, pois ele parece mais palpável, ou seja, mais realista. É uma das melhores HQs que eu já li, os desenhos são impressionantes, além de complementarem a história.

Bananah 14/01/2024

Preciso falar de Watchmen...
Já é a terceira obra de Moore que leio e nunca vi uma escrita tão envolvente, mesmo dessa vez sendo mais lenta, algumas vezes até exaustiva, mas me prendendo de uma maneira tão imersiva que não pude parar de pensar mesmo depois de ter fechado e guardado na estante.
Alan Moore trás aqui um mundo distópico com vigilantes que fazem suas próprias regras não admiráveis, um deus ex machina é tratado como arma de guerra pelo governo americano, uma sociedade muitas vezes injustiçada por quem elas mesmo admiram. Moore faz você duvidar dos heróis de quadrinhos, que muitas vezes trás mais problemas do que soluções, que escondem sua verdadeira face atrás de uma máscara e se chamam de vigilantes... Mas que vigia os vigilantes? Quem poderia colocar um limite nas pessoas que se acham a maior autoridade? Leia Watchmen! Admiro e muito esse cara que não tem dó de seus personagens.
Não sei se consegui me expressar da forma que desejava, mas sei que essa foi uma experiência única, mesmo em uma época onde é comum existirem obras semelhantes. Foi uma experiência que dificilmente esquecerei.

enzobernardi 12/01/2024

Watchmen
Simplesmente incrível! Um dos melhores quadrinhos que já li. A história é extremante viciante, de modo que você quer sempre saber o que vai acontecer a cada capítulo que passa.

Para quem gosta de detalhes, pode ler toda a parte por trás da história, como foi a composição, detalhes de ilustração? Vale a pena!

Caio772 12/01/2024

Watchmen
"Nós contemplamos continuamente o mundo e ele se torna opaco às nossas percepções. No entanto, encarado de um novo ponto de vista, ele ainda pode ser impressionante."
-Doutor Manhattan

"Gloria, eu preciso me intrometer num mundo assim...
Meu Deus e só isso que podemos fazer...
Ajudar uns aos outros. Só isso importa. "
-Malcolm Long

Watchmen e uma hq escrita pelo britanico Alan Moore e desenhado pelo artista Britanico Dave Gibbons. Se passa na década de 90 em Nova York, na qual em 70 foi instaurada uma lei proibindo a existência de mascarados, pessoas que se fantasiavam para combater o crime. Conta como o aparentemente louco, Rorschach, um mascarado descobre uma grande conspiração para matar antigos mascarados e possivelmente milhões de pessoas. Com isso ele vai atraz de antigos companheiros mascarados para pedir ajuda e alerta-los sobre a ameaça...

Impactante, uma hq completamente
diferente de qualquer história clássica
de super heróis, fica evidente porque são
chamados de mascarados e não super heróis. Super heróis são símbolos implacáveis de bondade e justiça, como Superman, Batman e entre outros, já os mascarados são apenas seres humanos comuns, com falhas e acertos, excesos e faltas, tentando fazer algo a mais pela sociedade, sem receber nada em troca por isso, e muitas vezes sendo odiados por quem protegem, trazendo no final uma grande reflexão sobre a moralidade de ações, sobre sacrifício de poucos por bilhões de pessoas e quem tem o direito de decidir o valor de uma vida.

Algo que é bem frequente na obra é a metaficção em que a obra faz referência a ela mesma por meio de elementos internos, como hqs, pinturas e etc. Um elemento interessante, considerando a época que a hq foi escrita.

Amós 30/12/2023

Watchmen!
Faz anos que queria parar e ler a obra completa de Watchmen, inspirado pelo filme que possui o mesmo nome. E, é incrível observar todas as semelhanças que fizeram com que me apaixonasse ainda mais por esse trabalho incrível do Alan Moore. Recomendo a leitura para todos que já conhecem os trabalhos dele, como também indico como uma ótima porta de entrada.

