O Grande Gatsby

O Grande Gatsby F. Scott Fitzgerald

Resenhas - O Grande Gatsby

Jenni 24/12/2023

O infeliz Gatsby...
Essa história é completamente diferente do que eu imaginava. Não acontece muita coisa no decorrer do livro, só dá uma guinada no final e achei o final bem medíocre, mas é compreensível.
A única coisa que eu gostei foi essa satirização do "ideal americano". Gatsby é a representação de que o dinheiro não pode comprar tudo, tinha tantas posses e ao mesmo tempo não tinha nada verdadeiro, lutava arduamente para se encaixar em um lugar que nunca foi seu e que nunca permitiria essa entrada.
Naraliz 07/04/2024minha estante
Nunca tive interesse em ler esse livro, mas esse desinteresse aumentou ainda mais kkkkk obrigado pela resenha amg, poupou meu tempo

Jenni 08/04/2024minha estante
@Naraliz De nada kkkkkkkkkk

Emilly.Rafaela 23/12/2023

Nem todo mundo sabe ler romances de época.
Ja perdi a conta de quantas vezes reli esse livro e ele é simplesmente incrível.

Romances de época não devem ser tratados simplesmente como romances atuais e pessoas que amam romances porém não curtem a leitura de Gatsby talvez não saibam ler romance de época.
Gatsby é uma trama que seus problemas são ocasionados pelo cenário e a época que vivem. Uma época onde classes sociais, estilo de vida e sobrenome é o poder. Não adianta culpar os personagens por questões que a época os obriga. Nada justifica o desfecho da história, mas não haveria desfecho feliz se trouxermos as escolhas dos personagens para a época em que tudo ocorreu.

Ler Gatsby é viajar no tempo e entender os problemas deles naquele tempo e pense se teria feito diferente levando em conta a posição social, a época e o sobrenome que cada personagem estava.

Boa leitura!

Camilly Displahs 21/12/2023

O grande Gatsby
Este foi o último clássico a ser estudado na matéria de Literaturas da Língua Inglesa do quinto período do curso de Letras. Levei 2 meses para a conclusão, mas antes de concluir já sabia sobre a história, pois estudamos sobre o livro no dia 31 de outubro. Como eu não conhecia nada da história, pois nunca havia buscado conhecer a história de Gatsby, assisti antes ao filme muito bem adaptado no qual o ator Leonardo DiCaprio interpreta o famigerado.

Ao estudar em sala de aula sobre um livro conseguimos ter percepções que talvez nunca teríamos em uma leitura por diversão, por exemplo. O contexto histórico em que se passa O grande Gatsby é em uma Nova York de 1920, na qual ainda havia muito preconceito social com aqueles "novos ricos" imigrantes, Gatsby não era enxergado de uma forma nobre pela sociedade, pois seu dinheiro não veio de uma herança, mas sim de uma forma corrupta e suja. O sonho americano invadiu Gatsby, pois ele acreditava que dessa forma poderia alcançar Daisy, que poderia retornar ao passado, que Daisy largaria o seu marido e fugiria com Gatsby, que Daisy iria confessar que sempre amou somente Gatsby. Porém, o sonho americano é uma ilusão baseada no dinheiro. Nem as festas deslumbrantes e nem a grande mansão trouxeram Daisy de volta à vida de Gatsby.

De início achei a narração de Nick muito dispersa, não estava entendendo nada, não conseguia me conectar com a história, mas após estudar os temas, o contexto social, os simbolismos e tudo sobre o livro, eu me apaixonei pela história.

Existem muitos simbolismos nesta obra, como a comparação de West Egg e East Egg, sendo a primeira o lugar onde estavam os "novos ricos". A luz verde simboliza a esperança de Gatsby para alcançar Daisy, retornar ao passado. Enfim, os olhos do dr. T. J. Eckleburg, as mansões, o vale das cinzas... São todos simbolismos presentes na narrativa.

Os temas aparentes são: a decadência da sociedade devido ao sonho americano, o vazio da sociedade alta, dinheiro como única solução, critica ao materialismo, integridade e amor.

A mensagem da obra é: o passado não pode se repetir.

