Quatro Estações

Stephen King

Resenhas - Quatro Estações

Liliane.Goncalves 09/07/2023

Muito bom!
📚 Quatro Estações (Stephen King)

Um livro com quatro histórias que são grandes demais para serem "apenas" contos e "curtas demais" para serem um livro cada uma. Fugindo um pouco do habitual, em Quatro Estações King entrega 4 histórias de pessoas comuns.

Esse livro me marcou de maneiras diferentes e não teve uma história que não me deixou pensando sobre ela depois que acabei de ler.

Nas palavras do próprio autor, o livro é sobre uma fuga não convencional de uma penitenciária, um velho e um garoto ligados por um relacionamento hediondo baseado em parasitismo mútuo, um quarteto de garotos do interior empenhados numa viagem de descobrimento e um conto de terror sobre uma mulher decidida a parir seu filho de qualquer maneira.

Quem vê assim não parece nada demais, mas as histórias são excelentes! Os personagens e os seus relacionamentos são muito bem trabalhados, os diálogos são muito bons e existe uma linha sutil de suspense que atravessa todo o livro fazendo com que, mesmo nos momentos mais parados, a gente fique atento para o que vem a seguir.

Três dos quatro contos foram adaptados para o cinema e as duas adaptações que assisti são maravilhosas. Os contos adaptados foram Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank que deu origem ao filme Um sonho de Liberdade com Morgan Freeman e Tim Robbins e foi indicado para vários prêmios (Prime Vídeo). Aluno Inteligente deu origem ao filme O Aprendiz, que tem no elenco Ian McKellen e Brad Renfro.
E por último, Conta Comigo que é a adaptação do conto O Corpo e tem no elenco River Phoenix, Kiefer Sutherland e John Cusack. Filmão, gostei muito dos atores, da ambientação e da trilha sonora. Adorei ver Kiefer Sutherland novinho e saber que River Phoenix era irmão mais velho de Joaquim Phoenix (Netflix).

O que eu mais gosto nesse livro é que ele é consistente, todas as histórias mantêm um nível muito bom, mesmo que a gente goste mais de uma do que de outra.

Por fim, o posfácio é uma grata surpresa! Gosto muito de ler o King falando sobre os próprios livros. Aqui temos também ele falando sobre o rótulo que tem de ser um escritor de terror e o motivo pelo qual ele escolheu o título Quatro Estações.

#quatroestacoes

site: https://www.instagram.com/resenhalovers/

Liliane.Goncalves 09/07/2023

Muito bom!
📚 Quatro Estações (Stephen King)

#quatroestacoes

site: https://www.instagram.com/resenhalovers/

Madu Godoy 09/07/2023

?Até nos vermos novamente,mantenha a calma,leia bons livros?
?Mas me apaixonei também por cada uma dessas histórias, e acho que alguma parte de mim sempre estará apaixonada. Espero que tenha gostado, leitor; que tenham lhe feito o que uma boa história deve fazer
fazê-lo esquecer de suas preocupações e levá-lo a um lugar aonde nunca foi. É a mágica mais gostosa que conheço.?

Amei muito esse, são quatro contos que me prenderam muito, eu estava trabalhando pensando nesse livro, ia dormir pensando nele, meus amigos que experiência.

@raqueldreger 09/07/2023

Eu gostei bastante. Principalmente o último conto. Embora em nenhum momento parecesse que estava lendo King, essa leitura foi diferente de tudo que já li do autor. Os contos são fluidos, e despertam curiosidade.

Alexia181 07/07/2023

Os contos poderiam ser melhores. São bons, mas eu senti que faltava alguma coisa? fiquei com um gostinho de ?poderia ser melhor?.

