A Bruxa de Portobello

A Bruxa de Portobello Paulo Coelho

Resenhas - A Bruxa de Portobello

Luana1472 14/03/2023

Essa forma de escrever como relatos é muito interessante, dá a sensação de estarmos lendo sobre alguém real e muito importante...
Mas acredito que a história é sobre autoconhecimento, preencher nossos vazios e sermos suficientes...

Sandra Clara 22/01/2023

Razoável
A Bruxa de Portobello não é um livro tão bom como Diário de um Mago, Alquimista e Brida mas é melhor que O Monte Cinco e Aleph.

Kotowari 20/01/2023

É meio complicado entender o que se passa na mente de um cara como o Paulo Coelho. Esse livro se resume em depoimentos de pessoas que tiveram contato com Sherine Khalil. Conhecida, posteriormente como Athena. Filha de ciganos, adotada por um casal de libaneses, que após fazer uma previsão através de pesadelo e retirada do Líbano, na época em que a guerra civil teve início (1974/75).

O mais legal é que acabamos vendo que todo mundo tem um pouquinho de "Athena" em nós mesmo. O livro é incrível, com uma escrita fabulosa. Recomendo pra qualquer um.

De todos os livro que eu já li desse autor, "A Bruxa de Portobello" se destaca como o meu favorito.

Stephani 17/01/2023

Edda com certeza é a personagem que mais soma na narrativa. Existe alguns capítulos inteiros dela que sinto que preciso ler e reler quase como um rito. Gerou identificação.

Gostei da forma que a narrativa segue, me prendeu não falar com a protagonista e sim falar com pessoas que falam com ela. Mas confesso que mais pro final deu uma desandada.

Queria talvez uma junção das mensagens ao invés de deixar elas tão espalhadas. Mas foi uma boa primeira leitura do ano. Das obras do Paulo Coelho não é a minha favorita mas com certeza merece destaque.

Isabella624 23/12/2022

Esperava muito mais do livro, mas não deixa ser bom. Me prendeu em algumas partes e em outras eu tive que pular, por ser meio repetitiva todas as reflexões sobre a história.
A história mostra Athena, que foi adotada por uma família amorosa, que teve um filho aos 20 anos porque sentiu que essa era sua missão na terra e o amava com toda sua força, mas sentia que faltava alguma coisa na vida, por estar sempre insatisfeita. Ao longo do livro, ela vai em busca da sua essência e seus dons, em conexão com a natureza, amor e sentimentos. Ela é uma personagem com personalidade forte, que vai atrás do que quer, e isso me irritou um pouco porque ela simplesmente fazia o que queria sem pensar em quem poderia machucar. Mas era exatamente isso que a fazia levar adiante sua vontade de ser conhecer e se aceitar, a fazendo uma personagem incrível também.
Gostei, principalmente por mencionar um pouco a cultura cigana. É uma história que fala sobre todos os tipos de amor.

Ayumi.kimura 25/10/2022

Esse formato de relatos foi bem interessante, e de uma forma tão continua e gostosa de ler, e o livro nos traz a magia e a força de uma mulher que poderia apenas ser alguém como tantas outras pessoas, mas resolve fazer tudo diferente. Athena nos faz pensar, ir atrás do desconhecido e nos ensina amar.

Manu 10/08/2022

A bruxa de Portobello ? Paulo Coelho
O amor é.

O sol que espalhou luz e calor por onde passou, e um exemplo para aqueles que pensam além dos horizontes.

Debora.Olindina 29/06/2022

O que veem
"Ora, o que é o amor? Uma força sem moral, que justifica qualquer fim? Ou um compromisso com os verdadeiros valores da sociedade, como a família e as tradições?"
Livro extremamente interessante e bem escrito.
A forma como cada um vê o outro é fascinante, e mais ainda o que compreendem.

Franz 22/05/2022

A Bruxa De Portobello.
Trata se da história de uma moça chamada Athena que teve um filho com um rapaz  chamado Lukás, se casaram tiveram um filho chamado  Viorel ,se divorciaram e Athena passa a se mudar e morar em condomínio e o rapaz volta para morar com sua família. O motivo de terem terminado foi o fim do amor que sentiam entre si. Apesar de tentativas dele para tentarem voltar ela não quis mais pois o relacionamento havia resfriado entre eles. Quem pediu o divórcio foi o rapaz, porém no dia do ocorrido Athena já estava a pressentir que isto viria a acontecer e já estava preparada para isto.
    Athena se aproxima da dança através de um dos moradores do condomínio que praticava junto a algumas outras pessoas e passou a ser corretora de imóveis sendo enviada para Dubai para fazer venda de lotes do deserto  e se deu muito bem com suas vendas.
     Ela passa a conhecer um senhor que é considerado sábio que tem uma barraca no deserto e traz a ele vários clientes e ele a ensina a gratificação da escrita .
    Tempos depois Athena conhece a sua verdadeira mãe que é cigana. Em seguida passa a conhecer um rapaz que é jornalista e passa a acompanhar ela por uns dias. Ele está gostando dela. Voltando Athena passa a dar aulas de como se encontrar com a Deusa em consultas em grupo de teatro, onde encontra a negação durante o percurso de ensinamento seguido da aprovação, pois da se a compreender que ela não aparenta o que está fazendo. Porém ela sabe.

Anna 01/05/2022

O amor é.
A história de Athena(ou Sherine Khalil), filha de cigana adotada por libaneses durante o período da guerra, é contada por pessoas que conviveram com ela, nos mostra que temos um pouquinho de Athena em cada situação da vida e maneiras semelhantes de lidar com as situações conflituosas.
A intolerância religiosa que ela e as pessoas do grupo sofrem se assemelha aos tempos de inquisição na idade média, e reflete muito na sociedade atual. A história deixa claro que o preconceito e fanatismo religioso não afeta somente o grupo mas os parentes, amigos e pessoas próximas. Athena tem um coração capaz de incorporar a Grande Mãe e não desejava sua projeção pessoal, mas que a missão fosse cumprida.

sabrina282 29/04/2022

leiam!!
Foi um livro que me surpreendeu do início ao fim, os temas abordados me fascinam e assim como todas as obras do Paulo Coelho, cada parágrafo é repleto de vida.

julianasantiago 13/04/2022

A bruxa de Portobello nos traz interessantes reflexões sobre a vida e seus propósitos. A história alterna entre momentos mais tranquilos e outros bem marcantes. O texto é bem gostoso de ser lido. Tudo flui de maneira bem natural e espontânea. Não é uma obra máxima do autor, mas vale a pena ser lido!