O Zahir

O Zahir Paulo Coelho

Resenhas - O Zahir

Davi Queiroz 28/04/2021

É uma história de amor bem interessante. Ao decorrer do livro, o autor traz a tona bastante situações e fatos que todo mundo um dia já viveu, ou irá viver sobre esse sentimento maravilhoso que é o amor. Se você tiver passando pela fase de superação de um relacionamento, é um livro bem interessante que você pode tirar bastante coisa boa. O protagonista é uma pessoa bastante difícil e narcisista, o que as vezes torna um pouco difícil de criar algum nível de simpatia por ele, mas aqueles que já passaram pela dor do amor, vão o entender muito bem. Gostei bastante de como o PC sustentou toda a história, porém o final me deixou um tanto quanto decepcionado, acho que ele poderia ter dado um final mais claro. Não obstante, é um livro que achei bem legal e recomendo bastante.

Morningstar 27/04/2021

Um livro leve, rápido e que ainda sim trás seus ensinamentos de maneira bem leve.
Paulo Coelho tem o dom de nos transportar para lugares aonde nunca pisamos e mesmo assim sentir como se fosse o quintal de nossa casa.
Eu simpatizei muito com o personagem e me fez ficar com a pulga atrás da orelha imaginando o que era pura ficção e o que eram memórias do próprio autor.

Mari 20/04/2021

Difícil buscar palavras
Fazer uma pequena resenha deste livro é bem difícil. Por vezes achei que o autor é um gênio e por outras o achava condescendente, mas de alguma forma isso fez o livro ficar ainda mais interessante. É uma leitura lenta, algo que nunca achei que iria gostar. O personagem principal é mais sincero do que muita gente. Não concordei com inúmeras coisas escritas, mas sei que está não é a intenção da história. O autor dá a entender que não importa se você concorda ou não, ele está somente contando uma história. "Não é a história de vencedores ou vencidos, mas de pessoas que caminham pelo mundo, contemplando a estepe e se deixam tocar pela energia do amor.". Está citação descreve exatamente o que eu senti lendo este livro.

Day 13/03/2021

O Zahir
O livro é bem escrito(como todos os livros do Paulo Coelho que já li), com diálogos que fazem refletir, frases que fazem a gebte parar para pensar e etc. Porém é um livro morno, sem altos e baixos, sem muita reviravolta, então acaba deixando a leitura um pouco arrastada.

Bruuh.Camargo 04/02/2021

Uma história muito intrigante, do inicio ao fim existe o suspense para saber o que ocorreu de verdade com Esther, e o final na minha opinião foi muito frustrante, embora muito inesperado.

Nayana 24/01/2021

Indispensável!!!
Quando uma amiga, que amo muito e que é muito diferente de mim, me entrega o Zahir nas mãos e diz que pensou muito em mim enquanto lia, eu fiquei cabreira.. Não pude deixar de ficar curiosa, não é todo dia que alguém te fala isso, minhas leituras raramente vem com essa bagagem. O que eu tinha ouvido falar de Paulo Coelho não parecia ter a ver comigo, mas me fez pensar "será que eu só não conheço de verdade?".
Ao iniciar a leitura, no meu tempo certo, já me emocionei nas primeiras páginas.. Nunca li nada que descrevesse tão bem como eu penso, sinto e ajo em relação aos meus sentimentos amorosos; a emoção veio em dobro, em me sentir identificada (e não mais uma ovelha negra ao "normal") e em alguém tão querido ter me visto no que eu me vejo. Não tem sentimentos ou emoções maiores que isso.. Estou explodindo de amor e nunca me aceitei tanto!
Essa leitura pra mim foi surpreendente pela minha experiência e só penso que quero presentear todas as pessoas importantes da minha vida com um livro desses, escrever dedicatória e falar "se você me ama, leia com carinho, no seu tempo".
Obrigada!

Marijane.Silva 13/01/2021

Eu sempre fui uma ávida leitora dos livros de Paulo Coelho. Livros como O Alquimista, Diários de um Mago, Brida, as Valkírias e tantos outros que li, sempre me encantaram e sempre que os releio o encantamento é o mesmo. Amo esses livros e recomendo todos!

Suas histórias envolventes nos leva para um mundo de magia e beleza que chegam até o nosso coração, talvez por que ele nos faz acreditar que nós “pessoas comuns” somos merecedores e podemos alcançar esse mundo de fantasia.

Por isso fiquei tão decepcionada ao ler o Zahir (que é algo ou alguém que acaba por dominar completamente o pensamento, sem que se possa esquecê-lo em momento algum). O livro é muito chato, até a metade do livro temos uma história enfadonha, sem brilhos e diria até mesmo sem uma trama que te prenda e te convide a continuar a leitura, mas, caso você seja resistente e conseguia ultrapassar essa marca, você chega finalmente ao enredo propriamente dito do livro, que conta a história de um escritor famoso, rico e narcisista que é abandonado pela esposa.