Fernanda631 05/07/2023

Quatro estações
Quatro estações foi escrito por Stephen King e publicado 27 de agosto de 1982.
Nem só de terror vive o mestre do gênero. Quatro Estações, coletânea de contos, mostra uma outra faceta de Stephen King, voltada para dramas cotidianos em que a monstruosidade pode estar escondida em pequenos atos, dentro de nós mesmos ou ao nosso redor. A obra traz algumas das melhores narrativas de King e rendeu os mais que consagrados filmes Um Sonho de Liberdade, Conta Comigo e O Aprendiz.
Quatro Estações é um livro de contos de Stephen King. Como o título sugere, são quatro contos, cada um deles com foco em uma estação do ano. Não exatamente que se passa em apenas uma estação, pois dois deles tem uma duração de alguns anos, mas são marcados mesmo por uma estação em questão.
Apesar de nós associarmos contos como histórias curtas, que vamos ler rapidamente, os de Quatro Estações são como a maioria das obras de Stephen King: longos e complexos, praticamente pequenas novelas. Mas não longos de forma que parece nunca acabar e nem complexos de forma que é difícil de entender. King simplesmente não consegue escrever uma história sem dar complexidade aos seus personagens e ao ambiente que os cerca, de forma que acabamos emocionalmente muito envolvido com eles.
A Primavera Eterna – Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank
A história de abertura de Quatro Estações é uma ode à persistência. Condenado injustamente pelo assassinato da esposa, o banqueiro Andy Dufresne não abaixa a cabeça para as engrenagens do sistema. Num universo carcerário oprimido por interesses e abusos, e sem perspectivas, ele mantém acesa a chama da esperança e mostra que paciência e persistência são virtudes essenciais em determinadas situações.
Narrado por um prisioneiro chamado Red, o conto conta a história de um homem, Andy, que foi preso pelo assassinato de sua esposa e o amante, fala do dia a dia na prisão de Shawshank, da vida dos presos, dos guardas, do funcionamento da prisão, e de como era o dia a dia de Andy e Red.
Red, é o cara que consegue qualquer coisa dentro da prisão. Ele vai nos apresentando o funcionamento e a rotina diária de Shawshank ao mesmo tempo em que fala sobre sua relação de quase amizade com Andy.
O cenário do presídio construído por King é perfeito e já antecipa qualidades que mais tarde viriam a ser comprovadas em À Espera de Um Milagre. A narrativa flui num ótimo ritmo e chegamos a um final brilhante e surpreendente. Este conto rendeu o filme Um Sonho de Liberdade, estrelado por Tim Robbins e Morgan Freeman.
Verão da Corrupção – Aluno Inteligente
Aluno Inteligente é daquelas histórias que vão crescendo a cada novo desenrolar dos fatos e desembocam numa sequência final perturbadora. O aluno inteligente é um jovem obcecado pela Segunda Guerra Mundial e pelo nazismo descobre que um idoso morador de sua cidade é na verdade um ex-oficial nazista, e decide chantageá-lo de revelar sua identidade a polícia em troca de saber em detalhes como era a vida nos campos de concentração.
O garoto Todd é aficionado pelas histórias envolvendo o nazismo e seus campos de concentração. Ele passa a devorar livros e revistas sobre o assunto até o dia em que descobriu que seu vizinho é um ex-oficial de Hitler, conhecido por sua extrema eficiência em matar, isso deixou o jovem muito animado e assim poderia saber de assuntos e temas que nunca poderia ser escritos em livros, os assuntos seriam contados por um oficial real que viveu e fazia tudo aquilo nos campos. Todd confronta Dussander e a chantagem para não revelar sua identidade é ouvir detalhadamente absolutamente tudo sobre a rotina de morte do nazismo: como operavam os campos, como eram as mortes, os mecanismos, os testes, o sofrimento.
King nos leva para um passeio pela natureza sombria do homem e pelo que escondemos em nosso interior. A relação desenvolvida entre Todd e Dussander, cheia de reviravoltas, é envolvente e nos faz questionar onde estão os limites entre o simples conhecimento de algo e o sadismo e a loucura. Este conto foi adaptado para o filme O Aprendiz.
Outono da Inocência – O Corpo
Quatro meninos ouvem um rumor sobre um corpo de um menino que faleceu e que pode estar escondido em uma floresta e decidem ir lá para ver. O local é longe da casa deles então levaria mais de um dia de caminhada para chegar lá e depois mais outro para voltar. Enganando seus pais falando que não vai dormir na casa do outro eles vão para essa aventura.
A jornada de um grupo de amigos para matar sua curiosidade em ver alguém morto parece um enredo simples, mas King a transforma num rito de passagem da infância. É o momento em que questionamentos aparecem e é preciso um mínimo de maturidade, mesmo ainda não sabendo o que é isso, para encara-los e responde-los. Uma história sobre como os laços de amizade se formam, fortalecem e enfraquecem, e como isso influencia no adulto que vamos nos tornar. Temos aqui mais uma prova da capacidade de Stephen King em construir excelentes e convincentes personagens infantis e, através deles, nos emocionar.
Sendo narrado por um dos meninos, ele tem um clima bastante nostálgico de volta à infância e à inocência. As aventuras dos meninos duram apenas dois dias, porém são muitas emoções e é um conto bastante divertido.
Talvez seja a história mais famosa por ter gerado o filme Conta Comigo, um dos clássicos da Sessão da tarde.
Inverno no Clube – O Método Respiratório
Única história com leves sugestões de sobrenatural, O Método Respiratório.
Um grupo de homens se reúne numa espécie de clube para contar histórias macabras, e a história mais assustadora de todas é sempre reservada para ser contada na véspera do Natal. No conto, acompanhamos a narrativa de um dos membros, um médico, conta uma história antiga, cuja paciente grávida estava disposta a tudo para dar à luz em segurança. Tudo corre bem até a parte final que soa estranha e bizarra.
Esse é o único conto de Stephen King livro que realmente tem algum fator sobrenatural que geralmente encontramos em suas histórias. É o mais curto dos contos, contado também em primeira pessoa, e o mistério com que é narrado faz ler do início ao fim segurando o fôlego.
Quatro Estações, que é das melhores que o mestre do horror já produziu.
Quatro Estações é um livro que tem contos muito diferentes entre si, mostrando bastante diversidade de escrita do autor. Temos momentos para rir, chorar, ficar enojados… é uma boa recomendação para quem tem curiosidade de ler o autor e ainda não o conhece pois existem muitos elementos bem clássicos da escrita dele.

