Quatro Estações

Stephen King

Resenhas - Quatro Estações

Bruno.Jacimenco 30/01/2024

O lado mais "light" de Stephen King
Neste livro, King mostra outro lado seu através de quatro contos, sendo que três deles, foram adaptados para o cinema. Não é um livro de terror, mas mesmo assim possui o DNA de seu autor. Talvez não seja uma boa opção como primeira leitura para quem ainda não entrou no universo de Stephen King. Os quatro contos deste livro são:

- Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank
É um conto sobre a história de um homem que foi preso injustamente (Andy) e que recebeu a pena de prisão perpétua, acusado de matar sua mulher e o amante dela. Dentro da penitenciária, Andy conhece um homem (Red) que consegue arranjar praticamente qualquer coisa, e através do pedido de um item inusitado, Andy começa a planejar sua fuga. É um conto muito belo, principalmente pelo final, apesar do contexto penitenciário e algumas cenas fortes. A amizade que se desenvolve entre Andy e Red traz um alívio diante de todo aquele ambiente hostil. Este conto deu origem ao filme 'Um sonho de liberdade.'

- Aluno Inteligente
Este é um conto mais macabro sobre um adolescente (Todd) aficionado nos terrores que os nazistas causaram na segunda guerra mundial, e que descobre que em sua vizinhança, vive um ex militar nazista (Kurt Dussander). A relação desenvolvida entre os dois, está mais para uma simbiose do que uma amizade. Um velho solitário, refugiado nos EUA tendo a companhia de um jovem sociopata. Este conto deu origem ao filme 'O aprendiz.'

- O Corpo
Situado em 1960, este conto é sobre 4 garotos, Chris, Gordie, Teddy e Vern que embarcam em uma aventura para encontrar o corpo de um garoto morto. Pessoalmente, este é o conto que mais gostei. Ver a relação de amizade entre eles, as histórias de cada um, o que mostra que todos tinham problemas familiares em comum e encontravam, um no outro, uma fuga de seus lares problemáticos. A aventura em si é formidável. Os problemas, os cenários, os medos e os bons momentos formam uma história inesquecível. Este conto deu origem ao filme 'Conta comigo.'

- Método Respiratório
O último conto do livro conta a história de um clube misterioso em que cavalheiros se reúnem para socializar, tomar uns drinks, ler bons livros e principalmente, contar histórias. David, o personagem principal é convidado para este grupo através do chefe do escritório de advocacia em que ele trabalhava. Tradicionalmente, na noite anterior ao Natal, conta-se uma história de terror, e no livro é relatado O Método Respiratório em uma dessas noites, que é a história de um médico que auxilia uma jovem gestante com uma técnica de respiração para aliviar as dores na hora do parto. Este conto demora um pouco para engatar, apesar de curto, mas entrega um final horripilante. Dos quatro contos, este é o mais sinistro e tem a marca registrada do mestre do terror.
Toshiko.Pri 30/01/2024minha estante
Uau, gostei! Vai pra minha lista??

Bruno.Jacimenco 30/01/2024minha estante
Com certeza será uma ótima leitura.

Aline MSS 30/01/2024minha estante
Tinha medo desse livro, mas pela sua resenha vi q dá pra encarar.
Parabéns pela paciência de resenhar os contos.??????

Bruno.Jacimenco 30/01/2024minha estante
Ele é bem tranquilo, apesar das cenas gores. Fico feliz que minha resenha possa ter te ajudado e obrigado ?

Beatriz 29/01/2024

Se tornou meu livro preferido de contos do King! Amei os quatro, não teve nenhum que eu pensei: ?Ah, poderia ser melhor??, cada um entregou exatamente aquilo que prometeu.

Marina516 28/01/2024

Contos viciantes e sobretudo melancólicos
Me vi viciada e completamente ébria, sentimento de pena e injustiça me acompanhou durante o livro inteiro.