Estefhanio 20/12/2023

?Gatsby acreditava na luz verde, no futuro orgástico que, ano após ano, costuma recuar diante de nós. Ontem fomos iludidos, mas não importa ? amanhã correremos mais rápido, esticando nossos braços mais além? E numa bela manhã? E assim avançamos, botes contra a corrente, impelidos incessantemente de volta ao passado.?

mari borsoi 20/12/2023

O Grande Gatsby
No geral é um livro bom com uma escrita fluida, mas achei o final um pouco decepcionante comparado com os acontecimentos intensos que o antecederam.

Marcelle 19/12/2023

Definitivamente um clássico da literatura estadunidense. Evocou sentimentos de admiração e melancolia ao mesmo tempo. E vontade de terminar logo para saber o desfecho dessas interações peculiares entre os protagonistas.

Lara 19/12/2023

O livro é meio lento (apesar de ser rápido de ler), mas é bem interessante. Tem umas reviravoltas que me pegaram de surpresa. Recomendo.

elisaa.os 18/12/2023

Tive dificuldade de ler, queria muito conhecer a história por ser um livro famoso
em algumas partes eu não entendia nada do que estava acontecendo
lição: dinheiro te cerca de gente interesseira e você morre sozinho com nem 5 pessoa no teu velório

Leti 18/12/2023

O livro O Grande Gatsby é cheio de dilemas que perpassam a sociedade até os dias de hoje, não é à toa que é um clássico. Ao contar a história do personagem principal através da visão de um personagem, não temos confiança em nenhuma narrativa contada, não é possível ter certeza sobre o que realmente se passou nos acontecimentos ou se é apenas a visão de Nick, o que torna toda a história mais intrigante. Com isso, conseguimos fazer parte daquele mundo não apenas como observadores, mas passando pelos mesmos questionamentos daquela sociedade em relação ao Gatsby.

João 17/12/2023

Só consegui terminar na terceira vez que tentei ler, pois é um livro num ritmo mais lento. É daqueles que você tem que ler de uma vez, se nao perde a vontade.

Lucas Mart1m 17/12/2023

Casa inflada, tão cheia quanto vazia
O livro acompanha Nick em seu curto mas conturbado tempo em Nova York nos anos 20, entre grandes festas, fama e materialismo.
Com personagens caricatos, de moral dúbia, numa vivência luxuosa e vazia.
O gatsby buscando seu idealismo (contaminado talvez) acaba em um mau final mas de acordo com a moral desse mundo de alta classe.
Dayse é mais graciosa na visão de terceiros do que na realidade.
E Nick, lúcido do que o cerca, vai embora.(sua sexualidade não tão clara)
Sinceramente, espero mais do filme do Leonardo DiCaprio, pois apesar de relativamente bom, o livro é mais sobre uma novela de pessoas ricas. Entretanto, é bem possível tirar boas discussões, relacionado com parasita, filho pródigo e outros.

Vicky 17/12/2023

Filme e livro: complementares
Este é um dos raros casos no qual o filme não deixa nada a desejar quando comparado à obra original (pelo menos não a versão de 2012, com o Di Caprio). Eu até recomendaria assistir ao filme antes, para ter rica noção visual das descrições que o livro traz: uma das peças centrais da história são as festas exuberantes e luxuosas que Gatsby dá em sua mansão ? e a cenografia consegue transmitir isso com exímio.

É uma história de amor, mas também sobre ganância, frivolidade das relações humanas e uma vida sem sentido real. Me encantou desde o começo.

Simone 16/12/2023

MELHOR LIVRO DO ANO
Sem dúvida, foi o melhor livro que li esse ano, eu ri e fiquei emocionada. É um clássico, e agora entendo o motivo de ser tão comentado em livros de romance, faz todo sentido.

Fitzgerald, exemplifica o tão famoso "sonho americano".

Jay Gatsby personifica esse sonho, construindo uma imensa fortuna por amor a Daisy Buchanan, uma mulher que o rejeitou por não ter riqueza quando eram mais jovens. Paralelamente, Fitzgerald teve experiências semelhantes com Zelda, sua esposa.

O narrador-personagem, Nick Carraway, observa essa história. Recém-chegado a Nova York, ele busca sucesso sem comprometer seus valores morais, enquanto se envolve com o enigmático Gatsby e os ricos da região. O livro desafia a noção de meritocracia e expõe a riqueza superficial e a busca por status em uma época efervescente da história americana.