O Grande Gatsby

O Grande Gatsby F. Scott Fitzgerald

Resenhas - O Grande Gatsby

João 17/12/2023

Só consegui terminar na terceira vez que tentei ler, pois é um livro num ritmo mais lento. É daqueles que você tem que ler de uma vez, se nao perde a vontade.

Lucas Mart1m 17/12/2023

Casa inflada, tão cheia quanto vazia
O livro acompanha Nick em seu curto mas conturbado tempo em Nova York nos anos 20, entre grandes festas, fama e materialismo.
Com personagens caricatos, de moral dúbia, numa vivência luxuosa e vazia.
O gatsby buscando seu idealismo (contaminado talvez) acaba em um mau final mas de acordo com a moral desse mundo de alta classe.
Dayse é mais graciosa na visão de terceiros do que na realidade.
E Nick, lúcido do que o cerca, vai embora.(sua sexualidade não tão clara)
Sinceramente, espero mais do filme do Leonardo DiCaprio, pois apesar de relativamente bom, o livro é mais sobre uma novela de pessoas ricas. Entretanto, é bem possível tirar boas discussões, relacionado com parasita, filho pródigo e outros.

Vicky 17/12/2023

Filme e livro: complementares
Este é um dos raros casos no qual o filme não deixa nada a desejar quando comparado à obra original (pelo menos não a versão de 2012, com o Di Caprio). Eu até recomendaria assistir ao filme antes, para ter rica noção visual das descrições que o livro traz: uma das peças centrais da história são as festas exuberantes e luxuosas que Gatsby dá em sua mansão ? e a cenografia consegue transmitir isso com exímio.

É uma história de amor, mas também sobre ganância, frivolidade das relações humanas e uma vida sem sentido real. Me encantou desde o começo.

Simona.Elmswood 16/12/2023

MELHOR LIVRO DO ANO
Sem dúvida, foi o melhor livro que li esse ano, eu ri e fiquei emocionada. É um clássico, e agora entendo o motivo de ser tão comentado em livros de romance, faz todo sentido.

Fitzgerald, exemplifica o tão famoso "sonho americano".

Jay Gatsby personifica esse sonho, construindo uma imensa fortuna por amor a Daisy Buchanan, uma mulher que o rejeitou por não ter riqueza quando eram mais jovens. Paralelamente, Fitzgerald teve experiências semelhantes com Zelda, sua esposa.

O narrador-personagem, Nick Carraway, observa essa história. Recém-chegado a Nova York, ele busca sucesso sem comprometer seus valores morais, enquanto se envolve com o enigmático Gatsby e os ricos da região. O livro desafia a noção de meritocracia e expõe a riqueza superficial e a busca por status em uma época efervescente da história americana.

matyldes 15/12/2023

O poder do ego
?O grande Gatsby? é uma narrativa onde Nick se aproxima de Jay Gatsby e sempre busca entender Gatsby e a vida dele. Jay Gatsby é um homem misterioso e cheio de segredos e que ninguém sabe de onde vem sua fortuna, dessa forma, abrindo portas para palpites sobre a sua vida. Gatsby esbanja muito luxo e grandes festas onde muitas pessoas estão presentes mas poucos são convidados, Jay Gatsby é o típico homem americano e com um ego extremamente alto o que faz Nick deixar bem claro desde o início que não gosta de tal característica. No decorrer do livro é mostrado que apesar de tanto ego e luxo ele não é uma pessoa que realmente gosta esbanjar o que tem e no final de uma forma fluída seus segredos são revelados e o motivo de tanto luxo é um amor não compreendido.

ana julia 14/12/2023

Gatsby acreditava na luz verde
?Ele não sabia, no entanto, que o sonho havia ficado para trás, perdido em algum lugar dentro daquela vasta obscuridade que se estendia além da cidade, em que os campos escuros se estendiam para muito além da noite.?

