Quatro Estações Stephen King
Stephen King

Resenhas - Quatro Estações

César Augusto 12/12/2023

Dos quatro contos desse livro, três foram adaptados para o cinema. Cada um é ligado a uma estação (Primavera Eterna, Verão da Corrupção, Outono da Inocência e Inverno no Clube) e suas histórias são dramas com doses de suspense e um flerte com o sobrenatural. No primeiro, "Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank", que gerou o filme "Um sonho de liberdade", Andy Dufresne é condenado à prisão pelo assassinato da mulher e do amante, apesar de alegar inocência, e estabelece amizade com Red, outro prisioneiro, que fica fascinado - e no final surpreso - com a forma de o colega lidar com o novo mundo. O segundo, "Aluno inteligente", que foi adaptado para o cinema como "O aprendiz", traz o jovem estudante Todd Bowden, fascinado pelo Holocausto, descobrindo que seu vizinho idoso, Arthur Denker, é na verdade o nazista fugitivo Kurt Dussander, e iniciando um jogo psicológico extremamente perigoso. O terceiro, "O corpo", que foi filmado como "Conta comigo", tem um grupo de garotos fascinados pela descoberta de um cadáver (achei chato e cansativo, sinceramente). No último, "O método respiratório" (o que tem um tom sobrenatural), um grupo de idosos se reúne num clube restrito e extravagante onde se contam histórias arrepiantes - e aquela contada a uma semana do Natal acaba sendo a mais sinistra delas. Uma das melhores coletâneas de King!

clarita 03/12/2023

?A ponte mais acima foi demolida, mas o rio ainda existe. E eu também.?

achei as quatro histórias maravilhosas, cada uma envolvente de um jeito diferente.. mas meu coração tem lugar especial pra o conto de outono

Kiara | @livrosdakiara 27/11/2023

Aquele livro diferentão
King tem o dom de surpreender. Esses contos mexeram muito comigo e me fez admirar mais ainda esse escritor! Mexe muito com a sua imaginação e teve momentos que eu só queria ler pra saber logo o que ia acontecer. Muito bom!

Tai 25/11/2023

Quatro estações
Essa coletânea de contos do King é simplesmente perfeita/um arraso/ um escândalo, nela o rei do horror provou que nao se limita apenas ao gênero.

Marlonbsan 21/11/2023

Quatro Estações
O livro é dividido em quatro contos ou novelas, cada um com suas características de escrita, porém todos com uma densidade um pouco elevada.

O primeiro conto, Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank, é incrível, simples, mais direto ao ponto para contar a história e compreensível a adaptação que virou, por ser um conto pode ficar algumas informações soltas ou não tão aprofundadas, mas bastante coesa ao que é apresentado. Os personagens e tudo o que acontece é bem interessante e traz uma boa dinâmica, apesar da escrita mais densa e com poucos diálogos.

O segundo conto, Aluno Inteligente, não é tão denso por conta dos diálogos, o tema é interessante e mostra a ironia e o lado sombrio do ser humano em suas vertentes. É uma leitura mais pesada por conta da violência e do que é abordado em si, mas chega um ponto que fica um pouco cansativo, além de ser o mais extenso.

O terceiro conto, O Corpo, também possui densidade considerável, mas uma dinâmica melhor, até certo ponto, algumas divagações e o fato de ter outras histórias no decorrer do conto, atrapalha um pouco, mas a montagem geral é muito boa, a relação dos personagens e tudo o que acontece é bem interessante e claro, um pouco bizarro também.

O quarto conto, O Método Respiratório, foi o mais complicado no início, não me conectei com o que era apresentado, mas depois, quando chega ao ponto importante, aí a história flui bem e passa a ser bem interessante.

No geral, uma experiência muito boa e dos quatro contos, 3 foram adaptados para o cinema e vale muito a pena conhecer, pelo menos Um Sonho de Liberdade e Conte Comigo, que foram os que já assisti.

