Carrie, A Estranha

Stephen King

Resenhas - Carrie, A Estranha

@leiturasdadudis 12/09/2022

Perfeito!
O quanto adolescentes podem ser cruéis?

1979. Carrie White é uma adolescente, filha de uma fanática religiosa que acredita que a mulher devia ser totalmente pura. Além disso, na escola, todas a consideram uma estranha: a desengonçada e estranha Carrie, filha de uma mulher louca.
Quando o primeiro ciclo menstrual de Carrie chega, no meio de um vestiário cheio de garotas, e ela pensa que está tendo uma hemorragia e morrendo (já que a mãe nunca havia comentado sobre o assunto), é que as coisas desandam.
Além da mãe transformar o evento em culpa de Carrie, acusando-a de ter ?cedido ao pecado?, a garota é vítima de um Bullying absurdo, que me fez questionar o quanto adolescentes podem ser cruéis e sem empatia.
No entanto, este acontecimento é somente a ponta de um iceberg que futuramente se transformará em uma cidade em chamas, causada pela fúria de Carrie e a telecinese que somente a mãe tinha conhecimento.
O livro é narrado em terceira pessoa, alternando os pontos de vistas, mas focando em Carrie. Além disso, também há passagens de artigos realizado alguns anos após o a cidade ser incendiada, argumentando e contando sobre o que levou Carrie ao seu limite.
Na Introdução do livro, o autor conta como este romance de estreia tem um teor pessoal para ele, citando pessoas que também foram vítimas de Bullying e como estas inspiraram Carrie.
Carrie é um terror psicológico que conseguiu me prender do início ao fim, me deixando horrorizada com o desenrolar dos fatos. Já havia assistido o filme quando criança, mas a história conseguiu me surpreender ainda mais.
Ver como uma garota boa se transformou em algo irreconhecível por causa dos atos dos outros, nos faz pensar o quanto atingimos negativamente outras pessoas através de nossas palavras ou atitudes. De fato, o livro ?Carrie? merece a fama que tem.
Gabriela986 12/09/2022minha estante
Melhor resenha de carrie que eu já li, parabéns

@leiturasdadudis 12/09/2022minha estante
Obrigada, Gabi ?

Stephen Queen 11/06/2022minha estante
Kkkkkkkkkkkkkkk e olha que ela nem vem do sertão

tete 11/06/2022minha estante
KKKKKKKKKKKKK PERDI NAO ESPERAVA POR ESSA

Di 24/03/2014

Desafio Literário Skoob 2014 - Março * Suspense (englobando mistério/assassinato/policial) *
Carrie é uma menina solitária e muito mal tratada pela mãe. Já no começo do livro vemos como ela é tratada na escola e o pouco caso que as pessoas e a própria mãe faz dela.

Como já havia assistido o filme, nada me surpreendeu. Eu não achei um livro de suspense (mas talvez tenha sido o fato de já conhecer a história do livro) .
Tive muita vontade de matar a mãe da Carrie. Ela é louca, fanática religiosa, doente mental, que não deveria ter o direito de criar uma filha. Ela conseguiu me levar a um nível de irritação que fiquei bolada.

A Carrie não é má pessoa, e por mais que ela tenha sido culpada por todo o desastre causado, eles provocaram isso nela. Ela nunca fez nada para prejudicar ninguém, e por causa da sua forma de vestir, sua inocência e sua mãe maluca, ela era julgada e sofria bullying demais.

Adorei a escrita do King. A coisa de intercalar entrevistas e reportagens sobre o acontecimento no meio da história ficou bacana. Em alguns momentos quase me esqueci que era uma ficção e passei a acreditar que tudo tinha acontecido de verdade.

3 estrelas pela escrita maravilhosa do autor! Como não me surpreendi com nada, não consigo classificar a história do livro :(
Flávia 12/03/2014minha estante
Hehehe, eu escrevi a mesma coisa sobre a escrita do King na minha resenha! Tbm não considero como suspense e sim Terror (leve).