Augusto 27/01/2024

Um resenha preguiçosa... perdoem-me.
Uma coletânea de quatro contos de King. Um excelente, um bom, um repulsivo e um longo, tedioso e arrastado.
O livro abre muito bem com o que é, para mim, um dos melhores contos que li do autor. Foi a história que inspirou a adaptação cinematográfica "Um Sonho de Liberdade". Este é o ponto alto da obra. História cativante, protagonista carismático. Lamentei quando acabou.
E... talvez isso tenha sido parte do problema, porque elevou muito minhas expectativas e o conto seguinte.... hmm... conta a história de um jovem (psicopata, assim o vejo) que descobre que um idoso que vive nas redondezas é um ex-oficial nazista vivendo escondido e sob pseudônimo, gozando da tranquilidade do estilo de vida americano. Os dois personagens principais são asquerosos e foi difícil prosseguir a leitura.
O terceiro conto foi o que originou o filme "Conta Comigo". Lento, arrastado, tedioso, interminável. Faltou muito pouco para que eu abandonasse o livro aqui. O final melhora, mas não "salva" a história.
A "última estação" é o que mais se inclina ao terror e eleva novamente o nível da obra como um todo.
A impressão ao final do livro é agridoce... não consegui me livrar totalmente do "gosto ruim" do terceiro conto, mas ainda recomendaria a leitura por causa do primeiro e do último.

Jose151 24/01/2024

Gostei, mas não tinha como ser melhor ?
Gostei desse, os contos parecem meio sem sentido, a princípio, mas no final tem um explicação pra isso (não muito satisfatória, mas explica o porquê dessa estranheza).

No mais, já acostumei com a escrita do King, apesar de alguns contos serem maiores e mais descritivos, não senti isso como algo negativo, pois enriqueceu a história.

Ah, e temos algumas poucas conexões entre os contos, o que é sempre bom.

A seguir, minha opinião sobre cada conto:

1° conto: Primavera Eterna

Gostei muito da atmosfera, se passa em um presídio, e realmente dá pra se sentir um membro dessa comunidade. Aprendemos sobre as regras, as punições, as funções de cada indivíduo, e o nosso protagonista ainda faz um amigo, que carrega o plot do conto. Gostei bastante, nem parece que tem só 100 páginas

2° conto: Verão da Corrupção

Um conto gigantesco, dava pra ser um livro próprio. Não gostei tanto desse, sei que a motivação do personagem tá lá em algum lugar e a história é muito interessante, mas achei meio enrolado, muita coisa acontecendo, e senti o final um pouco corrido.

3° conto: Outono da Inocência

Esse é sobre um grupo de crianças, ficamos sabendo da história de cada uma delas, gostei disso, me lembrou um pouco "It", mas achei esse conto sem rumo também. Não sei se tinha alguma metáfora, mas senti que não chega a lugar nenhum.

Gostei bastante, só queria um propósito mais bem definido.

4° conto: Inverno no Clube

Cara, esse conto é bom, curti a vibe do clube dos senhores e da história do parto, esse é o que mais tem a cara do King (e descobrimos o porque no posfácio). Novamente, assim como nos outros três contos, não senti que esse tem um "tema central" (posso estar deixando passar despercebido, não sei) o que me tira um pouco do interesse de continuar a leitura, mas em geral o livro em si, não é ruim, todos os contos são interessantes, pelo simples fato de que não dá pra saber pra onde a história vai. Acho que vale a leitura, mas é beem diferente dos outros livros dele (o posfácio também explica o porquê disso).

Barbara1413 15/01/2024

Um bom livro!!!
Os contos são muito bons. Gostei mais do primeiro e do último. Eles conseguiram me deixar mais presa na história. Mas os outros dois contos são tão bons quanto. O Stephen King escreve muito bem, o cara nasceu pra isso!!!

emiliapsouza 08/01/2024

As coisas boas nunca morrem.
?Quatro Estações? é uma coletânea de contos sensacionais, onde King aborda diferentes temas e gêneros, mostrando toda a versatilidade que ele possui.

Os 3 primeiros contos foram maravilhosos, sendo o primeiro - Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank - o meu favorito de todos! O último não me agradou tanto, acho que por perder um pouco da qualidade que os outros 3 apresentaram.

A escrita de Stephen King é algo fora do comum, ele escreve com tanta naturalidade e fluidez que o livro não se tornou cansativo em momento algum, pelo contrário, as narrativas foram extremamente intricadas e envolventes. Além disso, os personagens foram muito bem construídos e interessantes, cada um possuindo diferentes dramas e complexidades, algo que acrescentou uma camada de profundidade emocional às histórias. Foi um ótimo livro, gostei muito.

Bia 06/01/2024

Brilhante como apenas King sabe ser
Quatro histórias distintas com premissas e desenvolvimentos que King consegue nos contar com um brilhantismo imenso característico de sua escrita. Três dos quatro contos viraram adaptações para o cinema igualmente preciosas. O mestre do terror tem ainda mais a nos oferecer do que suas - também incríveis - narrativas horripilantes.

