O Zahir

O Zahir Paulo Coelho

Resenhas - O Zahir

marquessjuh 26/01/2018

Sobre compartilhar amor...
É um livro bastante reflexivo que merece uma segunda leitura! Parece uma espécie de auto ajuda para descobrir o verdadeiro sentido do amor (as formas de compartilhá-lo), que a vida só é de fato bem vivida quando temos a noção que ela é finda. Enfim, vale a pena ser lido! Paulo Coelho sempre me surpreendendo.

Taíla 04/07/2017

O primeiro de muitos
Sempre falo para vocês sobre desbravarmos outros tipos de leitura diferentes do que estamos acostumados, não é verdade? Então hoje vou compartilhar com vocês a minha experiência de ler um autor que ainda nunca tinha lido nada.

Estou falando de Paulo Coelho. Sempre ouvi falar do autor que divide opiniões de crítica e do público. Não sei porque exatamente nunca tive muito contato com as obras dele e nunca fui em busca para conhece-lo melhor. Ficava apenas no: um dia vou ler. Pois bem, esse dia chegou. Em uma troca realizada na biblioteca do SESC de Caxias do Sul, escolhi esse livro que estava à disposição para entrar na minha nova jornada literária. Alguns amigos comentaram que eu poderia ter começado por obras mais populares como O Alquimista e O Diário de um Mago, pois bem, esse era o livro que estava disponível, então foi por ele que decidi começar.

Tenho que dizer para vocês que fiquei muito surpresa com o que encontrei, uma escrita leve e fluida (sempre pensei que seria um livro difícil de ler) que me permitiu ler muito rápido e com gosto. Não sei se é o estilo do autor em todas as obras, ou na que escolhi, mas o tom do texto é bem intimista e tudo parece ter acontecido realmente com o autor, dizem que não se pode escrever sem deixar um pouco de nós nas páginas, não é? O que eu senti foi um tom de confissão, de compartilhamento de uma vivência muito única e transformadora.

O autor trouxe reflexões muito pertinentes e que me fizeram ver as coisas de uma outra maneira. O livro em específico fala sobre o amor e a forma como lidamos com ele, o que consideramos felicidade e plenitude em um relacionamento e o que realmente fazemos por nós para sermos felizes. Fiquei muito contente ao encontrar ideias similares às minhas, para não me sentir tão sozinha assim nesse mundo de conformismo e relacionamentos para encher timeline de rede social. E refleti muito sobre os conceitos falados na obra.

Acredito sim que esse tipo de livro não seja de agrado de todos os leitores pelo seu teor mais intimista e que leva à reflexão, sem muitas aventuras ou reviravoltas.

Recomendo a leitura e com certeza vou ir atrás de outras obras.

site: http://www.prateleirasemfim.com.br/posts/livros/o-zahir-resenha
Bruna Nekel 26/12/2017minha estante
Paulo Coelho é maravilhoso! Leia O Alquimista, Na Margem do rio Piedra eu sentei e chorei, Brida, Veronika decide morrer, manuscrito encontrado em Accrã, A Bruxa de Portobello.. São maravilhosos, amo esse autor!

Kleber Rafael 24/04/2017

O Zahir é uma expressão árabe que Significa "algo que uma vez tocado ou visto jamais é esquecido - e vai ocupando nosso pensamento até nos levar a loucura". O protagonista do livro, o escritor que perde seu grande amor e precisa reencontrar a si mesmo e sua própria felicidade para poder encontrar novamente com seu grande amor, seria a própria história do Paulo Coelho escrita de uma forma genial que muitas vezes paramos para pensar o que realmente é realidade e o que é ficção. Com algumas pitadas de auto-ajuda nas entrelinhas e muitas frases de impacto e reflexão. Achei o livro maravilhoso e indicaria a sua leitura.

Rose 20/02/2017

Antes de começar a falar do livro, um rápido esclarecimento sobre a palavra Zahir. "É uma palavra árabe que quer dizer visível, presente, incapaz de passar despercebido. Algo que uma vez tocado ou visto, jamais é esquecido."