Joséf 28/12/2023

Uma das melhores coisas que já li na vida, e a cada releitura, MELHORA MUITO, algo atemporal e reflexivo

Tiago.Salles 26/12/2023

Ótimo!
Dr Manhattan e Rorschach melhores personagens.
Todos os personagens são complexos e bem estruturados. Uma fotografia linda e muitas cenas que poderiam ser transpostas para uma tela.

Vitor 23/12/2023

Tirei a poeira
Comprei uma edição linda de Watchmen, em inglês e paper back na Bienal de 2016. Só fui ler em 2023. E ainda bem que li. Agora sinto que fui aceito no clube.

Hegon Tavares 21/12/2023

Quem vigia os vigilantes?
Genial em todos os meandros. Um dos livros que merecem estar entre as maiores obras escritas, mesmo que seja uma HQ.

Sempre acho a vida real mais fascinante que a ficcional, e quando nós misturamos com apenas um elemento a mais, fica incrível.

Fazendo essa releitura, eu pesquei vários temas com os ingredientes atuais. Tantos anos as coisas perduram, os personagens são os mesmos, mas Watchmen, serve para vermos ao menos um final paralelo de tudo isso que acontece.

Jonatasinho 21/12/2023

Perfeito
Eu amo dms essa hq, como pode o Alan Moore te uma mente tão genial pra escrever isso. Como pode o personagem mais poderoso desse universo ser um indo ali

Germano7 01/12/2023

Espetáculo
Uma HQ extremamente densa e complexa que merece ser lida com calma e atenção. Mostra como seria se o mundo realmente tivesse super-heróis que saem nas ruas para combater o crime mas acabam se perdendo e sofrendo as consequências de uma sociedade real e cruel.
É interessante ver que esses "heróis" também tem seus problemas e diculdades em seus vidas pessoais e que as máscaras eram uma espécie de escape de suas vidas comuns.
Cheias de subtramas e referências que por vezes não são fáceis de serem notadas (e eu provavelmente não notei todas).

Luan.Barbosa 01/12/2023

O cara simplesmente pegou todo um gênero dos gibis e o desconstruiu. Eis uma obra cheia de metalinguagens, sátiras e críticas para a sociedade da época e que se faz atual até hoje

Luiza2542 16/11/2023

This Is Quadrinhos
O mago Alan Moore não erra.
Um deleite atemporal, um verdadeiro quadrinho com todas as suas nuanças.

saraiva 11/11/2023

Indescritível
Eu confesso que não sei como iniciar a resenha dessa HQ. quero falar tudo, mas ao mesmo tempo sei que tudo que eu disser aqui ainda não será digno da magnitude dessa história.

vamos começar pelo começo. Watchmen é uma historia de super-herói. mais especificamente, começamos com a morte do Comediante (um super-herói), o que culmina no Rorschach (outro super-herói...?) investigando o que levou à morte do parceiro de jornada e quem fez isso. e disso sai uma das maiores obras-primas que eu já tive a oportunidade de ler.

a HQ em si é simplesmente fantástica. desde as características técnicas, como as cores, a divisão de quadrinhos, a continuação dos quadrinhos, os diferentes estilos de caixas de texto e desenho – que diferencia em que situação estamos imersos -, os momentos de tensão muito bem tecidos e divididos ao longo das páginas, que ao mesmo tempo que dá um medo de virar a página, é quase impossível não virar; até a história em si, muito bem construída, contada de maneira não cronológica, que no início é meio complexa demais por conta da quantidade de tramas, mas conforme os capítulos avançam tudo vai se desnovelando até uma das reviravoltas – e desfechos - mais chocantes que já li em quadrinhos.