Nina 05/01/2024

Quatro Estações
Para além do terror, Stephen King prova que transita muito bem em diversos gêneros, já falei em alguma resenha sobre como sou apaixonada por seus contos, e dessa vez, não é diferente com Quatro Estações. Se há uma palavra que eu definiria o elo de ligação entre as quatro histórias é DETERMINAÇÃO, leiam e saberão porquê. Um exercício interessante é logo após a leitura assistir as adaptações disponíveis, que são: Um sonho de liberdade, O aprendiz e Conta Comigo.

Usando as palavras de King no posfácio, as histórias deste livro são “uma fuga não convencional de uma penitenciária, um velho e um garoto ligados por um relacionamento hediondo baseado em parasitismo mútuo, um quarteto de garotos do interior empenhados numa viagem de descobrimento e um conto de terror sobre uma mulher decidida a parir seu filho de qualquer maneira”

"Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank" adaptado para TV como “Um sonho de liberdade” foi o conto que mais gostei, a narrativa tem fluidez, a história é interessante e me prendeu desde o início e eu torci muito por reviravoltas, e torci também pela fuga, afinal, todo mundo na cadeia é inocente hahaha.

"Aluno Inteligente" adaptado para “O aprendiz” é um conto ótimo, King não decepciona, mas a história é intragável, me peguei várias vezes com nojo, repulsa e raiva. A relação doentia entre Todd e Dussander te faz querer terminar a história logo e desejar que os dois sejam presos, que toda essa loucura seja descoberta. Queria um tetê-a-tetê com King para ele me explicar o final. Em resumo a história é boa, e pessoas normais devem ter mesmo nojo ao ler.

"O Corpo" adaptada para “Conta Comigo” é o conto que eu tinha mais expectativa, mas foi só ok, não me levem a mal, não é ruim, mas eu esperava mais. Quatro amigos determinados a ver um cadáver e fim.

"O Método Respiratório" foi o que menos gostei, não entendi o sentido do clube, entendi que era pra ser algo misterioso, mas King deixou misterioso até demais, essa própria história serve como pano de fundo para a verdadeira história, que é de uma mãe decidida a parir seu filho de qualquer maneira. Eu fiquei mais interessada no clube em si, mas não houve muito esclarecimento, que pena!

Se vale a pena a leitura? vale! King sempre vale a pena.
Nina 12/01/2024minha estante
No conto "O corpo" King inicia com um dos trechos que eu acho mais lindos e significativos em sua escrita:
"As coisas mais importantes são as mais difíceis de expressar. São coisas das quais você se envergonha, pois as palavras as diminuem - as palavras reduzem as coisas que pareciam ilimitáveis quando estavam dentro de você à mera dimensão normal quando são reveladas (...) Isso é pior, eu acho. Quando o segredo fica trancado lá dentro não por falta de um narrador, mas de alguém que compreenda."

Paloma.Rocha 29/12/2023

Boa leitura
Como já dá para imaginar, um conto em cada estação. Aqui teve até um que o King mencionou personagem do outro. Amo o King verso

Mas enfim, minha estação predileta aqui foi a primavera:

Primavera Eterna
Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank.

Que teve um plot twist muito bom

Henggo 28/12/2023

"Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank": impressionante como o King te fisga durante horas e você nem percebe. Este é um exemplo dessa capacidade de narração. História intrigante, diferente do usual que se espera do terror do King.

"Aluno Inteligente": tal qual "Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank", você é envolvido, enrolado como se uma serpente o chamasse e aos poucos o envolvesse com seu corpo frio e cheio de memórias sórdidas. Este é um daqueles livros que mergulham no horror que reside dentro de cada um de nós, aquelas vontades assombrosas, misteriosas, guardadas a sete chaves, que nunca podem ser reveladas. Mas aqui, como se invadíssemos a intimidade desses dois personagens, estamos enlameados até a cabeça com nada mais, nada menos, que a humanidade em sua essência animalesca. É fascinante.

"O Corpo": creio que de todos os livros e contos que já li do King (e não foram poucos), este é um dos mais melancólicos. Há algo de doloroso neste retrato do fim do infância diante da realidade que a vida exige. A história do menino Lachance diz muito sobre verdades ocultas por trás de rostos de sucesso e fama. Quantos corpos moldam um escritor? Fictícios ou reais, andamos sobre cemitérios.

