Watchmen

Watchmen Alan Moore...

Resenhas - Watchmen

André 21/07/2009

Antes de ler pensei q seria mais uma estoria de mascarados lutando contra vilões repleta de clichês, mas fui descobrindo q Watchmen é muito mais q isso, a trama e os personagens são bem profundos e bem explorados.
Senti falta de um pouco mais de ação, mas no geral gostei.

Leo 31/07/2009

Simplesmente Fantástico
Não uma estória de heróis, mas sim uma estória de pessoas normais com heróis.

Cada personagem que aparece no desenrolar da trama tem um passado, um problema, um conflito ou um sonho, do simples jornaleiro que se sente o Arauto de Deus até o último dos Vigilantes que dia-após-dia se sacrifica na ilegalidade em pról de uma moralidade duvidosa.

Em Watchmen nada é o que parece, os heróis estão banidos, mas se encontram em bares ou se confinam em asilos e vivem de recordação do passado, enquanto que as potências Soviéticas e Americanas jogam um xadrez-nuclear em que o único final que é possível é o catastrófico.

No meio desse caos, o grande agente Americano, um heroi de carater duvidoso é assassinado e os Vigilantes ainda vivos começam uma caçada ao mesmo tempo que se sentem presas.

Um inicio intrigante, personagens apaixonantes, problemas insolucionáveis e um final arrasador é assim Watchmen um dos melhores quadrinhos já publicados e sem dúvida um divisor de aguas.

Uma estória intrincada e cheia de detalhes que prende o leitor da primeira a última pagina e ao final nos remete a questionamentos sobre até onde um sacrifício é realmente necessário em detrimento a um bem maior.

Victor Cauê 08/08/2009

Uma história em quadrinhos inteligente e revolucionária, que aborda questões políticas e problemas sociais vividos por heróis aposentados.

fagnerluiz 07/12/2009

A menhor HQ de super-heróis de todos os tempos. Real, sombrio, mostrando através de super-heróis a complexidade da natureza humana e suas relações. O velho questionamento "os fins justificam os meios?" é levado a um ponto extremo nesta estória.

Lucas de Castro 04/01/2010

GENIAL
Essa obra prima de Alan Moore me espantou por tanta genialidade. Eu sou um grande fan de todas as obras do Autor mas a que mais me fez feliz foi Watchmen.
Os personagens são MUITO bem elaborados transformando a história muito rica. Quem comprou a edição definitiva ganhou muito com os apêndices (outra coisa que achei interessantíssimo).
Depois de Watchmen hoje é dos quadrinhos, minha obra favorita.

Luma 10/02/2012

Who watches the watchmen?
Melhor do que ler histórias de super-heróis idealizados - indestrutíveis, cujos poderes são sobrenaturais, sua força é extraordinária e, sobretudo, seu caráter é altruísta e incorruptível - é se surpreender com personagens que enfrentam os mesmos problemas sociais, psicológicos e mundanos que nós, meros mortais, estamos acostumados a encarar. Alan Moore e Dave Gibbons foramaram uma dupla simplesmente insuperável e produziram a cereja do bolo do mundo dos quadrinhos. Coruja, Spectral, Dr. Manhattan, Rorschach, Adrian Veidt e todos os outros: quanta originalidade envolvida em suas criações, e quanto amor adquirimos por cada um destes! Como se a riqueza da trama - que gira em torno de uma guerra iminente contra a poderosa nação norte-americana paralelamente à uma misteriosa ameaça à vida dos vigilantes - não fosse o suficiente, nos deparamos com um enredo repleto de citações, metalinguagem, referências intertextuais e, inclusive, mensagens subliminares. Não costumo aplicar essa adjetivação a coisas triviais, no entanto, para caracterizar Watchmen, afirmo com todas as letras: ge-ni-al. Boa leitura!

David 10/03/2010

Uns dos melhores HQ já li!!!
E quando foi assistir ao filme, WATCHMEN confesso não entedi quase nada até ler ele. Realmente percebi que enredo, mesmo sendo nos anos 80 durante a guerra fria, continua autentico heróis na vida real, mostra o drama de cada personagem. A historia é forte mesmo assim vale ler, e uma coisa que tiraram no filme, Os Contos do Cargueiro Negro o que história dentro da história, talvez porque filme fosse muito longo. Alan Moore foi máximo com sua obra, que foi considerado uma das melhores obras ficção científica e política do século XX.

