Noite de Reis

Noite de Reis William Shakespeare

Resenhas - Noite de Reis

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Malu Alves 07/04/2024

O bobo sendo o único sã dessa peça.
"e vamos tentar, cada vez mais, agradar a cada dia."

Essa peça é uma comédia, bem tontinha que tira risadas genuínas, com bastante confusões mas como sempre, acaba tudo bem...
Realmente nada faz muito sentido.
Mas analisando bem, todos os personagens tem um pouco de loucura, e o bobo que deveria ser o mais idiota, é o mais sábio.
Me diverti lendo, valeu a pena apesar das confusões (que dificultam a leitura e interpretação) que já são obrigatórias nas peças de Shakespeare.

Camill R 25/03/2024

Um bom passatempo
É uma peça leve se ler. Umas boas poucas risadas e entretenimento com a trapalhadas e confusões.
Mais um passatempo para relaxar com a leitura e achar graça de coisa boba.

daleriku 12/01/2024

"(...) eis aqui a minha mão: a partir de agora, você é a dona de seu mestre, senhora de seu senhor."

Meu duque, precioso duque. Preciosa Viola, tanto versão senhor quando senhora.

Eu me diverti muito com a leitura. Tudo que ia acontecendo era previsível, mas não deixou de ser maravilhoso. Fiquei recordando o tempo todo do filme da Amanda Bynes "Ela é o cara" e achei mais engraçado ainda, principalmente quando o Sebastião encontrou a Olivia.

Eliane406 12/01/2024

Shakespeare é genial no contexto em que crítica a sociedade
?Título original, Twelfth Night, refere-se à décima segunda noite depois do Natal; é a noite de 6 de janeiro, Dia de Reis. Na tradição britânica, o Dia de Reis encerra o ciclo de festejos natalinos , e o costume diz que patrões presenteiam empregados, você presenteia o carteiro, etc. E divertir-se era a ordem do dia em tempos elizabetanos. Aqui entra a genialidade shakespeariana, lidando de modo magistral com questões de amores não correspondidos, afetos impossíveis, identidades falseadas, e levando a trama cômica a um final feliz de acertamentos amorosos.
Os amores acontecem e desacontecem, o Sr amado a um tempo pode ser um e a outro tempo pode ser outro.Não deixa de ser visão cética sobre o amor, que em Noite de Reis revela-se altamente circunstancial - e na maioria das vezes romanticamente cômico, ou comicamente apaixonado. ?" Se a música é o alimento do amor, não parem de tocar.Deem-me música em excesso;tanta que, depois de saciar, mate de náusea o apetite." Duque, pág.11.
?"...quando o fígado*, a mente e o coração, esses tronos soberanos, estiverem todos supridos e preenchidos com as doces perfeições de um mesmo e único rei!".Duque, pág.12.
*O fígado era tido como o órgão da paixão, centro de onde emanavam os sentimentos apaixonados, enquanto o coração era tido como o órgão das emoções.

Corvina0606 10/12/2023

Ótima peça!!!
A peça é uma comédia encantadora que mergulha em intrigas amorosas e confusões de identidade. Ela cativa por ser repleta de situações cômicas e personagens envolventes. A trama, cheia de mal-entendidos e coincidências, gera um humor irresistível enquanto os personagens se envolvem em confusões amorosas, disfarces e situações hilárias. A peça é divertida pela sua astúcia narrativa, diálogos inteligentes e reviravoltas inesperadas que mantêm o público entretido e rindo do início ao fim.

beca 21/08/2023

Acho que de todas as minhas experiências com shakespeare essa foi uma das mais engraçadas e proveitosas. peguei essa peça porque ela foi base pro filme ?ela é o cara? e eu quis ler o material original.

a comédia é muito boa, os personagens são todos muito engraçados e sinceramente deu vontade de ver o filme de novo então acho que serviu seu dever.