Os livros do Paulo Coelho sempre mexeram comigo e me levaram a muitas reflexões. Isso desde o primeiro livro que li dele. Sempre foi assim. Enquanto muitos criticam, para sempre sempre funcionou muito bem.
Em O Zahir não foi diferente. Aqui temos a história de um famoso autor (do qual não sabemos o nome) que escreve sobre espiritualidade.
Após muitos relacionamentos sem futuro, o autor acaba se envolvendo com Esther, uma conceituada jornalista, ganhadora de alguns prêmios. É ela que o incentiva a escrever seu primeiro livro.
O casamento deles não é aquele tradicional que conhecemos. Talvez por conta das constantes viagens dos dois, ou até mesmo pela personalidade de ambos. Fato é que funciona para eles.
Mesmo amando Esther, o autor mantém alguns casos extraconjugais. Esther nunca reclamou ou questionou, e ambos nunca conversaram a respeito. Nem mesmo se ela teria seus próprios casos extraconjugais...
Esther sente-se triste, com a vida empacada, então decide ser correspondente de guerra. Mesmo não gostando da ideia, o autor aceita e de certa forma apoia o desejo da esposa.
As viagens são constantes e os períodos de afastamentos longos, mas o casamento segue firme... aparentemente...
Até que um dia Esther some sem deixar pistas ou qualquer tipo de recado. Sem maiores explicações ela parece ter posto fim a um casamento de dez anos. Tudo aponta para uma fuga com um suposto amante chamado Mikhail. Ele é um jovem do Casaquistão que trabalha como interprete para Esther.
O desaparecimento da jornalista é investigado, e o autor chega a figurar como suspeito. Com a inocência comprovada, e os indícios de fuga, ele não tem outro jeito e segue em frente com sua vida.
Com o orgulho ferido, ele começa a questionar os motivos de Esther teria para deixá-lo. O tempo vai passando e o autor vai refletindo sobre seu casamento e sua vida. Esther torna-se o seu Zahir. Mesmo assim ele vai se envolvendo com outras mulheres, até chegar em Marie, uma atriz famosa e desejada.
Ambos engatam um namoro, mas a presença de Esther é constante.
Quando o autor está lançando mais um livro, o "Tempo de Rasgar, Tempo de Costurar", uma espécie de tributo à Esther e ao casamento deles, Mikhail aparece em uma das sessões de autógrafos. É a chance que ele tem de reencontrar Esther e entender o porquê dela ter fugido sem nenhuma explicação.
Mas antes de encontrar a esposa (ele ainda a chama de esposa), ele vai ter um longo caminho de reencontro consigo mesmo. Ele vai precisar entender os motivos do término do casamento. Onde um acabou se perdendo do outro. E por mais incrível que isso possa parecer, é justamente Mikhail o guia desta caminhada.
Dois anos depois, ele tem a possibilidade de ficar frente a frente com Esther, mas será que depois de tanto tempo, há alguma chance de um recomeço? Por que Esther partiu? O que Mikhail tem haver com isso? O autor realmente conseguiu entender o declínio de seu casamento? Depois do encontro ele conseguirá finalmente fechar um ciclo e seguir em frente?
Questões que são explicadas no livro conforme o autor vai relembrando fatos antigos de seu casamento conforme lembranças vão invadindo seu dia-a-dia.
A verdade é que chegamos ao final da jornada sem ter a certeza do que vai de fato ocorrer, apesar de termos a sensação de que se encaminha para o final apresentado.
Um fato muito interessante é que Paulo Coelho usa sua própria história de vida para compor o enredo. Uma mistura de ficção e realidade, onde o leitor não sabe onde começa o personagem e onde termina o autor Paulo Coelho. Sem contar que ele faz o leitor se questionar sobre várias atitudes (ou falta delas) dentro de um relacionamento. É o comodismo entrando em nossas vidas, mesmo sem ser convidado. Aquela palavra que não falamos por acharmos desnecessária e termos a certeza de que o outro deve saber o que pensamos. Será mesmo???
Como disse no início da resenha, os livros do PC funcionam muito bem para mim, e mais uma vez gostei de ter lido. E você, já leu algo do autor? Gosta da escrita dele?

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com.br

Sil 12/01/2017

A vida do autor
Através de uma história inventada o autor conta sobre sua propria vida.

Rosi 03/09/2016

Não me arrependo dos momentos que sofri, carrego minhas cicatrizes como se fossem medalhas, sei que a liberdade tem um preço alto, tão alto quanto preço da escravidão; A única diferença é que você paga com prazer, e com sorriso, mesmo quando é um sorriso manchado de lágrimas.

Alguém quando parte é porque outro alguém vai chegar.. Encontrarei de novo amor.

Liberdade não é ausência de compromissos, mas a capacidade de escolher e me comprometer com o que é melhor para mim.

Quando eu não tive nada a perder, eu recebi tudo. Quando deixei de ser quem era, encontrei a mim mesmo. Quando conheci a humilhação e mesmo assim continuei caminhando, entendi que era livre para escolher meu destino.

O mundo será verdadeiro Quando o homem souber amar, até lá viveremos achando que conhecemos o amor, mas sem coragem de enfrentar enfrentá-lo tal como ele é.

O que precisamos aprender está sempre diante de nossos olhos, basta olhar ao redor com respeito e atenção, para descobrir onde Deus deseja nos levar.
Deus não joga dados com o universo, tudo está interligado e tenho sentido. Embora este sentido permaneça oculto quase todo tempo, sabemos quando estamos próximos da nossa verdadeira missão na terra quando o que estamos fazendo está contagiado pela energia do entusiasmo.