"O Método Respiratório": confesso que não mergulhei tão profundamente aqui. Achei meio confuso a questão do clubes com as histórias contadas pelos membros e com a própria história tomada como foco. Tive uma sensação de falta de foco.

Igor 28/12/2023

Excelente leitura
Em Quatro Estações temos 4 novelas do mestre SK.
Nenhuma delas é voltada para o terror, embora todos tenham uma ou outra cena assustadora.
Em Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank temos um contador, Andy Dufresne, preso acusado de matar a esposa e o amante. Ele alega inocência, mas terá que enfrentar os perigos da prisão de Shawshank em busca da sua liberdade.
Na novela Aluno Inteligente, temos a história de um garoto que descobre que seu vizinho é um ex-nazista, e isso vai desencadear nele uma enorme curiosidade de descobrir mais sobre aquele homem e sua antiga vida.
Em O Corpo, 4 amigos partem numa aventura em busca de um cadáver de um garoto morto por um trem. Essa jornada irá marcar profundamente a vida deles.
Em O método Respiratório, temos um clube de contadores de histórias. Mas aos poucos vamos descobrindo que esse clube possui algumas peculiaridades.

Fabio Shiva 26/12/2023

DAS QUATRO HISTÓRIAS DESSE LIVRO, TRÊS VIRARAM FILMES MELHORES
Durante muitos anos imaginei que “As Quatro Estações” fosse o melhor livro dentre os tantos já escritos por Stephen King. Isso porque quando eu tinha de 14 para 15 anos (e considerava King o melhor escritor de todos os tempos), ganhei de Natal ¼ desse livro (a editora publicou picotado, para poder vender mais): “Outono da Inocência – O Corpo”. Comecei a ler no mesmo dia e terminei dois dias depois. Gostei muito, e achei a escrita mais “madura” (as aspas são por conta de minha própria “maturidade” na época) que a dos outros livros de Stephen King que eu já havia lido.

Pois bem. Logo em seguida tive a oportunidade de assistir ao filme baseado nessa história: “Conta Comigo” (https://youtu.be/-0jDyn5thTY?si=YL18V43uVaZGFGin), que achei pelo menos tão bom quanto o livro, se não melhor. E tempos depois vi pela primeira vez “Um Sonho de Liberdade” (https://youtu.be/Y22NgkErOAk?si=ow2qxg83NyRdtHLf), inspirado em outra das histórias de “Quatro Estações”: “Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank”. Esse acabou se tornando um de meus filmes favoritos, que já revi incontáveis vezes. Por esse motivo, passei a achar incontestável que “Quatro Estações” fosse mesmo o melhor livro de Stephen King.

E agora finalmente tive a oportunidade de ler a história que inspirou esse filme sensacional. E imaginem a minha surpresa ao constatar que os elementos da trama que mais provocaram a minha admiração simplesmente não existiam no texto original! Foram todos acrescentados na adaptação feita por Frank Darabont, que não só foi o roteirista como também o diretor de “Um Sonho de Liberdade”. Prefiro não comentar que elementos foram esses para não cometer spoiler, mas se você viu o filme, basta lembrar das três ou quatro cenas mais emocionantes do filme, e você saberá quais são as cenas que NÃO existem no livro.

A segunda história de “Quatro Estações” é “Aluno Inteligente”. Assim que comecei a ler tive outra surpresa, pois esse texto também foi transformado em filme: “O Aprendiz” (https://youtu.be/GtUpLTPLnJc?si=LA2OGZY36MbFutfn), que assisti há alguns anos. Aqui ficou ainda mais marcante a diferença entre o livro e o filme: o texto original traz um desdobramento que, em minha opinião, estragou a história. Novamente, não posso entrar em detalhes para evitar spoilers. Mas posso resumir meu descontentamento dizendo que o tema central da história é o nazismo. No filme, temos algumas alegorias sobre a sedução do Mal, que potencialmente existe no coração de todos os seres humanos. No livro, esse Mal é restrito ao âmbito dos monstros. Aqui, portanto, não se trata nem de considerar o filme melhor que o livro. O filme é bom, enquanto o livro é ruim (em minha opinião, não custa repetir!).

A terceira história do livro é a já mencionada “O Corpo”. Talvez porque eu já estava meio chateado, não curti tanto reler essa história, cujo ponto forte não é a trama em si, mas a evocação de um certo “clima” de juventude e amizade. É possivelmente o melhor texto do livro.