Ander 12/05/2021minha estante
E olha quem fez a resenha do mestre King. haha =D
Lá em 2014 a antiga DI que não habita mais na Terra KKKKKKKKKKKK

Kyotani 08/03/2022

Iniciando King!
Resenha um pouco atrasada, mas lá vai
No começo eu estranhei um pouco ? não é o tipo de livro que eu costumo ler, e eu li justamente para um desafio no começo do ano de algo fora da zona de conforto ? mas sério, foi muito bom e com certeza me instigou a ler mais do King no futuro! Senti que o principal ponto do livro é te fazer sentir coisas, principalmente angústia. O final é fantástico.
grazisapienza 08/03/2022minha estante
Carrie é uma das principais obras e foi ótimo você começar por ela! Se quiser, pode começar pelos mais aclamados como IT, Cemitério Maldito, Misery.

Cris 06/01/2022

Meu primeiro livro do Stephen King
Achei um livro muito bom de verdade, te prende do início ao fim, quanto mais vc lê mais fica tipo ?misericórdia, olha a merda começando? kkkkkkk
Algumas palavras eu nem sabia o significado(como assim?regra? é menstruação?), sorte que deu pra pegar pelo contexto e pelo dicionário do Kindle. Pra qm gosta do filme acredito que vai gostar mais ainda do livro( o final é diferente). As partes das entrevistas não me agradaram tanto mas vai de cada um, eu gostei mais da narração da história mesmo, por mim poderia ter sido apenas assim. Pro meu primeiro livro do King achei que foi ótimo, espero muito ler mtos outros.
Cris 06/01/2022minha estante
E partes retiradas de jornais e livros*

Pedro 27/07/2010

Ingredientes Básicos
"Carrie, A Estranha" é um livro rápido, objetivo, muito bem escrito e gostoso de ser lido. Desde o começo, S. King nos 'obriga' a esperar ansiosamente para o que sucedeu o baile de formatura. Pois todos os depoimentos e notícias de jornais nos falam que houve uma coisa horrível, que abalou toda a cidade, mas o que aconteceu de fato só nos é apresentado no fim. Mas, depois do término da estória em si, na última página, há uma carta. Esse final nos dá orgulho de S. King, pois é genial. O livro, dei nota 4. Mas o final, aquele pequeno trecho de carta, nota 5.
Gláucia 27/07/2010minha estante
Nossa! Mais uma resenha que me impulsiona a ler o livro. Tá na fila.

Viviane104 04/03/2022

O que dizer de Carrie
Bom, foi minha primeira leitura do King, e não poderia ter começado melhor. Carrie é um clássico, fez até eu ver o filme de novo, aí lembrei pq quis ler o livro. King se garante.
Nanda.Rodrigues 04/03/2022minha estante
Terminei ontem e foi também a primeira leitora do King, eu amei demais

Cat 13/02/2022

Uma leitura divertida e Interesante mas não tão cativante pois esse livro se estica de mais em alguns pontos meio desnecessários.

O ponto que mais me impactou na história foi a relação de Carrie com a sua mãe problemática que rendeu momentos marcantes e cativantes já a parte que envolve o Bullying que ela sofre dos colegas da escola é bem chata e não é muito Interesante.
Rafael Kerr 13/02/2022minha estante

machadolug 09/01/2022minha estante
Queima quengaral ???

Flavio Assunção 23/03/2011

Reza a lenda que Tabitha, esposa de Stephen King, apanhou este livro da lata do lixo e publicou, sendo então uma das principais responsáveis por transformar o autor no que ele é hoje. Eu não acredito na história. Para mim é mais uma jogada de marketing e algo bem interessante para se conta sobre o início da carreira de um dos maiores escritores da literatura contemporânea. Mas implicâncias a parte, "Carrie, A Estranha" é na minha opinião um livro que mostra King em uma fase distante da sua maturidade como escritor (lógico, foi seu primeiro trabalho!). Não posso dizer que é um livro fraco, mas não me entrou facilmente.

A obra acompanha as investigações sobre como a cidade de Chamberlain, no Maine, foi destruída por Carrie. O livro alterna entre trechos de fatos do presente, como depoimentos de pessoas que vivenciaram o momento da destruição, e flashbacks do passado, que passa pela história da personagem Carrie, de como foi humilhada na escola, de como sua mãe era religiosa e conservadora, indo até o momento crucial da trama.

