O Grande Gatsby

O Grande Gatsby F. Scott Fitzgerald

Resenhas - O Grande Gatsby

Peter.Molina 04/01/2024

Decadência americana
Este pequeno livro narra através de Nick Carraway, a vida faustosa de Gatsby e de muitos milionários no início dos anos 20, com suas festas suntuosas e vidas vazias. No começo, não consegui me conectar com nenhum personagem, todos muito fúteis, mas a partir de um determinado acontecimento, o livro tem uma reviravolta, rumo à decadência e à sordidez. Aqui são retratadas a falsidade, os interesses, a moral vergonhosa, enfim, o sonho americano que não existe de fato. Só ficam as mentiras e a arrogância desesperada. Não leiam a introdução antes pois tem spoilers da história.

Cris 03/01/2024

Um baita clássico que apenas não me roubou como esperava.
Lançado em 1924, 'O grande Gatsby' de F. Scott Fitzgerald, retrata, basicamente, a superficialidade da vida da classe alta num EUA na década de 20 logo após a 1ª Guerra Mundial. Jay Gatsby além de representar a materialização do sonho americano, também simboliza para mim a ruptura e a perda do amor, principalmente o próprio, já que ele oferecia estrondosas festas à rigor em sua mansão localizada na West Egg unicamente com o pretexto de chamar a atenção de Daisy, uma pessoa intragável e fútil, por quem ele teve um relacionamento no passado não conseguindo então esquecê-la.

O livro é narrado em 1ª pessoa por Nick Carraway, um observador modesto e bem curioso que, aos poucos, vai descobrindo junto com o leitor o mundo misterioso de Gatsby, sobretudo, o motivo do ricaço conseguir tanto dinheiro em tão pouco tempo.

(...) Esmagavam coisas e criaturas e depois se protegiam por trás da riqueza ou de sua vasta falta de consideração, ou o que quer que os mantivesse juntos, e deixavam os outros limparem a bagunça que eles haviam feito?

O enredo em si não tem muitos desdobramentos ou reviravoltas, é simples em história e um tanto complexo em metáforas e simbolismos. Fitzgerald a todo momento tece críticas relacionadas à superficialidade de emoções. Critica também os costumes da época dos endinheirados, baseados em interesses e status. Problemas que continuam presentes na atualidade, quase 100 anos depois da publicação do livro. Surreal, não é mesmo?

Por mais que eu tenha achado a narrativa fluída por demais e finalizado a leitura em um curto espaço de tempo, não me apaixonei como gostaria. Em determinados capítulos me batia uma certa vontade de avançar as páginas a fim de já ir para o seu desfecho... desfecho esse estupidamente triste, trágico e por que não bastante injusto?!?

Indico a leitura unicamente por ela ser um clássico de peso. O livro em si não é perfeito, a trama não surpreende muito e a forma como alguns personagens são apresentados irrita e até incomoda. No entanto, há humanidade do início ao fim valendo assim a experiência, sem sombra de dúvidas!

(...) Veja, eu geralmente me acho no meio de estranho, porque eu vou aqui e ali, tentando esquecer as coisas tristes que me aconteceram.
limasvicx 03/01/2024minha estante
ansiosa para ler esse

Cris 03/01/2024minha estante
Leia sim e depois me fale o que você achou. ?

ViviGreg. 03/01/2024

Que livro incrível! É triste e gera reflexões a respeito das amizades a nossa volta, sobre a falta de honestidade e empatia das pessoas e sobre objetivos de vida. Gostei muito desse clássico eagora quero assistir ao fime.

Eliane406 01/01/2024

A opulência e declínio dos anos 20
?O tão ambicioso "Sonho Americano", vir para as Américas, era sinônimo de buscar riquezas. Sobretudo o "Sonho Americano" está ligado ao país dos E.U.A. que sempre foram famosos em espalhar sua fama de afortunados, de suprema potência mundial, de que todos podem ser livres e ricos. No período 1920, o país entrou em prosperidade econômica em setores do rádio, filmes, automóveis e químicos, a linha de crédito expandiu para os grandes centros urbanos, após ter passado pela 1° Guerra.O jazz tornou-se muito popular entre os jovens americanos, embora tenha sido visto como apenas barulho pela geração mais velha. A dança tornou-se uma recreação popular. E outro fator que modificava o caráter social foi a lei seca.

