Quatro Estações

Stephen King

Resenhas - Quatro Estações

João 22/09/2023

Quatro Estações
Quatro contos/novela estão presentes nessa coletânea. Duas dessas histórias ficaram marcadas não só na carreira literária do mestre, como também foram adaptadas brilhantemente para o cinema.

Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank: Desse conto surgiu um dos grandes filmes da história do cinema (Um Sonho de Liberdade) linda obra sobre esperança, amizade e redenção.

Aluno Inteligente: Uma das histórias mais horripilantes escritas pelo mestre. Não tem nada sobrenatural. São apenas humanos com suas mentes pertubadas, o que torna tudo ainda mais assustador... Também adaptado no filme, O Aprendiz.

O Corpo: Outra grande adaptação para o cinema no filme, Conta Comigo. Uma história que nos faz refletir sobre amizades de infância/adolescência, a perda da inocência, e como nunca mais teremos amizades como aquelas.

O Método Respiratório: Esse o único conto sem adaptação, aqui King está na sua zona de conforto. História clássica de terror, que deixa mistérios no ar...

Quatro Estações é mais um livro obrigatório para todo fã de Stephen King, aqui ele mostra que é muito mais que só um escritor de terror.

Peter.Molina 22/09/2023

Contos do mestre
Este livro reúne 4 contos de King,muito famosos alguns com adaptações para o cinema. O primeiro fala da condenação de um inocente e suas lutas para sobreviver na prisão, o segundo sobre o relacionamento de um adolescente e um velho nazista, esta sim uma história pavorosa, com cenas de muita crueldade e atrocidades; o terceiro sobre amigos que como num rito de passagem decidem encontrar um cadáver de um menino abandonado,uma história sobre amizade verdadeira, e o último sobre uma mulher grávida e um parto fora do normal. O livro é ok mas as histórias são irregulares,algumas longas demais, outras com um tom poético e emotivo. No final King relata o processo de construção desse livro.

guiaffini 20/09/2023

Minha primeira coletânea do King
Depois de 14 livros lidos do Stephen King, senti a necessidade de ler alguns dos contos/novelas. Nesta coletânea, temos ótimas histórias (que até viraram filmes) e uma nem tanto (e esta é o motivo de a nota não ser 5 estrelas).

Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank é, com certeza, a melhor das histórias, tanto é que o filme é aclamado e dispensa maiores explicações - até porque sinto que, se der mais detalhes, posso estragar a experiência.

Aluno Inteligente é intrigante e me deixou preso nas páginas até o fim, num ritmo que lembra um pouco o do Mr Mercedes (que veio bem depois).

O Corpo é bem legal e parece muito um embrião de It - a Coisa, com um foco na relação dos personagens e no amadurecimento.

O Método Respiratório é o mais curto deles e o menos interessante, ao meu ver. Tem toques de suspense e terror, mas a história contada por um dos personagens (que dá o nome do conto) é um pouco deslocada. O final me deixou querendo mais respostas, e espero que haja referência do clube apresentado na história em livros posteriores.

Quatro Estações é uma excelente coletânea e traz histórias memoráveis que poderiam ser livros inteiros. Recomendo fortemente para quem gosta do autor. Para quem não gosta, é uma ótima opção para conhecer, por ser menos voltado para o terror e mais voltado para o drama.

Vênus_Alice 19/09/2023

Quatro estações
Aqui encontramos quatro histórias que dividem o livro e não possuem correlação. Uma escrita diferente para quem já está acostumada com o King, o suspense, horror e estranhamento não são os pontos centrais das obras.

Aqui também vimos várias facetas do King, mais humano, empático e esculpido pelas relações de um meio social e que por mais que seja bruto, ainda há a humanidade, como no primeiro.
No segundo vemos uma versão King mais cruel, ácida e há aqui um pavor, esse foi o conto que mais me amarrou, fiquei muito intrigada com a sagacidade dos personagens e na troca de poder.
No terceiro, demorei a me conectar, mas no desenrolar achei incrível quando o King trás a perspectiva da juventudo vista anos depois, da curiosidade e da intensidade de um momento que depois pode nem possuir mais os mesmos enlaços (mesmo deixando rastros).
No último a criatividade dele para incluir uma história dentro da história (e que história emocionante e depois cheguei a ficar muito incomodada com o final).

Uma experiência única, um dos meus livros favoritos dele agora!
Fabio 20/09/2023minha estante
Adorei a resenha, Alice, parabéns!??
Concordo com você em todos os pontos!!!!