Embora alterne passado e presente, o livro é todo ele linear e previsível. Mesmo quem não conhece a história sabe onde tudo vai terminar. No final das contas, fica uma coisa meio boba, sem sal, sem atrativos. O enredo em si não é instigante nem novo. Poderia ser original na década de 70 quando foi lançada, mas nos dias de hoje não tem brilho algum.

Outro problema é a superficialidade. Não temos tempo de sentir apego a personagem. Se fosse mais desenvolvido, talvez. Poré, o livro é curto e vai direto ao ponto. Mesmo assim nos traz momentos chatos e repetitivos. E isso colabora para, no final das contas, "Carrie" ser uma obra bem dispensável. Vale mais por ser King quem o escreve, mas juro que se fosse outro autor não teria chegado ao final. A trama não me envolveu um minuto sequer, mesmo que a genialidade do autor tenha aparecido em alguns momentos.

Como fã de King e tendo lido diversos de seus livros, acho que "Carrie, A Estranha" é uma de suas piores obras. Mas gosto é gosto. Essa é minha opinião e a sua pode ser o oposto. Mas que existe um abismo de qualidade entre "Carrie, A Estranha" e suas melhores obras, como "A Coisa", "O Iluminado", "Angústia" e "Desespero", disso não tenho dúvida.
Juliana Magalhã 10/10/2012minha estante
Concordo plenamente com a superficialidade da obra, foi muito dificil criar empatia pela personagem. Vou procurar as obras citadas na sua resenha, pois este é o meu segundo livro de King ( o primeiro foi A zona Morta) e ainda não entendi todo o culto a ele e ao título de rei do terror. Sua resenha está muito boa

SarahBBCel 28/01/2022

Carrie, A estranha
Meus caros QUE LIVRO! Não da nem pra acreditar que esse é o primeiro livro que o autor lançou. Já chegou mostrando que era o King mesmo( desculpa pelo trocadilho ruim mais ele merece).
Se você não teve a oportunidade de ler Carrie, corre atrás porque você não vai se arrepender. Gostei também da forma que é montado trocando de narradores ao longo do livro, algumas partes como depoimento, e relatos. História que retrata bullying, fanatismo religioso, dominância paternal e entre outros assuntos.
"Carrie é uma jovem tímida, perseguida pelos colegas, professores e impedida pela mãe de levar uma vida comum. No dia de sua formatura, descobre que possui poderes telecinéticos quando os jovens mais populares da escola a humilham diante de todos."
Gênero: Terror
Autor: Stephen King
Tradutor: Adalgisa Campos da Silva
Editora: SK75
Páginas: 290
João Vinicius 28/01/2022minha estante
Acabei de ler tbm, MUITO BOM

Esther180 12/02/2022

King eu escolhi te amar, amei a experiencia cntg e que venha os proximos.
Carrie, sinto muito pelos horrores que passou, mas tinha que aprender a se controlar ne
a mãe dela louca varrida, psicopata, obsessão doida por Jesus, nunca tinha visto uma coisa dessas, e pior que existe isso.
fiquei tão pensativa com esse livro que pesquisei ate por telecinese nos sites e livros tudo
a maneira de intercalar comentários, trechos de livros, noticiários, jornais e interrogatórios com a história: não é qualquer um que consegue fazer isso sem fugir da história, King é brilhante e eu amei isso e a diferença da escrita ta nesse livro.
Esther180 12/02/2022minha estante
assisti o filme também, e nada com nada. distorceram muita coisa e cortaram também, péssimo

Gabriela3115 04/02/2022

"- Foi a última vez que magoaram Carrie."

Não esperava muito é não recebi muito. O livro não me prendeu mas é legalzinho.
Maria 06/02/2022minha estante
Acabei de ler agora e dei 3 estrelas também, tinha partes que me enpolgava e depois a historia ficava arrastada...

helena 03/02/2022

a última vez que magoaram carrie
Minha primeira experiência com King, e DEFINITIVAMENTE não era o que eu esperava. Por mais fantasiosas que sejam as habilidades de Carrie, é um livro real. É cru, grotesco e desprezível. A forma como todos os personagens se tornam os vilões da história uns dos outros é simplesmente genial, e o final me deixou verdadeiramente sem palavras.
napolimarcy 03/02/2022minha estante
esse livro me deixou completamente vazia

Yuri Hollanda 08/10/2013

Carrie, a Estranha: a melhor obra de Stephen King.
As três palavras que mais se encaixam, pra mim, na descrição de Carrie, a Estranha (que pra quem não sabe, foi o primeiro livro publicado de um dos maiores escritores da história, Stephen King), são: aterrador, emocionante e brilhante.
Primeiramente, a carga de terror e horror que o livro trás é uma coisa impressionante e incrível demais para poder transmitir em uma simples resenha. Aliás, é um horror tão complexo que apenas o mestre S. King consegue reproduzir com excelência. Não é um horror igual ao que estamos acostumados.