Brenovis 03/07/2023

Emocionante e uma delicínha ui ui
Esse é o meu segundo livro de contos preferido. Todas as histórias são muito boas, principalmente a primeira e a terceira, ambas viraram clássicos do cinema. É emocionante e muito, muito instigante, a primeira me fez chorar de tão linda e a terceira, que inspirou o filme Conta Comigo, me fez refletir bastante. Sensacional simplesmente, e a ideia de dividir cada conto em uma estação é genial.

Fernanda2477 30/06/2023

Neste livro estão reunidos quatro contos de Stephen King, sendo que três deles deram origem a filmes bastante conhecidos, como "Um sonho de liberdade" e "Conta comigo".

No primeiro conto (Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank), conhecemos a história de Andy Dufresne, um banqueiro condenado pelo assassinato de sua esposa e seu amante, e que cumpre pena na prisão de Shawshank. A história é narrada por Red, amigo de Dufresne, que relata, em meio à rotina muitas vezes violenta da prisão, o desejo pela liberdade, mesmo quando se sabe que o sonho de ser livre é praticamente inalcançável. É uma história muito boa, bem escrita, e que se tornou minha favorita do livro todo.
No segundo conto (Aluno Inteligente) acompanhamos a amizade improvável entre um menino de treze anos obcecado por histórias da segunda guerra e um senhor com passado nazista. Os acontecimentos que decorrem após o início dos encontros entre os dois causam grande mal estar e certa agonia em continuar lendo, ao mesmo tempo em que é difícil deixar de lado a curiosidade para saber como tudo irá acabar. Sinceramente, não gostei da leitura, mas aqui é impossível negar como King escreve realmente muito bem, prendendo o leitor a cada página.
"O Corpo" é o terceiro conto, e fala sobre a aventura de quatro amigos que partem em busca do corpo de um menino de uma cidade vizinha que foi dado como desaparecido. O conto fala principalmente sobre amizade, mas também sobre o processo de crescimento e a vida em si. Gostei bastante, apesar de esperar um final um pouquinho diferente.
"Método Respiratório" é o último conto e certamente o mais diferente dos anteriores. É uma história curtinha, mas foi a que me deixou mais curiosa para saber para onde ela conduzia. O final é bem diferente, e certamente não era o que eu esperava, mas ainda assim gostei.

