Quatro Estações

Stephen King

Resenhas - Quatro Estações

Dany 25/06/2023

Como sempre o King arrasando
Adorei essa leitura, particularmente, porque não se trata preponderantemente do King do terror, claro, como ele mesmo diz, há sim uns toques de terror em cada história, mas não é o principal.

CAtia.Albano 24/06/2023

Eu adorei os contos...são muito bons e diferentes entre sim, o que demonstra a genialidade da escrita do King!!! Meu favorito foi o 3? conto. (Talvez por já conhecer o enredo do 1? conto - sua adaptação foi "Um sonho de liberdade" que é sensacional).

Lukas_Gabriel 18/06/2023

King e seus padrões não climáticos nas estações do ano.
Eu tinha noção do que me aguardava, mas confesso que não procurei muito saber para não criar expectativas. A sensação de agora é que mesmo com elas tudo seria marcante, pois esse é definitivamente um dos melhores livros de múltiplas histórias do autor. Diferentemente de "Sombras da Noite", "Quatro Estações" é uma coletânea que não aborda o terror sobrenatural, ela traz como foco principal problemas realistas.

Salientando, achei que esse seria um livro de contos pois tem na sinopse do livro físico, mas são novelas, onde o King consegue deixar as histórias maiores e mais aprofundadas. Partindo disso, o livro é dividido em quatro novelas com os nomes das estações do ano: Primavera Eterna, Verão da Corrupção, Outono da Inocência e Inverno no Clube.

- Primavera Eterna (ou Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank)
Andy Dufresne é um inocente que foi condenado a prisão perpétua num presídio de segurança máxima. A história é narrada por Redding, outro presidiário que já cumpre sua pena a 20 anos e é responsável pelo mercado ilegal dentro da prisão. O Redding vai narrar o que acontece nessa penitenciária, tanto em relação aos presos como os agentes penitenciários, e como as coisas mudaram depois do Andy.
Essa novela tem muita descrição, mas não chegou a me incomodar pois ela é muito necessária. A ambientação é uma das mais diferentes das que já li do King até o momento e a maneira como se desenrola a história é muito viciante. Uma das melhores do livro e trata muito sobre a esperança.

- Verão da Corrupção (ou Aluno Inteligente)
Todd é um garoto estranho que gosta muito do tema “Segunda Guerra Mundial”. Ele é muito inteligente e maduro para sua idade e num certo dia acaba reconhecendo um senhor que participou do holocausto. Ele resolve não o entregar para as autoridades e o obriga a reviver todas as memórias daquela época em que era um torturador, relatando de forma mais detalhada possível. Depois disso se falar é spoiler.
De início achei muito viciante, os terrores psicológicos do King são sempre muito bons para mim, mas depois de um determinado tempo começou a ficar muito arrastado. Alguns detalhes não acrescentaram e poderiam ter sido economizados, mas a reta final e o próprio fim são muito bons e bastante cabíveis, e a novela em geral é muito boa mesmo.

- Outono da Inocência (ou O Corpo)
O lugar é Castle Rock e um grupo de quatro amigos acabaram descobrindo um cadáver de um garoto desaparecido, pela curiosidade e inocência dessas crianças eles acreditam que podem receber alguma recompensa por ele. Uma dessas crianças é o Gordie, e quando adulto é um escritor que nos faz navegar em suas memórias desse verão em específico, relatando como descobriram esse corpo e suas experiências desde o achado até a conclusão desse caso.
Temos o King novamente com um grupo de crianças como protagonistas, ele os desenvolve com maestria e somos apresentados ao rito de passagem dessas crianças para vida adulta. Vamos melhor conhecendo esses personagens e criando afetos com eles a cada história compartilhada pelo Gordie. Acabei demorando um pouco para entrar na história, mas depois de finalmente engatar não consegui parar de ler.

- Inverno no Clube (ou O Método Respiratório)
Essa novela é narrada pelo personagem David, um homem de meia idade que acaba se envolvendo num clube de cavaleiros cujo objetivo é se reunir em noites especiais para compartilhar histórias diversas. Numa dessas noites um médico chamado Emlyn conta sobre Sandra Stansfield, uma paciente grávida que resolveu dar à luz na década de 30 sendo mãe solteira.
Quando Emlyn começa a contar a história o ponto de vista muda de David para ele, que relata sobre o machismo que sua paciente enfrentou. O desenvolvimento dos personagens é muito incrível, é simplesmente impossível você não ter empatia com a pobre da Sandra, torci por ela desde sua primeira aparição e o final foi simplesmente chocante. Esse título me despertou muita curiosidade, é um belíssimo nome para uma extraordinária história.

Apesar de ter seu toque de horrorzão em alguns momentos, nenhuma das histórias possui um terror sobrenatural, o que diferencia esse livro dos demais que já li do autor. Ele possui críticas sociais muito inteligentes e perspicazes em todas as novelas, e o King fez questão de deixar isso muito em evidência.

Em "Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank" vemos a contribuição das autoridades para a corrupção dentro das prisões, como o sistema é falho em readequar esses presos e outros pontos relacionados a justiça. Em "Aluno Inteligente" observamos através dos personagens como os estadunidenses se sentem os heróis do planeta, mas ainda praticam o que condenam. Em "O Corpo" percebemos como os pais das crianças lidam com o trauma da guerra, refletindo na criação de seus filhos. E em "O Método Respiratório" somos levados ao questionamento do machismo e do método abortivo, pelas experiências da Sandra e do médico, respectivamente.