É o horror de pensar que, apesar do livro ser uma ficção, você, infelizmente, identifica como uma forma mais exagerada do que presenciamos no cotidiano. Não é algo inédito, ou daquele tipo de acontecimentos que você lê e pensa: só em livro mesmo.

Carrie, a Estranha tem uma carga emocional enorme. É emocionante no sentido mais visceral da palavra. Lendo-o, senti TODAS as sensações e emoções que um livro pode proporcionar. Me desesperei, me senti feliz (apesar de pouquíssimas vezes), fiquei triste e, principalmente, me revoltei.

O brilhantismo disso tudo, é a forma como King nos faz tudo isso em um livro tão pequeno e com uma escrita simples, porém extremamente bem feita. Stephen King escreve daquele jeito que dá gosto, que não te deixa parar. Daquele jeito que parecem que as palavras no livro erguem braços e te agarram com todas as forças e não deixar você largar o que está em suas mãos.

É, sem dúvidas, um dos livros que mais mexeram comigo emocionalmente. Ler cada diálogo entre Carrie e a mãe louca e alucinada, os pensamentos da inocente menina atormentada por todos a sua volta, que não tem a que se agarrar, a que se apegar. Não tem uma chance de felicidade que seja. Foi uma experiência literária como poucas.

Stephen King com certeza iniciou sua carreira com uma das melhores obras (se não a melhor) de sua carreira. Não que os outros livros dele não sejam bons, mas esse em especial trás uma carga enorme de itens que resultam em um produto completo. Nesse livro você tem tudo o que precisa, desde uma escrita exemplar, até um ótimo entretenimento que, com certeza, irá mudar muitas mentes por aí, porque nunca um sofrimento foi tão bem retratado num livro como o sofrimento de Carrie White.

Como já dito, ela é uma garota extremamente inocente, porém desde pequena traumatizada pelas terríveis experiências pela qual passou, em casa, na rua, na escola. Ler o sofrimento de Carrie é uma tormenta, que é, estranhamente, prazerosa de se ler. Não por ler uma pessoa sofrendo, mas sim pela genialidade de tudo isso, pois mesmo que a obra tenha mais de 10 anos, é incrível como pode se encaixar em qualquer época, o nível atemporal é enorme. O quanto esse livro mexe com você, o quanto você fica com vontade de gritar: Não, por favor! Não façam isso com ela! Porque?!

Você se identifica muito com a história de Carrie (não necessariamente pelo lado dela), e é isso com que faz que esse livro seja tão único. E King, no meio disso tudo, dá lados a personagens que você enxergaria como totalmente maus, como por exemplo Sue Snell, que no início é uma das que maltratam Carrie mas lendo você percebe que ela é só mais uma influenciada pela sua roda de amigos, pelas pessoas com quem anda, e que ela não é assim, que ela tem sentimentos, que ela se sente culpada.
E quantas pessoas conhecemos que são assim?

Carrie, a Estranha é um livro necessário para qualquer um. São inúmeros os elogios que podem-se dar a esse livro, ele abrange tudo o que ainda é motivo de discussão até hoje (religião, bullying, adolescência, maldade), e não vejo um livro melhor para discussão como esse. Parece que King, não pela primeira vez, escreveu esse livro visando uma mensagem que iria ser discutida por anos e anos.

Até que limite a maldade pode chegar? E quão tênue é a linha entre maldade e vingança?
Essas são umas das inúmeras perguntas que ficam na sua cabeça ao ler essa obra incrível.
Não canso de elogiar. Um dos melhores livros do mundo.

Para mais resenhas, visite:

site: www.estantenerd.com
Junior 15/10/2013minha estante
Ótima resenha.
Você só pode ter lido a minha mente, a minha opinião é a mesma que a sua =D.