No primeiro momento ele pensa que a esposa pode ter sido sequestrada, já que ela é uma jornalista de guerra, só pode ser isso, afinal, que motivos sua mulher teria para abandoná-lo? (já que ele é o Rei da cocada preta). Depois ele começa a considerar que talvez, só talvez, ela tenha ido embora por que quis, a partir daí, ele vai em busca de respostas, nem tanto por que a ama, mas, muito mais para saber o motivo pelo qual ela o deixou (orgulho ferido), já que ela tinha tudo ao seu lado: uma vida confortável, bom emprego, grana e um marido famoso, ela simplesmente ir embora espontaneamente não faz nenhum sentido, ele precisa descobrir o porquê.

A história também aborda temas como misticismo, rituais, tradições e coisas do gênero tão presentes em suas obras, mas para mim, ele não achou o tom certo. Chato demais!!!

flá 13/10/2020

Uma história de amor sobre liberdade
Foi bonito acompanhar a aventura para reencontrar a mulher amada e a questão de um amor onde a liberdade e o autoconhecimento se fazem presente movimentaram muito as cenas.

Gonzaga 12/10/2020

Há duas opções
ao ler este livro. Você pode guiar-se e permitir-se ressoar pelos momentos do personagem principal ou focar nas voltas da trama.

A história é sobre um autor famoso, que é suspeito de cometer um crime contra sua mulher, mas na verdade, descobre-se que ela simplesmente foi embora e o deixou.

Durante a história vemos um homem que só se importa consigo mesmo se transformando para ter coragem de encontrar a mulher, no entanto, senti que o movimento do livro é como a vida, quando estamos num processo de descobertas profundo, podemos ser caóticos e altamente sensíveis para tudo que nos rodeia, tanto pro bom quanto pro não bom.

Há mensagens lindas e grandes reflexões durante o processo de "Ninguém".

O final foi ambíguo, mas aí você terá que ler pra saber porque achei isso.

Shirlei 06/10/2020

Eu ja tinha lido esse livro qdo foi lançado, mas arrumando minha estante eu oegueipara reler e continuo achando muito bom.
Uma mescla de autoajuda e romance, facil e rapido de ler.

Ramos 03/10/2020

Leitura pouco proveitosa...
Após ler várias obras de Paulo Coelho e sempre ser envolvida em seus enredos de misticismo e mesmo de erotismo, como em Onze Minutos, esperava por algo a ser "devorado" em alguns dias de leitura. Porém, nessa obra, me arrastei em quase dois meses.... Muitas passagens morosas, sem ação alguma. Vale apenas por algumas reflexões nas quais podemos identificar situações comuns a todos. Mas como não sou fã do estilo auto-ajuda, acabei não estabelecendo uma conexão satisfatória com a história, perdendo o interesse diversas vezes.

Ana Brison 19/09/2020

"Não me arrependo dos momentos que sofri, carrego minhas cicatrizes como se fossem medalhas, sei que a liberdade tem um preço alto, tão alto quanto o preço da escravidão; a única diferença é que você paga com prazer, e com um sorriso, mesmo quando é um sorriso manchado de lágrimas."

Cresci junto com o personagem durante a história, sem dúvida é o meu livro favorito do autor.

Jennie 09/08/2020

Paulo Coelho sempre me marcando
Esse livro, por um acaso, acabei pegando emprestado em uma biblioteca, sendo muito fã da escrita do Paulo Coelho decidi ler o livro, mas acabei sempre proscratinando até finalmente me dar por vencido e ler inteiro.

Foi uma das leituras e experiências mais fantásticas da minha vida, estava passando por questionamentos e muitas delas foram resolvidas após ficar pensando no que o livro me passou, me apaixonei por todos os personagens e histórias, e mesmo que o desfecho da história seja bem enrolado, e demore muito tempo para chegar, você entende isso na leitura, onde o importante era jornada, e não o final.

Anuaah Pylah de Souza Vasconcelos 19/06/2020

Ótima mensagem
O livro não é espetacular porém dei 4 estrelar pois foi muito importante em um momento da minha vida , foi um dos primeiros livros que gostei , e tem muitas passagens e mensagens maravilhosas no decorrer do livro .

Cat 16/06/2020

O autor desenvolve a narrativa a partir da separação da sua esposa que foi embora sem deixar explicações. Não é expresso claramente que se trata de uma autobiografia, mas infere-se que seja. O personagem principal é escritor e o que ele conta sobre carreira e outros aspectos permite uma associação à vida de Paulo Coelho. Ele vai trazer sua visão sobre o relacionamento e acontecimentos passados em busca de uma resposta para o que aconteceu, bem como o que pretende fazer para ter a esposa de volta. A escrita é muito pobre e em vários momentos custei a crer que aquilo tinha sido escrito por alguém tão renomado. Li até o fim a espera de uma surpresa que mudasse minha concepção, mas foi decepcionante. O final é ridículo e difícil de acreditar. Depois dessa experiência, dificilmente irei me arriscar em outro livro do autor.
Leb 31/12/2020minha estante
Meu Deus, que decepção kkk