E então cheguei na quarta e última história, a primeira sobre a qual eu não sabia absolutamente nada: “O Método Respiratório”. E de cara já surge a curiosidade: por que será que essa é a única história do livro que não virou filme? Ao ler o texto, a resposta tornou-se óbvia. “O Método Respiratório” certamente é a história mais fraca do livro, mas creio que não foi adaptada para o cinema por outro motivo: trata-se de uma daquelas histórias de Stephen King mais puxadas para o grotesco, que de alguma forma ele consegue fazer funcionar em sua escrita, mas cujas incongruências ficam demasiado explícitas na linguagem do cinema. Um exemplo desse tipo de narrativa é “Comboio do Terror” (https://youtu.be/IniwjSfs4fs?si=LQnLCGU4QuANqYry), filme horroroso (no pior sentido) dirigido pelo próprio Stephen King e que foi inspirado em um conto até bem legal, “Caminhões” (presente em “Sombras da Noite”).

Sabe aquele velho ditado sobre o livro ser sempre melhor que o filme? Pois bem, ao menos para mim esse ditado acaba de ser desmentido.

site: https://www.instagram.com/fabioshivaprosaepoesia/
AngelaS.DiasNagami 26/12/2023minha estante
Esse livro é sensacional. Eu li o 4 conto e estava grávida. Terminei tensa ??

Fabio Shiva 26/12/2023minha estante
Nossa, deve ter sido muito tenso mesmo!!! Felizmente, você não precisou utilizar o método respiratório!!!

AngelaS.DiasNagami 26/12/2023minha estante
???? ainda bem que não

Fabio Shiva 28/12/2023minha estante
Gratidão por ter compartilhado comigo sua experiência. Depois fiquei pensando a respeito. Acredito que toda sincronicidade mostra que estamos no lugar certo e na hora certa, então a sua leitura dessa história, por mais assustadora que tenha sido, foi uma confirmação de que estava tudo bem (em minha opinião)!

AngelaS.DiasNagami 28/12/2023minha estante
Alguns livros a gente escolhe, outros, nos encontram e, acredito como você: talvez ler o conto me mostrou nas entrelinhas que não, eu não precisava ter medo do que viria em frente ?

Fabio Shiva 29/12/2023minha estante
Massa!!!

Leitora Baixa Renda 16/12/2023

No primeiro conto, vamos acompanhar Andy na prisão, temos sua história contada e ele tenta, a todo custo, fugir dessa prisão, apesar de poucas pessoas saberem. São dois personagens principais. Gostei da claustrofobia e sensação de aprisionamento que esse conto me transmitiu, contando sobre sua rotina na prisão, interação com outros presos e como o tempo passa devagar nesse lugar. Faz pensar na nossa liberdade através da ambientação. Gostei do final. Achei o conto um pouco arrastado, mas gostei muito da narrativa e construção de personagens.

No segundo conto, o aluno inteligente é o Todd, vamos acompanhar a maior parte de sua adolescência, dos 13 aos 18 anos. E também Arthur Denker, que tem outro nome, mas adotou esse quando veio para a América. Ele é um ex-soldado nazista de 70 e poucos anos. Vamos acompanhar o encontro e desenvolvimento conflituoso de convivência entre os dois. Todd quer muito saber o que aconteceu no campo de concentração nazista, como que era o trabalho de Denker. É um conto bem pesado, não gostei da violência, principalmente com animais. Gostei da adrenalina, como é um conto frenético. Não achei um final previsível.

Já no terceiro conto o que mais gostei foram das cenas macabras. O que menos gostei foi que achei um pouco confuso, considero os personagens muito parecidos e parecem sem identidade. Nesse conto vamos acompanhar quatro garotos de 12 anos que passam o final de semana todo atrás de um corpo, pegando chuva e sendo atacados por sanguessugas. Achei bastante arrastado. Não gostei do final. Daria 3??.

No quarto conto o que mais gostei foi como me surpreendeu. Nesse conto vamos conhecer um senhor, que se reúne com seus amigos para compartilhar suas histórias. Vamos entender que ele é médico e no passado atendeu uma moça que estava grávida e que vai lutar pra ter essa criança, fazendo tudo o que pode para dar a luz a esse bebê. As circunstâncias são bem atípicas e o final me surpreendeu muito. Não tem o que não gostei nesse conto.