Foi uma boa leitura de modo geral, tendo esse sido meu terceiro livro do autor. Não sei se tenho vontade de ler os livros de terror que ele escreveu, por não ser meu estilo de leitura, mas tenho curiosidade em ler aqueles que fogem dessa temática.

Renata_ Pandora 29/06/2023

Tentei parar de ler, não consegui?????
Preciso reler It, porque Quatro Estações se tornou o meu favorito do SK, perfeito, maravilhoso. Zero feitos??

Dany 25/06/2023

Como sempre o King arrasando
Adorei essa leitura, particularmente, porque não se trata preponderantemente do King do terror, claro, como ele mesmo diz, há sim uns toques de terror em cada história, mas não é o principal.

CAtia.Albano 24/06/2023

Eu adorei os contos...são muito bons e diferentes entre sim, o que demonstra a genialidade da escrita do King!!! Meu favorito foi o 3? conto. (Talvez por já conhecer o enredo do 1? conto - sua adaptação foi "Um sonho de liberdade" que é sensacional).

Lukas_Gabriel 18/06/2023

King e seus padrões não climáticos nas estações do ano.
Eu tinha noção do que me aguardava, mas confesso que não procurei muito saber para não criar expectativas. A sensação de agora é que mesmo com elas tudo seria marcante, pois esse é definitivamente um dos melhores livros de múltiplas histórias do autor. Diferentemente de "Sombras da Noite", "Quatro Estações" é uma coletânea que não aborda o terror sobrenatural, ela traz como foco principal problemas realistas.

Salientando, achei que esse seria um livro de contos pois tem na sinopse do livro físico, mas são novelas, onde o King consegue deixar as histórias maiores e mais aprofundadas. Partindo disso, o livro é dividido em quatro novelas com os nomes das estações do ano: Primavera Eterna, Verão da Corrupção, Outono da Inocência e Inverno no Clube.

- Primavera Eterna (ou Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank)
Andy Dufresne é um inocente que foi condenado a prisão perpétua num presídio de segurança máxima. A história é narrada por Redding, outro presidiário que já cumpre sua pena a 20 anos e é responsável pelo mercado ilegal dentro da prisão. O Redding vai narrar o que acontece nessa penitenciária, tanto em relação aos presos como os agentes penitenciários, e como as coisas mudaram depois do Andy.
Essa novela tem muita descrição, mas não chegou a me incomodar pois ela é muito necessária. A ambientação é uma das mais diferentes das que já li do King até o momento e a maneira como se desenrola a história é muito viciante. Uma das melhores do livro e trata muito sobre a esperança.

- Verão da Corrupção (ou Aluno Inteligente)
Todd é um garoto estranho que gosta muito do tema “Segunda Guerra Mundial”. Ele é muito inteligente e maduro para sua idade e num certo dia acaba reconhecendo um senhor que participou do holocausto. Ele resolve não o entregar para as autoridades e o obriga a reviver todas as memórias daquela época em que era um torturador, relatando de forma mais detalhada possível. Depois disso se falar é spoiler.
De início achei muito viciante, os terrores psicológicos do King são sempre muito bons para mim, mas depois de um determinado tempo começou a ficar muito arrastado. Alguns detalhes não acrescentaram e poderiam ter sido economizados, mas a reta final e o próprio fim são muito bons e bastante cabíveis, e a novela em geral é muito boa mesmo.