FelipeFurtado 13/12/2023

"E assim seguimos adiante, barcos contra a corrente, levados incessantemente de volta ao passado" (p.220)

Audrey 13/12/2023

Um clássico da década de 20 que retrata a sociedade desta época, na qual valorizava festas e grandes eventos a fim de esbanjar suas riquezas e status social. Uma sociedade em que vivia num grande vazio e futilidade, mas cheia de romance e valorização sexual.
Interessante o modo como era a comunicação, interação e tratamento entre os indivíduos da época. Vale a pena a leitura e saborear um pouco a maneira com que viviam.

Amanda.Carvalho 12/12/2023

O Grande Gatsby
Bem diferente do que eu esperava. O personagem principal só vai aparecer depois de um bom tempo na história e é envolvido em muitos mistérios, uns revelados, outros não. O livro mostra a desgraça que pessoas egocêntricas e egoístas podem causar na vida de pessoas que realmente se importam com elas.

isaazm_ 12/12/2023

[...] E assim continuamos, barcos contra a corrente, impelidos incessantemente rumo ao passado [...]
Esse livro foi uma surpresa muito boa, não esperava gostar tanto. Amei a escrita, por incrível que pareça, é um pouco rebuscada mas é fluida, fiquei hipnotizada pela narrativa do livro, pela aura de mistério, sem saber o que iria acontecer.
Gatsby é um eterno iludido sonhando acordado e criando expectativas sobre o mundo e sobre as pessoas, Daisy e Tom são pessoas fúteis que vivem em um mundo artificial, o verdadeiro mistério desse livro para mim é o Nick.
Não vou fazer um debate profundo sobre o que Gatsby ou Nick representam, sei que gostei da história e para mim a verdadeira moral é que por trás de toda riqueza e extravagância tem uma podridão, um segredo.

Isabelle 10/12/2023

Não se pode reparar o passado
Eu achei o desenrolar da leitura meio chato e tedioso , porém ao terminar de ler e entender o que o autor quis passar com essa história o livro subiu no meu conceito. Há muitas nuances e reflexões . Nesse caso eu achei o filme melhor que o livro e o final me arrasou.
Praga.Enzo 10/12/2023minha estante
Ce assistiu antes de ler o livro? Talvez tenha sido isso. Nossa, eu não conseguia parar de ler kkkkk

Isabelle 10/12/2023minha estante
Não , eu li primeiro depois vi o filme

Patresio.Camilo 10/12/2023

Bom livro - mas desta vez o filme é melhor.
Continuando a minha saga de zerar os livros da minha estante, cheguei ao "O Grande Gatsby" - comprado no ano de 2019.
Após diversos ensaios, comecei e terminei a leitura.
O início não é empolgante, e o meio e fim também não.
Apesar de ser um texto bom de se ler, e a leitura flui bem, sinceramente, este é um dos raros casos que o filme ficou melhor que o livro.
O personagem principal para mim não tem nada de grande, um personagem como outro qualquer (talvez aqui esteja a magia do livro).
O que achei mais interessante é justamente a superficialidade dos personagens, e acredito que aqui resida a magia do livro.
Elencado com um dos grandes clássicos da literatura, sempre aparece em listas, e bem agora eu o li.
E antes que venham a comentar em minha resenha: Ah vc não entendeu o livro, eu entendi o livro sim, e não gostei.
Prepare-se para um monte de citação de nomes que não tem nada haver com a história, romances que não empolgam, a ausência de vilões e antagonismo.
Pelo menos uma proposta o livro consegue manter: não ficam pontas soltas, e somente.
Ao fazer a leitura, descarte minha resenha, e espero que sua experiência seja melhor que a minha.
Enfim, fico por aqui.
Praga.Enzo 10/12/2023minha estante
Acho que o Gatsby é "grande" aos olhos do Nick. Talvez seja isso.
Eu não havia visto o filme, então achei o desenrolar bem emocionante o tempo todo. Toda hora queria saber o que ia acontecer rs
Mas tinha vontade de socar o Tom toda vez que ele aparecia. E também quis abraçar o Gatsby. Que final solitário!

cainannx 09/12/2023

Drama de gente rica no verão
Eu devo dizer que eu amei esse livro. Foi uma leitura muito rápida, peguei e li praticamente de uma vez. A estética, os personagens, a escrita, a ambientação, a história, tudo me deixou interessado. Um clássico é um clássico por uma razão.