Aline330 03/07/2023

Peça bem divertida e fluída (quando peguei pra ler foi em uma tacada só). Os personagens são doidos mas são interessantes!

Daniela707 24/05/2023

A leitura não me pegou muito. Não é uma história ruim, mas eu me perdi muito nos personagens, são muitos, e não parece ter um enredo certo nem nada que cative, a não ser momentos.
É a quarta peça de Shakespeare que leio e a primeira comédia, e foi a que menos gostei.
Talvez a leitura vale por conhecer, mas da pra conhecer com filmes também.

booksdreamz 29/03/2023

Achei a história bem mais ou menos mas deu pra ler, por ser Shakespeare achei um pouco confusa no entanto um ponto positivo foi a personagem viola/cesário

Eduarda96 16/03/2023

Ótimo livro para iniciar no universo Shakesperiano!
Um livro super engraçado, coisas acontecendo o tempo todo, cheio de surpresas, não é minha melhor leitura de Shakespeare, mas é um livro ótimo para começar a ler o autor, não temos aquela enorme pressão por ser um livro muito conhecido do Shakespeare, e cada acontecimento traz uma sensação boa de divertimento, indico para quem nunca leu Shakespeare e não sabe por onde começar!

lissamed 19/02/2023

Noite de Reis - William Shakespeare
Nesta peça, um grupo arma uma cilada para fazer de bobo Malvólio, personagem que não sabe se divertir e muito menos aceitar a diversão dos outros. Uma segunda personagem que não está imbuída do espírito de diversão naquele Dia de Reis é Olívia, que guarda luto severo pela perda de seu irmão ? até que isso perde sua importância quando ela conhece Cesário e por ele se apaixona. Aqui entra a genialidade shakespeariana, lidando de modo magistral com questões de amores não correspondidos, afetos impossíveis, identidades falseadas, e levando a trama cômica a um final feliz de acertamentos amorosos.

A escrita de Shakespeare, sem duvidas, deve ser valorizada e apreciada, principalmente por ser "atemporal", influenciando e inspirando diversas obras até os dias de hoje.

Noite de Reis tem uma trama digamos que complexa, mas sem deixá-la cansativa e de difícil entendimento, talvez um pouco confusa no começo, porém isso é algo que ao longo da narrativa você vai se habituando. Além de ser uma clássica comédia romântica, com uma pitada de drama!

anaguadalups13 14/02/2023

"Se a música é o alimento do amor, não parem de tocar.[...]"
Sempre vale à pena dar uma chance aos clássicos de Shakespeare. Os personagens são em geral bem cativantes e o enredo foi feito de uma maneira genial, não tem como não rir em certos momentos kkkk. Foi um ótimo livro para passar o tempo e me diverti bastante, superou minhas expectativas.

bolinja 24/01/2023

Noite de reis
Essa comédia me deixou bastante confuso, cheguei a interpretá-la como tragédia antes de sua conclusão. É extremamente aflita, não fosse o bobo e Maria, para aliviarem um pouco da tensão, soaria exatamente como um enredo trágico shakespeariano.

se.renata 01/01/2023

noite de reis
O motivo de eu ter começado a ler não é nobre, mas que bom que eu li. O motivo? Fui instigada a ler por conta do filme 'Ela é o cara', que é baseado nessa peça.
Essa peça narra a história de Viola e Sebastião, irmãos gêmeos que passaram por uma tempestade e foram separados, portanto, ambos acham que o outro está falecido.
Viola precisa se vestir como homem para conseguir um emprego com o Duque de Hastings, na tentativa de ser o intermediário para o cortejo de Olivia, entretanto Viola acaba se apaixonando.
O enredo se desenvolve a partir disso e tem seu ápice quando Sebastião aparece, causando grande confusão e trazendo o suposto humor da narrativa.
Achei uma peça razoável, a escrita de Shakespeare é diferente e um pouco mais erudita, mas o enredo me tirou certas risadas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6