- Outono da Inocência (ou O Corpo)
O lugar é Castle Rock e um grupo de quatro amigos acabaram descobrindo um cadáver de um garoto desaparecido, pela curiosidade e inocência dessas crianças eles acreditam que podem receber alguma recompensa por ele. Uma dessas crianças é o Gordie, e quando adulto é um escritor que nos faz navegar em suas memórias desse verão em específico, relatando como descobriram esse corpo e suas experiências desde o achado até a conclusão desse caso.
Temos o King novamente com um grupo de crianças como protagonistas, ele os desenvolve com maestria e somos apresentados ao rito de passagem dessas crianças para vida adulta. Vamos melhor conhecendo esses personagens e criando afetos com eles a cada história compartilhada pelo Gordie. Acabei demorando um pouco para entrar na história, mas depois de finalmente engatar não consegui parar de ler.

- Inverno no Clube (ou O Método Respiratório)
Essa novela é narrada pelo personagem David, um homem de meia idade que acaba se envolvendo num clube de cavaleiros cujo objetivo é se reunir em noites especiais para compartilhar histórias diversas. Numa dessas noites um médico chamado Emlyn conta sobre Sandra Stansfield, uma paciente grávida que resolveu dar à luz na década de 30 sendo mãe solteira.
Quando Emlyn começa a contar a história o ponto de vista muda de David para ele, que relata sobre o machismo que sua paciente enfrentou. O desenvolvimento dos personagens é muito incrível, é simplesmente impossível você não ter empatia com a pobre da Sandra, torci por ela desde sua primeira aparição e o final foi simplesmente chocante. Esse título me despertou muita curiosidade, é um belíssimo nome para uma extraordinária história.

Apesar de ter seu toque de horrorzão em alguns momentos, nenhuma das histórias possui um terror sobrenatural, o que diferencia esse livro dos demais que já li do autor. Ele possui críticas sociais muito inteligentes e perspicazes em todas as novelas, e o King fez questão de deixar isso muito em evidência.

Em "Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank" vemos a contribuição das autoridades para a corrupção dentro das prisões, como o sistema é falho em readequar esses presos e outros pontos relacionados a justiça. Em "Aluno Inteligente" observamos através dos personagens como os estadunidenses se sentem os heróis do planeta, mas ainda praticam o que condenam. Em "O Corpo" percebemos como os pais das crianças lidam com o trauma da guerra, refletindo na criação de seus filhos. E em "O Método Respiratório" somos levados ao questionamento do machismo e do método abortivo, pelas experiências da Sandra e do médico, respectivamente.

É um dos melhores livros que já li do Stephen e já ganhou espaço no meu coração, estou muito apegado a ele.
Gustavo Kamenach 18/06/2023minha estante
Te falei que era perfeito! Haha

Lukas_Gabriel 18/06/2023minha estante
amigo simm!!! esse livro é incrível, terminei e não consigo parar de pensar nele haha

Meus Anos Em Livros 18/06/2023minha estante
Suas resenhas são sempre muito boas! E me sinto segura em ler porque não tem spoiler! Parabéns!!! E só pra não perder o hábito, fiquei com vontade de ler esse também! ??

Lukas_Gabriel 18/06/2023minha estante
aah ?? muito obrigado!! é sempre o maior prazer do mundo ler seus comentários!!!
leia por favorrr, esse livro é fantástico e tudo que falei sobre ele ainda é pouco, pois, se eu falasse mais era spoiler hahaha ??

Isadora822 18/06/2023

"As coisas mais importantes são as mais difíceis de expressar. São coisas das quais você se envergonha, pois as palavras as diminuem ? as palavras reduzem as coisas que pareciam ilimitáveis quando estavam dentro de você à mera dimensão normal quando são reveladas.
(...) E você pode fazer revelações que lhe são muito difíceis e as pessoas te olharem de maneira esquisita, sem entender nada do que você disse nem por que eram tão importantes que você quase chorou enquanto as estava contando. Isso é pior, eu acho. Quando o segredo fica trancado lá dentro não por falta de um narrador, mas de alguém que compreenda."

Johanna.Rodrigues 18/06/2023

São 4 contos, o segundo me prendeu muito, por mais que muita gente não goste eu fiquei presa nesse e queria saber logo o final, recomendo muito esse livro, não é meu favorito do king, pq meu coração ainda é de ?o iluminado? ???