Sandrinha 20/11/2023

Excelente livro!
Adorei todos às quatro novelas da coletânea do mestre do terror.
King estava em plena forma criativa, escreveu as histórias do livro após ter escrito sucessos consagrados como: Salem(o corpo)  o iluminado(aluno inteligente), zona morta(Rita Hayword),  Firestarter, a incendiária(método respiratório)

Já está mais que provado que King tem talento suficiente para transformar situações do cotidiano em excelentes histórias. Do drama ao terror, King nos leva a conhecer a natureza sombria do ser humano e o que somos capazes de esconder.

King nos fala de amizades verdadeiras, esperança, perseverança, determinação e as consequências de uma má escolha.
Gostei de todas, mas aluno inteligente foi o melhor, insano! Perturbador!

1 ? Primavera;
Rita Hayword e a Redenção de Shawshank
Ótima narrativa e filme.
Andy Dufresne, um banqueiro, é condenado a prisão perpétua com um desejo inalterado e permanente de liberdade.
Aprendeu a conviver com uma realidade totalmente diferente da que vivia. Andy tinha um desejo de liberdade e o fim do pesadelo que vivia.

2 - Verão da Corrupção
Aluno inteligente
Todd é um jovem viciado em histórias da Segunda Guerra Mundial e das atrocidades cometidas nos campos de concentração. Desenvolve uma amizade com um vizinho que tem um passado nazista.
Começou como uma brincadeira e se tornou um grande problema.

3 ? Outono da inocência
O corpo
Um grupo de amigos se depara com a curiosidade de vê um cadáver e se aventuram em uma viagem de descobrimento e amadurecimento.

4 ? inverno no Clube
O Método Respiratório
Um clube recebia cavaleiros para contar histórias. Um médico ensina técnicas de respiração a uma mulher grávida, sem imaginar o tamanho do impacto que isso terá na vida dela.
LucianaSKHP 21/11/2023minha estante
Obrigada pela curiosidade sobre as datas que ele escreveu as histórias, estou lendo o livro e estava me perguntando por que todas as histórias são nos anos 70 se o livro é de 82. Ajudou muito!?

Sandrinha 24/11/2023minha estante
De nada, Luciana! Adorei o livro, espero que você goste. É um dos melhores de King??

Maxwell.LeAo 14/02/2024minha estante
Excelente resenha :D

Leticia2286 29/10/2023

Estações
Foi meu primeiro contato com o autor e posso dizer que fiquei muito feliz e ansiosa pra ler outros livros. Impressionante como eu conseguia visualizar as cenas e os personagens e mesmo depois de um ano eu consigo me lembrar perfeitamente!

Rafa 29/10/2023

Umas coletamos de contos com a essência do Stephen King,. Um livro excelente para quem pensa em conhecer um autor com tantas obras. As histórias são curtas, mas são bem desenvolvidas e marcantes. Dois ótimos filmes saíram daqui. Recomendo.

Júpiter.69 24/10/2023

Um livro bom!!
"O livro possui quatro contos ENORMES escritos de forma muito elaborada, com situações e personagens descritos com riqueza de detalhes. Por conta disso, creio que minha demora em terminar o livro se deve justamente ao número de páginas que cada conto ocupou no livro. O primeiro conto foi difícil, mas consegui terminá-lo. O segundo tinha boas intenções, mas a demora em chegar a algum lugar fez com que eu me perdesse nele, sendo um dos motivos pelos quais deixei o livro de lado por algumas semanas. Os dois últimos foram os melhores para serem lidos, pois foram mais rápidos em alcançar seus objetivos, mas mesmo assim, entregaram finais um pouco sem graça. O livro é interessante, apenas não espere se apaixonar por seus contos.

Beijos, com carinho, Júpiter. ?"

JAssica.Leituras 23/10/2023

Li o primeiro conto do livro e acabei me esquecendo dele por um ano, esse mês voltei a lê-lo e dos 4 contos 3 gostei muito, em especial do Conto o Aprendiz, o qual li muito rápido, pois queria saber o final dos dois personagens principais. Em fim, livro muito bom.
Notas por conto:
Um sonho de liberdade 4,0
Conta comigo 4,5
O aprendiz - 5,0
O método respiratório- 3,5

Ginete Negro 2.0 12/10/2023

Histórias geniais (quase todas)
Simplesmente uma das melhores coletâneas de contos/novelas que já li na vida. Ponto.

