Watchmen

Watchmen Alan Moore...

Resenhas - Watchmen

Jessica Moraes 12/05/2023

Já tinha visto algumas passagens dessa história, mas ler tudo do comeco ao fim foi uma boa experiência.
Essa edição está muito linda, realmente vale o valor.

Jonatas65 27/04/2023

Watchmen muda qualquer leito de quadrinhos...
É difícil que eu consiga provar minha tese com essa curta resenha sem spoiler, mas farei o possível... Bem, pra começo de conversa, Watchmen não transforma apenas um leitor de quadrinhos, mas qualquer que seja o leitor. Uma narrativa completamente IMPRESSIONANTE, com todas as páginas sem nenhuma fala sem importância, lindos plots, e uma dinâmica de pensar a guerra simplesmente animal!! Sem falar no peso histórico dessa belezura, Hq de 1986 que serviu de pioneira para romper com inúmeros preconceitos a cerca do mundo dos quadrinhos... Para não dizer que não falei das... dos personagens, todos eles merecem uma resenha só deles, todos merecem uma análise psicológica profissional a cerca de suas personalidades e vivência. Muito obrigado Alan Moore e Dave Gibbons

gabbitoo 25/04/2023

Presente de 15 anos
Ganhei da minha tia no meu aniversário em 2022.
pra ser sincero, eu já tinha visto o filme antes (adorei), então eu nem li a HQ?

Trindade 14/04/2023

Extraordinário
Alan Moore e Dave Gibbons estão em outro nivel aqui. São tantos elementos tratados que é difícil se focar em só um.

Henricas14 14/04/2023

Melhor experiência em quadrinhos
"Todos nós somos marionetes, Laurie. Eu apenas sou a marionete que consegue ver as cordas"
Conheci a obra pelo filme quando mais novo, mas lendo o original agora, entendo toda a mensagem que havia passado despercebida antes! "Watchmen" é uma excelente experiência, com personagens complexos e uma trama que te hipnotiza cada vez mais, sem falar do belo enredo que diverge e satiriza o universo de heróis que estamos acostumados a ver, mostrando o lado "sujo e humano" dos personagens, destacando-se as personalidades de rorschach e de Dr. Manhattan, além do comediante , o qual dar praticamente o motor da história. Uma ótima obra de Alan Moore!

Vinicius39 11/04/2023

Watchmen
Sensacional!

De fato não é uma HQ para criancinhas ou adolescentes.

É de uma profundidade, com muitas reflexões das quais mesmo tendo sido escrita em 1986, aplica-se facilmente em 2023.

Andreas.Caycedo 09/04/2023

A obra fala por si só
Não sei o que dizer sobre Watchmen que já não tenha sido dito. Magistral, abrangente, aborda diversos tópicos que mexem com sua cabeça, desde as tensões num mundo à beira do colapso ou questionamentos quanto ao papel dos super heróis na sociedade.
Mesmo sendo uma obra bem oitentista, devido a temática forte de Guerra Fria, ainda é algo palpável num mundo cada vez mais polarizado, onde até mesmo os que dizem não acreditar na moral de certa forma tem seu viés e acreditam serem os donos da verdade e que os que discordam devem ser erradicados. Isso sem falar no momento atual da cultura popular, em que estamos adentrando no pós-febre de super heróis no cinema. A vida, definitivamente, imita a arte, embora não de maneira ipsis literis.
Quanto aos personagens, é um mais marcante e cheio de nuances que o outro. Mesmo o que aparenta ser mais simples, o Coruja, é super bem escrito. Obviamente os mais fascinantes são o Dr. Manhattan e Rorschach. Meus capítulos favoritos são justamente os que abordam as origens de ambos, tanto a história fantasticamente escrita de forma não-linear do Manhattan quanto o estudo sobre a psique cauterizada e degradada do Rorschach. Meu momento favorito de todos, no entanto, é o monólogo do Manhattan quanto ao milagre termodinâmico que é a vida. Alan Moore pega um discurso clichê e o renova numa poesia profunda.
Quanto ao final, amo sua ambiguidade, onde nos perguntamos o que aconteceu com essa tentativa de utopia iluminista do Ozymandias e se alguém acreditou nos registros do Rorschach, que foram publicados numa revista tendenciosa. Eu tomo esse como o ponto final desse universo, apesar de dizerem que a série oferece uma sequência a altura. Como ainda não vi, não posso julgar.
Nota: 10/10
Há muito mais que eu queria escrever sobre Watchmen, mas me faltam palavras.
Apenas leiam essa obra prima e testemunhem por si próprios.

Marix 03/04/2023

Estamos em 2023 e você se pergunta se vale a pena ler algo que foi escrito a décadas atrás... absolutamente, sim.

O determinismo de Pierre Simon Laplace é incorporado pelo Dr. Manhattan enquanto personagem, personificando uma auto imagem paradigmática da ciência como ideia geral.
Por outro lado, Ozymandias, que representaria as ideias de James Clerk Maxwell, com hipóteses que questionam a segunda lei da termodinâmica.

Assim, duas forças opostas se colocam frente a frente e quem conhece a HQ já deve ter posto seus neurônios para funcionar, raciocinando bastante sobre essa proposta. Se esta mera arranhada já despertou seu interesse, imagine com o livro em mãos.

Sir David 01/04/2023

A prova de que gibizinho não é coisa de criança
Na profundidade de sua brutalidade, na profundidade de seus temas filosóficos e existenciais, na profundidade de suas metáforas e críticas ácidas, Watchmen é muito mais do que um gibizinho qualquer.

A quadrinhos que mudou para sempre o mundo das histórias em quadrinhos de super-heróis. Simplesmente perfeito!

?Quando se percebe que tudo é uma piada, ser O Comediante é a única coisa que faz sentido.?

Blake, Eduard - O Comediante

Alex708 30/03/2023

O fim e justifica os meios
É muito filosófica, propõe diversas reflexões, duas em especial me comoveram bastante. Achei lenta a princípio, tem uns issues que eu considero desnecessários, e poderiam ter feito essa história mais curta. Mas o final é espetacular, coisa de explodir miolos. Interessante que a adaptação cinematográfica foi bombardeada pela crítica, mas ela é extremamente fiel, eu mesmo não gostei do filme, mas lendo a HQ eu consegui entendê-lo melhor.

Pablo 27/03/2023

Uma obra de arte
" De fato, onde quer que estejamos, nossa existência depende de caprichos de assassinos ..........."

Gabi.Costa 18/03/2023

Perfeito
Tudo nesse quadrinho é perfeito, a ambientação, os desenhos, o enredo, a construção de personagens, tudo funciona muito bem, mas quadrinho oficialmente não é uma mídia que funcione comigo, talvez em alguma das adaptações dele?

"Aonde você vai Sam?" 10/03/2023

"Nada chega ao fim, Adrian. Nada."
Sim, essa é a melhor história em quadrinhos de todos os tempos!

Foi muito provavelmente por causa dela (e dos desenhos do Druillet!) que hoje não achamos absurda a expressão "nona arte".

Nalva 23/02/2023

Homem tv, vigia, relojoeiro e afins
Tudo cronometrado e bem definido.
Até a metade do livro os fios são soltos para que possam ser amarrados na segunda metade.
O final tem um bom fechamento e o autor trás muitas reflexões pertinentes ao longo de toda a obra.
Nos últimos capítulos pensei mesmo em 1984 do Orwell, e não me surpreendeu o "pós créditos" do autor o mencionar.

Enfim, recomendo a leitura