é uma história grande em todos os sentidos. quase quinhentas páginas de um tipo de folha quase do tamanho de uma A4, os quadrinhos mostram não só o enredo principal da história, como também memórias dos personagens, o passado de alguns e até mesmo uma outra história em quadrinhos dentro dos quadrinhos, numa metalinguagem absurda. além disso, ela é tão completa que também apresenta trechos de livros ou artigos que os próprios heróis escreveram, cartas, notícias, entrevistas, jornais, até ficha psicológica tem entre um capítulo e outro. é diverso, interessantíssimo e, além de incrementar substancialmente a história, humaniza ainda mais os personagens.

todos os personagens são extremamente importantes à sua maneira. apesar de Rorschach ser o herói mencionado na sinopse e ser o primeiro a aparecer na história, eu não senti que ele foi o protagonista em si. Daniel, Laurie, Dr. Manhattan – todos eles também se destacaram de maneira única ao longo da HQ, de modo que ninguém é mais importante que o outro e qualquer perda ali deixa uma grande lacuna na história. o escritor deu relevância para todos os protagonistas e todos os personagens em geral, secundários ou não, foram trabalhados de maneira completa, apresentando personalidade, maneirismos únicos e profundidade. é até decepcionante parar para pensar e se tocar de que nenhum deles existe no nosso mundo de fato.

a trama é tão bem elaborada que eu não duvido que, mesmo tendo acabado de ler, deixei passar alguma coisa da história ou não entendi plenamente certo pedaço, o que me dá a certeza de que, algum dia na minha vida, eu lerei esse quadrinho outra vez. não ano que vem ou daqui a dois anos, porque ele é inesquecível a ponto da história permanecer recente na cabeça por muuuito tempo, mas está confirmadíssima a releitura. eu gostaria de surtar muito mais sobre como a história se desenrola, mas além do fato de que a resenha teria quinze páginas, eu quero muito que ela não possua (muitos) spoilers para eu nem correr o risco de estragar a experiência de alguém lendo essa HQ (além do mais, eu não sei se tenho inteligência o suficiente para conseguir debater sobre o grande acontecimento do livro).

por fim, eu não posso deixar de mencionar o material extra-HQ do Alan Moore e Dave Gibbons que tem no fim do livro. sério, foi uma das coisas mais legais que eu já vi numa leitura minha. acompanhar o processo criativo do Moore junto com os esboços iniciais do Gibbons me deixou ainda mais encantada pela arte que é produzir uma HQ – curiosamente, em diversos momentos da leitura, eu me perguntava como eles haviam feito aquilo daquele jeito em específico, com a divisão de quadrinhos daquele assunto certinha para caber na página e na outra já mudar de ambiente, ou então com a quantidade de texto em cada balão ou caixa. descobrir no fim do livro exatamente como é feito tudo o que me perguntei, com os “scripts” do Moore e layouts do Gibbons me encantou demais –, e eu nem tenho o que falar das fichas de personagens. estupendo, ajuda a entender demais certos comportamentos e nuances deles, e ainda por cima nos é mostrado alguns detalhes que não são mencionados na história. o depoimento de cada autor pôs um sorriso enorme no meu rosto, e é impossível, depois de ler tudo, não dizer que ambos são gênios, desde a ideia do enredo e do modo como ele seria contado até o fato de nenhum quadrinho ter alguma informação ou característica por acaso. tudo foi cuidadosamente pensado e planejado para que o que estivesse em nossas mãos fosse uma das maiores obras do mundo literário e dos super-heróis, e os dois, ao terem o simples objetivo de criar um quadrinho do zero, conseguiram fazer algo infinitamente maior - e digo isso da minha posição de bebê no mundo das HQs.

enfim, isso aqui já tá ridiculamente grande e eu provavelmente estou muito emocionada nessa ânsia de querer panfletar essa HQ para o mundo inteiro, mas de coração, é absurda. agradeço humildemente ao meu amigo Daniel, que além de ser maluco de não ter lido essa HQ inteira, foi mais maluco ainda de me emprestar de boa vontade para que eu lesse antes dele kkkkkkkkkk é isso, resenha grande para um livro grandioso. recomendadíssimo!!!