Por isso é tão importante deixar certas coisas irem embora. Soltar. Desprender-se. As pessoas precisam entender que ninguém está jogando com cartas marcadas, às vezes ganhamos, e às vezes perdemos. Não espere que devolvam algo, nao espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor. Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida. Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era e se transforme em quem é.
Gabi 25/11/2016minha estante
Show de resenha!!!

Bruno Hubner 08/07/2016

Bom livro em geral, final deixa a desejar
A história do personagem principal é incrível, a admissão dos erros, a busca pela energia do amor, a realização do sonho de se tornar escritor, tudo isso se une e gira em torno de Esther. Mostra a importância de estar presente com sua companheira, não deixar chegar no momento "acomodado" e sempre manter os princípios do amor. Marie, personagem secundária, não é correspondida e isso dói o coração, pois idealiza-se uma mulher incrível. Mikhail é um jovem incrível e tem um papel completamente importante na história. O final é surpreendente, mas deixa a desejar, visto que foca exclusivamente na rota até Esther e no momento de encontro, retrata muito pouco, talvez pode ter sido essa a intenção de Paulo Coelho, porém não me agradou. No contexto geral, o livro não é alvo de críticas em minha opinião e com certeza eu daria para qualquer pessoa de presente. Vale a leitura.

Alice 05/03/2016

Maravilhoso!

Ariane Escudero 24/04/2015

Achei o livro bem interessante e refleti diversas vezes sobre os temas abordados, porém achei que o final deixou MUITO a desejar.

Matheus 05/04/2015

O Zahir de Paulo Coelhor
A indecisão e a falta de naturalidade tornam o romance de Paulo Coelho em algo intragável.

site: http://antarktos.blogspot.com.br/2015/04/o-zahir-paulo-coelho.html

Lisi 12/03/2015

Fascinante
O erro de todo ser humano é pensar que nossa felicidade depende do outro, se não estivermos felizes e de bem conosco nunca encontraremos a NOSSA felicidade na pessoa que amamos. Não podemos simplesmente colocar este fardo nas costas de quem queremos bem. O livro é fascinante e faz repensar muitas atitudes que temos diariamente sem perceber.

Bruno Freitas 05/01/2015

Ensinamentos de O Zahir
Ler ou não ler Paulo Coelho? Quantos leitores já não se fizeram esta pergunta a si mesmos antes de abrir um dos livros do autor? Afinal, a indicação de outro amigo leitor conta muito! E Paulo Coelho, geralmente, agrada ou não agrada e é difícil achar alguém que consiga achar um meio termo para definir o escritor.

Ganhei O Zahir de presente e após terminar a leitura, estou do lado das pessoas que gostam do estilo Paulo Coelho. O livro conta a história de um escritor famoso sem nome (talvez o próprio Paulo Coelho), que depois de idas e vindas perde o grande amor de sua vida: Esther.

O ‘sumiço’ de Esther é o passaporte para que o tal escritor inicie um processo lento de mudança pessoal, é claro, antes ele passa por anos de sofrimento, dor e angústia. Mas, no desenrolar das páginas de O Zahir, ele conhece pessoas que tiveram contato com a sua ex-esposa e começa a experimentar a transformação para que um dia possa reencontrar Esther.

O livro traz inúmeros ensinamentos e reflexões por meio das famosas ‘frases de efeito’ e consegue atingir o leitor, que por muitas vezes, fecha o livro e reflete sobre a sua própria vida, incluindo o que pensa sobre ser feliz e sobre o amor. O Zahir conduz o leitor a um caminho espiritual, pelo que já me contaram, característica marcante de Paulo Coelho.

Gostei do livro e indico a publicação. Em 2015, quero e vou ler mais livros do autor. Vale salientar que as obras de Paulo Coelho foram traduzidas para mais de 60 línguas e só O Alquimista vendeu mais de 30 milhões de cópias em todo o mundo, o que por si só, comprova o sucesso do autor.

site: http://livroeprosa.blogspot.com.br/2015/01/resenha-o-zahir.html
Bruno Bulnes 05/01/2015minha estante
Paulo Coelho

Fernanda :) 09/01/2015minha estante
Engraçado, eu gostei muito de outros livros do PC, mas esse achei chatinho. Foi aí que percebi que é difícil julgar um autor por apenas uma obra, o que muita gente faz... :)

Bruno Freitas 10/01/2015minha estante
Com certeza Fernanda! Este foi o primeiro que eu li dele, mas quero ler os outros.

