O Zahir

O Zahir Paulo Coelho

Resenhas - O Zahir

Sebo Gato Bibliotecário 02/05/2023

Sobre o amor
Outro livro de Paulo Coelho que leio, este é menos místico se comparado aos anteriores mas ainda fala de amor. A história é dividida em quatro partes e tem muitos capítulos com poucas páginas e dois ou três capítulos longos. As duas primeiras parte, a historia é enrolada, parece que anda em círculos. Pensei em largar o livro mas não decidi fazê-lo e continuar. A história melhora um pouco nas duas últimas partes. Não curti muito o livro. A história começa com o desaparecimento da esposa de um escritor, no início ele fica desesperado e angustiado porque ela não avisou que iria embora depois de muito anos de casamento, então o escritor que não tem nome (uma autobiografia?), fica relembrando momentos com a esposa. No início o escritor tem como objetivo de reencontrar a esposa, mas aos poucos ele muda de ideia após conhecer um imigrante de Cazaquistão que conheceu a esposa e sabe onde ela está. O imigrante ensina sobre o amor, não apenas o amor próprio ou amor pela esposa mas pelos outros. Esse imigrante conta a história de sua infância, dos seus pais e de como ele foi parar na Europa. Ele também conta as consequências do regime soviético fez ao seu país de origem. O livro se ambienta primeiramente em Paris e finaliza no Cazaquistão.

Leticia1557 07/03/2023

Fala sobre o amor
A história de um escritor que perde sua amada, mas antes de encontrá-la, precisa se encontrar e nos encontramos junto com ele.

Luzia67 11/02/2023

A procura pelo amor
"... O sofrimento nasce quando esperamos que isso outros nos amem da maneira que imaginamos, e não de maneira com que o amor deve se manifestar - livre, sem controle, nos guiando com sau força, nós impedindo de parar."

Recomendo a leitura e a releitura.

InAs 16/01/2023

Comentário
Livro interessante com muitos momentos de introspectiva. Um bocadinho diferente de outros livros que leio, mas marcante em muitos aspetos. De forma resumida é bonito e reflexivo.

Caroline457 12/12/2022

Quantas mensagens lindas!
Sem dúvidas, um dos livros mais bonitos que li nos últimos tempos. Por mais que haja um grande discurso acerca da espiritualidade, acho que o livro quer nos ensinar, principalmente, sobre o amor. É incrível e até mesmo assustador perceber como estamos acostumados a confundir algo tão puro como o amor com a obsessão e com a dependência emocional que passamos a desenvolver conforme nos acostumamos com a convivência de alguém.

Quando Esther some sem se despedir, o narrador entra numa espécie de transe que o impede de seguir em frente com sua vida, o levando cada vez mais em busca de respostas sobre essa partida inesperada.

"Zahir, em árabe, quer dizer visível, presente, incapaz de passar despercebido. Algo ou alguém que, uma vez que entramos em contato, termina por ir ocupando pouco a pouco nosso pensamento, até não conseguirmos nos concentrar em nada mais. Isso pode ser considerado santidade, ou loucura."

Isabella624 11/12/2022

Reflexões como sempre
Primeiro que fiquei indignada pelo nome do protagonista NÃO TER APARECIDO. Me tirou do sério, mas reforça a ideia de que pode ser o próprio autor escrevendo sua história.
A história é muito boa, rica na curiosidade e expectativa, mas acho que o livro se arrastou demais e se enrolando em partes desnecessárias. Seria muito melhor se o objetivo do livro não fosse tão desviado.
Uma coisa que gostei foi a cultura árabe sendo explorada, coisa que nunca vi em nenhum livro que li. O protagonista é cheio de defeitos e muito chato, mas aprende a reconhecer seus erros e parte numa jornada de autoconhecimento que faz parte do evolução dele.
No geral, o livro fala de autoaceitação, sobre amor pela vida e por quem ama.

Evelyn707 18/11/2022

Chatoooo
Sinceramente tava bom no começo dps a leitura começou a ficar chata e abandonei o livro n tava entendendo nd

Karen 30/10/2022

Não sei direito o que dizer
Sei apenas o que sentir, entendo que é uma história pessoal e que eu, assim como todos, não pode julgar as decisões e a forma com que eles agem durante todo o livro, afinal quem é que sabe o que esta fazendo na vida realmente? Senti muito pela Marie, ela merecia um amor maior e propío mas não acredito que estava pronta, seu tipo de amor parece ser aquele que pertence a outra e isso com certeza deve doer profundamente

Ethan.Selbach 09/09/2022

...
Ele precisou perder a mulher que amava para saber que a amava de verdade, ele precisou perder a si mesmo para de alguma forma se encontrar, por que em sua maioria a humanidade é assim? Por que nos deixamos ser tão monótonos... Acho que no final é só medo, medo de sermos nós... de sermos vistos de verdade talvez.

VâniaAkira 29/06/2022

intenso
Esse é o primeiro livro que leio dele e puxa como veio no momento certo, como precisei que ele me ajudasse ... diria que todos nos temos um Zahir e que devemos vê se ele será algo bom ou não !!
foi uma verdadeira peregrinação junto com o escritor pensar, refletir e ter paciencia para o momento certo... deixar que as coisas fluem ser se perder no processo .... ainda tentando ter palavras pra descerver o quanto esse livro teve um significado grande pra mim...tudo que posso dizer que foi a melhor leitura que tive .

isa. 28/06/2022

o zahir
gostei demais desse livro. foi o primeiro do autor que li e posso dizer que me interessou muito, estou ansiosa para conhecer outras de suas obras.

com certeza é o livro que mais me fez refletir e me peguei muitas vezes pensando sobre espiritualidade e amor ? que é exatamente o que o livro prega.

contudo, não pude dar mais de 3.5 porque ainda estou me recuperando de uma ressaca literária e um livro como esse não é exatamente o que chamo de leitura fluída. apesar de ser extremamente bom, também é complexo na mesma medida: você não pode ler se não estiver disposto a pensar, e muito.

também achei que o final poderia ter acontecido antes. estava um pouco impaciente nos últimos capítulos, com certa pressa de acabar, porque me pareceu que o autor estava rodeando em volta do mesmo assunto muitas vezes e não precisava de tudo aquilo.

vale ressaltar que os ensinamentos são muito inteligentes e é completamente válido de se ler ao menos uma vez na vida, porque suas lições são realmente devastadoras. gostaria de ler outras vezes, porque é o tipo de livro que pode dispor de múltiplas interpretações conforme a idade em que se lê.

enfim, paulo coelho é um gênio e espero me encontrar de novo com ele em breve!

Bia 28/06/2022

Livro Maravilhoso
Nos leva a repensar muitas coisas que acontecem em nossas vidas, no nosso dia a dia, seja com cônjuge, família, amigos. Coisas pequenas que fazem uma grande diferença.

sabrina282 29/04/2022

eai paulo, ce ta bem irmão?
o tipo de livro que faz você entrar em conflito com os personagens, sentir suas dores e raiva deles ao mesmo tempo.