?No Romance Trágico, é evidente a crítica que Fitzgerald faz a esse período, uma era mergulhada em festas, vivia de riquezas, aparências e futilidades para preencher o vazio de suas vidas opulentas, esquecendo-se do mundo lá fora. Um relato triste e obscuro de uma ganância que conduz a barganha de qualquer situação, e que leva a destinos perecíveis, sem sentimentos válidos. A decadência provida do materialismo e da falta de moral.

Raissa594 31/12/2023

Um clássico muito interessante! Gostei muito de ler, apesar de ter enrolado muito para finalizar a leitura.

P. Barata 31/12/2023

Não é o tipo de literatura que me atrai, a forma como o narrador apresenta a história não me convenceu de imediato. Mas um clássico é um clássico. A medida que o enredo se desenvolve você acaba se envolvendo com as personagens. E torce... contra ou a favor de Gatsby. Escolha!

daniela!! 31/12/2023

Questões de Esperança Infinita
Comecei a ler esse livro sem saber sobre o que era e com poucas expectativas, mas, agora, depois de ter terminado, sei que foi a escolha mais certeira em relação a livros que já fiz.
O Grande Gatsby traz uma trama forte que golpeia reviravoltas intensamente durante a narrativa. Nos faz sentir as emoções dos personagens, sofrer com eles e viver as nuances da vida descrita.
O livro traz um tom melancólico, de ter esperança em algo impossível. Juntamente, tem também festas boêmias, momentos de romance e reencontros de aquecer o coração.
Gostei das lições intrínsecas na narrativa e de como tudo se interligou no final. Sinceramente, acho que é o melhor livro que já li. Recomendo demaissssssss!! ;)
rafamassagardi 31/12/2023minha estante
Doida para ler!!

daniela!! 31/12/2023minha estante
É muito bommm

Ana Lu 03/01/2024minha estante
Ahhh, quero muito ler esse, não sabia que vc tinha gostado tanto!

daniela!! 04/01/2024minha estante
É lindo!!

camilla. 02/01/2024minha estante
????

Sabrina 30/12/2023

Tomei conhecimento através do filme, que, aliás, após a leitura vejo quão bem adaptado.
Os personagens estão longe de ser perfeitos e isso torna-os muito familiares. O personagem do título, embora imperfeito, progressivamente inspira certa simpatia, o que faz a simpatia aos demais personagens diminuir consideravelmente.
Uma obra interessante sobre a qual pensar.

crfbordersz 30/12/2023

?I felt a haunting loneliness sometimes, and felt it in others--young clerks in the dusk, wasting the most poignant moments of night and life.?

Ivan 30/12/2023

Clássico da literatura americana
Gatsby é um homem misterioso que ficou muito rico. Conhecido por dar grandes festas, nas quais qualquer um pode participar. Visto pelos outros como um homem que tem tudo que deseja, não imaginam a solidão que o aflige, em busca da sua paixão da juventude.

O livro é um retrato dos EUA pós-guerra, que se tornara o centro do capitalismo mundial, o famoso “American Way of Life”

O romance tem aquele estilo de clássico, arrastado, que deve ser lido sem muita pressa. Mesmo assim, a narrativa prende a atenção do leitor e vale a leitura.

Julinharuindadepura 30/12/2023

A grande depressao
O título ja diz tudo. Sinceramente, nao sei oq dizer desse livro, so que ele foi uma aventura aristocrata com um final triste.
Gatsby é o primeiro (e único) rico americano que eu gosto

JosA225 30/12/2023

O Grande Gatsby
Obra-prima F. Scott Fitzgerald. Um romance sobre os anos após a Segunda Guerra Mundial, época de prosperidade os Estados Unidos e seus habitantes e uma estória de amor não concretizada.