A última é mais curta e não faz jus às primeiras, mas mesmo assim, palmas para Stephen!

JJFelix 30/09/2023

Stephen King, em Quatro estações, se dis-
tancia do sobrenatural e se lança no dia a
dia de personagens comuns, construindo
histórias envolventes que prendem o lei-
tor até a última página. 0 mestre do ter-
ror americano comprova aqui seu talento
como um dos melhores ficcionistas da li-
teratura contemporânea e presenteia seus
leitores com histórias curtas, densas e
surpreendentes, percorrendo os estranhos
labirintos da mente humana.

João 22/09/2023

Quatro Estações
Quatro contos/novela estão presentes nessa coletânea. Duas dessas histórias ficaram marcadas não só na carreira literária do mestre, como também foram adaptadas brilhantemente para o cinema.

Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank: Desse conto surgiu um dos grandes filmes da história do cinema (Um Sonho de Liberdade) linda obra sobre esperança, amizade e redenção.

Aluno Inteligente: Uma das histórias mais horripilantes escritas pelo mestre. Não tem nada sobrenatural. São apenas humanos com suas mentes pertubadas, o que torna tudo ainda mais assustador... Também adaptado no filme, O Aprendiz.

O Corpo: Outra grande adaptação para o cinema no filme, Conta Comigo. Uma história que nos faz refletir sobre amizades de infância/adolescência, a perda da inocência, e como nunca mais teremos amizades como aquelas.

O Método Respiratório: Esse o único conto sem adaptação, aqui King está na sua zona de conforto. História clássica de terror, que deixa mistérios no ar...

Quatro Estações é mais um livro obrigatório para todo fã de Stephen King, aqui ele mostra que é muito mais que só um escritor de terror.

Peter.Molina 22/09/2023

Contos do mestre
Este livro reúne 4 contos de King,muito famosos alguns com adaptações para o cinema. O primeiro fala da condenação de um inocente e suas lutas para sobreviver na prisão, o segundo sobre o relacionamento de um adolescente e um velho nazista, esta sim uma história pavorosa, com cenas de muita crueldade e atrocidades; o terceiro sobre amigos que como num rito de passagem decidem encontrar um cadáver de um menino abandonado,uma história sobre amizade verdadeira, e o último sobre uma mulher grávida e um parto fora do normal. O livro é ok mas as histórias são irregulares,algumas longas demais, outras com um tom poético e emotivo. No final King relata o processo de construção desse livro.

guiaffini 20/09/2023

Minha primeira coletânea do King
Depois de 14 livros lidos do Stephen King, senti a necessidade de ler alguns dos contos/novelas. Nesta coletânea, temos ótimas histórias (que até viraram filmes) e uma nem tanto (e esta é o motivo de a nota não ser 5 estrelas).

Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank é, com certeza, a melhor das histórias, tanto é que o filme é aclamado e dispensa maiores explicações - até porque sinto que, se der mais detalhes, posso estragar a experiência.

Aluno Inteligente é intrigante e me deixou preso nas páginas até o fim, num ritmo que lembra um pouco o do Mr Mercedes (que veio bem depois).

O Corpo é bem legal e parece muito um embrião de It - a Coisa, com um foco na relação dos personagens e no amadurecimento.

O Método Respiratório é o mais curto deles e o menos interessante, ao meu ver. Tem toques de suspense e terror, mas a história contada por um dos personagens (que dá o nome do conto) é um pouco deslocada. O final me deixou querendo mais respostas, e espero que haja referência do clube apresentado na história em livros posteriores.

Quatro Estações é uma excelente coletânea e traz histórias memoráveis que poderiam ser livros inteiros. Recomendo fortemente para quem gosta do autor. Para quem não gosta, é uma ótima opção para conhecer, por ser menos voltado para o terror e mais voltado para o drama.