O Grande Gatsby

O Grande Gatsby F. Scott Fitzgerald

Resenhas - O Grande Gatsby

JosA225 30/12/2023

O Grande Gatsby
Obra-prima F. Scott Fitzgerald. Um romance sobre os anos após a Segunda Guerra Mundial, época de prosperidade os Estados Unidos e seus habitantes e uma estória de amor não concretizada.

finnlandia 29/12/2023

Muito chato o início, mas o final é incrível. Não odeio o tal personagem que faz a história andar a partir de uma lástima ocorrida com ele, mas é inegável que era o que o livro precisava para ficar interessante.
Por fim, até que o Fitzgerald conseguiu roubar bem a própria esposa pra fazer um livro bom, se formos otimistas.

Alvin.Hercules 28/12/2023

Um dos mais luxuosos romances do século XX
O Grande Gatbsy é o mais célebre romance do escritor F. Scott Fitzgerald. A obra é narrada pelo corretor de títulos Nick Carraway, que após se mudar para uma modesta casa em West Egg, descobre ser vizinho de um magnata chamado Jay Gatbsy. Após desconfiar estar sendo vigiado, um dia Nick recebe um convite do próprio Gatbsy para frequentar uma de suas magníficas festas. Ambos desenvolvem um pequeno laço amistoso, tendo como objetivo a reconciliação entre Gatbsy e Daisy, a mulher que amou antes de partir para a Grande Guerra.
À medida que a trama se desenvolve, Nick vai cada vez mais passando a conviver com a alta sociedade, e como espectador, pode notar seus excessos, sua hipocrisia e sua indiferença.
O final remete muito à ideia presente em "A Metamorfose " de Franz Kafka, na qual o personagem só possui valor enquanto tem algo a oferecer.

O livro é excelente e a narrativa é muito bem construída, conseguindo prender o leitor do início ao fim. A complexidade dos personagens e suas particularidades chegam a ser cativantes.

Uma verdadeira obra prima, e que está prestes a completar 100 anos!

Arthur1249 28/12/2023

Gatsby, aquele clássico inesquecível!
Gatsby é sem dúvidas um personagem interessante. O EUA estava no auge da indústria, nessa década de 20, os chamados ricos surgiram como a verdadeira elite do país. Não foi nada fácil para Gatsby, torcemos pra ele do início ao fim, ele conseguiu vencer na vida, mas a realidade foi dura. Em meio as relações superficiais, da importância dos bens materiais, e a grande futilidade que apesar de décadas ainda existe no ser humano. Enfim, uma ótima obra.

Sabrina.Rodrigues 28/12/2023

Adore
Jay Gatsby, o anfitrião milionário de monumentais festas em sua mansão, suscita muita desconfiança em seus convidados no que diz respeito à origem de sua fortuna, obtida após sua participação na Primeira Guerra Mundial. Gatsby é apaixonado há anos por Daisy, uma aristocrata casada com o astro esportivo Tom Buchanan, e prima de Nick Carraway, um corretor de títulos que vive em Long Island, em uma casa vizinha à do protagonista. Ao ser enfim convidado para uma das festas da Gatsy, Nick se torna seu amigo e, por meio dessa relação, Gatsy busca se aproximar de Daisy na esperança de reatar o velho romance, agora que se tornou um homem rico e capaz de impressioná-la. O triângulo amoroso entre Daisy, Gatsy e Tom começa a ganhar ares de tensão até que culmina em uma sucessão de tragédias, revelando a verdadeira face dos personagens e da sociedade aristocrata.

LuanaGarciadoCarmo 27/12/2023

Achei triste rs. Eu gostei de ser uma pessoa de fora narrando tudo, e essa pessoa ter empatia com o Gatsby, mas é uma tragédia, né?