Vênus_Alice 20/09/2023minha estante
Obrigada! Os livros dele nunca decepcionam (ou ainda não li nenhum assim kkkk)

Gessyka.Loyola 20/09/2023minha estante
Já leu "Tudo é eventual" do King? Se não leu recomendo, são contos também e muito diversos e bons.
Resenha excelente, parabéns ?? Quero muito ler esse livro do mestre!!

Vênus_Alice 20/09/2023minha estante
Não li esse, vou adicionar na lista, Obrigada! obrigada pela dica!
Acho que vai adorar quando ler esse !

Fabio 20/09/2023minha estante
Alice, concordo com você.... o King nunca decepciona!!! kkk

Susana 14/09/2023

Muito bom ?, pra quem não gosta de terror esse é uma boa pedida. São 4 novelas que não tem terror.??

Nadson Cauã 10/09/2023

Stephen King além do sobrenatural? Sim!
Quatro histórias muito boas, diferem das narrativas de terror clássicas do King e isso que mais me encantou. Cenários diversos e que várias passagens me marcaram, me levaram a refletir, por causa disso as cinco estrelas. Ótimo pra quem quer começar a ler o mestre e tem certo medo ou receio, vai de Quatro Estações que é sucesso!

luis1225 09/09/2023

Ranking das novelas
? rita hayworth e a redenção de shawshank (5)
? o método respiratório (4,5)
? aluno inteligente (4)
? o corpo (3)

Juliane.Cristina 05/09/2023

Quatro estações (primeiro leitura de King)
Apesar de Stephen King ser considerado o rei do terror, não podemos esquecer que ele não escreve somente esse gênero, e seja lá o que escrever, posso dizer que faz isso com maestria, como bem mostra em quatro estações, um livro de contos (longos) com 4 histórias em uma escrita muito fluida, inteligente e criativa.
Os 3 primeiros contos inclusive foram adaptados pra o cinema com os títulos (seguindo aqui a ordem do livro): O sonho de liberdade, o aprendiz e conta comigo, no qual dessa lista assisti o primeiro e último e vi uma grande semelhança com a obra literária. Foram adaptações muito boas, em especial sonho de liberdade que se tornou um clássico do cinema (não à toa).
Em quatro estações os contos que mais gostei foram o primeiro e último, apesar de achar o segundo muito bom tbm, é que favoritei esses dois pq é praticamente impossível largar a leitura, são contos emocionantes, que falam de força, esperança, injustiça social, preconceito e etc.
Único ponto negativo para mim foi que, o segundo e terceiro contos são meio que exageradamente longos, o que torna em alguns momentos a leitura meio maçante, por mais bem escrita que seja, fora isso, pra quem quer conhecer esse lado King que não percorre somente pelo terror, posso garantir que começar por quatro estações é uma ótima escolha.
Em meu primeiro contato com os livros do rei, deu pra entender pq é um autor elogiado e que atrai tantos fãs pelo mundo, é inegável a genialidade desse homem.

bardo 01/09/2023

Essa pequena coletânea de contos / novelas do King me trás sentimentos um tanto conflitantes. De um lado somos expostos a quatro facetas narrativas do autor e isso é extremamente interessante. Por outro pelo menos duas narrativas parecem enveredar por rodeios e desvios que cansam um pouco e ao serem contrastadas com as outras, sofrem.
Em Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank temos a narrativa mais emocionalmente equilibrada das quatro, um narrador ponderado, que captura o leitor logo nas primeiras palavras e o leva num crescente até adentrar o assunto principal do conto. Quando o leitor já está “satisfeito” temos mais uma camada que de certa forma torna tudo ainda mais intenso emocionalmente.
Segue-se o Aluno Inteligente que de longe é o melhor conto do livro, partindo de uma premissa que a primeira vista parece quase clichê ou pelo menos hoje nos parece assim, não faltam obras que usam o argumento principal do conto, King leva o leitor a um pequeno estudo da natureza humana que deve desconcertar alguns leitores. A todo momento nos perguntamos quem é a criatura e quem é o Criador ali.
Daí temos O Corpo, a narrativa mais problemática das quatro. Ao mesmo tempo me pergunto o quão intencional é a sua estranheza. Logo no início o narrador lamenta o fato das palavras serem incapazes de transmitir adequadamente algo especial e talvez o maior trunfo do conto seja exatamente esse. O leitor entende, a magia está ali, mas pelo menos para mim, por mais que eu tenha entendido o objetivo não me pegou. Fico a pensar que o que King faz aqui ressoa em IT e lá sim a coisa funciona.
A coletânea fecha com O Método Respiratório um conto bem mais aos moldes do King que estamos acostumados, um conto de Natal sombrio, que bem poderia render algo maior, já que a história moldura tem potencial. O conto dentro do conto encerra uma das cenas mais gráficas e perturbadoras que o King já escreveu e que não deixa de encerrar uma certa possibilidade.
Não sei se indicaria esse livro como uma porta de entrada para o King, mas não tem como negar que temos aqui um pequeno extrato de tudo o que o autor tem de bom e também de suas quedinhas pela prolixidade. Ainda assim é um livro muito bom, mesmo o conto mais problemático tem seus momentos.