É um dos melhores livros que já li do Stephen e já ganhou espaço no meu coração, estou muito apegado a ele.
Gustavo Kamenach 18/06/2023minha estante
Te falei que era perfeito! Haha

Lukas_Gabriel 18/06/2023minha estante
amigo simm!!! esse livro é incrível, terminei e não consigo parar de pensar nele haha

Meus Anos Em Livros 18/06/2023minha estante
Suas resenhas são sempre muito boas! E me sinto segura em ler porque não tem spoiler! Parabéns!!! E só pra não perder o hábito, fiquei com vontade de ler esse também! ??

Lukas_Gabriel 18/06/2023minha estante
aah ?? muito obrigado!! é sempre o maior prazer do mundo ler seus comentários!!!
leia por favorrr, esse livro é fantástico e tudo que falei sobre ele ainda é pouco, pois, se eu falasse mais era spoiler hahaha ??

Isadora822 18/06/2023

"As coisas mais importantes são as mais difíceis de expressar. São coisas das quais você se envergonha, pois as palavras as diminuem ? as palavras reduzem as coisas que pareciam ilimitáveis quando estavam dentro de você à mera dimensão normal quando são reveladas.
(...) E você pode fazer revelações que lhe são muito difíceis e as pessoas te olharem de maneira esquisita, sem entender nada do que você disse nem por que eram tão importantes que você quase chorou enquanto as estava contando. Isso é pior, eu acho. Quando o segredo fica trancado lá dentro não por falta de um narrador, mas de alguém que compreenda."

Johanna.Rodrigues 18/06/2023

São 4 contos, o segundo me prendeu muito, por mais que muita gente não goste eu fiquei presa nesse e queria saber logo o final, recomendo muito esse livro, não é meu favorito do king, pq meu coração ainda é de ?o iluminado? ???

Leticia.Fernanda 17/06/2023

Eu amo todos os livros dele, gosto da forma que escreve e trasporta a gente para um mundinho só nosso! Onde a escrita permite que você está lá. Fazendo parte da história, conhecendo cidades e ambientes descritos com uma riqueza de detalhes ....

Joao 15/06/2023

O livro é composto por quatro contos: Rita Hayworth e a Rendenção de Shawshank; aluno inteligente; O corpo; O método respiratório.

Embora Stephen King tenha ganhado fama pelas histórias de terror e tenha, inclusive, sido rotulado como escritor desse único gênero, ele nos traz nesse livro histórias que fogem dos temas que costuma tratar sem, contudo, se abster de encremetá-los com uma pitada de terror.

O primeiro conto "Rita Hayworth e a Rendenção de Shawshank" foi disparado um dos melhores contos que já li ou talvez até o melhor. A forma como é narrado e o desfecho final é algo que nos emociona e crava raízes em nossa memória de forma indescritível. O conto é tão bom que recebeu uma adaptação à altura e digna de ser posta nas lista de filmes favoritos da vida de muitos, inclusive eu.

"O Corpo" foi outro conto que me marcou muito, pois revivi aventuras da infância e me senti envolvido naquele ambiente de amizade vivido pelos personagens e também porque, de certo modo, é uma transcrição apenas um pouco diferente do que um dia já vivemos com nossos amigos.

Dani Carrara 15/06/2023

"Mas ninguém dá a mínima, não é? As coisas mais importantes são as mais difíceis de expressar, pois as palavras as diminuem. É difícil fazer estranhos se importarem com as coisas boas de sua vida ".

Silvia Cristina 14/06/2023

Esperava gostar mais
Não curti tanto como imaginava . 4 contos , dois deles já conhecia a história pela adaptação em filme .
O primeiro , mesmo conhecendo a história , gostei de ler . O segundo quase abandonei a leitura por causa dele . Não gostei da história e foi bem difícil concluir. Sei que existe a adaptação , mas este não assisti . O terceiro , já conhecia a história pelo filme , e acho que por isso foi difícil terminar . O último gostei bastante , é o conto mais curto . E adorei a história . Muito sombria .
É assim , as vezes não flui como imaginamos . Mas conclui .
Tatadacinderela 14/06/2023minha estante
Desses de contos, escuridão total sem estrelas é incrível, recomendo

Silvia Cristina 14/06/2023minha estante
Sim , já li escuridão total sem estrelas , é
Mil vezes melhor !!!

Talita 13/06/2023

São 4 contos, dois viraram filmes, um dos filmes é um sonho de liberdade, o primeiro conto, maravilhoso. Sobre uma prisão de um banqueiro, injusta e como ele consegue fugir da prisão. o segundo é sobre o encontro do mal, uma criança é um idoso, os dois se nutrem de maldade, o senhor um carrasco nazista, a criança má. O terceiro e sobre um grupo de amigos crianças que vão atrás de um corpo, o filme se eu não me engano é conta comigo. O último é sobre um clube e um senhor que conta a história de um parto macabro. Vale a pena a leitura

Arthur 11/06/2023

Ótimo
É muito bom ver as várias Facetas do King, e esse livro com certeza mostra que ele tem talento para terror assim como romances.
Gostei de todos os contos, mas "O corpo" e "um sonho de liberdade" me tocaram de uma forma surreal.

Otavio.Franco 08/06/2023

Primeira vez que li Quatro Estações e pqp.
To destruído.
São novelas fortes e cruas que me deixaram destruído, jogado na sarjeta.
Acabei de ler o Método Respiratório e essa novela me deixou tão mal.
Só o King mesmo pra fazer isso com a gente.

Mayra.Kaliane 01/06/2023

Mestre
Eu curto bastante a forma como os contos foram sendo contados , ele sem dúvida e um mestre só suspense .