Kelita.Angelo 27/12/2023

Os anos 20
Que livro sensacional! Sempre tivera curiosidade com o livro, principalmente depois de assistir a adaptação com Leonardo Di Capri que é linda.
Acompanhamos um narrador não muito confiável (apesar dele dizer que é) que nos relata a história de pessoas ricas - os herdeiros e os que se fazem ricos.
Na década de 20, o EUA estava no auge com o início da indústria, do cinema e muitos novos ricos surgiram na elite do país. Eles se inseriram na elite do país, participavam dos seus eventos e tinham mansões, mas sempre eram lembrados que não tinham berço. "Seu dinheiro é bom, mas não tanto".
O autor consegue transpor essa ideia com a história de Gastbay e sua amada, uma herdeira. Na verdade não sei dizer se ambos se amavam de fato ou se amavam o que o outro representava .
Fato é que torcemos por Gatsbay, afinal ele venceu na vida, mas a realidade era dura demais para ser fantasiosa.

Fabi 26/12/2023

O início foi meio truncado, demorei a entender as relações entre as personagens. Valeu a pena continuar a leitura.
É um retrato sobre a sociedade americana no pós guerra. As relações superficiais, do ?ver para ser visto?, da importância dos bens materiais. Mentiras, traições na cara dura. Futilidades.

deardean 26/12/2023

A luxuosa futilidade dos anos 20.
Pessoas fúteis, egocêntricas e ricas, Fitzgerald (que também andava com essas pessoas) soube escrever perfeitamente a forma indiferente que essas pessoas se relacionam, ou melhor, se aproveitam.

Adentrei festas luxuosas com pessoas das mais altas classes, ouvi das várias fofocas e tomei dos diversos drinks que a escrita pôde me proporcionar.

Não é uma leitura que causa emoção até o meio/final, em vários momentos tive confusão em relação aos diálogos ou tempo em que a história se passava, é algo mais calmo, lento, mas gera curiosidade sobre o mistério que é o Gatsby e qual seu objetivo ali afinal de contas.

Mas a obra de arte é, sem dúvidas, o grande acontecimento no final que explica perfeitamente a fama de um clássico.

Miris 26/12/2023

The great Gatsby:
Como outros clássicos que li, terminei o livro com o pleno entendimento do por que ele ter a relevância que tem, sendo considerado uma das grandes obras da literatura.
O personagem Gatsby de fato é interessante; no meio da elite americana dos anos 20 (pessoas as quais o caráter é respaldado no dinheiro e poder), se destoa da futilidade e ao mesmo tempo é intrínseco à ela; Sem nunca tocar na bebida das próprias festas que dá.
Amei a dramatização da origem do gatsby, sua motivação, sua ascensão enfim queda.

Laritavdd 26/12/2023

Daisy=dinheiro Gatsby=homem americano comum
Esse livro é mto mais do que um romancezinho ou uma historinha de amor! Ele é uma metáfora que explica basicamente o capitalismo e a sociedade americana do século passado, mostrando Daisy como personificação do dinheiro e o Gatsby como o homem americano que todo mundo almeja ser.
Um livro genial que mostra a verdade americana, porém do ponto de vista do protagonista, o Nick, que narra cada situação do livro.
Esse livro deveria ser obrigatório!
Apenas leiam

nagilarh 26/12/2023

Eu gostaria de esquecer que li esse livro
Analisando friamente, o livro vende a ideia de sonho americano. Gatsby é a personificação disso. Construiu sua fortuna ?do nada?.
Porém a história é péssima, os personagens são fúteis, dissimulados e egocêntricos. Nao me prendeu. Li apenas pra poder falar mal com propriedade

Victória 25/12/2023

Livro que apesar de ser curto, demorei para ler. A leitura é mais lenta, fiquei confusa em alguns momentos. Apesar disso, o autor traz algumas reflexões muito atuais.

1Sbag 25/12/2023

Não curti muito o livro não, achei em certas partes muito confuso a colocação do tempo da história, em que momento ele estava aonde e por aí vai.