Jancléia Albuquerque 20/04/2015minha estante
Pensei exatamente isso, Fernanda. Talvez se tivesse sido o meu 1o livro do PC eu n tivesse lido outros (o que seria uma grande pena!). Ao iniciar a leitura, fiquei totalmente empolgada. O "desaparecimento" de Esther me chamou bastante atenção e fiquei esperando por um desfecho nível Agatha Christie, o que foi uma decepção (uma das). O livro tras ideias repetitivas "por dentro e por fora" (talvez tenha sido impressão minha, mas ele passa algumas mensagens que ja foram passadas em outros livros do PC). N o recomendo, principalmente se for o 1o livro dele a ser lido.

Bruno 14/09/2014

O Zahir
O Zahir é um livro do escritor Paulo Coelho e conta a história de um escritor que perdeu sua mulher, que fugiu, e precisa mudar sua vida completamente para tentar recuperá-la. É também o primeiro livro do autor ao qual tenho contato.

A história de O Zahir é basicamente sobre o amor. Quando um escritor de renome acorda, certo dia, e se dá conta de que sua esposa desapareceu, contata a polícia, porém ele é o primeiro suspeito do "suposto crime". Logo é inocentado, mas esse fato percorre todos os veículos de fofoca. Em seus pensamentos, ele varre a cabeça em busca de alguma coisa que pudesse ter feito sua esposa ir embora, mas vê somente que eram um casal feliz, sem compromissos com seu relacionamento, carreiras brilhantes, dinheiro... tinham tudo.
Então sua esposa acaba se tornado um Zahir. Zahir é algo ou alguém que, aos poucos, toma conta de todos os seus pensamentos, sem deixar espaço para se preocupar com outras coisas. A todo momento, o escritor pensa em sua mulher, busca na memória alguma conversa ou fato em que ela tivesse dito que iria embora... mas não encontra nada.
Algum tempo depois, ele escreve um livro sobre o assunto que acaba sendo um sucesso, e em uma sessão de autógrafos, ele conhece um cara que, supostamente, teria se envolvido com sua esposa, em algum momento, e resolve conhecê-lo melhor, pois pensa que ele sabe onde sua esposa está.
Porém acaba entrando numa espécie de ritual, comandado pelo cara, e descobre que só conseguirá encontrar sua esposa quando conseguir se tornar uma pessoa melhor, que pensa no amor e age de forma natural, sem que precise seguir os padrões estereotipados de como viver em sociedade ou de como realizar as tarefas do dia-a-dia.
O Zahir é um livro com muitos diálogos e discussões filosóficas. Narra a vida um cara da alta sociedade, que sempre teve tudo o que quis, mas que precisa reconstruir seu ser interior para conseguir seu grande amor de volta. Só que nesse meio tempo, ele acaba se envolvendo com outra mulher, e ela mesmo sabendo que ele ama sua esposa e está atrás dela, resolve lutar por ele, pois também o ama. É uma discussão sobre o amor puro e verdadeiro.
As críticas relacionada à sociedade estão em praticamente todas as frases do autor, que também traz muitas frases de incentivo e autoajuda. No fim das contas, acabei achando a história bastante interessante em seu propósito, mas achei a narrativa um pouco desconcertante, pois não conhecia o autor e não sabia como era sua maneira de contar uma história.
Falando na narrativa, achei bastante complicada no início. Até me adaptar ao jeito de escrita do autor, precisei me esforçar em dobro para conseguir entender o que estava escrito. O autor escrevia um capítulo da história atual e depois iniciava outro com outra proposta, sem mencionar o nome dos personagens, o que criava um misto de confusão e incompreensão. Mas depois me acostumei e o restante da leitura fluiu.
Não vou dizer que adorei, mas posso dizer que gostei. Foi uma boa leitura e o autor consegue manter bem o clima mais para o final do livro, revelando o que queremos saber desde o início da história somente no finalzinho mesmo.
Minha edição não teve erros além da troca de posição de um artigo e um substantivo. Fiquei satisfeito.
Não sei se vou ler mais alguma coisa dele, mas se alguém tiver alguma indicação, pode ser que eu retorne a lê-lo.
Então é isso. Se você gostou do post, compartilhe e ajude a divulgar o blog. Conte nos comentários o que achou do livro e não esqueça de seguir o BP.
Até a próxima página!

site: http://blogpaginando.blogspot.com/2014/09/o-zahir-paulo-coelho.html
Thyago 20/12/2014minha estante
Ler Paulo coelho é realmente um desafio. Falo por mim que não suportava os livros dele.
e abandonei este "o Zahir" pela metade.
Mas Leia "O Alquimista" e "O Demônio e a Srta Prym" talvez sua opinião mude a respeito do autor.
Estas, sim, na minha opinião são leituras maravilhosas escritas pelo Paulo.