Paola 01/07/2010

Watchmen
Os quadrinhos são incríveis, o diálogo é maravilhoso e o Rorschach é simplesmente uma simpatia. ahsuahs Não, mas você acaba adorando aquele jeitinho psicopata, e o enredo é muito bom e muito envolvente. Foi uma das minhas leituras de 2009 que mais valeu a pena. Recomendo com toda a vontade do mundo, é maravilhoso!

Michel 23/01/2012

Muito louco!!! Eu já tinha visto o fim no começo do ano, e procurei ler o livro pra saber se a adaptação cinematográfica deixou ou não a desejar. Salvo pequenas modificação, o filme saiu muito bom. mas o livro é melhor. Talvez o que mais me chamou a atenção foi a postura "existencialista" dos personagens,diante de situações que exigiam escolhas a serem feitas, e que trariam consequencias.
A parte mais interessante da história foi quando Rorshach, conversando com o psiquiatra, diz , mais ou menos que olhou para o céu e viu que não havia Deus, o que o tornava responsável por suas escolhas. Tipicamente sartriano...

raulpereira 07/03/2011

Alan Moore com esse título pode descansar em paz pois já deixou sua contribuição para a humanidade. Perfeito!

Chel.Sousa 28/11/2010

Who Watches the Watchmen
Watchmen tem uma história interessante dentro e fora de sua capa. O tomo foi lançado em doze edições mensais, nos anos oitenta.

Eles fizeram com que a linguagem usada nos quadrinhos mudasse drasticamente para o que a gente conhece hoje.

Além disso, o enredo é maravilhoso! Uma grande história, finalmente, em paperback.

Ricardo Rocha 31/03/2011

o que vemos das estrelas
O bater de asas duma borboleta em Pequim pode modificar o clima em Nova York. Esse é o conceito por detrás desses quadrinhos. Mas, muito mais que efeito borboleta, Watchmen trata de praticamente todos os assuntos do mundo atual. Sua grande virtude (e seu defeito, para quem não se adaptar a tamanha novidade) é que faz tudo isso numa história em quadrinhos. Cita Nietzche e Dylan nos títulos dos volumes e eleva a graphic novel a uma nova era. Em alguns momentos é tão realista que chega a ser repulsiva, mas também alcança momentos sublimes.

Os textos dos livros autobiográficos de super-heróis, artigos de “estudiosos”, fichas etc. foi um achado para explicar muito do que apenas com os quadrinhos seria quase impossível sem sobrecarregar a trama para além dos doze volumes predeterminados. Watchmen é ainda quadrinhos e seus leitores, ainda que os adultos também começassem a se interessar, eram a princípio os mesmos leitores de outros quadrinhos. Pensando bem, seria interessante colocar tudo em banda desenhada, mas a opção foi por esses textos adicionais. Legítima.

Se você sentir que os EUA são o centro do mundo – para bem e para mal, é verdade – terá sentido o que de fato transparece na obra. Isso incomoda (e talvez nem só os não-americanos), mas nem chega a ser defeito, de tal sorte essa suposição se cristalizou na realidade já não de hoje globalizada.

Quanto a cenas soltas, tomando cuidado com o spoiler, a que mais comove é o super-herói em Marte. Em 6 quadrinhos se fala do Tempo, do Amor, do cansaço, da Luz e das estrelas – da ilusão. No último, ao soltar a fotografia da mulher, que tinha nas mãos, ele pensa: “Só o que vemos das estrelas são suas velhas fotografias”. A partir daí, os flash-back são construídos com a maestria de um bom romancista. Outra passagem magnífica é a de Kovacs diante do teste psicológico, evocando a mãe. Enfim, o último quadrinho é um primor literário e cinematográfico. Quem diria, as histórias em quadrinhos...

Henrique Goes 01/04/2011

Simplesmente o melhor graficnovel q já vi