Mari 28/08/2023

As estações de King
O livro é composto por quatro romancetes ou contos, como o próprio King explica as histórias são maiores que contos mas menores que romances. Cada história representa uma estação do ano nela temos na primavera a tocante história sobre liberdade e esperança na prisão ( inspirou o filme um sonho de liberdade), no verão o terror psicológico na história sobre um jovem e seu vizinho ( uma história sobre o mal que há no ser humano), no outono a tocante história de quatro amigos e seu crescimento ( filme Conta comigo, o que falar quem tem mais de 30 anos lembra dessa história na Sessão da Tarde) e no inverno as interessantes histórias de um grupo de amigos.

Laís 25/08/2023

"Sempre sobram duas opções. Ocupar-se em viver ou ocupar-se em morrer."
É sempre complicado avaliar um livro de contos, já que em geral tem algum ou alguns que gosto mais que outros, e foi exatamente o que aconteceu aqui.

Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank, o conto da primavera:
Sem dúvida é uma das histórias mais bem escritas de King e com certeza uma das melhores coisas que já li na vida. Um conto imersivo, personagens tridimensionais e a história absolutamente fascinante e emocionante, mostrando de novo a excelência do autor na capacidade de ESCRITA independente do gênero.

Aluno Inteligente, o conto do verão:
Definitivamente o que menos gostei apesar do seu potencial. Não acho que seja ruim, mas pra mim tirou um pouco da grandiosidade dos outros contos, já que não consegui me importar com os personagens. Mas entendi completamente a personalidade dos protagonistas e da proposta de serem inconfiáveis aos leitores. Como disse, não é ruim, mas pra mim foi o "menos bom" entre os quatro.

O Corpo, o conto do outono:
Eu amei, amei, amei. Adoro como o King escreve sobre crianças e a perspectiva que ele traz sobre como elas realmente são, não são seres inferiores e tolos só porque são pequenos e de menor idade, pelo contrário, elas muitas vezes enxergam e entendem muito mais que os adultos, e apesar de sempre estarem envolvidas em tragédias King sempre trata elas com o respeito e inteligência que elas realmente merecem. É emocionante, cativante, divertido, triste e reflexivo ao mesmo tempo.

O Método Respiratório, o conto do inverno:
Gostei muito da história dentro do conto, é intrigante e misteriosa, o único conto com uma pitada de sobrenatural, não é fascinante, mas é bom, só gostaria de saber um pouco mais sobre o clube antes de saber da história, achei meio desproporcional o encontro dessas duas histórias dentro de um conto, mas é legal.

Por Andy e Red em Shawshank e por Chris e por Gordon na mata atrás de um garoto morto eu facilmente colocaria "As Quatro Estações" como favorito, porém pelos outros dois ainda não sei minha avaliação, mas é um bom livro, vale a pena a leitura.

Leila 24/08/2023

Melhores contos do king que li até agora.
Comecei com a expectativa alta pelo que sempre ouvi sobre essas histórias, e posso dizer, foram muito bem supridas.
Li os contos e assisti suas adaptações também.
Recomendo os dois. É uma ótima experiência.

Fernandohorse 20/08/2023

Stephen King mostrando que é o mestre dos contos. É incrível sua versatilidade em criar histórias curtas tão interessantes. Destaque para O Corpo.

Pam 13/08/2023

Mais um livro do King finalizado.

Quatro Estações é uma coletânea com quatro contos do King, neste não temos só terror, temos ficção com pitadas de suspense psicológico e drama.

Particularmente o primeiro conto Rita Hayworth é a Redenção de Shawshank foi o meu favorito e sua adaptação, Um sonho de liberdade, é tão incrível quanto o conto.

O que menos gostei foi O Corpo, que serviu de inspiração pro filme Conta Comigo.

King ao contrário do que é vendido, é um autor muito versátil do qual pode escrever o que quiser e a cada obra que leio dele, fica comprovado isso.